25/05/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre a utilização de recursos do Classmate como os programas KolourPaint e KWord, do sistema operacional Linux, bem como saiba utilizar a WxCam.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos. Para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento explore as fichas com os nomes dos alunos: Qual a letra inicial de cada nome? O seu nome tem quantas letras? Compare o seu nome com o nome do colega que está à sua direita, qual nome tem mais letras?
Professor, apresente para os alunos a música: “Gente tem sobrenome”. Verifique se todos os alunos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessar o sítio:
http://www.letras.com.br/toquinho/gente-tem-sobrenome
Professor, para reforçar a aprendizagem, leia em voz alta a letra da música e ou proponha que os alunos façam a leitura seguindo suas instruções e em seguida, proponha a seguinte atividade no caderno de Língua Portuguesa.
Fonte: acervo da autora
CONVERSANDO SOBRE A MÚSICA: “Gente tem sobrenome”. COMPOSITOR: Toquinho A) Escreva o seu nome e sobrenome. _______________________________________________________________________________ B) Agora, escreva do seu jeito o que você acha do seu nome. _______________________________________________________________________________ C) Os brinquedos também têm nome. Circule na letra da música, os nomes dos brinquedos que aparecem. Depois, desenhe os. |
Fonte: acervo da autora
Professor, solicite como atividade de casa informações sobre o nome do aluno.
Oriente-o para que produza um pequeno texto com a ajuda da família. No texto deverá ser registrado: quem escolheu o seu nome? O que ele significa? Como é chamado pelos seus familiares? Você tem algum apelido?Qual? Você gosta dele?
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
DESCOBRINDO SIGNIFICADOS
Professor, explique para os alunos que cada nome tem uma origem e um significado. Pergunte: vocês sabem e conhecem o significado dos seus nomes? Vamos descobrir um pouco mais sobre os seus nomes?
Agora, auxilie os alunos a acessarem a internet, com o intuito de pesquisar o significado dos seus nomes. Para realizar esta busca, cada aluno pode acessar o sítio: www.google.com.br, depois digitar significado de nome ou utilize o sítio: www.significado.origem.nom.br/
Professor, peça que utilize o KWord,- iniciar em área de trabalho- processador de textos, para digitar o que aprendeu sobre o significado do seu nome. Depois, imprima e faça um cartaz com o significado do nome de cada aluno para fixá-lo no mural da sala de aula.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
MONTANDO UM CARTAZ DE NOMES
Professor, confeccione um cartaz com todos os nome dos alunos, seguindo as orientações abaixo:
NOMES COM 3 LETRAS |
NOMES COM 4 LETRAS |
NOMES COM 5 LETRAS |
NOMES COM 6 LETRAS |
NOMES COM 7 LETRAS |
ARI | LAÍS | TIAGO | TALITA | RICARDO |
ANA | LARA | MÁRIO | REBECA | GABRIEL |
CAUÃ | LAURA | MARCOS | GUSTAVO | |
PEDRO | FELIPE | MARIANA | ||
MILENA |
Fonte: acervo da autora
Professor, logo após a confecção do cartaz faça questionamentos com os alunos. Pergunte:
1) Quais são os nomes dos alunos que têm o maior número de letras?
2) Quais são os nomes dos alunos que têm o menor número de letras?
3)Quantos nomes são escritos com 4 letras?
4) Quantos nomes são escritos com 6 letras?
5) Na nossa turma tem quantas meninas?
6) Quantos meninos?
7) Na nossa turma tem mais meninos ou meninas? Quantos/as a mais?
8) Na nossa turma tem mais meninos e meninas ou mais crianças?
Professor, aproveite a oportunidade para confeccionar um jogo da memória utilizando os nomes dos alunos. Você poderá escrever os nomes de duas formas: letra bastão maiúscula e minúscula; letra cursiva maiúscula e minúscula, além da escrita do nome, se possível, inclua a foto dos alunos.
Professor, com o auxílio do laptop peça aos alunos que tirem sua própria foto, usando a webcam de acordo com as orientações: WxCam: Menu K Aba Aplicativos- Multimídia – WxCam e monte as fichas para o jogo da memória.
foto do aluno
|
nome do aluno |
Fonte: http://pragentemiuda.blogspot.com/2007/01/jogo-da-memoria-de-nomes.html
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO COM A MATEMÁTICA
Professor, crie situações problema para os alunos resolverem, estimulando o raciocínio lógico matemático e a aplicação das noções de adição. É importante, nessa fase trabalhar com material concreto, dessa forma leve para sala de aula alguns materiais tais como: (pauzinho de picolé, botões, tampinhas). Explore-os bastante, estimulando os alunos a participarem da atividade.
Professor, distribua o material concreto sugerido para que os alunos representarem a situação problema. Formule outras situações e estimule os alunos a formularem as suas.
Fonte: Acervo da autora - Alunos do 1ºAno da Escola de Educação Básica
Após essa atividade oriente os alunos a clicarem com o mouse em: Metasys- aplicativos-aplicações gráficas – ferramenta de pintura no programa Kpaint. Explique para a turma que a atividade terá como objetivo fazer desenhos que representem a forma que cada um utilizou para resolver a situação problema. Ou seja, cada aluno deverá registrar por meio de desenhos como pensou para resolver a questão proposta.
http://saposapeka.blogspot.com/2010/12/apostila-com-sugestoes-para-trabalhar-o.html
http://profgege.blogspot.com/2008/01/atividades-e-jogos-trabalhando-o-nome.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar a escrita do seu nome; localizar o seu nome e os nomes dos colegas; agrupar os nomes dos colegas seguindo diferentes critérios; reconhecer que alguns nomes começam com a mesma letra; reconhecer quantidades de letras, que compõem uma palavra e representá-las; perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra; realizar pesquisas usando o laptop. É também importante observar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2013
Cinco estrelasExcelente aula!