Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um peixinho na sala de aula: trabalhando a construção da base alfabética.

 

12/03/2012

Autor e Coautor(es)
WIRLANDA JORGE BELO DA FONSECA JOSINO
imagem do usuário

SAO LUIS - MA Secretaria Municipal de Educação de SAO LUIS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avançar na aquisição da base alfabética.
  • Estimular a sensibilidade  e criatividade dos alunos.
  • Exercitar a capacidade de relacionar-se com os outros seres, desenvolvendo  noções de respeito e dedicação, tão importantes para a convivência social
Duração das atividades
2 semanas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são  necessários conhecimentos prévios dos alunos, porém o professor deve realizar uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de escrita em que se encontram os alunos e assim fazer as intervenções individuais que permitam que todos efetivamente avancem.

Estratégias e recursos da aula

 

Professor, para o desenvolvimento deste projeto você precisará de:

·Um aquário pequeno com um peixinho.

·Ração para peixe.

 

Dica1: Nas  rodas de leitura diária, escolha histórias literárias ou curiosidades científicas que falem sobre animais ou bichos de estimação.

 

Atividade  1

Leve o peixinho para a sala de aula e apresente-o à turma. Deixe que os alunos se aproximem do aquário e façam perguntas sobre o animal. Eles ficarão curiosos e motivados com a visita surpresa do animalzinho. Explique que o peixinho será um novo amiguinho que passará duas semanas na  sala de aula para estudar  junto com eles. Façam uma lista, no quadro (com sugestões dos alunos) de possíveis nomes para o  peixinho. Escolham, através de votação, o nome para o animal.

Aproveite a oportunidade para ouvir a opinião da turma sobre o projeto de lei  que proíbe que animais de estimação tenham nome de gente.( Projeto de Lei 4197/04 - http://veja.abril.com.br/noticia/arquivo/lei-proibe-nome-gente-animais)

Obs.: No final de cada aula o peixinho poderá ir para a casa de um aluno, que deverá trazê-lo no dia seguinte, ou ficar guardado na própria escola. Quem levar o animalzinho para casa deverá  levar a ração para  alimentá-lo. Ao término do projeto o professor poderá sortear o peixinho entre os alunos.

 

Atividade 2

Converse com seus alunos sobre animais de estimação. Pergunte quem tem um  em casa, o que comem, como cuidam dele, etc.  Agrupe os alunos em dupla e em seguida peça que  organizem uma nova lista no caderno com os bichos preferidos da turma. Após a escrita das palavras pelas duplas vá ao quadro para fazer uma lista coletiva com a participação de todos.  No final da atividade, faça a leitura coletiva das palavras e então peça que os alunos desenhem seu animalzinho de estimação. Quem não tiver um bichinho de estimação poderá desenhar o animalzinho que gostaria de ter.

 

Dica2:Professor, as atividades de escrita com lista devem permitir aos alunos a reflexão sobre como se escreve,  permitindo assim,  um avanço na construção da base alfabética, principalmente das crianças que se encontram nos níveis pré-silábico ou silábico (com e sem valor sonoro). Por isso utilize o alfabeto móvel, massinha de modelar, recorte e colagem  ou outro material que permita a reflexão da escrita pela criança.

 

Atividade 3

Faça agrupamentos produtivos (não esqueça que é preciso agrupar crianças que estejam em níveis de alfabetização próximos. Os conflitos vivenciados na interação pelas duplas possibilitarão os avanços para os estágios seguintes) e realize outras atividades de leitura e escrita sobre o tema animais, como: cruzadinhas, caça-palavras, escrita de textos espontâneos, adivinhações, escrita de palavras e frases utilizando o alfabeto móvel, recorte e colagem de letras de jornais e revistas, etc.

Exemplos de atividades: 

Atividade 1Atividade 2Atividade 3Atividade 4

 

Fonte: Acervo pessoal.

 

Atividade 4 - Produção textual

Assista  ao filme, “Procurando Nemo" , junto com os alunos. Após a exibição do vídeo peça que recontem a história oralmente. Faça reflexões acerca da mensagem contida no filme. O professor  assumirá o papel de escriba para anotar as idéias dos alunos no quadro, ao mesmo tempo em que promoverá reflexões coletivas sobre a construção das palavras e frases. Façam a leitura coletiva do texto.Todos deverão registrar a atividade no caderno somente ao término da atividade.

Procurando Nemo

Fonte:http://www.baixarfilmesdubladosgratis.com/baixar/download-procurando-nemo-dublado/

 

Sinopse 
Nemo é um pequeno peixe-palhaço, que repentinamente é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário. Decidido a encontrá-lo, seu tímido pai sai em sua busca, tendo como parceria a ingênua Dory.

Duração: 101 min

Atividade 5

Leve os alunos ao laboratório de informática da escola . Agrupe-os em duplas.  Faça um ditado mudo : apresente  figuras de animais aos alunos e os mesmos terão que formar os nomes utilizando o editor de texto  Writer. Faça a correção coletiva das palavras.

 

Atividade 6

Ainda no laboratório de informática, os alunos poderão utilizar  o editor de texto  para escreverem  sobre os direitos dos animais ou cuidados que devemos ter com os bichinhos de estimação.  Mas atenção: oriente-os primeiro em sala de aula. Construam as frases fazendo reflexões sobre a escrita (procure incentivar os alunos para que todos participem) e, com o material já pronto, leve-os para o laboratório. Ao final dessa atividade  peça que ilustrem o trabalho com figuras retiradas da internet ou se preferirem utilizem o aplicativo Tux Paint para desenhar. Montem um livro de curiosidades sobre o que aprenderam. Se puder, imprima o material.

 

Dica3.: O laboratório de informática não comporta todos os alunos? Mesmo agrupando-os em duplas, a quantidade de máquinas é insuficiente? Um bom planejamento é a solução: converse com a supervisora/coordenadora/diretora  da escola e planeje atividades diferentes para os alunos. Divida-os em 2 grupos: enquanto o grupo 1 vai para o laboratório de informática o grupo 2 poderá ir para a aula de educação física ou para a  biblioteca da escola fazer leitura de livros que falem sobre o tema ou assistir ao filme que estava programado . Determine um tempo para a realização das atividades e faça a troca no tempo determinado ou em outro dia.

Recursos Complementares
Avaliação

 

  • Cumprimento  das tarefas realizadas individualmente ou em duplas.
  • Acompanhamento da evolução da escrita individual dos alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 10/15 - 66.67%
  • Quatro estrelas 5/15 - 33.33%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.