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As transformações socioculturais do Romantismo Europeu

 

13/05/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender como as expressões culturais do Romantismo representam as transformações sociais, políticas, econômicas e mentais que a Europa Ocidental vinha sofrendo, desde o século XVIII, com a dupla Revolução: a Francesa e a Industrial. O aluno deverá entender a virada do século XVIII para o XIX como o momento fundante de várias das ideologias, mentalidades, regimes de tempo e de trabalho que marcam a sociedade moderna.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá trabalhar com o aluno as várias mudanças que as Revoluções Francesa e Industrial trazem para as sociedades ocidentais, nos seus aspectos mais variados, desde as condições materiais até as estruturas sociais, políticas e econômicas.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO PASSO

O professor deverá fazer uma breve exposição introdutória do Romantismo, como movimento cultural e ideológico.

Links que poderão auxiliá-lo:

- Resumo do Movimento: http://www.vestibular1.com.br/revisao/romantismo.doc (acesso em: 4 abr. 2011);

- Definição de Romantismo: http://www.miniweb.com.br/Literatura/artigos/Rom_Class.pdf  (acesso em: 4 abr. 2011);

- Resumo do Romantismo Inglês e Alemão: http://www.letras.ufrj.br/veralima/romantismo/ensaios/romantismo_ingles_alemao_g3j.pdf  (acesso em: 4 abr. 2011);

- Transformações no pensamento advindas com o Romantismo: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_3654/artigo_sobre_o_romantismo:_transormacoes_na_filosofia_moderna (acesso em: 4 abr. 2011);

- Pensamento romântico: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64452004000200003&script=sci_abstract&tlng=pt  (acesso em: 4 abr. 2011);

- Definições de Romantismo: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v19n55/a01v1955.pdf  (acesso em: 4 abr. 2011).

 

Depois da breve exposição sobre o que é Romantismo (de preferência que o professor gaste meia aula), o professor deverá pedir aos alunos que façam um círculo e discutam o tema. O professor começará estimulando os alunos com a seguinte pergunta: podem ser encontradas manifestações românticas em outros tempos e lugares que não apenas a virada do século XVIII para o XIX e a primeira metade do XIX? Ao final, os alunos, individualmente, deverão redigir um pequeno texto dissertativo (no máximo, de 10 linhas), definindo Romantismo.

 

SEGUNDO PASSO

 

O professor deverá apresentar as imagens abaixo e solicitar que os alunos anotem todas as impressões que lhe venham à mente na imediata visualização. Ao mostrar as imagens, o professor deverá dar algumas informações sobre o artista e a obra. Depois de observadas e comentadas todas as obras, o professor pedirá aos alunos que compartilhem suas impressões novamente em círculo e, a partir delas, encerrar a análise das obras. As anotações com as impressões deverão ser guardadas para uma futura atividade.

 

Imagem 01

O Viajante sob o mar de Névoa

Pintura “O Viajante sob o mar de Névoa”, de Caspar David Friedrich, de 1818. Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_aLUz3BUOVcU/TKUTdxUv1_I/AAAAAAAABMk/uHpFYg5NUhU/s1600/20060809190128!Caspar_David_Friedrich_032.jpg Acesso em: 15 abr. 2011.

 

Imagem 02

O Monge à Beira-Mar

Pintura “O Monge à Beira-Mar”, de Caspar David Friedrich, 1808-1810. Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fe/Der_Moench_am_Meer_%28C_D_Friedrich%29.jpg  Acesso em: 15 abr. 2011.

 

Imagem 03

A Morte de Marat

Pintura “A Morte de Marat”, de Jacques-Louis David, 1793. Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/aa/Death_of_Marat_by_David.jpg  Acesso em: 15 abr. 2011.

 

Imagem 04

A Liberdade guiando o povo

Pintura   “A Liberdade guiando o povo”, de Eugene Delacroix, 1830. Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a7/Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_La_libert%C3%A9_guidant_le_peuple.jpg  Acesso em: 15 abr. 2011.

 

Imagem 05

O Sonho da Razão produz Monstros

Pintura “O Sonho da Razão produz Monstros”, de Francisco Goya, 1799. Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Goya_-_Caprichos_%2843%29.jpg  Acesso em: 15 abr. 2011.

 

Imagem 06

Chuva, Vapor e Velocidade: The Great Western Railway

Pintura “Chuva, Vapor e Velocidade: The Great Western Railway”, de William Turner, 1844. Fonte: http://www.nationalgallery.org.uk/paintings/joseph-mallord-william-turner-rain-steam-and-speed-the-great-western-railway   Acesso em: 15 abr. 2011.

