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Marx e sua contribuição para os estudos históricos

 

13/05/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Camila Nunes Vieira Gonçalves e Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e refletir sobre o pensamento marxista;
  • debater sobre ideias como luta de classes, a teoria da Mais-valia, socialismo e comunismo;
  • identificar o contexto histórico em que Marx desenvolveu suas teorias, avaliando suas implicações na vida política, econômica, social e ideológica;
  • identificar a modernidade como uma referência temporal e cultural.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• A influência do Iluminismo. Destaque para a fisiocracia/liberalismo econômico, o racionalismo, a exaltação à tecnologia (e a crença no progresso) e a ideia de que os homens são produtos do meio, da educação que recebem.

 • O período revolucionário compreendido entre 1789-1848: a Revolução Francesa.

 • As implicações da Revolução Industrial, tais como a consolidação do capitalismo, a alteração no modo de viver e pensar dos homens, a hegemonia do pensamento liberal e a formação do proletariado.

 • A Modernidade como um momento histórico localizado no tempo e as características que conferiu às sociedades que a ela aderiram.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

O professor deverá fazer uma breve exposição sobre os fatos históricos compreendidos entre a manifestação do pensamento iluminista e a deflagração da Revolução Industrial na Europa, destacando suas consequências. Da mesma forma com a Revolução Francesa, tomada aqui como um momento privilegiado de discussão dessa temática.

 

Desenvolvimento

 

1ª. AULA

 

O professor deverá introduzir uma discussão destacando a mudança drástica entre as sociedades sob o Antigo Regime e a ascensão da burguesia no cenário político-econômico. Deverá, também, chamar a atenção dos alunos para as diferenças entre as sociedades chamadas tradicionais e aquelas que vivem sob o signo da modernidade como uma época histórica específica marcada pelo advento da Revolução Industrial.

 

As primeiras referem-se àquelas sociedades baseadas nos privilégios feudais da nobreza, na vida no campo, na agricultura familiar, na servidão, na religião e no Estado absolutista; os tempos modernos trazem a cidade e o ambiente urbanos, a fábrica, as máquinas, o operário, a disciplina do trabalho e o triunfo da ciência.

 

O objetivo da aula, bem como da atividade proposta para a mesma, é construir um conceito de Modernidade a partir, principalmente, das imagens, as quais ilustram eixos temáticos (ver a legenda). Com isso, espera-se que o aluno possa identificar a Modernidade como um paradigma cultural e uma referência temporal.

 

A introdução do professor deverá ser acompanhada pelas imagens abaixo como forma de ilustrar a exposição.

 

Igreja em Graupen, na Bohemia, em 1836

A sociedade tradicional. Igreja em Graupen, na Bohemia. Ludwig Richter, 1836.

Bing Imagens. Disponível em: http://www.bing.com/?scope=images&FORM=Z9LH

 

Experiência com uma bomba de ar, 1768

O Iluminismo. Experiência com uma bomba de ar. Joseph Wright, 1768.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/iluminismo.htm

 

Fábrica de tecidos inglesa

Revolução Industrial. Fábrica de tecidos inglesa. Disponível em:

http://www.moderna-contemp.uerj.br/outros_materiais/imagens/rev_ind/image.jpg

 

Locomotiva

Revolução Industrial.Locomotiva: símbolo da industrialização do século XIX. Disponível em:

http://www.moderna-contemp.uerj.br/outros_materiais/imagens/rev_ind/moderna0009.jpg

 

Recepção matinal ao rei Hudson

A nova ordem social. Recepção matinal ao rei Hudson(foto: Museu Britânico).

Disponível em:http://www.britishmuseum.org/

 

Vila operária inglesa

As condições do operariado. Vila operária inglesa. Gravura de Gustave Doré, 1872.

Disponível em: http://www.moderna-contemp.uerj.br/outros_materiais/imagens/operarios/moderna_contemp0005.jpg

 

O bar nas Folies Bergère

Os prazeres da burguesia. O Bar nas FoliesBergère. Edouard Manet, 1882.

Disponível em: http://cemstelladoscherubins.blogspot.com/p/preparando-se-para-o-pas-2-etapa.html

 

Foto de Londres em 1900

A vida moderna.Foto Londres, 1900. Bing Imagens.

Disponível em: http://www.geh. /strip02 org/ar /m197501123997.jpg

 

Atividade: Jornal Mural

 

 1º. Passo: A partir das figuras apresentadas sobre alguns dos temas citados na contextualização, como o Iluminismo, a nova ordem social e a Revolução Industrial, os alunos, divididos em grupos, deverão pesquisar na Internet figuras e trechos de documentos/obras relacionados.

