Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Democracia na Grécia Antiga: Atenas, cidade modelo

 

06/06/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os elementos estruturais básicos da Democracia clássica grega.

- As principais características da Democracia ateniense.

- A importância do cidadão.

- Paralelo entre a Democracia grega e a Democracia contemporânea.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • A formação das cidades-estado gregas.
Estratégias e recursos da aula

CRONOGRAMA

Aula Atividade
1 Desenvolvimento de texto
2 Debate
3 Paralelo Democracia Antiga/Contemporânea
4 Conclusão dos trabalhos

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor saliente que a formação do Estado democrático na Grécia Clássica, em especial em Atenas, faz parte de um longo processo, iniciado com a consolidação política da cidade-estado grega no período arcaico.

DESENVOLVIMENTO

Primeira Aula

No início, o professor deverá estimular os alunos com as seguintes questões:

- O que é Democracia?

- Onde surgiu o conceito de Democracia?

- Qual o principal fundamento de um Estado democrático?

- Quais as principais diferenças e similitudes entre a Democracia clássica e a contemporânea?

Essas perguntas servirão para guiar os alunos e o professor ao longo das três aulas.

A seguir, o professor deverá apresentar o tema da aula, “A Democracia na Grécia Antiga”, distribuindo o seguinte artigo, encontrado em:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2210117.

Com base no supracitado artigo, os alunos devem desenvolver um pequeno texto de 10 a 15 linhas, a ser entregue ao professor para uma futura avaliação, orientando-se pelo seguinte roteiro:

- Segundo o autor, quais as principais características da Democracia grega?

- Qual a cidade que melhor representava a Democracia na Grécia Antiga?

- Segundo o autor, quais os principais problemas da Democracia grega?

Segunda Aula

O professor deverá apresentar aos alunos as seguintes imagens:

- Imagem 1, Péricles:

Péricles

http://www.prof2000.pt/users/jdsa03/olho/Jan_03/histo.9.jpg

- Imagem 2, Parthenon:

Parthenon

http://1.bp.blogspot.com/_CsQ02cqLZ1Q/S9G8h8FyRzI/AAAAAAAAAZI/M5g43RpFX90/s400/parthenon-and-the-acropolis.jpg

Em seguida, o professor deverá identificar as imagens para os seus alunos. Uma vez feita a identificação, questionar a respeito do que sabem sobre Péricles, o Parthenon e a relação entre ambos.

Para que os alunos sejam capazes de um debate sobre Péricles, a Democracia e o Parthenon, o professor deverá conduzir os alunos à Sala de Informática, onde realizarão uma pesquisa nos seguintes sites:

- Sobre Péricles:  http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ricles ;

- Sobre o Parthenon:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Parthenon;

- Sobre a Democracia:  http://rizomas.net/filosofia/democracia/45-principios-da-democracia-grega.html.

Além disso, o professor deverá apresentar o vídeo abaixo, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=WXzIkwzXFrI.

Munidos de tais conhecimentos, os alunos estarão mais preparados para a realização de um pequeno debate a respeito da Democracia e a Atenas de Péricles.

Terceira Aula

A terceira aula será dedicada à realização de um paralelo entre a Democracia grega, em especial tomando-se o exemplo ateniense, e a Democracia contemporânea brasileira. Devido à complexidade do tema, o professor deverá dividir a aula em duas etapas, cada uma com uma atividade específica, para que os alunos possam ter mais argumentos para traçar esse paralelo.

Etapa 1: Pesquisa e Leitura

Na Sala de Informática, os alunos deverão pesquisar em grupo de 5 alunos a respeito da Democracia contemporânea brasileira e da Democracia grega. Aconselhamos a pesquisa em grupo, pois estimula a troca de opiniões e experiências. O professor poderá sugerir a consulta aos textos dos seguintes sites:

-  http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/democracia-grega-x-democracia-contemporanea.htm;

-  http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia;

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia_ateniense.

Etapa 2: Introdução ao debate

Nesta etapa, o professor deverá introduzir um debate junto aos alunos, levando-se em consideração os seguintes aspectos:

- Principais elementos da Democracia clássica;

- Principais elementos da Democracia contemporânea brasileira;

- Principais características que aproximam as democracias analisadas: a grega antiga e a brasileira;

- Principais características que diferem as democracias estudadas.

Quarta Aula

Esta aula deverá ser inteiramente dedicada ao desenvolvimento e à conclusão do debate. O professor deverá dirigir e orientar o debate, dando oportunidade aos alunos de manifestarem livremente suas opiniões, sem, entretanto, fugir muito do roteiro estabelecido na terceira aula. Além disso, o professor deverá observar a participação de cada aluno, de acordo com os seguintes critérios:

- Participação;

- Desempenho e poder de argumentação; e

- Conhecimento do tema.

 

Conclusão

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que a Democracia grega, mesmo que esteja na origem da Democracia contemporânea, dela se difere, muito embora compartilhem uma ideologia política baseada na participação e na manifestação da cidadania – respaldadas as respectivas diferenças culturais.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades propostas, assim como os textos escritos pelos alunos na primeira aula deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.