06/05/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Levantar o que os alunos já sabem sobre as parlendas.
“As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.”
Fonte da Citação: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm
Parlendas fazem parte do nosso folclore e, portanto da nossa história, o objetivo desta aula é trabalhar com estes portadores textuais numa metodologia alicerçada pelas ferramentas tecnológicas.
O fato de cada aluno estar conectado a um netbook e com acesso a internet permite que o aluno possa escolher seu objeto de trabalho e desenvolver a atividade em seu ritmo. Tudo isso potencializado pelas ferramentas do computador.
Um aspecto a ser cuidado nas aulas com o UCA é a colaboração entre os próprios alunos, incentive a troca de descobertas, tenha como hábito, que ao propor a atividade um aluno socialize quais as ferramentas necessárias e aonde encontrá-las, fique atenta para que todos em algum momento possam participar.
Nessa aula iremos resgatar algumas parlendas, pois elas servirão de ferramentas de construção de jogos pelos alunos.
Para repertoriar a classe seguem alguns sites. Os alunos poderão navegar para escolher uma parlenda no qual irão trabalhar.
http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=29
http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/00050301?idioma=portugues
Outros sites para pesquisa:
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21
http://www.picpicpicole.blogger.com.br/
http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk
Após a navegação e a escolha do aluno por uma parlenda. Proponha o seguinte desafio:
Construir um jogo utilizando a parlenda. Para tal será necessário construir desenhos que constituam a parlenda.
Os alunos usarão a criatividade para construir através do desenho o cenário da parlenda.
Segue um exemplo da canção infantil “O Cravo brigou com a Rosa”
Para inspirar:
http://www.redescola.com.br/kids/kids/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=38&Itemid=30
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.redescola.com.br/software/ualpr053/ualpr053.swf
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.redescola.com.br/software/ualpr053/ualpr053.swf
Para desenhar o Tux Paint é um software livre bem intuitivo feito para crianças. Tem recursos bem interessantes. Entretanto no corpo da aula há um link que direciona para um tutorial bem didático.
Desenhando com o TUX PAINT
fonte da imagem:http://profedirceu.blogspot.com/2010/05/tux-paint.html
Tutorial do Tux Paint
http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf
Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf
E para finalizar a aula e acrescentar mais um aprendizado para os alunos. Eles podem inserir as imagens em um programa de apresentação. Sugiro o IMPRESS do BR OFFICE. Ele apresenta recursos similares ao Power Point. Nesta aula os alunos podem aprender a inserir imagens. no link abaixo há um curso sobre o BR OFFICE e nos recursos complementares há outras sugestões de sites com dicas interessantes do recursos deste pacote.
Open Office- o Impress
http://info.abril.com.br/dicas/cursos/openoffice/curso.html
No processo de desenvolvimento da atividade, incentive a colaboração entre os alunos, não é porque cada um tem um netbook que o aluno deverá trabalhar sozinho. pelo contrário, socialize as descobertas.
Ao utilizar o IMPRESS faça passo a passo junto com os alunos, isso aumenta a segurança e facilidade de finalizar a proposta.
Depois de cada jogo desenvolvido, proponha uma aula em que os alunos irão brincar com o jogo de parlenda- memória produzido pelos colegas. É também um momento de socialização dos recursos utilizados, os alunos podem ensinar uns aos outros.
http://aprendizagemdigital.wordpress.com/2010/08/24/atividades-no-tuxpaint/
http://atividadesnotuxpaint.blogspot.com/
http://www.tuxpaint.org/download/?lang=es_ES
http://www2.explorando.com.br/2007/07/dicas-para-quem-usa-o-impress-do
Avalie a coerência entre o conteúdo da parlenda e o jogo desenvolvido pelo aluno, levando em consideração:
Autonomia para realizar as atividades
Construção dos desenhos
Lógica para elaboração do jogo da memória
Colaboração com os colegas.
Facilidade na navegação dos links sugeridos.
Capacidade de entender o tutorial.
Criatividade na construção dos cenários.
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