12/03/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Não são necessários conhecimentos prévios dos alunos, porém o professor deve realizar uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de escrita em que se encontram os alunos e assim fazer as intervenções individuais que permitam que todos efetivamente avancem.
Professor, para o desenvolvimento deste projeto você precisará de:
·Um aquário pequeno com um peixinho.
·Ração para peixe.
Dica1: Nas rodas de leitura diária, escolha histórias literárias ou curiosidades científicas que falem sobre animais ou bichos de estimação.
Atividade 1
Leve o peixinho para a sala de aula e apresente-o à turma. Deixe que os alunos se aproximem do aquário e façam perguntas sobre o animal. Eles ficarão curiosos e motivados com a visita surpresa do animalzinho. Explique que o peixinho será um novo amiguinho que passará duas semanas na sala de aula para estudar junto com eles. Façam uma lista, no quadro (com sugestões dos alunos) de possíveis nomes para o peixinho. Escolham, através de votação, o nome para o animal.
Aproveite a oportunidade para ouvir a opinião da turma sobre o projeto de lei que proíbe que animais de estimação tenham nome de gente.( Projeto de Lei 4197/04 - http://veja.abril.com.br/noticia/arquivo/lei-proibe-nome-gente-animais)
Obs.: No final de cada aula o peixinho poderá ir para a casa de um aluno, que deverá trazê-lo no dia seguinte, ou ficar guardado na própria escola. Quem levar o animalzinho para casa deverá levar a ração para alimentá-lo. Ao término do projeto o professor poderá sortear o peixinho entre os alunos.
Atividade 2
Converse com seus alunos sobre animais de estimação. Pergunte quem tem um em casa, o que comem, como cuidam dele, etc. Agrupe os alunos em dupla e em seguida peça que organizem uma nova lista no caderno com os bichos preferidos da turma. Após a escrita das palavras pelas duplas vá ao quadro para fazer uma lista coletiva com a participação de todos. No final da atividade, faça a leitura coletiva das palavras e então peça que os alunos desenhem seu animalzinho de estimação. Quem não tiver um bichinho de estimação poderá desenhar o animalzinho que gostaria de ter.
Dica2:Professor, as atividades de escrita com lista devem permitir aos alunos a reflexão sobre como se escreve, permitindo assim, um avanço na construção da base alfabética, principalmente das crianças que se encontram nos níveis pré-silábico ou silábico (com e sem valor sonoro). Por isso utilize o alfabeto móvel, massinha de modelar, recorte e colagem ou outro material que permita a reflexão da escrita pela criança.
Atividade 3
Faça agrupamentos produtivos (não esqueça que é preciso agrupar crianças que estejam em níveis de alfabetização próximos. Os conflitos vivenciados na interação pelas duplas possibilitarão os avanços para os estágios seguintes) e realize outras atividades de leitura e escrita sobre o tema animais, como: cruzadinhas, caça-palavras, escrita de textos espontâneos, adivinhações, escrita de palavras e frases utilizando o alfabeto móvel, recorte e colagem de letras de jornais e revistas, etc.
Exemplos de atividades:
Fonte: Acervo pessoal.
Atividade 4 - Produção textual
Assista ao filme, “Procurando Nemo" , junto com os alunos. Após a exibição do vídeo peça que recontem a história oralmente. Faça reflexões acerca da mensagem contida no filme. O professor assumirá o papel de escriba para anotar as idéias dos alunos no quadro, ao mesmo tempo em que promoverá reflexões coletivas sobre a construção das palavras e frases. Façam a leitura coletiva do texto.Todos deverão registrar a atividade no caderno somente ao término da atividade.
Fonte:http://www.baixarfilmesdubladosgratis.com/baixar/download-procurando-nemo-dublado/
Atividade 5
Leve os alunos ao laboratório de informática da escola . Agrupe-os em duplas. Faça um ditado mudo : apresente figuras de animais aos alunos e os mesmos terão que formar os nomes utilizando o editor de texto Writer. Faça a correção coletiva das palavras.
Atividade 6
Ainda no laboratório de informática, os alunos poderão utilizar o editor de texto para escreverem sobre os direitos dos animais ou cuidados que devemos ter com os bichinhos de estimação. Mas atenção: oriente-os primeiro em sala de aula. Construam as frases fazendo reflexões sobre a escrita (procure incentivar os alunos para que todos participem) e, com o material já pronto, leve-os para o laboratório. Ao final dessa atividade peça que ilustrem o trabalho com figuras retiradas da internet ou se preferirem utilizem o aplicativo Tux Paint para desenhar. Montem um livro de curiosidades sobre o que aprenderam. Se puder, imprima o material.
Dica3.: O laboratório de informática não comporta todos os alunos? Mesmo agrupando-os em duplas, a quantidade de máquinas é insuficiente? Um bom planejamento é a solução: converse com a supervisora/coordenadora/diretora da escola e planeje atividades diferentes para os alunos. Divida-os em 2 grupos: enquanto o grupo 1 vai para o laboratório de informática o grupo 2 poderá ir para a aula de educação física ou para a biblioteca da escola fazer leitura de livros que falem sobre o tema ou assistir ao filme que estava programado . Determine um tempo para a realização das atividades e faça a troca no tempo determinado ou em outro dia.
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/04/2014
Quatro estrelasMuito bom!
11/05/2012
Quatro estrelasAchei bem diferente a ideia de trazer um animalzinho para sala de aula porque são adorados por todas as crianças e ainda com a possibilidade de leva-lo para casa. É óbvio que esses momentos de aula devem ter sido uma grande festa acredito que também com grande aproveitamento. O filme a sala de informática, tudo muito bem bolado. Parabéns para a autora artista. Amei.
07/04/2012
Cinco estrelasmuito interessante sua aula, vou experimentar. parabéns
31/03/2012
Quatro estrelasÓtimo
28/03/2012
Cinco estrelasAchei maravilhosa suas sugestões . Continue assim desenvolvendo bons trabalhos!Abraço!
22/03/2012
Cinco estrelasadoreii, estou cursando pedagogia, e essa aula me ajudou muito.. obrigadaaa
21/03/2012
Cinco estrelascurso Pedagogia e achei a aula muito interessante,adorei!!!!
20/03/2012
Cinco estrelasMuito bem elaborado!!!
20/03/2012
Cinco estrelasÉ a minha primeira vez de participar e posso dizer que é uma ideias fantástica, parabéns profª Wirlanda, são propostas sábias que fazem o trabalho da construção da alfabetização ficarem mais interessantes para as nossas crianças, desenvolvendo assim seu senso crítico, sua formação e autonomia de um bom cidadão.
17/03/2012
Cinco estrelasAmei essa aula !!!!!!!!!!!!!!
16/03/2012
Cinco estrelasAdorei, muito bacana sua aula!
15/03/2012
Quatro estrelasamei sua aula,ela é muito criativa
15/03/2012
Cinco estrelashoje foi a primeira vez que entrei no Portal do Professor, posso dizer que adorei. Parabéns!
15/03/2012
Quatro estrelasAdorei sua aula muito criativa...
13/03/2012
Cinco estrelasparabens, adorei