Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As Guerras Médicas: o embate entre duas civilizações

 

13/05/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O contexto histórico das guerras entre gregos e persas.

- Os principais elementos que levaram ao conflito.

- As principais estruturas sociais, políticas e econômicas da Pérsia.

- As principais etapas das Guerras Médicas.

- A importância do sucesso grego para o mundo ocidental.

- As principais consequências dos conflitos greco-persas.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre a cultura, sociedade e política da Grécia Antiga.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Por se tratar de um processo histórico que se deu em etapas distintas, as aulas devem levar isso em consideração e o professor deverá explicitar este fato aos seus alunos antes de dar início às atividades.

 

DESENVOLVIMENTO

Primeira Aula

A primeira aula será dedicada ao conhecimento e estudo do Império Persa. Para tanto, o professor deverá iniciar as atividades apresentando o seguinte mapa, disponível em:

Imperio Persa

http://2.bp.blogspot.com/_JlxCayjtyo/TPVeKnK7C6I/AAAAAAAAAlA/pyZuE0l8fC0/s1600/imperio_persa.jpg

Questione os seus alunos: onde se localizava a Pérsia primitiva? Por onde se estendia o Império Persa?

Em seguida, após a discussão, o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro alunos e distribuir entre eles os seguintes textos, disponíveis em:

- http://www.brasilescola.com/historiag/persas.htm

- http://www.suapesquisa.com/historia/persas.htm

Os alunos deverão elencar em um pequeno texto esquemático, de 15 linhas, as principais estruturas persas e suas características. Dessa forma, deverão ficar atentos aos elementos listados abaixo:

- Estruturas religiosas;

- Sociedade e poder;

- Comércio;

- Estruturas administrativas.

O texto deverá ser entregue ao professor.

Segunda Aula

Baseados nos conhecimentos prévios sobre a sociedade grega e na leitura dos textos da primeira aula, os alunos, reunidos em grupos de três, deverão realizar uma pesquisa iconográfica na Sala de Informática. Esses pequenos grupos deverão ser divididos em dois grandes conjuntos: o Conjunto 1 pesquisará sobre o Império Persa e o Conjunto 2 sobre a Sociedade Grega.

As imagens poderão ser obtidas via Internet ou em jornais e revistas especializadas e deverão corresponder às principais estruturas do Império Persae da Sociedade Grega em geral. A seguir, apresentamos exemplos de imagens que devem ser procuradas.

Sobre o Império Persa:

- Arte persa:

Arte persa

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/imperio-persa/imagens/imperio-persa1.jpg

- Cultura persa, a placa de Dario I:

Placa de Dario

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1059_persians/5102051_persians01.jpg

- Arquitetura persa, Persépolis:

Persépolis

http://noticias.digi.com.br/files/noticias/persopolis.jpg

Sobre a Sociedade Grega:

- Arte grega:

Arte grega

http://2.bp.blogspot.com/_mJVR8IrYfB0/S0Imi1PWrWI/AAAAAAAAAy0/1ikIIkUxvbk/s400/arte_grega_%C3%A2nfora.jpg

- Arquitetura grega:

Arquitetura gerag

http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2010/08/arte-grega-P%C3%A1rteson.jpg

- Cultura grega, a escrita:

Escrita grega

http://tipografos.net/escrita/greek02.jpg

Terceira Aula

Com as imagens coletadas na aula anterior, os alunos deverão organizar uma exposição, representando, assim, as principais estruturas da sociedade persa e da sociedade grega. Essa exposição poderá ser realizada em um local adequado para exposições, nos corredores da própria escola ou onde o professor achar mais adequado.

Imagem - A organização do Império Persa:

Organização Persa

http://www.metodista.br/fateo/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/piramide.jpg

Quarta Aula

A quarta aula será dedicada ao conhecimento do modo de combate e estrutura militar gregos, além da sua importância para a sociedade e para a formação do cidadão grego. O professor deverá iniciar a aula apresentando as seguintes imagens:

- Imagem 1, o hoplita:

Hoplita

http://farm3.static.flickr.com/2470/3801402943_a2e4d15831_o.jpg

- Imagem 2, a falange:

Falange

http://2.bp.blogspot.com/__bzcstcY-h0/Rv4sHEmpFfI/AAAAAAAAABI/2eGELPOExKk/s320/300px-Greek_Phalanx.jpg

Com as imagens em aberto, o professor deverá apresentar à turma o texto disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoplitas.

Com base nos dados obtidos no texto, o professor deverá questionar os alunos:

- Qual o personagem da imagem 1?

- A que estrutura se refere a imagem 2?

- Qual a relação entre as imagens?

Quinta Aula

Esta aula será baseada nas origens das Guerras Médicas e na Batalha de Maratona. Ao iniciá-la, o professor deverá apresentar à turma o texto a seguir a respeito das guerras médicas, disponível em:

http://educacao.uol.com.br/historia/guerras-medicas-contexto.jhtm.

O professor pedirá aos alunos uma pequena composição textual de 10 a 15 linhas que deverá compreender os seguintes elementos:

- Quais os motivos que levaram gregos e persas ao conflito?

- Qual a importância da falange grega para o desfecho vitorioso da sociedade helênica?

À guisa de curiosidade, o professor poderá recomendar aos alunos o seguinte vídeo sobre a Batalha de Maratona, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=y_DCtXGZRk4.

Sexta Aula

Na sexta e última aula, o professor baseará os estudos nas batalhas ocorridas nos anos 480 e 479 a.C. durante a chamada Segunda Guerra Médica. Para tanto, o professor deverá realizar com os seus alunos a leitura do texto disponível em:

http://educacao.uol.com.br/historia/batalhas-termopilas-salamina-plateia.jhtm.

Feito isso, o professor deverá apresentar aos alunos o seguinte texto sobre o episódio conhecido como Os 300 de Esparta ou Batalha das Termópilas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_das_Term%C3%B3pilas

Em seguida, o professor deverá dispor os alunos em círculo e, com base nos dados obtidos nas leituras supracitadas, incitar uma discussão com os seguintes questionamentos:

- Qual a importância da Batalha das Termópilas?

- Pode-se dizer que os gregos saíram completamente derrotados?

- Qual a relevância desta batalha para o ideal grego, em especial no que se refere à Esparta?

Conclusão

Com estas aulas, os alunos compreenderão que as chamadas Guerras Médicas foram o embate de duas civilizações completamente diferentes, cujas divergências políticas e ideológicas levaram a um antagonismo latente e a uma guerra de enormes proporções.

Recursos Complementares
Avaliação

As avaliações deverão ser feitas pelo professor por meio das propostas presentes nas seis aulas. Deverá avaliar o desempenho, a participação e o interesse dos alunos nos debates e nas discussões, assim como nas atividades em grupo. Por sua vez, os textos serão analisados de acordo com a redação, conteúdo e a compreensão dos conceitos discutidos durante as atividades. Já com relação à exposição iconográfica, o professor fará suas observações levando em conta sua abrangência, conteúdo e formato explicativo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eva Mendes Cardoso, UNEB , Bahia - disse:
    evitaperon2009@hotmail.com

    08/06/2013

    Cinco estrelas

    Excelentes aulas, muito boas o único problema é que não temos uma carga horaria que permita usarmos 6 aulas trabalhando um único tema.


  • Pedro, CMI , São Paulo - disse:
    p.dias47@yahoo.com

    07/05/2013

    Três estrelas

    Olha este conteúdo que você passou esta muito bom só que eu acho que você deveria acrescentar um puco mais de características sobre esta guerra, fora isso esta muito bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.