06/05/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Discutir como eles imaginam que serão as aulas com um netbook e o que conhecem sobre Blogs.
A adesão a um projeto como o UCA que propõe um computador por aluno transforma drasticamente a relação entre o ensino e a aprendizagem, e conseqüentemente a metodologia.
Essa mudança com um bom investimento nas principais vantagens de se ter um computador por aluno pode dar novas dimensões a construção do conhecimento tornando-a interativa, colaborativa e multimídia que romperá as barreiras da sala de aula.
Um processo como esse precisa ter um registro à altura que demonstre como a classe incorporará as novas mídias que acompanharão o desenvolvimento das atividades.
A proposta dessa aula é convidar os alunos a registrarem suas impressões, expectativas, descobertas, e aprendizagens através de uma ferramenta on line, o blog, que inclusive poderá ser acessado pelos pais e familiares conectando a todos os envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos.
Recebendo o netbook...
Os alunos ao receberem seus computadores com certeza estarão alegres e ansiosos. Um momento único.
Prepare uma celebração para esse momento. Sugiro que cada aluno seja chamado pelo nome e receba das mãos de seu professor, seu novo instrumento de estudo. Neste momento estabelece-se um novo vínculo entre o professor, o aluno e o computador.
Fonte da imagem: http://ucaacre.blogspot.com/
Contrato didático- os cuidados com o netbook
Depois faça um texto coletivo sobre os cuidados que os alunos acreditam serem necessários para o bom andamento das atividades com o computador.
É importante que os alunos construam as próprias regras e estabeleçam um contrato didático. Eles estabelecerão quais os cuidados necessários e se isso não ocorrer o que deverá ser feito. O professor atua como mediador e incentivador das reflexões.
|
fonte da imagem:Produzida pela autora da aula
Explorando os recursos
Ajude os alunos a organizarem as mesas e cadeiras e faça um círculo para facilitar a socialização das descobertas. O objetivo não é aprofundar e conhecer cada ferramenta, mas ter uma visão geral do que o netbook oferece.
Inicialmente proponha que os alunos entrem em contato com o teclado, a tela, verifiquem os programas instalados. Depois peça para os alunos socializarem as descobertas.
Ideia:
Construa com uma cartolina um modelo do teclado, para servir de consulta caso algum aluno tenha dúvidas como usá-la. Os próprios alunos que conhecem o uso podem explicar para os colegas. Essas pequenas ações colocam os alunos como protagonistas e corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem.
Fonte da imagem: http://www.lojasrai.com/pecas-para-notebook/pecas-para-notebook/teclado-para-notebook/teclado-branco-origina-para-netbook-joybook-lite-u101-series
Para a próxima aula: os alunos deverão trazer uma pesquisa.
Ela pode ser realizada através de entrevista (Consulta) aos familiares.
Pesquisa – Para que serve um diário.
Diário pessoal
Diário de viagem
Diário de pesquisa, etc
Proponha um debate sobre o porquê de ser fazer um diário.
Assim os alunos podem ler suas pesquisas e o que descobriram. Após essa atividade.
Comunique que a classe irá ter um blog, no qual irão registrar suas aventuras e aprendizados.
Vídeo- Como construir um blog. Peça para os alunos assistirem para auxiliar o professor na construção do diário da classe.
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A
Faça uma eleição para nomear o blog.
Com a ajuda dos alunos abra a conta e formate a ferramenta.
Combine com os alunos como será o registro das atividades:
Sugestão: para organizar e garantir a participação de todos, utilize a lista de chamada de forma decrescente, ou seja, o último da lista será o primeiro a se responsabilizar pelo registro.
Organização do 1º registro do Blog
Registro das primeiras impressões ao usar o netbook pela primeira vez com uma breve apresentação. Utilizando a webcam ou um máquina digital, tire a foto dos alunos.
Aproveite e ensine como descarregar as fotos em uma pasta no computador.
CUIDADOS-
Carta de autorização dos pais.
Exposição de poucos dados dos alunos devido medidas de segurança. Por exemplo, sem usar o nome, somente iniciais, etc.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259
http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/blog.pdf
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68
Identifique a evolução dos registros.
A capacidade dos alunos de se expressarem usando textos, imagens, sons e vídeos.
Acesso dos alunos para participação nas atividades;
Acesso dos pais e familiares.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!