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Juventude e resistência ao regime militar (1964-1985)

 

24/08/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes, João Ricardo Ferreira Pires, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno terá a oportunidade de compreender o regime militar brasileiro por meio da sua relação com a juventude brasileira. O aluno poderá compreender as formas de ação política desenvolvida pelos jovens brasileiros para resistir ao regime militar e sua relação com o contexto histórico do período. 

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- O Golpe Civil-Militar de 1964.

- O regime militar brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Para a abordagem do tema proposto, é importante que o professor, em uma breve exposição, situe os alunos no contexto político do período do regime militar, enfatizando as dificuldades impostas pelo governo para qualquer voz de oposição. Além disso, é fundamental que o professor estimule os alunos a analisarem as ações dessas pessoas dentro de seu contexto social e político: eram jovens como os alunos são (ou pouco mais velhos que eles), mas viviam em um mundo diferente.

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade deverá servir para situar os alunos no contexto histórico dos anos do regime militar. O professor poderá promover uma breve revisão do período do regime militar brasileiro, por meio do vídeo a seguir: 

Além disso, utilizando as imagens dos sites a indicados a seguir, o professor deverá promover uma discussão em formato de seminário sobre o comportamento da juventude daquele período.

Anos 60 http://1.bp.blogspot.com/_OKLyiTgUWPM/TMQba0ZxHkI/AAAAAAAAFEU/sVU7aLD_mDQ/s1600/jovens+anos+60+dois.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Anos 60 http://lh4.ggpht.com/_V78tgti2DFM/Sb468UYor4I/AAAAAAAACbY/J4m3f7xqooc/vestuario%20anos%2060%20santa%20nostalgia%2006_thumb%5B1%5D.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Anos 60 http://2.bp.blogspot.com/_7AqUHJyHtPY/TBexvLfsdvI/AAAAAAAAADY/u0UefRl0Cmw/s1600/RoupasAnos60Fotos1.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Hippies http://3.bp.blogspot.com/_7pX5cVuH2FA/TIQnjDMwiNI/AAAAAAAAAE0/oEbZfg82rLg/s1600/Hippie_Hippie_Shake.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Passeata http://fireuniversitario.files.wordpress.com/2010/10/passeata20dos2010020mil1.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

 

Quais as diferenças no vestuário? É possível inferir algo de seu comportamento a partir dessas imagens? Os alunos deverão ser incentivados a discutir o seu próprio comportamento: como se vestem; o que ouvem; o que pensam do mundo que os cerca? A partir desta discussão, um texto poderá ser produzido, em grupos ou individualmente.

Tendo como base o tema discutido em sala, os alunos deverão fazer como tarefa para casa uma pequena entrevista com alguém que tenha passado sua juventude nos anos 1960/70 (parentes, vizinhos ou amigos): quais as suas lembranças do período? Trabalhava ou estudava? Tinha televisão em casa? Como sabia das notícias? O que sabia do momento político do País? Quais as bandas, músicas e filmes favoritos? O que fazia para se divertir?

 

Atividade 2

Na segunda atividade, o professor, em uma breve introdução, irá contextualizar a atuação política estudantil dentro de um regime autoritário. Tomando como base as imagens dos sites sugeridos a seguir, o professor deverá discutir o papel dos jovens nos eventos retratados. Contra que protestam? De que forma protestam?

Anistia http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/files/2010/11/anistia.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Passeata dos Cem Mil http://2.bp.blogspot.com/_GOSEA1_7-8U/S7cNOARc8aI/AAAAAAAABIE/-AE6yMbgQOM/S730/passeata-100-mil-cinelandia-01g.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Manifestação http://2.bp.blogspot.com/-rretX5cwLNE/TZVrOqn3ZBI/AAAAAAAAAKc/V531_ekjXms/s1600/Ditadura+Militar+no+Brasil.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Passeata dos Cem Mil http://1.bp.blogspot.com/_8x2upNW0ymw/SdKhRe1j2AI/AAAAAAAAFxw/0fy-9YIdZ0Y/s400/cem+mil+1.jpg (acessado em 20 de abril de 2011).

