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Intertextualidade, metáforas e sentidos inferidos

 

08/07/2011

Autor e Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula objetiva discutir aspectos intertextuais (semelhanças e diferenças) entre diferentes formas de expressão. O aluno irá identificar e desvendar metáforas e outros processos figurativos indispensáveis à construção do sentido. Pesquisará dados acerca da trajetória de vida de escritores, o que, além de propiciar ampliação de seu conhecimento de mundo, irá contribuir para a coerência textual. 

Duração das atividades
7 a 8 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 2° ano do ensino médio. É recomendável que já tenham familiaridade com o gênero textual ‘conto’.

Estratégias e recursos da aula

Professor: várias das aulas descritas abaixo  poderão ser desenvolvidas interdisciplinarmente (Literatura, História, Geografia, e até Educação Física, tendo em vista a paixão de Chico pelo futebol.) O roteiro entre Literatura e História estará proposto. O professor de Geografia poderá contribuir apresentando Moçambique aos alunos, antes da leitura do conto de Mia Couto. Ao professor de Educação Física poderá ser destinada a escuta de “O futebol”, música pela qual Chico homenageia os seus ídolos, partindo daí uma reflexão específica da área.

O conto de Mia Couto faz parte da antologia Essa história está diferente, que reúne 10 contos, de escritores consagrados, produzidos a partir de músicas de Chico Buarque.

Aulas 1, 2 e 3

Professor: conduza seus alunos a um ambiente diferenciado dotado de computador e data show. Inicialmente, projete algumas imagens de Chico Buarque para que todos possam identificá-lo.

 Imagem 1 – disponível em

http://2.bp.blogspot.com/_ZUM2qgUkh5Y/SW4XJjz3Q-I/AAAAAAAAAyE/RdqcM7ZhdXE/s400/_foto_chicobuarque.jpg

 Chico Buarque Jovem

Chico Buarque de Hollanda em livraria, com exemplar de “A banda”, que contém manuscritos seus.

 Imagem 2: disponível em

http://www.leitederramado.com.br/wordpress/wp-content/uploads/autor1.jpg

Chico Buarque

Chico Buarque no lançamento do romance Leite derramado

Na sequência, promova um trabalho de sensibilização dos seus alunos pela escuta de algumas músicas de Chico Buarque.

 Sugestões:

- temática social: “Meu guri”, letra, música e algumas reflexões, você encontra em

http://www.youtube.com/watch?v=N8HKFhA3E3A&feature=related

 - temática política: “Acorda, amor”

 A letra e o vídeo estão disponíveis em  http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45103/

- temática amorosa: “Ela faz cinema”  http://letras.terra.com.br/chico-buarque/537330/

 Finalizada a escuta, faça oralmente a atividade abaixo.

 Questões

 a) Todos vocês já  conheciam  Chico Buarque?

b) De que forma tiveram acesso às composições de Chico?

c) Que música de Chico lhes é mais familiar?

d) Já ouviram falar dos famosos festivais da canção brasileira, realizados pela TV?

e) Sabem o nome de alguns artistas revelados nesses festivais?

f) Sobre a música “Meu guri” qual á a crítica social veiculada?

g) A música Acorda, amor, foi composta em 1974 por Chico Buarque,  usando o pseudônimo Julinho da Adelaide, pois seu nome já estava marcado numa lista maldita da censura. O país vivia uma enorme repressão. “A canção descreve uma prisão muito parecida com a de Chico, quando, em dezembro de 1968, foi surpreendido dentro de casa por agentes da ditadura, que o levaram para depor.” Com relação à letra da música, quem você acha que é “a dura”? Na visão do eu lírico, o que é pior, se deparar com um ladrão ou com a “dura”?

h) Qual (ou quais) leituras podemos fazer para a canção Ela faz cinema?

Professor: prosseguindo, peça aos alunos que acessem o site abaixo, para a leitura do texto de  Maria Clara Wasserman, que se encontra na página 5.

http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03268-X.pdf

O texto deverá ser projetado e lido na íntegra por você. Após a leitura, trace uma linha do tempo no quadro, relacionando os itens DATAS / FATOS HISTÓRICOS, conforme sugerido abaixo. Os links disponibilizados abaixo de cada item DATA / FATO são fontes de consulta e embasamento para você, professor, caso necessite.

