Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação para o trânsito: parceria que dá certo - UCA

 

20/06/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Resgatar conhecimentos prévios sobre o trânsito.
  • Ampliar conhecimentos sobre os sinais de trânsito.
  • Identificar os sinais de trânsito mais usados na sua cidade.
  • Conhecer o trabalho realizado pelo órgão público que cuida do trânsito em sua cidade.
  • Demonstrar que construir conhecimentos sobre o tema, circulando adequadamente, de bicicleta e ou a pé, na cidade em miniatura artificialmente montada com a finalidade de educar para o trânsito.
  • Desenvolver atitudes responsáveis em relação ao trânsito.
  • Montar uma maquete que represente vias públicas devidamente sinalizadas.
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre os sinais trânsito e sobre a utilização de recursos do Classmate como: o uso dos programas KolourPaint, KWord, do sistema operacional Linux, bem como saibam utilizar a WxCam.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

 Professor, utilize o espaço da “rodinha” ou  roda de conversa para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo. Afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, pergunte se eles sabem o que é trânsito, depois esclareça o significado de trânsito : "O trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos e de animais. E, que pode ser tanto em ruas quanto em  estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja, é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar.  No trânsito, todos têm direitos e deveres. Por isso, é necessário, que haja respeito e compreensão entre todos que participam do trânsito". Questione se eles conhecem alguma música que fala sobre  trânsito.

Professor, verifique se todos os alunos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e acessar o sítio:

http://pragentemiuda.blogspot.com/2008/09/pardias-sobre-o-trnsito.html

Cante com os alunos as paródias abaixo:

Dirigir um Automóvel
Música: Serenô


Dirigir é sério, é sério,
É preciso atenção.
Dirigir um automóvel,
Não é brincadeira não. (bis)

Se está perdido, ai, ai, ai,
Com seu carro, ai, ai, ai,
Circulando, sem ter direção,
Veja a placa, ai, ai, ai,
Olhe a seta, ai, ai, ai.
Elas vão lhe dar orientação.

Se andar, ai, ai, ai,
Contramão, ai, ai, ai,
Em outro carro pode se chocar.
Bater forte, ai, ai, ai,
Machucar, ai, ai, ai.
Com seu carro pode até matar.

Motorista
Música: Meu Lanchinho

Motorista, motorista!
olha apista, olha a pista!
Não é de salsicha,
Não é de salsicha!
Não é não, não é não!

Motorista, motorista!
olha o poste, olha o poste!
Não é de borracha,
não é de borracha,
vai bater... já bateu!

 

Após cantar as músicas, converse com os alunos sobre os conteúdos das suas letras.

Você poderá discutir junto com a turma  o que a música quer dizer quando aborda: “Dirigir é sério”.

Espera se que os alunos compreendam a importância de se dirigir com atenção, respeitando os sinais de trânsito dentre outros, pois apesar de estar em um automóvel o trânsito também é constituído por pedestres.

Professor, proponha um passeio em volta da escola para observar o trânsito e as sinalizações na porta da escola. Instrua os alunos que durante o trajeto deverão ficar atentos à sinalização das ruas.

Logo após, apresente os seguintes questionamentos:

a) Como é o trânsito na porta da nossa escola?

b) Quais os sinais de trânsito que vocês viram no passeio? Quais vocês conhecem?

c)  Vocês respeitam as sinalizações na porta da escola e na rua?

d) O que você acharam do passeio?

e) Vocês aprenderam alguma coisa que não sabiam?

f) Quais  cuidados devemos ter ao atravessar uma rua?

guarda

Fonte: http://blogs.maiscomunidade.com/blogdocallado/tag/transito/

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONHECENDO MAIS SOBRE OS SINAIS DE TRÂNSITO

Professor, acesse o sítio: www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm.  

 

Nele você encontrará uma história que fala sobre o trânsito,  conte-a para os alunos. O título da história é: “Educação no trânsito não tem idade”.

Professor, converse sobre a história levantando os questionamentos:

1) O que aconteceu com o Cascão ao tentar atravessar a rua?

2) O Cascão e o Cebolinha utilizaram a faixa de pedestre? E você utiliza a faixa de pedestre para atravessar a rua?

 3) Quais os cuidados que devemos ter no trânsito como pedestre?

 4) Você utiliza o cinto de segurança?

 5) Você sabe para que serve o semáforo?

Professor, informe aos alunos que : os sinais mais comuns no trânsito são os semáforos, as placas, as pinturas no chão das ruas, os gestos, os sons de apito e de sirenes, os sinais luminosos, as cores e assim por diante. Vamos conhecer alguns deles?

Alguns dos sinais de trânsitos e seus significados aos alunos.

sinais placas menino

      imagem 1                                                   imagem 2                                                        imagem 3

Imagem 1 -  Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/transito-sinalizacao.html
Imagem 2 e 3 - Fonte: WWW.google.com.br

 

Para reforçar a aprendizagem proponha a seguinte atividade: Marque com um X quais das placas abaixo você já conhece.

tarefa  

Fonte: http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com/2009_01_01_archive.html

Professor, organize uma entrevista com um guarda de trânsito. Combine, com os alunos a condução da entrevista e as normas de conduta e possíveis questões que poderão ser feitas durante a entrevista.

