25/05/2011
A importância das frutas para a saúde das crianças
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado, com os alunos, o tema alimentação.
Professor, reúna a turma em roda e comece um debate a respeito da alimentação das crianças. Pergunte:
Em seguida, trabalhe com a poesia abaixo, usando a internet. Diga-lhes que usem seus laptops para acessarem a internet, seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).
Escreva no quadro o endereço do sítio:
http://aprendendo-brincando.blogspot.com/2009/12/baile-das-frutas-jaime-rezende-marquito.html
e auxilie os alunos a digitarem corretamente para o acessarem.
Organize como será realizada a leitura. Poderá ser coletiva, individual, alternada menina depois meninos, ou alternada coletiva meninas e depois meninos, dentre outras possibilidades.
Em seguida, trabalhe a poesia:
Baile das frutas
Houve um dia na roça,
Um baile espetacular,
Organizado pelas frutas,
Dentro de um belo pomar.
O caju dançava com a pitanga,
A jaca com o mamão,
O caqui com a manga
E a carambola com o limão.
O baile seguia alegre,
Cada vez mais animado,
Com a chegada de mais frutas
E os seus belos bailados.
O jambo dançava com a uva,
O abacate com a goiaba,
O abacaxi com a banana
E o melão com a jabuticaba.
E nesse bailão animado,
Triste estava a laranja,
Ao ver o seu amado
Dançando com a jabuticaba.
O baile ia noite adentro,
Atravessando a madrugada,
Quando ouviu-se uma voz:
"Vamos todos dançar e aproveitar,
senão quem sabe amanhã,
alguém pode nos chupar!
"E assim continuou o baile,
Até o sol raiar!...
Autor: Jaime Resende marquito
Disponível no sítio: http://aprendendo-brincando.blogspot.com/2009/12/baile-das-frutas-jaime-rezende-marquito.html
Após a leitura e interpretação da poesia, solicite que os alunos a ilustrem e verifiquem se há alguma fruta citada no texto que não conhecem, peça para anotarem o nome no caderno, pois na segunda atividade terão oportunidade de conhecê-la.
Professor, você poderá trabalhar também a estrutura textual de uma poesia. Sugerimos que registre na lousa e converse com os alunos sobre as seguintes perguntas:
1- Qual o título do poema?
2- Quantas estrofes tem o poema?
3- Quantos versos? Numere-os.
4- Copie o verso que tem o nome da sua fruta preferida.
5- Quantos versos tem a estrofe maior?
6- E a menor?
Professor, inicie a atividade falando sobre a importância das frutas na alimentação das crianças. Informe que as frutas são alimentos que fazem muito bem a nossa saúde e devem sempre estar presentes na nossa alimentação, pois ingeridas diariamente fornecem principalmente vitaminas e nutrientes. Toda fruta tem uma fonte de vitamina e além da energia e vitamina, também nos fornecem bens medicinais. Algumas frutas para um determinado caso, acabam sendo melhor que um remédio.
Solicite que os alunos usem seus laptops e acessem os sítios abaixo:
http://www.frutasnobrasil.com/
http://www.ibraf.org.br/frutassaude/saude.asp
Para tanto, devem seguir o roteiro:
Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).
Lembre-se de auxiliar os alunos na digitação, pois não pode haver equívocos para acessar determinas páginas da web.
Esses sítios trazem informações sobre as características e origens de várias frutas.
Nessa perspectiva, divida a turma em duplas e peça para utilizarem o caderno para registrarem as informações pesquisadas. Se preferir, os alunos podem realizar o registro da pesquisa utilizando KWord (Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > suíte de escritório > processador de textos) ou (Área de trabalho > processador de textos).
Solicite uma pesquisa sobre: as vitaminas das frutas que os alunos têm curiosidade em saber e a origem dessas frutas. Em seguida, proponha a apresentação individual de cada fruta pesquisada. Quando todos apresentarem, imprima e fixe todas as informações no mural da sala de aula ou forneça reprografias para cada aluno e cole-as no caderno. Solicite que os alunos tragam frutas para fazerem uma salada de frutas.
