Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - As placas contando histórias!

 

06/06/2011

Autor e Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:


- Identificar o porquê da maioria dos nomes das ruas serem de pessoas ou de datas.
- Ler, produzir e interpretar textos;
- Pesquisar em diferentes fontes virtuais;
- Diferenciar o nome popular e oficial pelo qual uma dada rua poderá ser conhecida;
- Saber o significado do nome da rua em que mora.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Os alunos deverão saber navegar na Internet e ter conhecimentos básicos do uso do Kword do laptop.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:

KWord                 [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]

Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

Nesta aula serão trabalhados conteúdos históricos e geográficos sobre o Brasil. A estratégia utilizada será: Aula interativa com uso do laptop.    

Motivação:

Um dia antes do desenvolvimento destas aulas o professor deverá pedir que os alunos levem à escola o nome completo da rua ou avenida em que moram, anotado-o no caderno. Solicitar que reflitam sobre a importância que há no fato de que cada rua tenha um nome.

 

video

Vídeo: Os nomes das ruas

Atividade 1

Assistir com os alunos no laptop o vídeo:

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2KjxXpn3l98

O vídeo “Os nomes das ruas” tem a duração de três minutos e vinte e nove segundos. Comentar com os alunos aspectos do vídeo como, por exemplo:

- como surgiu o interesse do pesquisador a respeito do nome das ruas;
- como o pesquisador do vídeo encontrou informações sobre o nome das ruas;
- perguntar aos alunos o que pensam sobre a importância de que cada rua tenha um nome.

 

 

atividades

Pensando sobre o significado dos nomes das ruas

Atividade 2

Após conversar a respeito do vídeo, o professor deverá pedir que cada aluno vá até a lousa e escreva o nome da rua em que mora.  Feito isso, o professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem o que significa o nome das ruas em que moram. Depois de dar um tempo para que cada aluno fale o que sabe, os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos (de quatro a cinco integrantes) para, juntos, realizarem uma pesquisa em Internet, com o uso do laptop, sobre o significado do nome da rua em que cada um mora.

Os grupos deverão pesquisar os nomes das ruas de cada um de seus integrantes; por exemplo, se no grupo há quatro alunos, o nome da rua em que cada um mora deverá ser pesquisado utilizando um site de busca na Internet, através do navegador do Mozzila Fire Fox. Para as pesquisas na internet, sugerimos que o site de busca “Google” seja utilizado. Link do site de busca Google: http://www.google.com.br/

Após a realização das pesquisas, cada grupo deverá elaborar um pequeno texto no Kword sobre as informações pesquisadas, ou seja, sobre o significado do nome das ruas pesquisadas. Se o nome da rua for o nome de uma pessoa, por exemplo, o grupo deverá trazer a informação de quem foi esta pessoa, qual sua importância para o Brasil ou para a cidade local, entre outras informações consideradas necessárias; se for uma data, por exemplo, o grupo deverá pesquisar o que é comemorado nesta data e etc. Depois do término das pesquisas, e da construção do texto, cada grupo deverá socializar com o professor e com os demais grupos o resultado de suas pesquisas, bem como o texto elaborado sobre os nomes de cada uma das ruas pesquisadas.

 

Imagem de uma placa de rua

Disponível em: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2008/07/augusta.jpg 
Acesso em: 30. Set. 2010.

 

Atividade 3

Esta atividade será feita em casa, com o uso do laptop. Solicitar que os alunos mostrem aos seus familiares e vizinhos a pesquisa feita em sala de aula, contando o significado do nome da rua que moram, para que o tema estudado seja divulgado, valorizando assim suas pesquisas e o aspecto histórico e social que existe por trás do estudo desse assunto. Os alunos poderão perguntar se a rua também tem um nome popular (“não oficial”) e se os mais velhos se lembram do nome popular de outras ruas da cidade e seu significado. Solicitar que cada aluno escreva um pequeno relato no Kword do laptop sobre o que os familiares ou vizinhos comentaram.

 

Atividade 4

Os alunos apresentarão para a turma a tarefa realizada em casa, comentando as informações que obtiveram a respeito da sua rua.
Para finalizar o estudo do tema sugerimos que o professor acesse com os alunos o site abaixo para que possam confeccionar placas virtuais com os nomes das ruas em que moram! O site se refere a ruas da cidade de São Paulo, mas poderá ser utilizado para fazer nomes de ruas de outros locais ou mesmo placas com os próprios nomes dos alunos.

http://marmota.org/placasp/

 

Observação: O professor poderá utilizar este site para elaborar uma placa com o nome da rua da escola ou de qualquer outra rua sugerida pelos alunos, indicando os dados que deverão constar em uma placa de sinalização. Depois desta atividade, o professor poderá solicitar que os alunos desenhem uma placa em papel  tendo sua rua como referência. A placa poderá ter formatos diferenciados (ser recortada), desenhos, sendo a abordagem criativa do assunto o mais importante. Poderá ser pintada com lápis de cor, tinta, ter colagens.

Recursos Complementares

Site de cidades brasileiras com nomes curiosos:

http://www.estradas.com.br/nomexoticos.htm

Site de cidades brasileiras com nomes de origem tupi-guarani:

http://falabonito.wordpress.com/2007/07/05/cidades-brasileiras-cujos-nomes-tem-origem-no-tupi-guarani/

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos da aula, sempre focalizando na avaliação as seguintes competências:

- Leitura, interpretação e produção de textos;
- Pesquisa mediante sites de busca e da tarefa solicitada na atividade 3 (tarefa de casa);
- Disciplina e organização no trabalho em grupo;
- Uso correto das informações necessárias para a produção das placas virtuais solicitadas na atividade 4;

- Criatividade na elaboração das placas em papel, levando em conta o nome da rua em que o aluno mora. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.