Atividade de casa

Professor, proponha para a turma a confecção de um mural onde os alunos desenharão no kpaint,  oriente-os a clicarem com o mouse em: Metasys- aplicativos-aplicações gráficas – ferramenta de pintura no programa Kpaint. Explique para a turma que terão como objetivo fazer desenhos  de alguns objetos, placas de trânsito, que representem o caminho da sua casa até a escola  Se possível, imprima os desenhos para os alunos  confeccionarem o  mural.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO QUE SE APRENDE

Professor, realize alguns jogos com os alunos sobre o trânsito. Auxilie-os a acessarem a internet seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e entrarem nos sítios:

·Jogo da memória
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-transito.html

jogo transito  

Fonte: www.smartkids.com.br/passatempos/transito-memoria.html

Professor, solicite que em duplas os alunos descubram os 7 erros da imagem abaixo. Siga as instruções da página.

 7 erros

Fonte: http://www.educacaotransito.pr.gov.br/anima.html

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, procure saber se na sua cidade tem  “Cidade cenográfica de trânsito – Transitolândia" ou algum local onde se possa trabalhadar com os alunos os sinais de trânsito, a fim de conhecerem atitudes educativas sobre o trânsito.  Veja abaixo imagens de uma atividade realizada com alunos do 1ºano do Ensino Fundamental, da Escola de Educação Básica da UFU.

foto3 foto4 foto6

                                                                                                                      Fonte: acervo da autora

 

Se for possível realizar o passeio, converse com seus alunos sobre a atividade realizada. Pergunte o que acharam e o que aprenderam sobre o trânsito.

Conversando sobre o passeio peça aos alunos que criem um texto coletivo sobre os diferentes sinais de trânsito e depois, o ilustrem com desenhos utilizando o kolourPaint seguindo as orientações:

Metasys- aplicativos-aplicações gráficas – ferramenta de pintura no programa Kpaint. Explique para a turma que terão como objetivo fazer desenhos que representem o texto coletivo do passeio.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

CONSTRUINDO UMA MAQUETE

Professor, estimule os alunos a pensarem sobre o passeio realizado nos arredores da escola para a observação do trânsito. Faça questionamentos tentando rememorá-los. Você poderá apresentar as questões: o que fizemos? O que vimos?O que aprendemos com a passeio? Ao final do diálogo, oriente os alunos na construção de uma maquete. É importante que saibam o que é maquete e qual é a sua utilidade. Você poderá acessar a internet seguindo os passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de internet) e entrar no  sítio indicado abaixo para obter informações sobre como construir e qual utilidade de uma maquete.

 Informações sobre a maquete:

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/como-fazer-maquetes.html

maquete

Fonte:http://escolaeulalia.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

 

Depois, oriente os alunos na construção de uma maquete que represente o trânsito nas vias públicas sinalizadas.

Sugestão de materiais utilizados:

Papelão;

Tábuas de madeira;

Caixas de sapato;

Sucatas;

Tintas e pincéis;

Carrinhos;

Bonecos;

Palitos de picolé;

Papel colorido;

Cola.

 

Professor, leve os alunos para observarem o trânsito na porta da escola. Destaque com eles alguns pontos positivos e negativos.

 

 escola escola2

Foto do trânsito na porta da Escola de Educação Básica da UFU 

Fonte: acervo da autora 

 

Professor, para finalizar a aula, crie com os alunos um texto contendo 10 sugestões para melhorar o trânsito na porta da escola. Incentive-os a falar suas sugestões, veja abaixo o texto que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU fizeram sobre o trânsito na frente da escola:

SUGESTÕES PARA MELHORAR O TRÂNSITO NA PORTA DA NOSSA ESCOLA

1) Obedecer a sinalização na rua da escola;

2) Não parar em filas duplas, um ao lado do outro;

3) Alunos, professores e funcionários atravessar na faixa de pedestre;

4) Solicitar a presença de um guarda de trânsito;

5) Adotar a ideia como a carona solidária, um amigo leva o outro;

6) Não estacionar em local designado para embarque e desembarque de alunos;

7) Alunos esperar dentro da escola e não na calçada e na rua;

8)  Motoristas respeitar os lugares de estacionar;

9)  Conservar as sinalizações de trânsito;

10) Ao atravessar olhar para os lados da esquerda e da direita.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula verificando se os alunos conseguiram: identificar os sinais de trânsito na cidade; desenvolver atitudes responsáveis sobre o trânsito; realizar entrevistas e passeios; registrar através da escrita conhecimentos sobre o trânsito; montar uma construção da maquete; utilizar os jogos e as as pesquisas usando o laptop. É também importante observar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.