Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância das frutas para a saúde das crianças - UCA

 

25/05/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

A importância das frutas para a saúde das crianças

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  •   Realizar jogos que envolvam nomes de frutas;
  •   Reconhecer a importância das frutas para a saúde das crianças;
  •    Montar uma salada de frutas;
  •   Trabalhar com legendas e gráficos;
  •   Pesquisar sobre as vitaminas contidas nas frutas;
  •   Identificar e reconhecer algumas frutas características da cidade ou do estado ao qual pertence; 
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – Quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado, com os alunos, o tema alimentação.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

 

Rodinha

 

Professor, reúna a turma em roda e comece um debate a respeito da alimentação das crianças. Pergunte:

  •          O que costumam comer?
  •          Quantas refeições fazem durante o dia?
  •          Vocês acreditam ter uma alimentação saudável?
  •          Na alimentação que fazem tem espaço para as frutas?
  •          Quais são as frutas preferidas de cada criança? Faça um gráfico na lousa demonstrando o levantamento das frutas preferidas da turma. Você poderá usar o caderno quadriculado.

 

 Em seguida, trabalhe com a poesia abaixo, usando a internet. Diga-lhes que usem seus laptops para acessarem a internet, seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).

Escreva no quadro o endereço do sítio:

http://aprendendo-brincando.blogspot.com/2009/12/baile-das-frutas-jaime-rezende-marquito.html

 e auxilie os alunos a digitarem corretamente para o acessarem.

Organize como será realizada a leitura. Poderá ser coletiva, individual, alternada menina depois meninos, ou alternada coletiva meninas e depois meninos, dentre outras possibilidades.

 Em seguida, trabalhe a poesia:  

Baile das frutas 

 

Houve um dia na roça,

Um baile espetacular,

Organizado pelas frutas,

Dentro de um belo pomar.

 

O caju dançava com a pitanga,

 A jaca com o mamão,

O caqui com a manga

E a carambola com o limão.  

 

 O baile seguia alegre,

 Cada vez mais animado,

Com a chegada de mais frutas

E os seus belos bailados.   

 

O jambo dançava com a uva,

 O abacate com a goiaba,

 O abacaxi com a banana

E o melão com a jabuticaba.   

 

E nesse bailão animado,

Triste estava a laranja,

Ao ver o seu amado

 Dançando com a jabuticaba.  

 

 O baile ia noite adentro,

Atravessando a madrugada,

Quando ouviu-se uma voz:

"Vamos todos dançar e aproveitar,

senão quem sabe amanhã,

 alguém pode nos chupar!   

 

"E assim continuou o baile,

Até o sol raiar!...   

 

Autor: Jaime Resende marquito

Disponível no sítio: http://aprendendo-brincando.blogspot.com/2009/12/baile-das-frutas-jaime-rezende-marquito.html

 

Após a leitura e interpretação da poesia, solicite que os alunos a ilustrem  e verifiquem se há alguma fruta citada no texto que não conhecem, peça para anotarem o nome no caderno, pois na segunda atividade terão oportunidade de conhecê-la.

Professor, você poderá trabalhar também a estrutura textual de uma poesia. Sugerimos que registre na lousa e converse com os alunos sobre as seguintes perguntas:

 

1-      Qual o título do poema?

2-      Quantas estrofes tem o poema?

3-      Quantos versos? Numere-os.

4-      Copie o verso que tem o nome da sua fruta preferida.

5-      Quantos versos tem a estrofe maior?

 6-      E a menor?

 

2ª Atividade:

 

Professor, inicie a atividade falando sobre a importância das frutas na alimentação das crianças. Informe que as frutas são alimentos que fazem muito bem a nossa saúde e devem sempre estar presentes na nossa alimentação, pois ingeridas diariamente fornecem principalmente vitaminas e nutrientes. Toda fruta tem uma fonte de vitamina e além da energia e vitamina,  também nos fornecem bens medicinais. Algumas frutas para um determinado caso, acabam sendo melhor que um remédio.

 

 

Solicite que os alunos usem seus laptops e acessem os sítios abaixo:

 http://www.frutasnobrasil.com/

 http://www.ibraf.org.br/frutassaude/saude.asp

 

Para tanto, devem seguir o roteiro:

 

Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).

 

Lembre-se de auxiliar os alunos na digitação, pois não pode haver equívocos para acessar determinas páginas da web.

Esses sítios trazem informações sobre as características e origens de várias frutas.

Nessa perspectiva, divida a turma em duplas e peça para utilizarem o caderno para registrarem as informações pesquisadas. Se preferir, os alunos podem realizar o registro da pesquisa utilizando KWord (Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > suíte de escritório > processador de textos) ou (Área de trabalho > processador de textos).