Peça aos alunos que copiem essa linha do tempo, pois será útil para a pesquisa a ser empreendida posteriormente.

Em seguida, releia o texto, fazendo pausas em cada parágrafo, a fim de verificar a compreensão dos alunos.

Atenção: o objetivo dessa leitura é fazer uma rápida revisão de um contexto histórico, a partir do nascimento de Chico Buarque. Se julgar conveniente, solicite a participação do(a) professor(a) de história, tornando esta uma atividade interdisciplinar. Não se trata de aprofundar cada tema, mas apenas contextualizar uma época.

DATA  /  FATO HISTÓRICO

a) 1944 – Segunda Guerra Mundial / Estado Novo

http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/estado_novo.htm

b) 1945 - Guerra Fria / luta pela redemocratização no Brasil

http://www.tg3.com.br/guerrafria/historia_guerra_fria.htm

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/DoisGovernos/Redemocratizacao

c) 1956 – a Era Juscelino Kubitschek

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/brasil/2002/09/19/002.htm

d) Anos 60 – Revoluções tecnológicas e biológicas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_espacial

http://www.wyeth.com.br/br/anticoncepcionais.htm

http://www.viavida.org.br/artigos_detail.asp?id=7

e) Anos 60 – aspectos culturais

http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1960

http://www.hist.puc.cl/iaspm/mexico/articulos/Napolitano.pdf

f) Anos 60 – Festivais de música popular

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_M%C3%BAsica_Popular_Brasileira

g) Final dos anos 60 e anos 70  – Repressão, censura e artifícios para expressar ideias  

http://www.jorwiki.usp.br/gdmat09/index.php/M%C3%BAsicas_de_Protesto

h) 1980 em diante – Multipolaridade: o que é

http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/3220,1.shl

 

Professor: ao fim da leitura e sanadas as dúvidas, proponha uma pesquisa sobre a trajetória de vida e alguns aspectos da obra de Chico Buarque. Siga o roteiro abaixo.

a) Divida a turma em 8 grupos. Cada um ficará responsável por pesquisar um dado tema.

Grupo 1 – Dados biográficos: nascimento, relações com a família; mudança para o exterior; as primeiras composições (1953, primeiras “marchinhas de carnaval”) e as primeiras crônicas (1961). O casamento com Marieta Severo; os filhos; os amigos; a paixão pelo futebol. Ressalte o interesse precoce de Chico pelos cantores do rádio.

Grupo 2 – Participação em festivais de Música Popular Brasileira.

Grupo 3 – Composições  para o teatro.

Grupo 4 – Composições  para o cinema

Grupo 5 – Os anos de chumbo 1

Grupo 6 – Os anos de chumbo 2

Grupo 7 – Canções de amor

 Grupo 8 – A produção literária 

b) A trajetória de vida deverá ser associada  aos fatos históricos levantados durante a leitura do texto de Maria Clara Wasserman.

c) Os alunos poderão apresentar os resultados de suas pesquisas utilizando textos escritos, vídeos, músicas, etc. As músicas poderão ser apresentadas (cantadas) por eles mesmos.

d) Os alunos deverão consultar os sites

 http://www.chicobuarque.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Buarque

Finalizando, solicite a apresentação dos resultados da pesquisa. Convide o(a) professor(a) de história para participar. Nesse momento, além da apresentação de cada grupo, é importante que haja a participação dos professores, promovendo a integração das informações.

Aula 4 

Acesse o site abaixo para que todos ouçam a música “Olhos nos olhos”.

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/65962/

Explique aos alunos que, segundo pesquisa de Wagner Homem, essa música  foi composta por Chico após uma visita ao amigo Paulo Pontes, que se encontrava doente. “Saiu da visita transtornado e louco para tocar violão. Na mesma noite compôs Olhos nos olhos. Chico usava esse episódio para ilustrar que nem sempre as canções se relacionam a vivências imediatas, posto que a letra da canção nada tem a ver com a tristeza que lhe provocara a situação do amigo.”

Após a escuta, faça oralmente, a atividade abaixo.

