Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MONTANDO PALAVRAS: quebra-cabeça - UCA

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

MONTANDO PALAVRAS – quebra-cabeça

LUCIANA SOARES MUNIZ, ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES, PATRICIA CARVALHO PACHECO, DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO, ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
  • Resolver situações problema.
  • Ampliar conhecimentos linguísticos.
  • Interagir com os pares.
  • Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral.
  • Elaborar desenhos livremente ou a partir de uma temática estabelecida.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno: esteja no nível silábico da escrita e consiga escrever palavras e fazer desenhos representando a imagem pensada por ele. É indispensável que saiba reconhecer números de 1 a 20, bem como a quantidade que cada um representa. Também é importante conhecimento prévio sobre seu laptop, por ser este um dos principais recursos pedagógicos da aula,propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou [Metasys> Aplicativos -> KWord ]

Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]

KolourPaint  [ Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de pintura ]

Estratégias e recursos da aula

Professor, providencie alguns jogos de quebra-cabeça para que os alunos possam montá-los. Você poderá valer-se de jogos industrializados ou confeccionar alguns utilizando desenhos dos alunos ou imagens de calendários e revistas. Caso opte por confeccionar, você poderá pedir que os alunos utilizem seus laptops para fazerem os desenhos, oriente-os para usarem KolourPaint ( Metasys> aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de pintura). Imprima os desenhos, instrua os alunos para colarem as imagens em papel cartão, fazerem traços aleatórios no verso e em seguida recortarem observando os traços feitos.

Providencie também palitos de picolés, aproximadamente vinte para cada aluno; lápis de escrever e de cor; giz de cera e fita adesiva.

Primeira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

Professor, dialogue com os alunos para investigar se eles já confeccionaram algum quebra-cabeça e qual a opinião deles sobre esta confecção.

Diga que eles terão oportunidade de confeccionar um quebra-cabeça, mas que primeiramente irão entrar em alguns sítios para montar alguns. Faça isso com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Durante a atividade participe com os alunos nas diferentes construções, dialogando sobre passos que estão utilizando para montar os jogos de quebra-cabeça, as facilidades e as dificuldades que estão encontrando. Observe a coordenação motora dos alunos ao arrastarem as peças e encaixá-las.

Ao final desta atividade faça uma avaliação oral: o que vocês acharam desta atividade? Foi difícil realizá-la?

 Sugerimos os sítios abaixo para a realização dos jogos de quebra-cabeça.

http://www.tvcultura.com.br/cocorico/jogos/21756       

 

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=41 

http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/260_quebracabeca/260_quebracabeca.php 

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3363           

(Acesso em 09/04/2011)

 

 

Segunda Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

 

Professor, retome o momento vivido durante a montagem dos jogos de quebra-cabeça, tentando relembrar alguns detalhes, tais como: desenhos montados, quantidade de peças, dentre outros.

Após este diálogo informe aos alunos que agora eles irão confeccionar um quebra-cabeça utilizando palitos de picolé. Porém, farão desenhos de algo que gostariam de ser retratado neste quebra-cabeça. Poderá ser um animal, uma planta ou qualquer outro objeto, desde que seja possível ser representado por apenas uma palavra. Para isto utilizarão seus laptops por meio do KolourPaint  [Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de pintura]

Solicite que cada aluno pense sobre o que irá desenhar e em seguida poderá produzir seu desenho.

Durante a realização do trabalho acompanhe o desenvolvimento dos alunos. Faça intervenções tirando dúvidas sobre a ferramenta que estão utilizando. Oriente os alunos que cliquem com o mouse em: Metasys > Aplicativos > Aplicações gráficas > Ferramenta de pintura.

Para finalizar, socialize a atividade. Peça que os alunos observem os desenhos feitos pelos colegas. 

Se for possível, imprima os desenhos porque é importante que, mesmo que eles tenham seu próprio computador, visualizem de maneira mais detalhada o trabalho que produziram. Você poderá fazer um mural para expor os trabalhos na sala de aula ou na sua parte externa.   

 

 

Terceira Atividade: Uma (1) atividade de 60 minutos.

