13/05/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Poder |
- O contexto histórico das guerras entre gregos e persas.
- Os principais elementos que levaram ao conflito.
- As principais estruturas sociais, políticas e econômicas da Pérsia.
- As principais etapas das Guerras Médicas.
- A importância do sucesso grego para o mundo ocidental.
- As principais consequências dos conflitos greco-persas.
Noções sobre a cultura, sociedade e política da Grécia Antiga.
INTRODUÇÃO
Por se tratar de um processo histórico que se deu em etapas distintas, as aulas devem levar isso em consideração e o professor deverá explicitar este fato aos seus alunos antes de dar início às atividades.
DESENVOLVIMENTO
Primeira Aula
A primeira aula será dedicada ao conhecimento e estudo do Império Persa. Para tanto, o professor deverá iniciar as atividades apresentando o seguinte mapa, disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_JlxCayjtyo/TPVeKnK7C6I/AAAAAAAAAlA/pyZuE0l8fC0/s1600/imperio_persa.jpg
Questione os seus alunos: onde se localizava a Pérsia primitiva? Por onde se estendia o Império Persa?
Em seguida, após a discussão, o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro alunos e distribuir entre eles os seguintes textos, disponíveis em:
- http://www.brasilescola.com/historiag/persas.htm
- http://www.suapesquisa.com/historia/persas.htm
Os alunos deverão elencar em um pequeno texto esquemático, de 15 linhas, as principais estruturas persas e suas características. Dessa forma, deverão ficar atentos aos elementos listados abaixo:
- Estruturas religiosas;
- Sociedade e poder;
- Comércio;
- Estruturas administrativas.
O texto deverá ser entregue ao professor.
Segunda Aula
Baseados nos conhecimentos prévios sobre a sociedade grega e na leitura dos textos da primeira aula, os alunos, reunidos em grupos de três, deverão realizar uma pesquisa iconográfica na Sala de Informática. Esses pequenos grupos deverão ser divididos em dois grandes conjuntos: o Conjunto 1 pesquisará sobre o Império Persa e o Conjunto 2 sobre a Sociedade Grega.
As imagens poderão ser obtidas via Internet ou em jornais e revistas especializadas e deverão corresponder às principais estruturas do Império Persae da Sociedade Grega em geral. A seguir, apresentamos exemplos de imagens que devem ser procuradas.
Sobre o Império Persa:
- Arte persa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imperio-persa/imagens/imperio-persa1.jpg
- Cultura persa, a placa de Dario I:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1059_persians/5102051_persians01.jpg
- Arquitetura persa, Persépolis:
http://noticias.digi.com.br/files/noticias/persopolis.jpg
Sobre a Sociedade Grega:
- Arte grega:
- Arquitetura grega:
http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2010/08/arte-grega-P%C3%A1rteson.jpg
- Cultura grega, a escrita:
http://tipografos.net/escrita/greek02.jpg
Terceira Aula
Com as imagens coletadas na aula anterior, os alunos deverão organizar uma exposição, representando, assim, as principais estruturas da sociedade persa e da sociedade grega. Essa exposição poderá ser realizada em um local adequado para exposições, nos corredores da própria escola ou onde o professor achar mais adequado.
Imagem - A organização do Império Persa:
http://www.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/piramide.jpg
Quarta Aula
A quarta aula será dedicada ao conhecimento do modo de combate e estrutura militar gregos, além da sua importância para a sociedade e para a formação do cidadão grego. O professor deverá iniciar a aula apresentando as seguintes imagens:
- Imagem 1, o hoplita:
http://farm3.static.flickr.com/2470/3801402943_a2e4d15831_o.jpg
- Imagem 2, a falange:
Com as imagens em aberto, o professor deverá apresentar à turma o texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoplitas.
Com base nos dados obtidos no texto, o professor deverá questionar os alunos:
- Qual o personagem da imagem 1?
- A que estrutura se refere a imagem 2?
- Qual a relação entre as imagens?
Quinta Aula
Esta aula será baseada nas origens das Guerras Médicas e na Batalha de Maratona. Ao iniciá-la, o professor deverá apresentar à turma o texto a seguir a respeito das guerras médicas, disponível em:
http://educacao.uol.com.br/historia/guerras-medicas-contexto.jhtm.
O professor pedirá aos alunos uma pequena composição textual de 10 a 15 linhas que deverá compreender os seguintes elementos:
- Quais os motivos que levaram gregos e persas ao conflito?
- Qual a importância da falange grega para o desfecho vitorioso da sociedade helênica?
À guisa de curiosidade, o professor poderá recomendar aos alunos o seguinte vídeo sobre a Batalha de Maratona, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=y_DCtXGZRk4.
Sexta Aula
Na sexta e última aula, o professor baseará os estudos nas batalhas ocorridas nos anos 480 e 479 a.C. durante a chamada Segunda Guerra Médica. Para tanto, o professor deverá realizar com os seus alunos a leitura do texto disponível em:
http://educacao.uol.com.br/historia/batalhas-termopilas-salamina-plateia.jhtm.
Feito isso, o professor deverá apresentar aos alunos o seguinte texto sobre o episódio conhecido como Os 300 de Esparta ou Batalha das Termópilas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_das_Term%C3%B3pilas
Em seguida, o professor deverá dispor os alunos em círculo e, com base nos dados obtidos nas leituras supracitadas, incitar uma discussão com os seguintes questionamentos:
- Qual a importância da Batalha das Termópilas?
- Pode-se dizer que os gregos saíram completamente derrotados?
- Qual a relevância desta batalha para o ideal grego, em especial no que se refere à Esparta?
Conclusão
Com estas aulas, os alunos compreenderão que as chamadas Guerras Médicas foram o embate de duas civilizações completamente diferentes, cujas divergências políticas e ideológicas levaram a um antagonismo latente e a uma guerra de enormes proporções.
As avaliações deverão ser feitas pelo professor por meio das propostas presentes nas seis aulas. Deverá avaliar o desempenho, a participação e o interesse dos alunos nos debates e nas discussões, assim como nas atividades em grupo. Por sua vez, os textos serão analisados de acordo com a redação, conteúdo e a compreensão dos conceitos discutidos durante as atividades. Já com relação à exposição iconográfica, o professor fará suas observações levando em conta sua abrangência, conteúdo e formato explicativo.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/06/2013
Cinco estrelasExcelentes aulas, muito boas o único problema é que não temos uma carga horaria que permita usarmos 6 aulas trabalhando um único tema.
07/05/2013
Três estrelasOlha este conteúdo que você passou esta muito bom só que eu acho que você deveria acrescentar um puco mais de características sobre esta guerra, fora isso esta muito bom