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A múmia

 

29/10/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar a desidratação como um método de preservação de alimentos.
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.

Professor, o intuito desta aula é mostrar aos alunos de uma forma divertida que a desidratação é uma forma de preservação de alimentos. Para tanto, a sugestão é realizar com os alunos um experimento no qual os alunos irão criar uma múmia a partir de um ovo, usando sal de cozinha para desidratá-lo. Todo o material necessário e o procedimento para concretização da atividade estão listados aqui (http://www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Mumia.htm).

Dica! Note que o tempo destinado para esta aula servirá na verdade para analisar o resultado do experimento. A mumificação do ovo deve ser feita anteriormente a esta aula. O processo todo vai levar aproximadamente 2 semanas para acontecer. No entanto, os procedimentos a serem realizados em cada etapa da mumificação só requerem alguns minutos e podem ser feitos ao final de aulas anteriores. Uma boa idéia é pedir os alunos para realizarem o experimento também em casa, em paralelo ao que será desenvolvido em sala de aula. Para a mumificação do ovo lembre seus alunos de um aspecto importante: dois ovos devem ser preparados, um será mumificado e o outro não.

Oriente os alunos a fazerem por escrito um registro diário do que acontece com cada ovo. Peça aos alunos que respondam algumas perguntas a respeito do que foi observado. Algumas sugestões de perguntas são as seguintes:


1- O que aconteceu com cada ovo?
2- Por que o ovo mumificado diminuiu de tamanho?
3- Por que o ovo mumificado não estragou?

Finalizado o experimento começa esta nossa aula. Questione os alunos a respeito do seguinte: por que os alimentos estragam? O que os alunos acham? Eles já ouviram falar em microrganismos? Peça exemplos. Aproveite essa discussão para introduzir aos alunos o conceito de que os alimentos estragam principalmente em função da ação de fungos e bactérias.

Dica! É importante deixar claro para os alunos que a ação dos fungos e das bactérias na degradação da matéria orgânica faz parte do seu papel ecológico de reciclagem de matéria na natureza. É comum que os alunos relacionem a ação de microrganismos como algo maléfico (doenças, perda de alimen tos, etc.). Uma boa forma de desmistificar este conceito é usar como exemplo o destino que pode ser dado ao lixo orgânico doméstico, sendo reaprove itado como adubo.

Tento discutido o papel dos microrganismos na degradação da matéria orgânica, vamos relacionar esta atividade com o que aconteceu ao longo das duas semanas com os ovos. Quais foram as hipóteses criadas pelos alunos? Use o que os alunos elaboraram como gancho para a explicação de alguns conceitos: 1) o papel do sal na desidratação do ovo, 2) a necessidade da água para o crescimento dos microrganismos e 3) a desidratação como forma de preservação de alguns alimentos.

Dica! Uma boa forma de trabalhar estes conceitos é permitir que os alunos elaborem novas hipóteses para explicar o fenômeno observado (a mumificação do ovo) já sabendo do papel dos microrganismos no processo. Você deve conduzir esta atividade de modo a intervir sempre que achar necessário para melhor explicar um conceito, tentando sempre relacionar as explicações ao que foi dito pelos alunos. Não se esqueça de trabalhar com os alunos exemplos comuns de alimentos que podem ser preservados pela desidratação tais como carnes, peixes e frutas.

Atividade para casa – Oriente os alunos a elaborarem em casa outras formas para preservação de alimentos e que tragam por escrito na próxima aula o que pensaram a respeito. Peça-lhe que expliquem como os métodos de preservação irão impedir o desenvolvimento de microrganismos. Como dica você pode pedir-lhes que explorem as cozinhas de suas casas.

Atividade complementar - O que o processo de preservação de alimentos por desidratação tem a ver com a mumificação? Tudo a ver. No Egito antigo um tipo especial de sal chamado Natron (um mistura de carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio, sulfato de sódio e cloreto de sódio) era utilizado para a mumificação dos mortos. Os alunos podem explorar mais sobre como era o processo de mumificação acessando o seguinte endereço:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_123902.shtml

Dica! Converse com o professor de Historia de sua escola. Ele também pode utilizar esta nossa at ividade prática de mum ificação de um ovo como gancho para abordar os costumes do antigo Egito com os alunos.

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pelo registro diário do experimento e pelas discussões em sala. As hipóteses elaboradas inicialmente pelos alunos são condizentes ao que acontece com os ovos? Quando as hipóteses foram reformuladas os alunos relacionaram a necessidade de água para o crescimento de microrganismos? 2. Pela atividade para casa. Quais outras formas de preservação dos alimentos os alunos conseguiram elaborar? Foi feito menção à diminuição da temperatura (uso da geladeira), ou cozimento? Você pode utilizar esta atividade para casa como gancho para discussão de outras formas de preservação de alimentos em aulas futuras.
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