Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis- UCA

 

30/05/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo; observar os diferentes tipos de lixo; realizar campanhas de conscientização; compreender e conhecer o destino do lixo; bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que valorizem a troca de ideias e o diálogo para a construção do conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. A partir da questão “O que é lixo?”, possibilite que os alunos expressem oralmente suas hipóteses. É importante registrar em uma cartolina as hipóteses dos alunos e afixar no painel da sala de aula. Depois, cada aluno poderá utilizar o laptop  para realizar uma pesquisa sobre “O que é lixo?”. Sugerimos o sítio abaixo como fundamental para a leitura dos alunos para isso acesse inicialmente o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox e auxilie os alunos a encontrarem o sítio.

 

Fonte: http://www.compam.com.br/oquelixo.htm

 

Após a leitura construa outro cartaz com a turma contendo as novas informações obtidas através da pesquisa e busque confrontar com as hipóteses anteriores dos alunos.

Professor, procure despertar a atenção dos alunos para a frase contida no texto sugerido acima: “A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta”. Faça a leitura da frase com a turma e promova um diálogo sobre a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante, nesse momento, possibilitar a participação de todos. Diante da discussão, converse com a turma sobre o que podemos fazer para amenizar os impactos causados pelo lixo no meio ambiente. Para isso, utilizando o laptop, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo para que  possam ler e refletir sobre o seu conteúdo.

 

   

Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm

Para dinamizar a troca de informações com as outras turmas da escola, sugerimos a construção de cartazes pelos alunos, contendo o tempo de decomposição de alguns produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas, tais como:

 

Papel: de 3 a 6 meses

Pano: de 6 meses a 1 ano

Chiclete: 5 anos

Plástico: mais de 100 anos

Borracha: tempo indeterminado

Vidro: 1 milhão de anos

Professor, para a confecção dos cartazes providencie: cola, cartolina, imagens sobre a temática, tesoura, canetinhas e outros materiais que achar importante.

Após fixarem os cartazes com as informações obtidas pela turma, proponha aos alunos, que assistam utilizando o laptop, ao vídeo “Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo”, sugerido abaixo. Para isso, acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox e depois o sítio a seguir:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A

Em sala de aula é importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo jogado nos bueiros e nas ruas. Para essa conscientização assista ao vídeo sugerido abaixo, com o auxílio do laptop com acesso à internet a partir do sítio indicado a seguir:

Fonte: http://il.youtube.com/watch?v=jGf5IWT4Vl4&feature=related  

Os alunos poderão observar que a partir de atitudes simples de não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para evitar tragédias como a que acabaram de observar no vídeo. Explore os acontecimentos de enchentes ocorridos no Brasil como em: "São Paulo", “Santa Catarina”, “Alagoas” e outras regiões do Brasil. Trabalhe com a turma a escrita da palavra “Enchente”. A turma poderá construir, de forma coletiva, um acróstico com a palavra em estudo, tentando atribuir a cada letra uma palavra que se relacione ao significado de enchente. Veja o exemplo a seguir:

ESTRAGO

NATUREZA

CLIMA

HOMEM

ESGOTO

NEGLIGÊNCIA

TERROR

ENTULHO

O trabalho deverá ser exposto no mural da sala de aula. Os alunos poderão construir cartazes de conscientização para serem expostos nos murais da escola, chamando a atenção da comunidade escolar para as enchentes que têm ocorrido no Brasil e para a necessidade e urgência de adotarmos atitudes corretas de destinação do lixo. A turma poderá construir panfletos sobre o assunto e distribuí-los para a comunidade próxima à escola,  realizando uma atividade no espaço extraescolar.

 

Após a realização do trabalho sobre a importância do destino correto do lixo, a partir das possíveis consequências do destino incorreto do mesmo, que tal fazer um passeio pela escola e observar o tipo de lixo mais encontrado pelos alunos? Para isso, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Entregue uma folha em branco para cada um e um lápis de escrever, se os alunos tiverem prancheta é importante utilizá-la nesse momento. Explique para a turma que o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da escola. Depois de concluído o trabalho, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros. É interessante realizar essa atividade, em outro momento, com o uso do laptop, para que os alunos possam fotografar a partir do programa WxCam através do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > Wx Cam, os ambientes em que encontraram lixo. Depois, a turma poderá socializar as imagens com a comunidade escolar, com o intuito de conscientizá-la quanto ao destino correto do lixo. Para isso, as imagens poderão ser impressas e afixadas nos painéis da escola. 

