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O Partido Comunista Brasileiro e a Questão da Terra

 

16/05/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano; Pauliane de Carvalho Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas os alunos conhecerão um pouco sobre a história das lutas pela terra no Brasil, que tiveram o apoio e/ou orientação do Partido Comunista Brasileiro.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- História do Partido Comunista Brasileiro.

- Problema fundiário no Brasil, colocado em perspectiva histórica. 

- Noções básicas do histórico das Lutas pela Terra no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

O professor deverá fazer uma breve introdução enfatizando que a questão agrária sempre foi um ponto de atenção para o Partido Comunista Brasileiro (PCB), seja pelo caráter antifeudal de sua revolução ou pela importância da aliança operário-camponesa na mesma. O problema agrário, presente no programa político pecebista, também gerou diversas ações práticas do partido, a exemplo das agitações nos canaviais de Sertãozinho e Ribeirão Preto, em 1928; a montagem das Ligas Camponesas, na década de 1940; a Revolta Camponesa de Porecatu (sudoeste do Paraná), de 1942/1952; os conflitos agrários de Trombas e Formoso (Goiás), na década de 1950; os sindicatos e as associações rurais, de fins da década de 1950 e início de 1960; entre outros. O objetivo destas aulas é fazer conhecer as orientações pecebistas para a questão agrária e algumas de suas ações junto aos camponeses.

Fundadores do PCB.     Fundadores do Partido Comunista do Brasil, criado em 1922. Em 1962, com o objetivo de facilitar a legalização do partido, passa a chamar-se Partido Comunista Brasileiro. Foto utilizada com a autorização do Projeto República/UFMG.

 

Quatro séculos de latifúndioCapa da 3ª edição do livro Quatro séculos de latifúndio. Autor: Alberto Passos Guimarães. Data: 1968. Foto utilizada com a autorização do Projeto República/UFMG. 

 

Instrumentos de repressãoA revolução social tende para o extermínio dos instrumentos de repressão. Data: 01/05/1924. Fonte: A Plebe. Foto utilizada com a autorização do Projeto República/UFMG. 

 

O programa do PCB e os camponesesReportagem sobre o programa do PCB e os camponeses. Data: 21/08/1954. Fonte: Jornal Voz Operária nº 275. Foto utilizada com a autorização do Projeto República/UFMG. 

 

Terra, liberdade, revolução, ideal.A cavalgada do ideal. Data: 01/05/1924. Foto utilizada com a autorização do Projeto República/UFMG.

Desenvolvimento

Primeira  aula:

Neste primeiro momento, é importante que o professor retome o que já foi ensinado sobre o Partido Comunista Brasileiro, para, a partir daí, discutir as políticas pecebistas para o campo e para os camponeses. Para auxiliar a discussão, sugerimos um seminário, com a leitura obrigatória por todos os alunos dos seguintes textos (links acessados em: 2 abr. 2011):

- PCB:

http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/tradicao.php?tipo=&mId=7&id=105&parent=19

- O PCB e o debate de ideias:

http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/tradicao.php?tipo=&mId=7&id=104&parent=19

- Ligas Camponesas:

http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/tradicao.php?tipo=&mId=7&id=101&parent=19

- Porecatu:                

http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/tradicao.php?tipo=&mId=7&id=107&parent=19

- Trombas e Formoso:

http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/tradicao.php?tipo=&mId=7&id=97&parent=19

 

Esses pequenos textos fomentarão as discussões entre professores e alunos e possibilitarão a discussão das seguintes questões:

- Qual a orientação do Partido Comunista Brasileiro para o campo?

- Esta orientação se modificou em algum momento de sua história?

- Qual era o objetivo do Partido Comunista Brasileiro ao criar as Ligas Camponesas?

- Qual o interesse dos camponeses neste tipo de associação?

- Qual foi o papel dos camponeses e dos militantes comunistas nas Ligas?

- Quais as partes envolvidas nas Revoltas de Porecatu e Trombas e Formoso?

- Como se iniciaram os conflitos?

- Qual foi o papel do Partido Comunista Brasileiro nestas questões?

- Como agiram os camponeses?

Ao fim do seminário, os alunos deverão compreender como se davam as relações entre latifundiários, pequenos proprietários e trabalhadores rurais; como os camponeses se posicionavam diante dos problemas de posse de terra; como o Partido Comunista Brasileiro auxiliava, orientava ou comandava as ações no campo, etc. As questões discutidas nesta aula servirão como base para as discussões das próximas aulas.

