Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Jornais falados online

 

21/06/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Usar o laptop (UCA) para acessar jornais falados  online.

 - Conhecer o conceito e as características de radiojornalimo.  

 - Analisar os principais jornais falados online quanto aos recursos utilizados para a comunicação oral.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos conheçam características do gênero jornalístico notícia.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para o desenvolvimento da aula é necessário providenciar caixas de som com amplificador para que seja possível aumentar o volume do som dos laptops UCA. Para um volume suficiente para o espaço de uma sala de aula de tamanho médio, onde caibam cerca de 30 alunos, as caixas de som devem ter, no mínimo, 8 WRMS de potência real. Outra possibilidade é o uso de fones de ouvido individuais.

Atividade 1 – Quem ouve jornais?

Turma organizada em círculo.

Professor, entregue as questões abaixo aos alunos e peça a eles que, individualmente, digitem as respostas em seus laptops, usando o programa Kword (metasys > aplicativos > ferramentas de produtividade > suíte de escritório > Kword).

1. Você ouve jornais?

2. Se não, explique por que.

3. Se sim, em quais momentos isso ocorre? Em que lugar? Durante muito tempo ou rapidamente?

4. Por meio de qual aparelho você ouve jornais?

5. Você sabia que o jornal falado, como uma prática do radiojornalismo, é produzido por estações de rádio?

6. Se, eventualmente, uma estação de rádio começa a transmitir um jornal, qual é a sua reação mais comum?

7. Você sabia que um jornal falado pode durar apenas alguns segundos ou até mais de uma hora?  

8. Na sua opinião, por que raramente se ouvem notícias transmitidas por estações de rádio?

Para a socialização das respostas, os alunos devem trocar os laptops. Para indicar o início e o fim do tempo disponível para cada aluno ler as respostas dos colegas, a cada 2 minutos, aproximadamente, bata palmas. O professor deve permanecer atento às demonstrações de concentração e envolvimento dos alunos nesse troca-troca de laptops. Se eles ficarem muito dispersos, o tempo de leitura não deve ultrapassar 15 minutos. Se notar que eles estão envolvidos, dedique até 25 minutos para as leituras trocadas. Ao final das trocas, eles devem voltar às suas respostas, acrescentar informações novas que tenham lido nas respostas dos diversos colegas e salvar o arquivo do exercício em pen drive.

Professor, é grande a probabilidade de os alunos relatarem que têm o hábito de ler jornais impressos e que pouco ou nunca ouçam jornais falados (radiojornalismo). Eles também poderão relatar que ouvem noticiários no trânsito, quando o rádio do carro está ligado. Sobretudo, é possível que expliquem estarem mais habituados com os jornais televisivos, os quais são constituídos de recursos visuais e de áudio. Comente com os alunos que a pouca frequência com que se ouvem notícias por meio das estações de rádio é reveladora de uma característica da sociedade contemporânea, a qual se mostra bastante sensível a apelos visuais e tende a superar uma prática social bastante comum em um passado próximo – ouvir notícias pelo rádio. Estimule-os a conversar, principalmente, com os professores de História, os quais podem enriquecer ainda mais o assunto com observações a respeito das mídias nas sociedades moderna e  contemporânea.

O foco da atividade é contribuir para que os alunos possam refletir a respeito de uma prática social em que eles figuram como protagonistas. Se eles, jovens em formação, não cultivam a prática de buscar informação e formação, por meio da audiência dos  noticiários veiculados pelas estações de rádio online, por que as empresas haveriam de produzi-los?

 

Atividade 2 – Lendo sobre o conceito de radiojornalismo e produzindo slides

Turma organizada em grupos de 4 integrantes.

Professor, convide 2 ou 3 alunos para atuarem como seus monitores na realização da atividade. É natural que alguns alunos tenham maior habilidade com recursos computacionais e eles podem ser estimulados a cooperarem com a turma, socializando seus saberes. Adote uma postura construtiva e colaborativa, envolvendo-os diretamente nos processos pedagógicos.  

Professor, os alunos devem fazer a leitura dos textos indicados e produzir slides que destaquem os aspectos mais importantes do Radiojornalismo presentes nos textos lidos. Depois de produzidos os slides, cada grupo terá de 3 a 5 minutos para a apresentação dos mesmos em datashow. Durante a apresentação, você deverá ajudá-los na sistematização dos aspectos mais ímportantes para a compreensão das características do radiojornalismo.