 

Os grupos poderão ser divididos conforme os eixos temáticos que melhor definam a noção de modernidade:

 

• GRUPO 1: Iluminismo/ Ciência Moderna

Site para pesquisa: http://www.brasilescola.com/;

• GRUPO 2: Revolução Industrial/ Tecnologia

Site para pesquisa: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/;

• GRUPO 3: Operários no século XIX

Site para pesquisa: http://www.fundaj.gov.br;

• GRUPO 4: A nova ordem social: a ascensão da burguesia

Site para pesquisa:  http://www.algosobre.com.br/historia/.

 

2º. Passo: Selecionadas as figuras e montadas as sequências, os alunos poderão, em grupos, construir pequenos textos que melhor definam os tempos modernos. No “Jornal Mural dos tempos modernos”, os textos poderão ser dispostos como legendas para as figuras selecionadas.

Com o objetivo de orientar os trabalhos, o professor poderá recomendar que sejam observadas, especialmente, as condições sociais dos períodos abordados, como a vida na cidade, o trabalho na indústria ou em outros setores; as circunstâncias nas quais os trabalhadores desempenhavam suas funções e a posição assumida pelas instituições diante da nova maneira de produzir bens materiais. Com isso, o aluno poderá analisar quais os elementos que poderiam justificar as reivindicações dos trabalhadores por melhores condições de vida, o que culminaria no pensamento socialista.

 

2ª. AULA

 

 O professor poderá introduzir os chamados socialistas utópicos, os primeiros pensadores socialistas que viveram na Inglaterra e na França no começo do século XIX, enfatizando a questão sobre as condições materiais para o seu surgimento como uma corrente de pensamento. Dois exemplos são Saint-Simon e Charles Fourier, chamados utópicos por não apontarem caminhos viáveis para a concretização de suas ideias, consideradas apenas “belos sonhos” irrealizáveis. Poderá, então, confrontar suas teorias com as do socialismo científico defendido por Marx e Engels, que tomaram para si o esforço de indicar o caminho para o socialismo de forma clara e concreta, a partir da análise estrutural da moderna sociedade capitalista.

 

Neste momento, o professor dividirá a turma em grupos que pesquisarão as ideias marxistas propriamente ditas, como:

 

• GRUPO 1: A concepção materialista da história

Site para pesquisa: http://www.algosobre.com.br/historia/;

 • GRUPO 2: A Teoria da Mais-valia

Site para pesquisa: http://www.brasilescola.com/;

 • GRUPO 3: Luta de classes

Site para pesquisa: http://www.fundaj.gov.br;

 • GRUPO 4: Consciência de classe

Site para pesquisa: http://www.klickeducacao.com.br/;

 • GRUPO 5: Socialismo

Site para pesquisa: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/;

 • GRUPO 6: Comunismo

Site para pesquisa: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/.

 

A pesquisa deverá ser registrada, pois será utilizada na atividade proposta para esta aula.

 

Atividade: Quadro comparativo

 

Os grupos de alunos deverão montar quadros comparativos, a partir da pesquisa feita via Internet, apontando as diferenças ou estabelecendo paralelos entre as ideias acima relacionadas e as concepções anteriores às teorias de Marx.

 

3ª. AULA

 

 Atividade: seminário

 

1º. Passo: Após a compreensão das ideias trabalhadas na segunda aula, o professor poderá promover um seminário a partir da seguinte problemática:

 

• Para Marx, um Estado só seria realmente socialista quando fosse integralmente democrático. O que significaria, então, a ditadura do proletariado?

(Site para pesquisa: http://www.revistaoutubro.com.br/edicoes/04/out4_09.pdf.) 

 

Os alunos deverão registrar por escrito as conclusões a que chegaram sobre o debate, para que elas possam ser utilizadas no próximo passo da atividade.

 

2º. Passo: O aluno poderá levar o debate para o ambiente extraescolar, indagando aos seus familiares o que eles têm a dizer sobre o assunto, registrando suas opiniões e comparando-as com as suas próprias registradas no primeiro passo. No próximo encontro, o professor deverá socializar os depoimentos e analisar, a partir dos mesmos, o que as pessoas pensam sobre o marxismo, a “esquerda” e a possibilidade de mudança política, social e econômica.