Professor, com as frutas que os alunos trouxeram, proponha montar com a turma uma salada de frutas. Para tanto, providencie uma receita e peça para os alunos registrá-la no caderno.
Problematize:
Depois de concluírem que se trata de um texto de instruções, sugerimos que trabalhe a receita abaixo:
1- Lave as mãos e prepare um ambiente limpo;
2- Descasque e corte em pequenos pedaços todas as frutas;
3- Coloque em uma vasilha e mecha bem. Se preferir acrescente um pouco de mel ou açúcar;
4- Agora, é só saborear.
Depois do registro no caderno, siga as orientações da receita e monte com a turma a salada de frutas.
Professor, organize a turma em duplas e proponha nesse momento, a construção do jogo, denominado “Cartões Frutíferos” com uso do laptop Classmate. Nesse jogo, as frutas representam números e cada cartão com uma fruta tem um determinado valor, assim, você pode resolver problemas com elas.
Como fazer:
1- Solicite que os alunos acessem o KWord (Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > suíte de escritório > processador de textos) ou (Área de trabalho > processador de textos > tabela), e montem uma tabela com 4 colunas e 4 linhas, como o desenho abaixo.
Fonte: Acervo da autora
2- Digite em alguns cartões operações incompletas como nos exemplos abaixo:
Fonte: Acervo da autora
3- Em outros cartões, procure imagens de frutas e cole ou procure as imagens na internet - Mozilla Firefox ( Metasys > favoritos > navegador de internet) ou (Área de trabalho > navegador de internet).
Solicite que os alunos acessem o seguinte sítio: www.google.com.br
Em seguida,solicie aos alunos que digitem o nome da fruta a ser encontrada, depois cliquem em imagem que fica no canto superior esquerdo e depois em pesquisar. Ao encontrarem a fruta cliquem com o botão direito nela e depois em copiar, em seguida colem dentro de um quadradinho em branco da tabela, clicando com o botão direito dentro do quadradinho e depois em colar. Aparecerão alguns quadradinhos em volta da imagem, isso significa que poderão ajustar o tamanho desejado.
Logo após, imprima e recorte os cartões.
4 – Quando os cartões estiverem recortados, faça uma legenda mostrando quanto vale cada fruta. Veja:
Fonte: Acervo da autora
Para tanto, faça outra tabela com 2 colunas e 2 linhas no KWord (Metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > suíte de escritório > processador de textos) ou (Área de trabalho > processador de textos > tabela).
Procure as imagens da mesma forma anterior e estipule um valor para cada fruta.
Como jogar:
1 - Separe os cartões com as operações e coloque-os com os numerais para baixo.
2 - Divida os cartões com desenhos, entre os jogadores.
3 - Vire um cartão de operações. Cada jogador tem sua vez de mostrar a fruta que completa a operação.
4 – Providencie uma folha para cada aluno anotar o processo da operação.
Fonte: Acervo da autora
OBSERVAÇÃO:
Professor, como cada aluno tem seus próprios cartões, ele poderá jogar sozinho.
Se for realizar o jogo em duplas, proponha que na primeira rodada joguem com os cartões construídos por um aluno e quando acabar essa rodada, joguem com os cartões construídos pelo outro aluno.
Professor, de acordo com a série trabalhada, você poderá criar novos problemas e novos cartões de frutas. Assim, o jogo ficará mais longo, interessante e com um nível de dificuldade maior.
Durante os momentos propostos, avalie perguntando, observando, registrando: se os alunos reconheceram as frutas como alimento importante para uma alimentação saudável, bem como as vitaminas presentes nelas; o entendimento sobre a estrutura textual de um poema e de um texto instrucional. Verifique as facilidades e as dificuldades apresentadas quanto ao uso do laptop, retomando sempre quando for necessário.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/08/2014
Quatro estrelasIdeias muito boas e criativas, parabéns!
28/08/2012
Três estrelasgostei muito educativo
31/05/2011
Cinco estrelasadorei as suas atividades!!!me ajuda muito em sala