Questões

a) Qual é a temática tratada?

b) A crítica elogia bastante a intensidade com que Chico traduz a voz feminina. Na primeira estrofe, o eu lírico expõe sua dor após o abandono. Por que ela foi abandonada? (Resp.: ele a trocou por outra. Veja o verso: “quis morrer de ciúme...”)

c) Há nessa estrofe alguma pista que nos leve a pensar que a mulher abandonada era submissa ao homem?

d) Após sair do desespero, a mulher se refaz e espera rever o ex-companheiro. Como ele vai encontrá-la?

e) Qual é a expectativa dela em relação a ele quando se olharem olhos nos olhos?

Aulas 5, 6 e 7

Continuando, prepare seus alunos para a leitura do conto Olhos nus: olhos, de Mia Couto.

Estratégias de leitura

Capítulo 1 - Leitura silenciosa seguida de perguntas para verificação da compreensão.

Capítulos 2 a 5 - Leitura em voz alta pelo professor com interrupção ao final de cada  capítulo para verificação da compreensão e observação de semelhanças/diferenças com a música.

Capítulos 6, 7 e 8 – Leitura individual pelos alunos em sala ou em casa.

Capítulos 9 e 10 – Leitura em voz alta pelos alunos, com discussão ao final de cada capítulo.

Capítulos 11 e 12 – Leitura em voz alta pelo professor com interrupção ao final de cada  capítulo para verificação da compreensão e observação de semelhanças/diferenças com a música.

Professor: apresente, antes, esse escritor moçambicano aos alunos, por meio de imagem e vídeos selecionados abaixo.

Imagem 3 – disponível em

http://2.bp.blogspot.com/_kJHpvHEBlQI/TFhIcN_r6WI/AAAAAAAAACw/SLpKboaZNgY/S730/MIA+COUTO.jpg

 Mia Couto  

O escritor moçambicano Mia Couto.

Acesse o site abaixo e assista ao vídeo sobre Moçambique.

http://www.youtube.com/watch?v=gXEfdMQQ9Zs&p=9FE6DF4DE6861CF5

Acesse o site abaixo e ouça Mia Couto falando sobre a importância da literatura para ele.

http://www.youtube.com/watch?v=3mqMZIipwd4&feature=related

Finalizada as apresentações, solicite aos alunos que acessem o site abaixo para ler o conto. Atenção: a grafia é do português de Moçambique.

http://www.4shared.com/document/XDNZyVpV/Copy_of_Olhos_nus_olhos_-_Mia_.html

 

 Professor: abaixo há uma sugestão das possíveis perguntas a serem feitas aos alunos em cada etapa da leitura. No entanto, você poderá estimulá-los para que levantem suas próprias questões. A lista deverá ser entregue a eles para acompanhamento das discussões.

Questões cap. 1 - A felicidade não tem alfabeto

a) Quem são os personagens?

 b) Explique o que representa a paixão para João Rosa a partir das metáforas “A felicidade não tem alfabeto” e  “A paixão é um fio de chuva em vidro de janela.”

 c) Explique a relação de João Rosa com Adélia a partir da citação “[...] era um ovo feito apenas de casca, mas o seu interior fervilhava de promessa.”

 d) João Rosa está seguro em relação ao novo relacionamento?

 Questões cap. 2 - A adiada visita

a) Por que a visita de João Rosa não aconteceu?

b) Chovia, enquanto Rosa tentava criar coragem para ir à casa de Clarice. Em dado momento ele fecha os olhos desejando que a chuva escoasse por dentro de suas pálpebras. O que esse fato expressa?

c) Ao final do capítulo, essa manifestação de apreço pela ex-mulher se desfaz. Por quê?

Questões cap 3 - A tribo dos caçadores

 a) Explique a metáfora: “João Rosa era um caçador triunfante repuxando brilho a bravuras. Como era de esperar, ele trazia um novo troféu. E desta vez não era inventado.”

 b) Explique o adjetivo pior em:  Os amigos são a pior maravilha do mundo.

 c) O relato de João Rosa convenceu seus amigos?

 d) Releia: “A voz era a mesma. Mas havia em seus olhos um cinza tristonho, a gota já escorrida no vidro da janela.” Que significado podemos atribuir ao fragmento sublinhado?

