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Mudança do estado físico da matéria por meio da Solidificação - UCA

 

09/06/2011

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a mudança do estado físico da matéria por meio da solidificação;
  • Conhecer exemplos de mudanças de estado físico por meio da solidificação;
  • Identificar os fatores físicos que contribuem para que ocorra a mudança do estado físico por meio da solidificação.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

 

 Recursos do laptop utilizados nesta aula:

 Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

 WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia -> WxCam

  Marcador Introdução

SOLIDIFICAÇÃO

  Daiane Lorenzzet


Solidificação é a passagem do estado físico de uma substância de liquido para sólido. Ela ocorre com a perda de energia das partículas que compõem as substâncias, durante o processo de arrefecimento, ou pode ocorrer também devido o aumento de pressão. A solidificação é o processo inverso da fusão, considerando que uma substância no estado líquido esteja cedendo calor. Ao ceder calor, a sua temperatura irá diminuir, assim como o estado de movimentação das moléculas. Essa diminuição da movimentação molecular fará com que as ligações moleculares tornem mais intensas, caracterizando o estado sólido. A água se solidifica numa temperatura abaixo de zero e se liquidifica em temperatura acima de zero. A maioria dos metais já se encontram no estado sólido e se liquidificam em temperaturas extremamente altas, com exceção do mercúrio que é um metal e seu estado natural é o liquido. A temperatura em que uma substância se solidifica é a mesma em que se funde, em outras palavras, solidificação de uma substância é igual ao seu ponto de fusão. Os fenômenos que ocorrem durante a solidificação de metais, se não forem controlados, podem prejudicar a qualidade das peças.
Principais fenômenos: Cristalização, Contração de volume, Concentração de impurezas e Desprendimento de gases.

Disponível em  http://franquimica.blogspot.com/2009/07/solidificacao.html

 

Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://vestibular.uol.com.br/revisao-de-disciplinas/quimica/entenda-a-relacao-do-anticongelante-e-o-radiador-do-carro.jhtm e fazer a leitura do texto "Entenda a relação do anticongelante e o radiador do carro", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.

Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, os quais nos deparamos com a solidificação da matéria pela diminuição da temperatura. Professor, é importante que os alunos relacionem a mudança do estado físico da matéria líquida para sólida com a variação da temperatura, ou seja, a matéria líquida apenas irá solidificar porque houve uma diminuição da temperatura que propicia essa mudança.

 Marcador atividade 1

 Após ler e discutir o texto proposto para iniciar o estudo e familiarizarmos com o assunto para esta aula, listamos algumas situações problemas para a turma refletir e tentar responder, de acordo com o conhecimento científico. Professor, para esta aula, os alunos poderão fazer grupos de quatro alunos e utilizar a internet para pesquisar as situações problemas.

1ª Situação problema

Por que no Ártico e na Antártida, que são regiões polares com temperaturas abaixo de zero, possui água no estado líquido, sabendo que a água pura se solidifica com uma temperatura de 0ºC?

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2ª Situação problema

Ao colocar uma garrafa de bebida alcoólica destilada (vodka, uísque, cachaça) no freezer percebemos que mesmo por alguns dias a bebida não se solidificou. Por que não ocorreu a solidificação do líquido?

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3ª Situação problema

Ao esquecer uma garrafa de vidro de refrigerante no freezer do congelador  por algumas horas, verificamos que a embalagem estourou.  Por que isso aconteceu?

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  Observação: Professor, propor aos alunos que tentem desvendar as situações colocadas nesta atividade, estará colaborando para instigar a curiosidade, a tomada de decisões e o enfrentamento de conflitos, bem como a resolução de problemas da própria realidade do cotidiano.

 

   

O professor deverá propor aos alunos que em casa produzam um filme caseiro utilizando os aplicativos do seu laptop, demonstrando, de forma criativa, as três situações problemas expostas na primeira atividade. Para a filmagem, os alunos deverão enfatizar a mudança da matéria do estado líquido para o estado sólido. Na filmagem, o aluno deverá utilizar os aplicativos de áudio e imagem do laptop.

Observação: o aluno deverá configurar o seu laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;

  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";

  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Para finalizar, cada aluno deverá enviar seu vídeo para o endereço eletrônico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir todos os vídeos para um único só ambiente de apresentação, com o intuito de serem socializados em sala de aula.

 Com esta atividade, os alunos poderão demonstrar, na prática, a teoria que eles descreveram na atividade anterior e comprovar ou refutar as hipóteses que eles desenvolveram a respeito da situação problema.

Exemplo de um filme caseiro disponível em http://www.youtube.com/watch?v=OgkXdNcEOog

  Imagem do vídeo

 

Marcador atividade 3

 Que tal contar algumas curiosidades interessantes que só podem acontecer devido à matéria ter propriedade de passar de um estado físico da matéria para outro?

Para começar, o professor deverá pedir aos alunos que acessem, por meio do laptop, a internet ( Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]) no endereço eletrônico do Texto: "História do Sorvete", disponível em http://www.historiadetudo.com/sorvete.html .  Todos os alunos deverão ler o texto e depois o professor deverá estabelecer uma ambiente de debate sobre o texto, o professor deverá explicar aos alunos a  importância de conhecer o ponto de solidificação de uma matéria, pois só assim foi possível industrializar, em grande escala, o sorvete. Hoje, até mesmo nas regiões mais quentes do planeta, podemos saborear um delicioso sorvete. Faz-se necessário também o professor abordar algumas formas de evitar que a matéria perca o ponto de solidificação e venha entrar no processo de fusão.

Com isso, depois da exposição do professor em relação a fabricação do sorvete, o professor deverá propor aos alunos que pesquisem outras histórias interessantes relacionadas à necessidade de realizar a solidificação da matéria. É importante que os alunos, além de pesquisarem uma história interessante, façam anotações e desenvolvam um texto e digitem no processador de texto do laptop KWord para entregar para o professor. Em sala de aula, de posse de todos os textos, o professor deverá ler para os alunos que deverão analisar se a explicação do colega procede ou não. O desenvolvimento do texto individual e depois com as colaborações coletivas poderá trazer grandes estímulos aos alunos para que eles possam desenvolver o espírito de colaboração e o senso crítico.

O texto deverá ser digitado no laptop, no programa de processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos.

Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

 

 Exemplo de mudança do estado líquido para o estado sólido, disponível em http://mais.uol.com.br/view/105556

 

      Imagem do vídeo 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser realizada em todos os momentos da aula: durante a leitura do texto, na execução dos experimentos e na apresentação de comentários e questionamentos. A avaliação pode ser feita a partir, também,  das contribuições individuais ou em grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.  

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