Agora, utilizando o laptop, acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox e a partir do sítio sugerido abaixo, assista ao vídeo:

Ratinho do Castelo Rá-tim-bum - A Lata de Lixo

 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8dDMxT43QRA

 

Após todos assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre os lixos que encontraram pela escola e que estavam no chão. Aproveite para conscientizar a turma sobre a importância de um ambiente limpo para nossa saúde e que o lugar de lixo é na lata de lixo.

Atividade 2

Retome os registros dos alunos sobre os tipos de lixo encontrados por eles na escola e construa coletivamente com a turma um cartaz com os nomes dos lixos encontrados, procurando separá-los em grupos de: papel, vidro, plástico, metal e orgânico. Utilizando o laptop, acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox e auxilie a turma a realizar uma pesquisa sobre o destino do lixo, essa pesquisa poderá ser feita a partir do sítio www.google.com.br. Após as pesquisas os alunos poderão dialogar sobre as informações encontradas.

Solicite que cada aluno acesse, a partir do laptop, o sítio sugerido abaixo e realize a leitura do texto online. A partir da leitura da crônica abaixo, inicie o diálogo com a turma sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.   

  

Fonte: http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron179.htm

É importante que os alunos compreendam a importância do destino correto para o lixo e se atentem para os materiais que podem ser reciclados: vidros, papel, plástico e metal. Para isso, é necessário que os alunos levem esse aprendizado para casa e discutam com seus familiares, construindo um panfleto de conscientização sobre o destino correto do lixo. Ainda no laptop, acesse o sítio sugerido abaixo e organize os alunos em duplas para poderem jogar e observar o colega jogando.

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html

 

Depois de jogarem, os alunos poderão acessar o sítio abaixo e descobrir mais sobre a coleta seletiva do lixo:

Fonte: http://www.criancaecologica.sp.gov.br/

Agora, o desafio da turma é construir recipientes com as cores indicativas de cada material referente à coleta seletiva do lixo. Vocês poderão utilizar caixas de variados tamanhos e papéis coloridos. Cada caixa deverá ser construída na cor referente à sua utilização e ter escrito o tipo de material que nela poderá ser jogado:

Vermelho – Plástico

Azul – Papel

Amarelo – Metal

Verde – Vidro

Marrom – Orgânico

Após a construção, as caixas deverão ser expostas na entrada da escola, com o intuito de conscientizar a população da importância da coleta seletiva do lixo.

Atividade 3

Professor, disponibilize uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Faça a leitura com o grupo.

 

É preciso reciclar

Turma da Mônica

Composição: Marcio Araujo / Robson Bala

Reciclar o lixo é a solução

Pra acabar de vez com a poluição

O que é reciclado logo se transforma

E a gente reutiliza, mas de outra forma

Plástico vira bola, papel vira sacola

É só ter consciência do que se joga fora

Na hora de jogar, separe o lixo direitinho

Assim você terá um mundo muito mais limpinho

Reciclar, reciclar...

É preciso reciclar! Reciclar, reciclar...

A gente tem que reciclar!

E o lixo transformado

não será mais despejado

nos campos, nos rios,

nas ruas e cidades.

Pra nossa felicidade!

Reciclar, reciclar...

É preciso reciclar!

Reciclar, reciclar...

A gente tem que reciclar!

Fonte: http://letras.terra.com.br/turma-da-monica/1000315/

Depois de ler, invente um ritmo com os alunos para a música acima. Se achar interessante, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e cada grupo terá como objetivo inventar um ritmo e uma coreografia para a música. Depois de aproximadamente vinte minutos, os grupos deverão apresentar para a turma a sua invenção. Esse momento poderá ser registrado a partir de filmagem e apresentado aos alunos posteriormente.

Com o auxílio do laptop acesse o Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys -> Aplicativos -> Internet > Mozilla Firefox e assista ao vídeo abaixo com a turma a partir do sítio indicado a seguir:

Castelo Ra-Tim-Bum Ratinho Cantando Reciclagem

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=E4VPBCU101s&feature=related

Para finalizar o trabalho sobre a temática lixo, construa um texto coletivo com a turma, em que personagens criados pelos alunos possam participar da história. Sendo assim, defina inicialmente as características das personagens e como a história irá iniciar, seu clímax e o desfecho. O texto poderá ser digitado por cada aluno, a partir do laptop com a utilização do KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys -> Aplicativos -> KWord, ou outro editor de texto. Após a construção do texto coletivo, a turma poderá fazer uma dramatização a partir do mesmo e apresentar para toda a escola, com o intuito de divulgar os conhecimentos construídos. Caso a escola tenha página na Web, o texto poderá ser digitado e disponibilizado para leitura online.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que o professor perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “lixo”.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.