Entregue aos grupos a seguinte ficha, contendo as orientações para a realização da atividade:

 

Orientações para pesquisa via internet e produção de slides

1ª parte:

 Leiam atentamente os artigos intitulados “Radiojornalismo”, disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiojornalismo> e “Introdução ao Radiojornalismo”, de Pedro Celso Campos, disponível em <http://webmail.faac.unesp.br/~pcampos/Introducao%20ao%20Radiojornalismo.htm>. À medida que realizarem suas leituras e forem conversando sobre o assunto, em seus cadernos, façam anotações relativas às seguintes características do radiojornalismo:  

  1. Datas importantes para a história do radiojornalismo
  2. Profissionais envolvidos
  3. Elementos da notícia radiojornalística 
  4. Tempo de duração 
  5. Funções do âncora no radiojornalismo
  6. Diferenças do jornalismo da Tv e do Rádio
  7. A técnica da locução radiojornalística
  8. Curiosidades

2ª parte:

A partir das anotações individuais, o grupo deve produzir de 3 a 5 slides, abrangendo as características  do radiojornalismo anotadas na primeira parte desta atividade. Para a criação dos slides, o grupo deve utilizar o programa KPresenter [Metasys> Aplicativos> Novos Aplicativos> Gerador de Apresentações KPresenter].

Cada slide deve receber um título e o corpo do texto deve conter informações diretas e claras, com no mínimo 15 e no máximo 20 palavras. Os recursos do KPresenter devem ser ao máximo exploradas (sugestão de recursos disponíveis: apresentação personalizada; configurar apresentação; editar efeito do objeto; editar transição do slide; cor do preenchimento).

 3ª parte:

O grupo deve eleger um colega para apresentar os slides a toda a turma. Cada apresentação terá a duração máxima de 5 minutos. 

 

 
 
Atividade 3 – Radiojornalismo na BandNews FM, CBN e Difusora Online

Professor, oriente os alunos para que, em duplas, conectem a internet por meio de seus laptops [ Metasys> Iniciar -> Aplicativos -> Internet  Firefox ou na área de trabalho] e acessem o site da BandNews: <http://bandnewsfm.band.com.br>.

Cada dupla deve conectar apenas 1 laptop à internet.

band

 Imagem capturada em: <http://bandnewsfm.band.com.br/>. Acesso em 16 abr. 2011.

Aplique os mesmos procedimentos para também explorarem a CBN Globo Rádio. Disponível em: <http://cbn.globoradio.globo.com/home/HOME.htm>, e a Difusora Online, <http://www.difusoraceleiro.com.br/site>.

e

 Imagem capturada em <http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/JORNAL-DA-CBN.htm>. Acesso em 16 abr. 2011.

 f

 Imagem capturada em <http://www.difusoraceleiro.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=920%3Ajornal-falado&catid=52%3Apodcast&Itemid=90>. Acesso em 16 abr. 2011.

 

Professor, solicite aos alunos que naveguem pelo site das rádios indicadas, buscando reconhecer aquelas características que foram destacadas nos slides. Oriente-os a clicarem nas abas e ouvir as matérias. Em cada aba, ele poderá ouvir diferentes locutores, assuntos diversos, perceber mudança de recursos sonoros. É importante monitorar os alunos a prestarem o máximo de atenção, para que os detalhes das locuções possam ser melhor percebidas.

Peça a eles que voltem a utilizar as anotações de seus cadernos, confirmem as características anotadas durante as atividades 1 e 2 e listem características não apresentadas, mas que foram notadas nas programações dos jornais falados.

O ato de ouvir coletivamente as notícias dos jornais falados online e a troca de informações favorecem a ampliação da percepção dos alunos, de modo que eles se vejam na condição de somar esforços para ouvir e entender até mesmo detalhes das diferentes locuções. Ao mesmo tempo, eles vão exercitar a construção coletiva do conhecimento, visto que um colega poderá perceber detalhes não percebidos pelo outro.

Como forma de conclusão, os alunos devem redigir um texto curto (6 a 10 linhas), em que apresentem suas ideias em relação ao seguinte desafio:

 

Apresente propostas para se conquistar mais ouvintes para o radionalismo brasileiro

 

Recursos Complementares

A) Para auxiliar na reflexão sobre os desafios dos jornais falados na sociedade contemporânea, sugiro o artigo intitulado "Radionalismo simplista demais, de Maicon Elias Kroth. O texto está disponível em: <http://ensaios-criticos.blogspot.com/2010/01/radiojornalismo-simplista-demais.html>

B) Para conhecer uma seção de literatura veiculada por um noticiário online, acesse o seguinte endereço: <http://bandnewsfm.band.com.br/colunista.asp?ID=146&pag=0>. Trata-se da coluna intitulada “Devaneio”, transmitida pela BandNews FM. Ali, Juca de Oliveira, interpreta Mário Quintana, Manuel de Barros, Clarice Lispector, Nélson Rodrigues, Charles Baudelaire, Florbela Espanca, Pablo Neruda - entre outros mestres da literatura universal. Cada interpretação dura de 1 a 3 minutos. Trata-se de uma experiência muito interessante para perceber timbre e volume de voz, velocidade e intensidade da fala - entre outros aspectos próprios da interpretação radiofônica.

Avaliação

Para avaliar o bom aproveitamento dos alunos no desenvolvimento do tema da aula, observe se eles conseguiram sistematizar as características do radiojornalismo nos slides produzidos e se eles conseguem perceber essas características nos jornais falados das rádios exploradas.

A produção de textos proposta na atividade 3 também se configura como importante no processo de avaliação, visto que ela demanda uma postura ativa dos alunos em relação ao tema e às reflexões propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.