16/05/2011
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
- Conhecer as políticas diplomáticas dos Estados Unidos da América (EUA) entre o século XIX e meados do XX.
- Compreender as mudanças nas políticas de aproximação entre os EUA e outros países da América em decorrência da Segunda Guerra Mundial.
- Discutir e compreender a construção de imagem e identidade do Brasil e da América Latina perante os EUA.
- Revolução norte-americana.
- Processo de independência na América Latina.
- Imperialismo no século XIX.
- A Santa Aliança e o projeto de recolonização da África, Ásia e América.
Aula 1
O professor deverá começar a aula fazendo uma revisão ligeira com os alunos sobre a questão do imperialismo durante o século XIX:
- a estruturação de alianças após a derrota das forças napoleônicas;
- as independências desencadeadas na América Latina;
- as propostas de divisão das colônias africanas e asiáticasentre os países europeus e os conflitos por elas gerados.
Atividade 1
Os alunos, separados em grupos de cinco ou seis membros, deverão pesquisar na Internet imagens sobre os temas discutidos na revisão.
Cada grupo deverá, após realizar a pesquisa, selecionar uma imagem sobre qualquer um dos temas acima para apresentar, dando preferência (contando com a ajuda do professor para confirmar a informação) a charges e cartuns do período, para assim discutir a utilização de diferentes símbolos e seus significados (qual representa cada país), além dos personagens presentes e a sua contextualização.
Endereços para pesquisa:
-http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/cont1.html (seção Imperialismo e Neocolonialismo);
Os alunos, ainda em grupos, deverão agora ser orientados a pensar e discutir o sentimento das ex-colônias da América em relação aos planos europeus de recolonização.
- Havia alguma maneira de os países recém-independentes se defenderem destes planos?
- Havia alguma grande potência na América que fosse capaz de defender o continente?
Atividade 2
O professor deverá pedir aos grupos que procurem por imagens da “Doutrina Monroe” e “Política do Big Stick” e que tentem apresentá-las em um seminário, contando com a participação dos demais colegas,buscando encontrar um sentido nos símbolos ali presentes e o que poderiam representar em um sentido político. Deve-se discutir o papel que os EUA assumem nas imagens, assim como a América Latina.
Links para a pesquisa:
Caso as imagens encontradas pelos alunos não sejam as mais adequadas, o professor poderá trabalhar com as imagens mostradas abaixo para explicar a política diplomática dos Estados Unidos para o Continente Americano.
É interessante apresentar aos alunos a imagem do presidente norte-americano Theodore Roosevelt, criador da “Política do Big Stick” e da frase “Fale comsuavidade e tenha à mão um grande porrete”, figura recorrente nas charges.
Theodore Roosevelt, presidente dos EUA (1901-1909). Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/theodoreroosevelt.jpg?t=1302615442
O “Big Stick” de Roosevelt agindo contra os latinos e europeus. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/3068821.jpg?t=1302615444
O Tio Sam e o grande porrete defendendo a América. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/S2149.jpg?t=1302615454
Tio Sam protegendo os americanos contra os europeus. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/KeepoffTheMonroeDoctrinemustberespected.jpg?t=1302615450
Ted Roosevelt e a política do grande porrete. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/4895823605_5162d7735c.jpg?t=1302615447
O Tio Sam intervém na Venezuela. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/tumblr_lijmx5ETMI1qfr8zko1_500.jpg?t=1302615447
Ted Roosevelt e o grande porrete defendendo o Caribe. Disponível em: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/743px-Tr-bigstick-cartoon.jpg?t=1302616395
Aula 2
Trabalhada na última aula a “Doutrina Monroe” e a “Política do Big Stick”, agora caberá ao professor apresentar aos alunos a “Política da Boa Vizinhança”. É importante o professor contextualizar a nova política diplomática dos Estados Unidos para os demais países da América Latina com os eventos relacionados à Segunda Guerra Mundial e à aproximação de presidentes latinos ao Eixo.
O professor poderá apresentar a nova diplomacia para as Américas por meio do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4XP-l4_SQOk .
Atividade 3
Os mesmos grupos da última aula deverão assistir aos vídeos relacionados abaixo e produzirem um curto texto sobre o tipo de imagem do Brasil que era criada e transmitida durante a Política da Boa Vizinhança.
- Ela condizia com a realidade?
- Quais os exageros ou erros?
- Como era o Brasil na década de 1940?
- Quais símbolos poderiam ser utilizados para melhor divulgar o País?
Relação dos vídeos a serem exibidos:
- Vídeo 1 – Belo Horizonte em 1949. Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=HmUYpG0zwUE&feature=channel_video_tite
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=5SIUgk9MDw&feature=relmfu ;
- Vídeo 2 – Aquarela do Brasil (primeira aparição de Zé Carioca, 1941): http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU ;
- Vídeo 3 – Carmem Miranda, Tico-tico no fubá: http://www.youtube.com/watch?v=DFwNXoEzRgY ;
- Vídeo 4 – São Paulo em 1943 (em inglês, poderá ser utilizado para discutir as imagens apresentadas): http://www.youtube.com/watch?v=InWifglIkQ0 .
Atividade 4
Para a próxima aula, como atividade extraclasse, os grupos deverão preparar uma apresentação em que irão criar ou escolher novas formas e símbolos de divulgar o Brasil no exterior, de maneira que represente mais fidedignamente uma identidade brasileirae a atual situação do País nos pontos sociais e econômicos. Poderão ser utilizados vídeos, músicas, imagens e apresentações em powerpoint.
Aula 3
Destinada à apresentação dos grupos, com tempo máximo de dez minutos para cada um.
Textos de auxílio para o professor:
- “Doutrina Monroe”: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/eua_monroe.htm ;
- “Política do Big Stick”: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2002/10/06/000.htm ;
- “Política da Boa Vizinhança”: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-37/RelacoesInternacionais/BoaVizinhanca ;
- “Zé Carioca”: http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/ze_carioca.cfm .
Desenhos animados produzidos por Walt Disney, pela “Política da Boa Vizinhança”:
- O grão que criou um continente (história do milho, em inglês). Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=pG3V3PEwMB8 . Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=kQLYZWeQ0mQ ;
- A saúde das Américas (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=QOA-YYlePds&feature=related ;
- Boa alimentação (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=sVjxqWpMuSY&feature=related .
Nas atividades 1 e 2, a avaliação se dará pela análise da participação dos alunos durante todas as pesquisas e os debates sobre as imagens. O levantamento de questões e possibilidades de respostas por parte dos alunos deverá ser bem recebido, sem que o professor valorize apenas o “certo” ou “errado”. O professor poderá trabalhar com as hipóteses sugeridas pelos alunos e assim valorizar e incentivar a participação destes.
A avaliação da atividade 3 será realizada por meio do texto produzido pelos grupos, buscando analisar a percepção dos alunos em relação aos símbolos e personagens utilizados para a construção da imagem do Brasil nos EUA, além da visão crítica em relação a estes.
Na quarta e última atividade, deverão ser valorizadas a criatividade dos alunos na realização dos objetivos propostos e a capacidade de suas criações em representar uma imagem do Brasil mais crítica e condizente com a realidade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!