23/07/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Objetivos das aulas:
- Identificar o conhecimento de mundo e enciclopédico necessários à produção da coerência textual.
- Identificar referentes de expressões dêiticas por meio da interpretação de letras de música.
- Reconhecer os elementos da narrativa, como tema, personagens, foco, clímax, etc.
- Perceber diferenças de sentidos de uma mesma forma referencial em função da intencionalidade.
- Analisar a prevalência do registro coloquial no conto pela identificação de marcas da oralidade e de construções gramaticais típicas do Português do Brasil.
- Avaliar as relações de intertextualidade (diferenças e semelhanças) entre duas formas de expressão diferentes.
Aulas elaboradas para alunos do 1° ano do ensino médio. É recomendável que já tenham familiaridade com o gênero textual ‘conto’. Também pressupõe-se que o aluno compreenda a língua como um conjunto de variedades, situando-se nessa discussão os diversos registros utilizados pelos falantes. Assim, ele não deverá estranhar, por exemplo, o uso de linguagem vulgar na fala de personagens.
Professor: converse com seus alunos, explicitando a proposta dessa sequência didática que prevê, entre outros aspectos, um estudo interdisciplinar entre Literatura e História, por meio da escuta e análise de músicas de Chico Buarque, em especial “Feijoada completa”. Também será lido e analisado um conto homônimo de Luis Fernando Verissimo.
A música “Feijoada completa”, de Chico Buarque, foi encomendada por Hugo Carvana para um filme nacional:Se segura, malandro, em 1977. “Carvana pediu a Chico uma música para uma festa que de certa forma prenunciava a anistia política e a volta ao estado de direito, bandeiras de luta dos movimentos sociais organizados. Como se esperavam para a festa muitas bocas – exilados e, sobretudo, o povo marginalizado-, era necessário “botar água no feijão”.
Já o texto “Feijoada completa”, de Verissimo, faz parte da antologia Essa história está diferente, que reúne 10 contos, de escritores consagrados, produzidos a partir de músicas de Chico Buarque.
Verissimo utilizou a música “Feijoada completa”, que, conforme explicado acima, faz menção à volta dos exilados, porém preferiu narrar uma crise conjugal. A tradicional feijoada de sábado, preparada pela mulher para o marido e seus amigos de futebol, seria a gota d’água para o fim de uma relação.
Aulas 1 e 2
Professor: estas aulas deverão ser ministradas em conjunto por você e um docente da disciplina de História. Portanto, combine com ele(a) os tópicos que poderiam ser abordados, seguindo determinadas etapas. Também sugere-se a ocupação de um espaço diferenciado, devidamente preparado com computador e data-show. Abaixo, segue uma sugestão para esse trabalho.
1ª etapa: breve exposição sobre os principais fatos políticos relacionados à última Ditadura Militar, concentrando-se no retorno dos exilados políticos. (Professor de História)
2ª etapa: sessão de imagens. Apresentada pelo professor de Língua Portuguesa/Literatura.
Veja sugestões de imagens, a seguir.
Imagem 1, encontra-se no site
http://ideiaseetc.files.wordpress.com/2008/12/cartaz-da-anistia.jpg
O cartaz acima trata da campanha em prol da anistia aos exilados e presos políticos. Em letras menores, lê-se:
Pela Liberdade Imediata dos Presos Políticos.
Pela Volta de Todos os Exilados.
Pelo Esclarecimento sobre os Mortos e Desaparecidos.
Imagem 2: a imagem encontra-se em
http://www.historiabrasileira.com/files/2010/04/lei-anistia.jpg
Passeata pelo fim da Ditadura e pela anistia aos exilados políticos
Professor: acessando o endereço abaixo, você encontrará um texto sobre a Lei da anistia, que poderá lhe ser útil como fonte de informação.
http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/lei-da-anistia/
Imagem 3: a imagem encontra-se no site abaixo.
Leonel Brizola, considerado um dos maiores inimigos do governo, acena para a multidão.
Leia informações sobre o retorno de Brizola em http://www.pdt.org.br/index.php/pdt/lideres/verdades-e-mentiras-sobre-o-subdesenvolvimento/retorno-do-exilio
3ª etapa: discussão sobre o assunto (Ditadura) e sobre o tema (A volta dos exilados).