 O registro dos depoimentos poderá ser feito segundo os recursos de que dispõem a escola e os alunos. Se possível, poderá ser feito por meio de gravações de vídeo e/ou áudio utilizando os próprios celulares.

 

4ª. AULA

 

A partir da exposição dos depoimentos coletados no momento anterior, os alunos poderão agora avaliar de maneira panorâmica a contribuição de Marx para as Ciências Humanas. Também poderão refletir sobre a crítica feita por Marx à sociedade capitalista, baseada na contradição entre a produção coletiva e a apropriação privada dos meios de produção. A partir do desenvolvimento da ideia de luta de classes, os alunos poderão refletir sobre os mecanismos por meio dos quais a classe dirigente pode valer-se para manter-se no poder, como os meios de comunicação, as instituições do Estado e o mercado consumidor.

 

Atividade: Análise de imagens e debate

 

 IMAGEM 1: Para Marx, o capitalismo converte tudo em mercadoria, inclusive nossas emoções e fantasias. Ele propunha a criação de uma nova sociedade em que a produção seria planificada, democrática e racionalmente, por todos os homens; na qual o dinheiro deixasse de ser o objetivo supremo da existência humana. Na propaganda abaixo, o anúncio diz “abra a felicidade”. Ele nos induz a pensar que, por meio do consumo do referido produto, poderíamos alcançar a felicidade ou, pelo menos, ter uma pequena amostra dela. Podemos alcançar a felicidade por meio do que consumimos?Nós interpretamos o mundo de acordo com os valores burgueses ou temos autonomia para escolher nossas ideias?

 

Propaganda de refrigerante

Propaganda de refrigerante.

Site da imagem: http://desafio.cocacola.com.br/abraafelicidade/desafio/

 

IMAGEM 2: O capitalismo mantém-se até hoje como regime hegemônico. Acredita-se que a queda do muro de Berlim (1989), simbolizando o fracasso da experiência socialista na extinta URSS, marcou seu triunfo global e absoluto. Na imagem abaixo, vemos a manifestação de um partido político brasileiro que tem sua doutrina inspirada na teoria marxista. Seria também o marxismo inviável como projeto social, político e econômico? Seria ele também utópico? O que levaria estas pessoas a manifestarem seu ideal publicamente, dado o insucesso do socialismo em alguns países?

 

Manifestação de partido político de inspiração marxista

Manifestação de partido político de inspiração marxista.

Site da imagem: http://pstugaucho.blogspot.com/2010/06/pstu-realiza-convencao-nacional-e-ato.html 

 

Conclusão da atividade

 

A análise das imagens deverá ser feita em grupos, os quais deverão debater e concluir sobre as questões propostas para cada uma delas. Será eleito um representante de cada grupo para apresentar as conclusões, as quais poderão gerar novas questões, abertas à opinião de toda a turma.

 As imagens acima são sugestões que ilustram as questões propostas. Os alunos poderão, ainda, pesquisar na Internet (Google, Bing, etc.) outras imagens que representem a sociedade de consumo e as manifestações de partidários do socialismo ou comunismo.

 

Diretórios para pesquisa de imagens:

 

http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-br&tab=wi;

 

http://www.bing.com/?scope=images&FORM=Z9LH.

 

Conclusão

 

Ao fim das atividades, os alunos poderão perceber a importância do marxismo, um conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas porKarl Marx e Friedrich Engels,e desenvolvidas mais tarde por outros pensadores. Sua importância é, principalmente, ser uma reflexão sobre as origens da vida social moderna, bem como uma alternativa à sociedade capitalista, a qual prega a possibilidade de crescimento para todos, mas convive com populações inteiras vivendo na miséria sob condições inumanas.

 

Recursos Complementares

 

• Livro: ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Manifesto do partido comunista. 1848. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000086.pdf .

 

• Livro: MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 1867. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ma000086.pdf .

 

• Sugestão de site para busca de imagens: www.moderna-contemp.uerj.br

Avaliação

 A avaliação é feita com a execução da atividade proposta para cada aula. O Jornal Mural e a análise de imagens pressupõem uma melhor compreensão dos temas propostos e diferentes possibilidades de interpretação, bem como os esquemas gráficos. Os textos servem ao propósito de referendar o conteúdo e avaliar a consistência da organização e a compreensão dos temas propostos nas pesquisas e nas discussões.

 O professor deverá priorizar o trabalho em grupo, uma vez que o mesmo permite o debate entre os membros e um esforço de tornar coerentes as diferentes análises sobre determinado tema.

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