06/06/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Poder |
- Os principais motivos, internos e externos, que levaram à formação de uma cidade-estado fundamentada e voltada para a guerra.
- As principais estruturas sociais de Esparta.
- O sistema escravista espartano: os hilotas.
- A educação em Esparta.
Esta é uma aula introdutória, não sendo necessários conhecimentos prévios.
INTRODUÇÃO
O professor deverá iniciar a sua aula, salientando que Esparta foi uma sociedade única e original, que fundamentava sua vida e cultura numa ideologia peculiar que em muito nos é estranha. O aluno deverá estar assim, atento aos principais conceitos formadores da sociedade espartana, para que não seja influenciado por avaliações baseadas em conceitos modernos.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá iniciar sua aula distribuindo aos alunos os seguintes textos disponíveis em:
Uma vez realizada a leitura, o professor deverá dividir os alunos em grupos de 6 para que possam esquematizar em papel os principais pontos levantados pelos textos. Em seguida, dispor os alunos em círculo e iniciar um debate, tendo como roteiro as seguintes questões:
Os esquemas montados pelos grupos devem orientar os alunos ao longo do debate.
Imagem 1: Leônidas, rei de Esparta.
Disponível em:
http://mandrake.mat.ufrgs.br/~mat01074/20072/carlos/leonidasmonumento.jpg
Imagem 2: Licurgo, legislador de Esparta
Disponível em:
http://www.fflch.usp.br/dh/heros/pcastro/grecia/1975/LicurgoBlondel.jpg
Imagem 3: Hoplita espartano
http://www.templodeapolo.net/Civilizacoes/grecia/imagens/artigos/Greek-2.jpg
Segunda aula
Para o desenvolvimento da segunda aula, o professor deverá dividir a turma em 3 grupos. Cada um deles será responsável por um tema específico relacionado à cidade de Esparta:
Grupo 1 – A educação espartana
Grupo 2 – A guerra em Esparta
Grupo 3 – O escravismo espartano
Os alunos deverão apresentar aos colegas o resultado de sua pesquisa, de acordo com a seguinte ordem: primeiro apresenta-se o grupo 1, em seguida o grupo 2 e, finalmente, o grupo 3.
Para que os alunos possam se orientar ao longo das apresentações, o professor deve sugerir aos grupos que façam um esquema dos principais pontos encontrados em suas pesquisas. Esse esquema facilita a apresentação dos grupos além de servir para futura avaliação.
Terceira aula
A terceira aula será dedicada à elucidação da complexa sociedade espartana. Os alunos deverão, com base no que aprenderam nas aulas 1 e 2, depreender a relação entre educação, guerra, política e escravismo em Esparta. Dada a complexidade da tarefa, o professor deverá dividir a turma em grupos de 5 alunos para que possam debater entre eles, na primeira metade da aula, a respeito desta relação.
Em seguida, o professor deverá dispor toda a turma em círculo e dar início a um debate que leve à compreensão da sociedade espartana.
O professor deverá propor uma redação entre 20-25 linhas a respeito do tema debatido.
Além disso, o professor pode sugerir a produção de um blog por cada grupo, contendo o resultado de suas pesquisas. Os blogs podem ser divulgados através das redes sociais dos alunos, como orkut, facebook, etc.
CONCLUSÃO
Ao final das aulas, os alunos compreenderão como se deu a formação da sociedade espartana. Eles serão capazes de entender como funcionava uma cidade baseada em ideais tão diferentes dos nossos. Assim, também se pretende atingir uma aceitação por parte dos alunos daquilo que lhes é estranho ou diferente.
O professor deverá avaliar os alunos no decorrer das atividades propostas, analisando sua participação ao longo do desenvolvimento dos debates e discussões, nas pesquisas sugeridas e durante as discussões em grupo, bem como sua capacidade de compreensão dos conceitos discutidos. Além disso, as atividades escritas devem ser avaliadas em sua consistência e conteúdo.
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