Nesse momento, os alunos poderão receber um texto (sugere-se um fichamento) com os tópicos apresentados, para, em seguida, apresentarem suas dúvidas e comentários.
4ª etapa: escuta da música “Feijoada completa”, de Chico Buarque, que você pode encontrar no site
http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/feijoada-completa.html
Após a escuta, deixe a letra projetada na tela e elabore a atividade abaixo, por escrito.
Atividade 1
a) A conversa mantida pelo marido com a esposa se dá em presença? Comprove sua resposta.
b) Quais são as instruções passadas pelo marido à mulher quanto ao arranjo da festa e ao preparo da feijoada?
c) Considerando o contexto político e a finalidade para a qual a música foi encomendada, explique os versos
“eles vão com uma fome que nem me contem
eles vão com uma sede de anteontem”
Aulas 3 e 4
Professor: inicie a aula projetando as imagens abaixo. Solicite aos alunos que identifiquem quem é a pessoa caricaturada. Peça também que levantem algumas informações sobre Verissimo, a partir dos índices apresentados. Chame a atenção deles para a leveza nos traços e relacione esse aspecto com a leveza que o autor imprime aos seus textos, característica estilística que ele mantém, mesmo quando aborda questões conflituosas.
Imagem 4: disponível em
Imagem 5: disponível em
http://jornaloexpresso.files.wordpress.com/2010/05/verissimo_baptistao.jpg
Na sequência, passe à leitura do conto, acessando o site http://www.4shared.com/document/dvfm6ywj/Feijoada_Completa_-_Lus_Fernan.htm
Estratégias de leitura
1) Observe que a narrativa foi escrita em 14 pequenas cenas, separadas por um espaço duplo. Elas serão lidas por você e mais 6 alunos-colaboradores. Selecione antecipadamente esses alunos para que façam uma leitura preliminar em casa. Eles deverão também preparar uma questão para a discussão que será empreendida no final da leitura, tendo em vista a compreensão da história.
2) Comece, você, professor, fazendo uma leitura interativa e bem expressiva da primeira cena, carregada pela tensão vivida pela personagem Carol.
3) Vá alternando a leitura das demais cenas entre os alunos até a penúltima.
4) Finalize, lendo a última cena.
Observações
1) Cada leitor lerá duas cenas.
2) Jeanne Moreau (pronuncia-se Jane Morrô) é uma famosa atriz francesa. Pauvre type pronuncia-se “pôvre tipe”.
Terminada a leitura, promova uma interação com os alunos sobre a história. Solicite que seus colaboradores iniciem uma discussão, colocando em pauta as questões que planejaram em casa.
Sistematize a discussão, aplicando oralmente a atividade abaixo.
Atividade 2
a) Qual é o tema dessa história?
b) O título está adequado? Qual é a importância da feijoada no desenrolar da trama?
c) Quem são os personagens? Qual deles vivencia o conflito amoroso?
d) Em algum momento Pedro se sente um estorvo na vida de Carol?
e) Que função desempenha a personagem Milene? O que ela pensa a respeito de Pedro?
f) Qual é o foco narrativo?
g) Um conto caracteriza-se por apresentar vários clímax. Dê exemplos para essa afirmativa.
h) Carol é uma mulher bem casada?
Terminada a sistematização oral, distribua a atividade abaixo sobre a linguagem do texto, para ser feita por escrito, em dupla.
Atividade 3
1) No texto de Verissimo, narrador e personagens usam apenas o registro coloquial, com fortes marcas da oralidade. Assim, apresente exemplos e dê justificativas para o uso de:
Frases curtas
Formas de tratamento
Uso de palavrões
Gírias
Inobservância da regência verbal
2) Uma característica do português do Brasil é o uso de pronomes oblíquos iniciando orações. Essa peculiaridade tão típica da oralidade pode ser observada em:
a) “-Eu me atrasei um pouco, Pedro. Foi o que deu pra fazer.”
b) “-Me empresta um dinheiro pra comprar cerveja?”
c) “-Você enlouqueceu, mulher!”
3) Leia o fragmento abaixo e explique a preferência pelo uso do pronome ele na função de objeto direto.
“Olhando ele tomar café, xícara numa mão e pão na outra, de pé, pronto para sair correndo para o seu amado futebol, ela pensa: é um pobre tipo.” (Cena 3)
Aulas 5 e 6
Professor: essas aulas estão destinadas à elaboração da atividade abaixo. Você poderá aplicá-la individualmente ou em dupla. Por escrito.