Montando quebra-cabeça

Informe aos alunos que montarão um quebra-cabeça utilizando os desenhos feitos na aula anterior. Caso você os tenha imprimido, entregue para cada aluno o seu, ou solicite que abra seu laptop para rever seu desenho, que deve estar salvo. Em seguida peça que pense na escrita da palavra que o representa, quantas letras são necessárias para escrevê-la e quais são elas. Se necessário libere os alunos para também solicitarem a ajuda dos colegas.

Informe que o quebra-cabeça será feito utilizando palitos de picolés. Assim, cada aluno deverá pegar o número de palitinhos necessários para fazer o desenho, sendo preciso escrever uma letra em cada um deles.

Deverão colocar um palitinho ao lado do outro para fixá-los com a fita adesiva (Ver Foto 1). Após, farão o desenho usando lápis de escrever e em seguida o colorido usando lápis de cor e/ou lápis de cera. A escrita da palavra poderá ser feita com lápis de cor preto ou caneta de retroprojetor (escrever a palavra com uma letra em cada palito. Ver Foto 2). Com este desenho irá criar quebra-cabeça que combine imagem e palavra, facilitando o processo de alfabetização.

Você poderá explicar da seguinte maneira:

 

Explicando a atividade aos alunos:

___Vamos ver se cada um de vocês consegue desenhar em palitinhos e em seguida escrever o nome do desenho que fez. Para isto deve seguir o seguinte caminho:

Pense no desenho que fez em seu laptop. Agora visualize a figura e a palavra que o representa.

Vocês foram capazes de pensar em: cada letra e toda a palavra? É preciso que eu ajude alguém? Conseguiram escrever mentalmente a palavra de maneira correta? Quantas letras tem esta palavra? Então, a quantidade de letras que tem a palavra é o número de palitos que você irá precisar para desenhá-la. Se necessário poderá solicitar a ajuda de colegas.

Vocês deverão pegar o número de palitinhos necessários para fazer o desenho, sendo preciso escrever uma letra em cada um deles. Colocará um palitinho ao lado do outro para fixá-los com a fita adesiva. Após fixar os palitinhos deverão fazer o desenho usando lápis de escrever, em seguida colorir usando lápis de cor e/ou de cera.

Vocês deverão escrever uma letra em cada palitinho e em todos eles deverão ter uma parte do desenho que pensaram. A escrita da palavra poderá ser feita com lápis de cor preto.

Com este desenho irão criar quebra-cabeça que combina imagem e palavra, ou seja, deverão corresponder letras e imagem.

Após a confecção irão se organizar em grupos, misturar as peças e formar palavras. Alguma dúvida? Todos entenderam?

 Vejam o modelo, observem como estão fixados os palitinhos através da fita adesiva (mostrar frente e verso para que os alunos vejam como foi colado e como foi feito o desenho). Observem também que em cada palitinho tem um detalhe do desenho, isto é importante porque quando formos misturar as peças não correremos o risco de utilizarmos letras que não fazem parte da imagem que cada um desenhou, uma vez que outros desenhos também poderão ter as letras que utilizamos para escrever a palavra.

Observem como eu fiz

  Montandoquebracabeca

 Como colar a fita adesiva nos palitinhos e  desenho feito nos palitinhos.
 Fonte: Acervo da autora

 

 Fichasenumeros 

Fone da imagem: http://cadernodeesboco.zip.net/

Professor, oriente os alunos para registrarem no caderno do componente curricular que a atividade foi contemplada. Caso tenha sido pensada enquanto atividade interdisciplinar, registre-a em um dos cadernos.

É importante que sejam registrados:  nome do jogo, objetivos, forma de jogar e como foi construído.

 

 

Sugestão para a utilização do quebra-cabeça em diferentes componentes curriculares.