 Questões cap 4 - Morrer de ciúmes

 a) A que verso da música de Chico Buarque esse capítulo remete?

 b) Como Clarice reagiu à ausência de João Rosa?

 c) “João Rosa, enquanto vigente marido, sempre a tornara inexistente; agora, a ausência dele era nela a única coisa visível.”. 

A partir dessa citação, podemos dizer que Clarice era tão submissa quanto a mulher descrita na narrativa de Chico?

 Questões - cap 5 - Uma furtada lágrima

 a) Explique o lapso cometido por João Rosa.

 b) “Não havia dúvida: ele chorava copiosamente. Como apenas viu fazerem as mulheres.”

Crie uma hipótese para entender a reação de João Rosa após a conferência.

 Questão - cap 6 - Um reflexo de mar

 a) Qual é a reação de João Rosa ao elogio da secretária de que “seus olhos têm uns reflexos claros, quase azuis”?

 Questão - cap 7 - O telefonema da mãe

 a) Sobre a relação de Rosa com sua mãe, o narrador nos dá conta de que “Adélia conhecia o evidente. [...] Mas ninguém senão Clarice sabia ler os ocultos enigmas da vida de João Rosa.” Qual é a diferença?

 Questão - cap 8 - À espera de não mais esperar

 a) Nesse capítulo, é forte a intertextualidade entre o conto e a música:  “A canção fala com ela: ‘Quis morrer de ciúmes, quase enlouqueci...’.

Resuma os atos insanos de Clarice nesse capítulo, esclarecendo a importância desse verso nesse momento.

Questões - cap 9 - A primeira visita

a) Em que estado João Rosa encontra Clarice? Ela lhe parece louca? De fato está?

 b) Apesar do abandono ela ainda dá mostras de amá-lo?

 c) Quais são as evidências de que Clarice estaria fortemente deprimida?

 Questão - cap 10 - Livros e colírios

 a) O título desse capítulo são verdadeiros índices para o encaminhamento do desfecho. Q que representa o colírio?

 b) Com relação à palavra livros, João Rosa comete um outro lapso. Qual é ele?

 c) Que valor Rosa atribui aos seus livros? Se eles são tão valorosos, por que ainda estariam em casa de Clarice?

 Questão – cap 11 -    O eco da voz

 a) No auge do seu desassossego Clarice sente a presença do eco de uma voz. Que história lhe veio à mente? Quem lhe contava essa história? Que efeito essa lembrança proporcionou a Clarice?

 Questão - cap 12  - Olhos nos olhos

 a) O desfecho da narrativa é marcado pelo renascimento de Clarice. Ao perguntar a Rosa, olhos nos olhos, se ele está mesmo à procura dos livros, se dá o impensável. Qual é a atitude de João Rosa diante da renascida Clarice?

 b) Compare a metáfora da gota (fio) de chuva em vidro de janela apresentada no capítulo 1 com a mesma metáfora usada no fim do conto. Qual á a diferença de sentido entre elas?

 c) Como poderíamos interpretar o título Olhos nus: olhos?

 d) No final dessa história, Clarice  vai ao fundo de si mesma e se faz mulher. Decide resgatar tudo o que não viveu. Na canção de Chico, nas últimas estrofes, a mulher é retratada da mesma forma?

Professor:  finalizada a leitura e as discussões, solicite aos alunos que respondam, por escrito, em dupla, às questões do roteiro de leitura (já distribuído) que você julgar mais relevantes e recolha para correção.

Recursos Complementares

COUTO, Mia. Olhos nus: olhos. In: BRESSANE, Ronaldo (Org.) Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HOMEM, Wagner. Histórias de canções: Chico Buarque. São Paulo: Leya, 2009.

Intertextualidade:  http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno09-02.html

 Análise literária do texto  http://setorlitafrica.letras.ufrj.br/mulemba/download/artigo_3_4.pdf

Avaliação

 Tendo em mãos o roteiro de perguntas utilizado durante a análise do conto, comente a afirmativa:

Olhos nus: olhos se apropria visivelmente da narrativa empregada por Chico em sua música.  Durante o desenvolvimento da história há momentos em que a intertextualidade apresenta semelhanças enquanto em outros é possível notar certas diferenças.

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