 

Segunda aula

Nesta segunda aula, elegeremos um evento de revolta camponesa no qual o Partido Comunista Brasileiro atuou, de modo a aprofundar as discussões da primeira aula. Este evento exemplar nos possibilitará compreender melhor a política e a ação pecebista, assim como o posicionamento e as ações dos camponeses. O evento aqui sugerido é a Revolta de Trombas e Formoso.

Por meio do filme Trombas e Formoso: Memórias de uma luta (http://www.trombaseformoso.com/node/105 ; link acessado em: 2 abr. 2011), criado por alunos da Faculdade Federal de Goiás e disponível no site Memorial da Revolta de Trombas e Formoso (http://www.trombaseformoso.com/ ; link acessado em: 2 abr. 2011), professores e alunos deverão retomar os eixos de discussões da primeira aula, agora centrados no evento escolhido: o que desencadeou os conflitos em Trombas e Formoso? Quais eram as partes envolvidas? Qual o papel dos camponeses nesta luta? E do Partido Comunista Brasileiro?

Ao final desta segunda aula, o professor deverá solicitar como atividade extraclasse que os alunos, reunidos em grupos (de, no máximo, cinco alunos), realizem uma pesquisa no site Memorial da Revolta de Trombas e Formoso (http://www.trombaseformoso.com/ ; link acessado em: 2 abr. 2011), percorrendo todas as seções disponíveis – Personagens, Linha do Tempo, Imagens, Documentos, Artigos e Links, etc. A partir dessa pesquisa, os grupos deverão organizar pequenas apresentações que sistematizem as discussões das duas primeiras aulas e as informações colhidas no site.

 

Terceira aula – Conclusão

Esta aula será o espaço para as apresentações das atividades extraclasse dos grupos organizados na segunda aula. Os grupos podem pensar maneiras criativas de apresentação: painéis com foto montangem, vídeos (que podem ser produzidos pelos celulares dos próprios alunos), júri simulado (onde os alunos podem contrapor notícias de jornais com depoimentos de moradores), tele-jornais, dramatizações teatrais, dentre outros. Seja qual for a forma de apresentação escolhida, ela deve englobar os conteúdos pesquisados e  as discussões realizadas nas primeiras aulas.

O professor deverá solicitar aos alunos que as dúvidas, questões e observações que surgirem durante as apresentações sejam anotadas por eles; estas questões serão retomadas e discutidas ao final das apresentações, encerrando o ciclo de aulas sobre o Partido Comunista Brasileiro e a Questão da Terra.

Recursos Complementares

Site do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória, da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste site, o professor poderá navegar pela linha de pesquisa Sentimento de Reforma Agrária, Sentimento de República, que tem como objetivo recuperar, ao longo da história republicana e no interior da imaginação cultural do País, o tratamento dado ao tema das questões agrárias por diferentes tradições do pensamento social e político brasileiro.

Site: http://www.ufmg.br/projetorepublica/v1/page/pesquisa.php?id=7 (link acessado em: 2 abr. 2011).

Avaliação

Neste ciclo de aulas sobre o Partido Comunista Brasileiro e a Questão da Terra, as avaliações consistirão em:

- Participação dos alunos nas discussões realizadas nas duas primeiras aulas;

- Apresentação dos grupos na terceira aula;

- Trabalho final produzido extraclasse em que, por meio dos documentos contidos no site Memorial da Revolta de Trombas e Formoso (http://www.trombaseformoso.com/node/91 ; link acessado em: 2 abr. 2011), como atas de reuniões, documentos fiscais, jornais e inquéritos policiais, os alunos possam comprovar algumas questões expostas nas aulas anteriores. Por exemplo: na segunda aula, tais questões foram colocadas e discutidas: “O que desencadeou os conflitos em Trombas e Formoso? Quais eram as partes envolvidas? Qual o papel dos camponeses nesta luta? E do Partido Comunista Brasileiro?”.

Os alunos deverão procurar as respostas a essas questões nesses documentos, comparando-as com as respostas obtidas durante a discussão em sala de aula. Esta atividade deverá ser transformada em trabalho escrito, a ser avaliado pelo professor.

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