 

Links para ajudar o professor nas informações sobre as imagens:

 

Para as duas primeiras imagens,O Viajante sob o mar de Névoa” e “O Monge à Beira-Mar”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caspar_David_Friedrich (acesso em: 4 abr. 2011); http://paulopinto.net/?p=303  (acesso em: 4 abr. 2011).

Para a terceira imagem, “A Morte de Marat”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marat_assassinado (acesso em: 4 abr. 2011); http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques-Louis_David (acesso em: 4 abr. 2011).

Para a quarta imagem, “A Liberdade guiando o povo”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eug%C3%A8ne_Delacroix (acesso em: 4 abr. 2011).

Para a quinta imagem, “O Sonho da Razão produz Monstros”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Goya  (acesso em: 4 abr. 2011).

Para a sexta imagem, “Chuva, Vapor e Velocidade: The Great Western Railway”, de William Turner: http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Turner  (acesso em: 4 abr. 2011).

 

TERCEIRO PASSO

 

O professor deverá apresentar os trechos a seguir de escritores românticos e pedir aos alunos que,individualmente, a partir do conhecimento adquirido até agora, destaquem e anotem algumas palavras ou trechos curtos que chamem a atenção de cada um deles. Todos os trechos foram retirados da seguinte fonte: GOMES, Álvaro Cardoso; VECHI, Carlos Alberto. A Estética Romântica: Textos Doutrinários Comentados. São Paulo: Ed. Atlas S. A, 1992.

 

O Homem não é apenas um ser pensante, mas também alguém que sente. Ele é um todo, uma unidade de forças múltiplas intimamente associadas. A obra de arte deve falar a este todo do homem, corresponder a essa rica unidade, a essa multiplicidade que nele existe.

(Johann Wolfgang Goethe).

 

“A estrada do excesso leva ao palácio da sabedoria.”

“Prudência é uma solteirona rica e feia cortejada pela Incapacidade.”

“Aquele que deseja, mas não age, cultiva a peste.”

“A Eternidade está apaixonada pelas produções do tempo.”

“Se o louco persistisse na sua loucura ele se tornaria sábio.”

“Prisões são construídas com pedras da Lei, Bordéis com tijolos da Religião”.

“O que agora está provado foi outrora, somente imaginado.”

“Um pensamento preenche a imensidade.”

“Se outros não tivessem sido loucos, nós deveríamos sê-lo.”

“Como a lagarta escolhe as folhas mais vistosas onde botar seus ovos, assim o  amaldiçoa os prazeres mais formosos.”

“Exuberância é Beleza.”

(Provérbios do Inferno, de William Blake.)

 

786- [...] Tudo o que é nacional, temporal, local, individual pode-se universalizar e conseqüentemente consagrar e generalizar[...] Este colorido individual é o seu elemento romantizado. Assim, cada deus nacional e até mesmo o deus pessoal é um universo romantizado. A personalidade é o elemento romântico do “eu”.

1268- (Romantismo) Absolutização, classificação do momento individual, da situação individual, e assim por diante, é a verdadeira essência da romantização.

(Trechos do livro Fragmentos de Novalis.)

 

Jovens, coragem! Por muito penoso que nos queiram fazer o presente, o futuro será belo. O Romantismo, tantas vezes mal definido não é senão, afinal, o liberalismo em literatura e é essa a sua definição verdadeira se o considerarmos sob o aspecto militante. Esta verdade já foi compreendida por quase todos os espíritos nobres, cujo número é elevado; e, em breve, visto que a tarefa está bem adiantada, o liberalismo literário não será menos popular do que o liberalismo político. A liberdade na arte, a liberdade na sociedade, é essa a dupla finalidade para a qual devem contribuir unidos todos os espíritos coerentes e lógicos [...] Os ultras de todos os tipos, clássicos ou monárquicos, esforçar-se-ão inutilmente para conseguir reconstruir o antigo regime, a sociedade e a literatura; cada avanço do país, cada desenvolvimento das inteligências, cada passo da liberdade fará desabar tudo o que eles arquitetarem. E, afinal, as suas tentativas de reação terão sido úteis. Na revolução, todo o movimento faz avançar. A verdade e a liberdade têm uma característica admirável: tudo o que se fizer a favor ou contra elas resultará em seu benefício. Ora, depois de tantas coisas notáveis que os nossos antecessores realizaram e nós testemunhamos, transpusemos a velha ordem social; por que não deixaríamos para trás a velha ordem poética? Para um povo novo, uma nova arte [...]