Atividade 4
a) Marque V ou F.
Em “Feijoada completa”, Carol cria a seguinte imagem de Pedro:
( ) Um cara simpático até dormindo, está sempre bem-humorado. Quando ela está aborrecida, ele passa a mão em seus cabelos para reconquistá-la.
( ) Um funcionário competente que às vezes gosta de fazer média com o chefe. Apesar disso, não consegue se destacar. Ele nunca traz dinheiro para casa.
( ) Um amigo que não hesita em pôr o seu emprego em risco para defender um colega em apuros. O que pensar de alguém que faz isso, ela se pergunta.
( ) Um sujeito carinhoso, que sempre a tratou bem. Apesar de ter uma ambição desmedida, não progride e é um songamonga.
( ) Um esposo zeloso, ambicioso, com muitos planos de vida. Ela pensa em viver o resto de seus dias com ele para juntos realizaram todas as conquistas.
b) O que o pai de Carol pensa sobre o casamento da filha?
c) Releia a cena 3 e explique o que Carol quis dizer quando chamou Pedro de pauvre type.
d) Releia a última cena. Carol volta a se referir a Pedro como pauvre type. Dessa vez, o que mudou?
e) Carol foi orientada por Milene a não fazer a feijoada e sair de casa. Essa decisão, se tomada, seria a gota d´água para o fim do relacionamento. Num primeiro momento foi isso o que Carol fez. No entanto ela se arrependeu e voltou às pressas para casa. No percurso, ela fez um inventário mental. Qual foi o resultado desse inventário? A feijoada de Carol ficou mesmo completa?
f) Identifique semelhanças e/ou diferenças entre a música de Chico e o conto de Veríssimo.
g) Existe um livro cujo título é “A solidão da mulher bem casada”. Responda: na sua opinião, esse poderia ser o caso de Carol? O que afinal a incomodava no casamento?
h) Jamais saberemos se a carta foi lida por Pedro. O conto termina deixando no leitor uma sensação de incerteza e de curiosidade. Mas podemos imaginar algumas possibilidades. Tente uma delas e crie o seu desfecho.
VERISSIMO, L.F. Feijoada completa. In: BRESSANE, Ronaldo (Org.) Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HOMEM, Wagner. Histórias de canções: Chico Buarque. São Paulo: Leya, 2009.
"O inconformismo social no discurso de Chico Buarque"
http://www.revistafenix.pro.br/PDF3/Artigo%20Christian%20Alves%20Martins.pdf
Biografia de Verissimo
Os alunos deverão ouvir a música Acorda, amor, composta em 1974 por Chico Buarque, com os pseudônimos Leonel Paiva – Julinho da Adelaide, pois o nome de Chico já figurava numa espécie de lista maldita da censura. “A canção descreve uma prisão muito parecida com a de Chico, quando, em dezembro de 1968, foi surpreendido dentro de casa por agentes da ditadura, que o levaram para depor.”
A letra e o vídeo estão disponíveis em http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45103/
Em seguida, deverão responder às questões abaixo.
a) Na 1ª estrofe, o eu lírico acorda assustado chamando alguém. A quem ele se refere com a expressão amor?
b) Considerando o contexto político, quem era a dura?
c) No seu desespero, quem ele preferia que estivesse invadindo a casa: a dura ou o ladrão?
d) Que outra expressão é usada na segunda estrofe para se referir à dura?
e) Que recomendações ele faz à amada na 3ª estrofe?
f) Que versos da 4ª estrofe expressam a sensação de encurralamento vivida pelo eu lírico?
Cinco estrelas 1 classificações
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28/07/2011
Cinco estrelasAULA MARAVILHOSA! VOU ADAPTÁ-LA DE ACORDO COM A NOSSA REALI- DADE E COM CERTEZA TRABALHÁ-LA. A CADA MOMENTO SINTO-ME MAIS FELIZ E DIS- POSTA POR SABER QUE O NÚMERO DE PROFES- SORAS(ES) COMPROMETIDAS(OS) COM A EDUCA-CÃO CRESCE EM NOSSO PAÍS. NÃO SOMOS O TUDO, MAS, O QUASE TUDO DE U-MA NAÇÃO.