Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA-Nosso aprendizado, nosso Blog

 

06/05/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Constituir um espaço coletivo das descobertas da turma em relação ao uso de 1 computador por aluno
  • Criar um portfólio coletivo da classe para interação com a família, e a comunidade;
  • Conhecer as diferentes possibilidades de um diário virtual;
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discutir como eles imaginam que serão as aulas com um netbook e o que conhecem sobre Blogs.

Estratégias e recursos da aula

A adesão a um projeto como o UCA que propõe um computador por aluno transforma drasticamente a relação entre o ensino e a aprendizagem, e conseqüentemente a metodologia.

Essa mudança com um bom investimento nas principais vantagens de se ter um computador por aluno pode dar novas dimensões a construção do conhecimento tornando-a interativa, colaborativa e multimídia que romperá as barreiras da sala de aula.

Um processo como esse precisa ter um registro à altura que demonstre como a classe incorporará as novas mídias que acompanharão o desenvolvimento das atividades.

A proposta dessa aula é convidar os alunos a registrarem suas impressões, expectativas, descobertas, e aprendizagens através de uma ferramenta on line, o blog, que inclusive poderá ser acessado pelos pais e familiares conectando a todos os envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos.

 

Recebendo o netbook...

Os alunos ao receberem seus computadores com certeza estarão alegres e ansiosos. Um momento único.

Prepare uma celebração para esse momento. Sugiro que cada aluno seja chamado pelo nome e receba das mãos de seu professor, seu novo instrumento de estudo. Neste momento estabelece-se um novo vínculo entre o professor, o aluno e o computador.

blog1

Fonte da imagem: http://ucaacre.blogspot.com/

 

Contrato didático- os cuidados com o netbook

Depois faça um texto coletivo sobre os cuidados que os alunos acreditam serem necessários para o bom andamento das atividades com o computador.

É importante que os alunos construam as próprias regras e estabeleçam um contrato didático. Eles estabelecerão quais os cuidados necessários e se isso não ocorrer o que deverá ser feito. O professor atua como mediador e incentivador das reflexões.


 

blog2

fonte da imagem:Produzida pela autora da aula

 

 

Explorando os recursos

Ajude os alunos a organizarem as mesas e cadeiras e faça um círculo para facilitar a socialização das descobertas. O objetivo não é aprofundar e conhecer cada ferramenta, mas ter uma visão geral do que o netbook oferece.

Inicialmente proponha   que os alunos entrem em contato com o teclado, a tela, verifiquem os programas instalados. Depois peça para os alunos socializarem as descobertas.

 

Ideia:

Construa com uma cartolina um modelo do teclado, para servir de consulta caso algum aluno tenha dúvidas como usá-la. Os próprios alunos que conhecem o uso podem explicar para os colegas. Essas pequenas ações colocam os alunos como protagonistas e corresponsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem.

 

blog3

Fonte da imagem: http://www.lojasrai.com/pecas-para-notebook/pecas-para-notebook/teclado-para-notebook/teclado-branco-origina-para-netbook-joybook-lite-u101-series

 

Para a próxima aula: os alunos deverão trazer uma pesquisa.

Ela pode ser realizada através de entrevista (Consulta) aos familiares.

Pesquisa – Para que serve um diário.

Diário pessoal

Diário de viagem

Diário de pesquisa, etc

 

Proponha um debate sobre o porquê de ser fazer um diário.

Assim os alunos podem ler suas pesquisas e o que descobriram. Após essa atividade.

Comunique que a classe irá ter um blog, no qual irão registrar suas aventuras e aprendizados.

 

Vídeo- Como construir um blog. Peça para os alunos assistirem para auxiliar o professor na construção do diário da classe.

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A

 

blog4

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A

 

Faça uma eleição para nomear o blog.

Com a ajuda dos alunos abra a conta e formate a ferramenta.

Combine com os alunos como será o registro das atividades:

Sugestão: para organizar e garantir a participação de todos, utilize a lista de chamada de forma decrescente, ou seja, o último da lista será o primeiro a se responsabilizar pelo registro.

 

Organização do 1º registro do Blog

Registro das primeiras impressões ao usar o netbook pela primeira vez com uma breve apresentação. Utilizando a webcam ou um máquina digital, tire a foto dos alunos.

Aproveite e ensine como descarregar as fotos em uma pasta no computador.

 

CUIDADOS-

Carta de autorização dos pais.

Exposição de poucos dados dos alunos devido medidas de segurança. Por exemplo, sem usar o nome, somente iniciais, etc.

Recursos Complementares
Avaliação

Identifique a evolução dos registros.

A capacidade dos alunos de se expressarem usando textos, imagens, sons e vídeos.

Acesso dos alunos para participação nas atividades;

Acesso dos pais e familiares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.