Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Caminhos da Água

 

24/07/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conceituar alguns tipos de chuva;
• Conceituar frentes frias;
• Identificar os diversos caminhos da água no seu ciclo;
• Relacionar os vasos comunicantes construídos em sala com os vasos comunicantes presentes na natureza.

Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Transformações físicas da água.

Estratégias e recursos da aula

Professor providencie: duas garrafas plásticas, uma de 1,5 L e outra de 0,5 L, um copo de plástico transparente, um funil, uma caixa de adesivo (para vedar), 40 cm de mangueira plástica de diâmetro 3/8 de polegada, uma tesoura e uma jarra com água.
Essa quantidade de material é para cada grupo. Além disso, providencie uma máquina fotográfica digital.

Aula 01:

Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Em seguida, peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

Chuvas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11606

Chuvas

undefined

Figura 1

Durante a simulação os alunos deverão responder as questões a seguir:
1 – O que são chuvas orográficas?
2 – O que são chuvas de convecção?
3 – O que é frente fria?
4 – Você já viu alguns desses fenômenos? Como foi essa experiência?
Deixe que os alunos vejam a simulação quantas vezes forem necessárias para que respondam as questões acima.

Em seguida, pergunte aos alunos para onde vai a água das chuvas? Muitos alunos responderão que a água vai para as bocas de lobo, para os rios e mares, para debaixo da terra. Diga aos alunos que a água percorre vários caminhos até cair novamente em forma de chuva.
Ainda no laboratório de informática, peça para os alunos abrirem a simulação abaixo:

Ciclo da água: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12445

Ciclo da água

 undefined

Figura 2

Essa simulação é sobre o ciclo da água e explica de uma forma simplificada os caminhos percorridos pela água. Após a simulação os alunos deverão fazer um desenho indicando todos os caminhos percorridos pela água. Esse desenho poderá ser individual em uma folha branca, ou em grupo utilizando uma folha de cartolina. Reserve 20 minutos da aula para que os alunos exponham os seus desenhos.

Em seguida, crie um blog junto com os alunos. Coloque o título: Os caminhos da água.

Para saber como criar o blog clique no link abaixo:

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog

undefined


Aula 02:

Leve os alunos para a sala de aula, ou para um espaço onde eles poderão manusear água. Mantenha os alunos no mesmo grupo.

Entregue os materiais descritos abaixo para cada um dos grupos:

- duas garrafas plásticas, uma de 1,5 L e outra de 0,5 L;
- um copo de plástico transparente;
- um funil;
- uma caixa de adesivo (para vedar);
- 40 cm de mangueira plástica de diâmetro 3/8 de polegada;
- uma tesoura;
- uma jarra com água.
Professor, faça os furos em todos os recipientes antes de entregá-los para os alunos. Com a tesoura fechada, faça, sempre na mesma altura, um furo na garrafa de 1,5 L, dois furos opostos na garrafa de meio litro e um furo no copo.
Escreva no quadro ou entre que para os alunos os procedimentos para terminar de montar os vasos comunicantes:
1 - Corte a mangueira em dois pedaços iguais e com eles interligue os recipientes de plástico, como mostra a figura 3;
2 - Vede com o adesivo os furos em torno dos pedaços de mangueira;
3 - Coloque o funil na garrafa maior;

undefined

Figura 3

Fonte: Barros, C. & Paulino, W. R. Ciências: O Meio Ambiente. Caderno de Atividades. São Paulo: Ática, 1997. p.26

Agora, que você já montou seu equipamento, despeje água pelo funil até encher o copo, observe o que ocorre e responda às questões a seguir:

1) O que aconteceu com a água colocada no seu sistema de vasos comunicantes?

2) Por que os furos nas garrafas e no copo têm que estar na mesma altura?

Durante a construção dos vasos comunicantes pelos grupos, peça para que um dos alunos tire algumas fotos para futuramente colocar no blog.

Em seguida, explique aos alunos que da mesma forma que os sistemas de distribuição de água na Natureza, a distribuição de água de uma cidade, ou mesmo de uma casa, funciona como um sistema de vasos comunicantes graças à pressão.

Peça para que os alunos observem o caminho percorrido na figura 4. Eles deverão relacionar a figura com os vasos comunicantes que eles construíram. Feito isso, essas informações deverão ser colocadas no blog.

undefined

Figura 4
Fonte: Guia de Estudo. Proformação. MIII, v.7, 2.ed. Brasília: MEC. FUNDESCOLA, 2000. p.60

Para finalizar a aula peça para que cada grupo faça um relatório das duas simulações e da construção dos vasos comunicantes. Em aula posterior os alunos d everão organizar o blog com as fotos e adicionar os relatórios produzidos.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações aos alunos na própria sala de aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo da água Animação/simulação
Chuvas Animação/simulação
Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e da participação na parte experimental e na construção e organização do blog.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.