(Trecho de Hernani de Victor Hugo)

 

Depois de lido e explicado os trechos acima, o professor pedirá aos alunos que falem quais são as suas palavras ou trechos selecionados. Ele escolhe duas ou três mais expressivas e as relaciona com o Romantismo, realçando assim algumas características do movimento. Todas as palavras e trechos selecionados deverão ser guardados, tal como foi feito no segundo passo.

 

QUARTO PASSO

O professor deverá pedir aos alunos, agora divididos em grupos de, no máximo, quatro pessoas, que, juntando e socializando os resultados escritos dos passos precedentes, elaborem um mural para ser exposto primeiramente na sala, depois na escola. Os alunos terão que discutir e selecionar o que de melhor desses escritos define o Romantismo.

Além desses resultados selecionados do segundo e terceiro passos, os alunos deverão, no mesmo grupo, fazer via Internet uma pesquisa sobre “Romantismo Brasileiro” e uma pesquisa de imagens sobre “Romantismo Brasileiro e Romantismo Europeu”. Depois da pesquisa feita, das informações coligidas e do material coletado, os alunos farão a sua seleção para acrescentarem no mural.

 

Links para a pesquisa de imagem do Romantismo Europeu:

- Artcyclopedia: http://www.artcyclopedia.com/history/romanticism.html (acesso em: 4 abr. 2011).

- Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuaishttp://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm (acesso em: 4 abr. 2011).

http://www.google.com.br/images?hl=ptbr&source=imghp&biw=1280&bih=586&q=Romantismo+Europeu&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  (acesso em: 4 abr. 2011).

 

Links para a pesquisa de imagens e de informações sobre o Romantismo Brasileiro: 

- Verbete da Enciclopédia Itaú Cultural sobre o Romantismo Brasileiro: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=definicoes_texto&cd_verbete=12163&lst_palavras= (acesso em: 4 abr. 2011).

- Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm (acesso em: 4 abr. 2011).

- Enciclopédia Itaú Cultural de Literatura Brasileira: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm (acesso em: 4 abr. 2011).

- Lista de artistas românticos do Brasil: http://www.pitoresco.com/laudelino/index.htm (acesso em: 4 abr. 2011).

- Identidade Nacional no Romantismo Brasileiro: http://periodicos.unesc.net/index.php/historia/article/view/207/210 (acesso em: 4 abr. 2011).

- Imagens do Romantismo Brasileiro: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=Romantismo+Brasileiro&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= (acesso em: 4 abr. 2011).

 

CONCLUSÃO

Ao final os alunos deverão ter entendido as conexões entre as expressões culturais e suas respectivas sociedades, a partir do exemplo do Romantismo. Além disso, deverá saber apontar semelhanças e diferenças entre o Romantismo Europeu e o Brasileiro.

 

 

Recursos Complementares

Outros links para pesquisa:

- Livro Conceito de Crítica de Arte no Romantismo Alemão, de Walter Benjamin: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=8kZ9xGXEKO8C&oi=fnd&pg=PA7&dq=Romantismo&ots=7oOh_ITdND&sig=FNQ6zGKOSWQYA7o4cetqudn48zA#v=onepage&q&f=false (acesso em: 4 abr. 2011)

- Livro Frestas e arestas: a prosa de ficção do romantismo na Alemanha e no Brasil, de Karin Volobuef: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=lyRCZWGlo1AC&oi=fnd&pg=PA9&dq=Romantismo&ots=QApujKS87W&sig=99BknqUkvRubZulSgLrFO4PFkQQ#v=onepage&q&f=false (acesso em: 4 abr. 2011)

- Livro Os Românticos: A Inglaterra na Era Revolucionária: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=5drS8d8jiZIC&oi=fnd&pg=PP17&dq=Romantismo+Franc%C3%AAs&ots=uuHa4qMD4m&sig=2Okz5oDxoNw4kmksVHw82pTykZk#v=onepage&q&f=false (acesso em: 4 abr. 2011)

- Artigo sobre “As utopias ecológicas dos Românticos”: http://www.journal.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/565/2797 (acesso em: 4 abr. 2011)

- Artigo sobre “Romantismo e Consumo na Modernidade Capitalista”: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-33002005000300008&script=sci_arttext&tlng=en (acesso em: 4 abr. 2011)

Avaliação

Além da avaliação contínua da participação dos alunos nos grupos de pesquisa e nas atividades (primeiro, segundo e terceiro passos), o professor deverá avaliar a participação dos alunos nos grupos nas atividades do quarto passo (a confecção do mural). Por fim, os alunos deverão elaborar um relatório final em formato de um texto opinativo sobre os conhecimentos adquiridos durante as aulas. E, no próprio relatório, uma autoavaliação sobre a aprendizagem.

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