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Esparta: o modelo do soldado-cidadão

 

06/06/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Os principais motivos, internos e externos, que levaram à formação de uma cidade-estado fundamentada e voltada para a guerra.

- As principais estruturas sociais de Esparta.

- O sistema escravista espartano: os hilotas.

- A educação em Esparta.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta é uma aula introdutória, não sendo necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

O professor deverá iniciar a sua aula, salientando que Esparta foi uma sociedade única e original, que fundamentava sua vida e cultura numa ideologia peculiar que em muito nos é estranha. O aluno deverá estar assim, atento aos principais conceitos formadores da sociedade espartana, para que não seja influenciado por avaliações baseadas em conceitos modernos.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá iniciar sua aula distribuindo aos alunos os seguintes textos disponíveis em:

  1. http://www.suapesquisa.com/pesquisa/esparta.htm
  2. http://www.colegioweb.com.br/historia/esparta.html

Uma vez realizada a leitura, o professor deverá dividir os alunos em grupos de 6 para que possam esquematizar em papel os principais pontos levantados pelos textos. Em seguida, dispor os alunos em círculo e iniciar um debate, tendo como roteiro as seguintes questões:

  • Quais as principais características sociais de Esparta?
  • Qual a importância de Licurgo para a sociedade espartana?
  • Quais os principais elementos que orientavam a sociedade espartana?

Os esquemas montados pelos grupos devem orientar os alunos ao longo do debate.

Imagem 1: Leônidas, rei de Esparta.

Leonidas

Disponível em:

http://mandrake.mat.ufrgs.br/~mat01074/20072/carlos/leonidasmonumento.jpg

Imagem 2: Licurgo, legislador de Esparta

Licurgo

Disponível em:

http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/LicurgoBlondel.jpg

Imagem 3: Hoplita espartano

Hoplita Espartanao

http://www.templodeapolo.net/Civilizacoes/grecia/imagens/artigos/Greek-2.jpg

 

Segunda aula                                            

Para o desenvolvimento da segunda aula, o professor deverá dividir a turma em 3 grupos. Cada um deles será responsável por um tema específico relacionado à cidade de Esparta:

 

Grupo 1 – A educação espartana

 

Grupo 2 – A guerra em Esparta

 

Grupo 3 – O escravismo espartano

 

Os alunos deverão apresentar aos colegas o resultado de sua pesquisa, de acordo com a seguinte ordem: primeiro apresenta-se o grupo 1, em seguida o grupo 2 e, finalmente, o grupo 3.

Para que os alunos possam se orientar ao longo das apresentações, o professor deve sugerir aos grupos que façam um esquema dos principais pontos encontrados em suas pesquisas. Esse esquema facilita a apresentação dos grupos além de servir para futura avaliação.

Terceira aula

A terceira aula será dedicada à elucidação da complexa sociedade espartana. Os alunos deverão, com base no que aprenderam nas aulas 1 e 2, depreender a relação entre educação, guerra, política e escravismo em Esparta. Dada a complexidade da tarefa, o professor deverá dividir a turma em grupos de 5 alunos para que possam debater entre eles, na primeira metade da aula, a respeito desta relação.

Em seguida, o professor deverá dispor toda a turma em círculo e dar início a um debate que leve à compreensão da sociedade espartana.

O professor deverá propor uma redação entre 20-25 linhas a respeito do tema debatido.

Além disso, o professor pode sugerir a produção de um blog por cada grupo, contendo o resultado de suas pesquisas. Os blogs podem ser divulgados através das redes sociais dos alunos, como orkut, facebook, etc.

CONCLUSÃO

Ao final das aulas, os alunos compreenderão como se deu a formação da sociedade espartana. Eles serão capazes de entender como funcionava uma cidade baseada em ideais tão diferentes dos nossos. Assim, também se pretende atingir uma aceitação por parte dos alunos daquilo que lhes é estranho ou diferente.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos no decorrer das atividades propostas, analisando sua participação ao longo do desenvolvimento dos debates e discussões, nas pesquisas sugeridas e durante as discussões em grupo, bem como sua capacidade de compreensão dos conceitos discutidos. Além disso, as atividades escritas devem ser avaliadas em sua consistência e conteúdo.

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