Solicite uma pesquisa sobre: as vitaminas das frutas que os alunos têm curiosidade em saber e a origem dessas frutas. Em seguida, proponha a apresentação individual de cada fruta pesquisada. Quando todos apresentarem, imprima e fixe todas as informações no mural da sala de aula ou forneça reprografias para cada aluno e cole-as no caderno. Solicite que os alunos tragam frutas para fazerem uma salada de frutas.  

 

3ª Atividade:

 

Professor, com as frutas que os alunos trouxeram, proponha montar com a turma uma salada de frutas. Para tanto, providencie uma receita e peça para os alunos registrá-la no caderno.

 Problematize:

  •         O que é uma receita culinária?
  •         Para que serve?
  •         É mais fácil preparar alimento com ou sem receita?  

Depois de concluírem que se trata de um texto de instruções, sugerimos que trabalhe a receita abaixo:

 

Receita: Salada de frutas

 Ingredientes:  

 

  •  Bananas
  •  Maçãs
  •  Mamão médio
  •  Laranjas
  •  Melão
  • Outras frutas a gosto  

 

 Modo de preparo:

 

1-      Lave as mãos e prepare um ambiente limpo;

2-      Descasque e corte em pequenos pedaços todas as frutas;

3-      Coloque em uma vasilha e mecha bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar;

4-      Agora, é só saborear.

  Depois do registro no caderno, siga as orientações da receita e monte com a turma a salada de frutas.  

 

 4ª Atividade:

 

 Vamos Jogar ???

 

Professor, organize a turma em duplas e proponha nesse momento, a construção do jogo, denominado “Cartões Frutíferos” com uso do laptop Classmate. Nesse jogo, as frutas representam números e cada cartão com uma fruta tem um determinado valor, assim, você pode resolver problemas com elas.

 

Como fazer:

 

1-     Solicite que os alunos acessem o KWord (Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > suíte de escritório > processador de textos) ou (Área de trabalho > processador de textos > tabela), e montem uma tabela com 4 colunas e 4 linhas, como o desenho abaixo.

 

Fonte: Acervo da autora

 

 

2-      Digite em alguns cartões operações incompletas como nos exemplos abaixo:

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

 

3-   Em outros cartões, procure imagens de frutas e cole ou procure as imagens na internet - Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).

Solicite que os alunos acessem o seguinte sítio: www.google.com.br

Em seguida,solicie aos alunos que digitem o nome da fruta a ser encontrada, depois cliquem em imagem que fica no canto superior esquerdo e depois em pesquisar. Ao encontrarem a fruta cliquem com o botão direito nela e depois em copiar, em seguida colem dentro de um quadradinho em branco da tabela, clicando com o botão direito dentro do quadradinho e depois em colar. Aparecerão alguns quadradinhos em volta da imagem, isso significa que poderão ajustar o tamanho desejado.

Logo após, imprima e recorte os cartões.

4 – Quando os cartões estiverem recortados, faça uma legenda mostrando quanto vale cada fruta. Veja:

 

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

 

Para tanto, faça outra tabela com 2 colunas e 2 linhas no KWord (Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > suíte de escritório > processador de textos) ou (Área de trabalho > processador de textos > tabela).

Procure as imagens da mesma forma anterior e estipule um valor para cada fruta.

 

Como jogar:

1 - Separe os cartões com as operações e coloque-os com os numerais para baixo.

2 - Divida os cartões com desenhos, entre os jogadores.

3 - Vire um cartão de operações. Cada jogador tem sua vez de mostrar a fruta que completa a operação.

4 – Providencie uma folha para cada aluno anotar o processo da operação.

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

OBSERVAÇÃO:

Professor, como cada aluno tem seus próprios cartões, ele poderá jogar sozinho.

Se for realizar o jogo em duplas, proponha que na primeira rodada joguem com os cartões construídos por um aluno e quando acabar essa rodada, joguem com os cartões construídos pelo outro aluno.

Professor, de acordo com a série trabalhada, você poderá criar novos problemas e novos cartões de frutas. Assim, o jogo ficará mais longo, interessante e com um nível de dificuldade maior.

Recursos Complementares
Avaliação

Durante os momentos propostos, avalie perguntando, observando, registrando: se os alunos reconheceram as frutas como alimento importante para uma alimentação saudável, bem como as vitaminas presentes nelas; o entendimento sobre a estrutura textual de um poema e de um texto instrucional. Verifique as facilidades e as dificuldades apresentadas quanto ao uso do laptop, retomando sempre quando for necessário.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.