Use as palavras montadas para diferentes atividades, como por exemplo:
Português: escrever as palavras formadas; separar em sílabas; formar frases; escrever em ordem alfabética; escrever as palavras no diminutivo e no plural.
Matemática: fazer estimativa da quantidade de palitos que devem ser usados para escrever: cada palavra e todas as palavras;  responder se a quantidade de palitos usados representa números pares ou ímpares; registrar os números (sucessor e antecessor) do número de palitos usados no quebra-cabeça; definir a quantidade de palitos a mais e a menos de uma palavra a outra; escrever por extenso as diferentes quantidades utilizadas e elaborar situações problema.
Ciências: pedir que os alunos desenhem apenas conteúdos que estiverem estudando, por exemplo: plantas ou animais; dialogar sobre: como plantar, cuidar e colher as frutas, verduras e legumes montados; onde vivem os animais e de que se alimentam.

 

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula

Os alunos poderão fazer mais de um quebra-cabeça.

Ao distribuir os palitinhos você poderá dar quantidade maior ou menor para o aluno e pedir que o mesmo diga se o número que lhe foi dado é maior ou menor do que necessita. Ao responder a questão, o aluno deverá devolver ou solicitar a quantidade que falta ou está em excesso.

Os desenhos a serem feitos poderão ser escolhidos pelos alunos ou solicitados por você, por exemplo, solicite que desenhem apenas animais, alimentos, frutas, brinquedos, aves, dependendo da atividade ou do projeto que esteja desenvolvendo. Cabe aqui a criatividade do profissional que vai desenvolver a aula. Por ser um material poroso, não use canetas hidrocor ao desenhar nos palitinhos, pois as mesmas mancham, tornando ilegíveis as palavras.

Dependendo da faixa etária com a qual será realizada a atividade, ou se as pessoas não tiverem destreza para desenhar, poderão ser utilizadas figuras de revistas, folhetos de propagandas, que deverão ser coladas nos palitinhos e depois recortadas com estilete. Porém, é importante que em cada palitinho tenha uma parte da imagem.

Se preferir pode-se plastificar com papel contact ou com cola (se a cola estiver muito grossa, dilua um pouco usando água, utilize um pincel para esparramá-la).

Sugestão:

Antes de desenvolver esta atividade, leve para sala de aula um jogo já pronto para que os alunos possam conhecê-lo antes de construir os seus.

As figuras podem variar entre animais, objetos (culinários, ferramentas) frutas, brinquedos, calçados, legumes, verduras, dentre outros. A atividade poderá ser realizada em grupos, os quais deverão montar as palavras, porém o professor não deverá dizer quais objetos serão formados.

Após o término de um conjunto de palavras os grupos poderão fazer trocas entre si, assim, cada grupo deverá passar por aproximadamente, cinco a nove conjuntos de palavras. Ao terminar de montar o conjunto de palavras de cada grupo, os alunos escrevem as palavras formadas em uma folha a parte (isto facilitará no momento do registro). 

 

Ao finalizar a atividade é importante ouvir a opinião dos alunos. Pergunte o que acharam e se conseguem explicar para outras pessoas qual a forma de confeccionar o jogo. Enfim, instigue que todos ou a maioria deem sua opinião e que estas sejam justificadas.

 Montandoquebracabeca     Montandoquebracabeca

                             Foto 1                                                                 Foto 2

Foto 1- Jogo Montando Palavras: quebra-cabeça. Crianças jogando, atividade realizada com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

 

Foto2 – Aluno desenhando imagem para compor o Jogo Montando Palavras, atividade realizada com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto.

Fonte: Acervo da autora.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser diversificada, isto é ser realizada de várias maneiras, usando diferentes instrumentos. Deve também ser contínua, sendo assim, ocorrerá em vários momentos do processo de ensino e de aprendizagem. Assim, professor, verifique se durante as atividades propostas os alunos interagiram com seus pares, se conseguiram elaborar desenhos livremente ou a partir de uma temática estabelecida, se demonstraram dificuldades ou facilidades em utilizarem os recursos solicitados em seus laptops e se foram capazes de resolver as situações problema  apresentadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • pamela ines przybysz, colegio professor colarres , Paraná - disse:
    pamelaprzybysz@ymail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    eu acho muito importante e legal essa forma de ensinar essa crinças não so as crinças mas tambem os adultos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.