Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA- Parlendas - O Desafio da memória

 

06/05/2011

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar uma fórmula lúdica para a escrita de palavras associando imagem, movimento e som.
  • Auxiliar o aluno a entender o código linguístico;
  • Possibilitar a construção de jogos;
Duração das atividades
5 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar o que os alunos já sabem sobre as parlendas.

Estratégias e recursos da aula

 “As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algumas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.”

Fonte da Citação: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/parlendas.htm

Parlendas fazem parte do nosso folclore e, portanto da nossa história, o objetivo desta aula é trabalhar com estes portadores textuais numa metodologia alicerçada pelas ferramentas tecnológicas.

O fato de cada aluno estar conectado a um netbook e com acesso a internet permite que o aluno possa escolher seu objeto de trabalho e desenvolver a atividade em seu ritmo. Tudo isso potencializado pelas ferramentas do computador.

Um aspecto a ser cuidado nas aulas com o UCA é a colaboração entre os próprios alunos, incentive a troca de descobertas, tenha como hábito, que ao propor a atividade um aluno socialize quais as ferramentas necessárias e aonde encontrá-las, fique atenta para que todos em algum momento possam participar.

Nessa aula iremos resgatar algumas parlendas, pois elas servirão de ferramentas de construção de jogos pelos alunos.

Para repertoriar a classe seguem alguns sites. Os alunos poderão navegar para escolher uma parlenda no qual irão trabalhar.

http://www.mingaudigital.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=29

 

par1

 

http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/00050301?idioma=portugues

 

par2

Outros sites para pesquisa:

http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21

http://www.picpicpicole.blogger.com.br/

http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk

 

Após a navegação e a escolha do aluno por uma parlenda. Proponha o seguinte desafio:

Construir um jogo utilizando a parlenda. Para tal será necessário construir desenhos que constituam a parlenda.

Os alunos usarão a criatividade para construir através do desenho o cenário da parlenda.

Segue um exemplo da canção infantil “O Cravo brigou com a Rosa”

Para inspirar:

http://www.redescola.com.br/kids/kids/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=38&Itemid=30

par3

 

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.redescola.com.br/software/ualpr053/ualpr053.swf

 

par4

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://www.redescola.com.br/software/ualpr053/ualpr053.swf

 

Para desenhar o Tux Paint é um software livre bem intuitivo feito para crianças. Tem recursos bem interessantes. Entretanto no corpo da aula há um link que direciona para um tutorial bem didático.

 

Desenhando com o TUX PAINT

par7

fonte da imagem:http://profedirceu.blogspot.com/2010/05/tux-paint.html

 

 

Tutorial do Tux Paint

http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf

par5

Imagem produzida pela autora da aula através do link: http://penta3.ufrgs.br/PEAD/tutoriais/tuxpaint/tutorial_tuxpaint.pdf

 

E para finalizar a aula e acrescentar mais um aprendizado para os alunos. Eles podem inserir as imagens em um programa de apresentação. Sugiro o IMPRESS do  BR OFFICE. Ele apresenta recursos similares ao Power Point. Nesta aula os alunos podem aprender a inserir imagens. no link abaixo há um curso sobre o BR OFFICE e nos recursos complementares há outras sugestões de sites com dicas interessantes do recursos deste pacote.

Open Office- o Impress

http://info.abril.com.br/dicas/cursos/openoffice/curso.html

par6

 

No processo de desenvolvimento da atividade, incentive a colaboração entre os alunos, não é porque cada um tem um netbook que o aluno deverá trabalhar sozinho. pelo contrário, socialize as descobertas.

Ao utilizar o IMPRESS faça passo a passo junto com os alunos, isso aumenta a segurança e facilidade de finalizar a proposta.

Depois de cada jogo desenvolvido, proponha uma aula em que os alunos irão brincar com o jogo de parlenda- memória produzido pelos colegas. É também um momento de socialização dos recursos utilizados, os alunos podem ensinar uns aos outros.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a coerência entre o conteúdo da parlenda e o jogo desenvolvido pelo aluno, levando em consideração:

Autonomia para realizar as atividades

Construção dos desenhos

Lógica para elaboração do jogo da memória

Colaboração com os colegas.

Facilidade na navegação dos links sugeridos.

Capacidade de entender o tutorial.

Criatividade na construção dos cenários.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.