Em seguida, tomando como base o livro-documento Direito à Memória e à Verdade (http://portal.mj.gov.br/sedh/biblioteca/livro_direito_memoria_verdade/livro_direito_memoria_verdade_sem_a_marca.pdf, acessado em: 15 abr. 2011), o professor deverá dividir a turma em quatro ou seis grupos, ficando encarregado de dividir metade dos grupos para a década de 1960 e metade para a de 1970. Cada um desses grupos deverá escolher um jovem militante e, em seguida, procurar resposta para as seguintes questões:

- Quantos anos tinha quando morreu/desapareceu?

- Onde nasceu? Veio do interior? O que buscava?

- Era estudante? Apenas trabalhava? Ou ambos os casos?

- Esteve envolvido em algum evento importante? O que você sabe sobre este evento?

Em seguida, cada grupo deverá montar um painel contando a história desses jovens. Posteriormente os painéis irão compor um mural que ficará exposto para toda a escola.

 

Atividade 3

A atividade 3 será baseada nas imagens retiradas dos sites a seguir:

Passeata dos Cem Mil http://farm4.static.flickr.com/3582/3513687250_9d0e1f0aa5.jpg (Passeata dos Cem Mil, acessado em 20 de abril de 2011).

Vanucchi http://www.torturanuncamais-rj.org.br/imagens/MD_140.jpg (Morte de Alexandre Vanucchi Leme, acessado em 20 de abril de 2011).

Diretas http://2.bp.blogspot.com/_fvMmtgX9Xf0/Skf-jVNTNcI/AAAAAAAAFi4/uoj2fjyCRlI/s400/Diretas+J%C3%A1+-+Manifesta%C3%A7%C3%B5es.jpg (Campanha pelas eleições Diretas para Presidente, acessado em 20 de abril de 2011).

Caras pintadas http://2.bp.blogspot.com/_HVt_PufQL9w/THdwK4xpJII/AAAAAAAAGn4/MmFKO8NZB7A/s1600/CARAS+PINTADAS.jpg (Caras Pintadas, acessado em 20 de abril de 2011).

O professor deverá identificar com os alunos os eventos das imagens acima sugeridas (Passeata dos Cem Mil, Morte de Alexandre Vanucchi, Diretas e Caras pintadas); em seguida, o professor deverá discutir o contexto de cada um destes eventos. Quais as semelhanças entre os três primeiros? O que os difere do quarto evento?

O professor deverá dispor a turma em círculo e propor um debate em torno dos seguintes temas:

- Quais são as lutas da juventude hoje?

- Os alunos participam de alguma forma dessas reivindicações? Conhecem alguém que participe?

- Os alunos acham importante que os jovens participem da vida política do País?

- Os alunos acham que podem interferir de alguma forma na vida política do Brasil?

A seguir o professor poderá propor a cada aluno que faça um pequeno texto dissertativo, expondo seus pontos de vista a respeito das questões colocadas.

 

 

Conclusão

No decorrer das três atividades, os alunos deverão compreender a importância da atuação política da juventude, em suas mais diversas formas, para a história do Brasil. Além disso, os alunos deverão compreender de que forma o contexto político do País influi nas possibilidades dessa luta, tornando-a mais difícil (e por que não dizer mais arriscada) no âmbito não democrático de um regime autoritário. A temática aqui desenvolvida permite ainda ao professor tratar temáticas próprias ao campo da História, como a noção de memória e de evento, a relação entre o passado e o presente e o significado do tempo. Além disso, os alunos poderão sair mais conscientes de seu papel como cidadãos capazes de interferir na cena pública e terão mais elementos para analisar, de forma crítica, o seu próprio tempo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares

Site Memória do Movimento Estudantil, que traz imagens, depoimentos e vídeos que retratam parte da atuação da juventude na resistiencia ao regime militar: http://www.mme.org.br/main.asp?ViewID={430D730F-BC7A-4888-8401-FD9C01C26FA2} (acessado em 20 de abril de 2011)

Avaliação

 

É importante que o aluno seja avaliado de forma global, de acordo com a sua participação e o seu desempenho nas atividades propostas. O professor poderá tomar como parâmetro de avaliação o trabalho de pesquisa necessário para a realização da entrevista proposta na atividade 1, o envolvimento com o trabalho em grupo da atividade 2 ou o desempenho no debate previsto na atividade 3. Poderá propor ainda atividades que permitam avaliar a compreensão global do tema, como redação de textos dissertativos e a confecção de blogs ou hotsites sobre o tema.

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