Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Slackline: uma nova possbilidade para as aulas de Educação Física

 

12/05/2011

Autor e Coautor(es)
MARCELO DA CUNHA MATOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ ESCOLA CAROLINA PATRICIO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar sobre a história do Slackline.

Explorar valências físicas como equilíbrio, resistência, além de valores atitudinais como cooperação.

Identificar na escola ou no seu entorno locais apropriados para a prática do Slackline e os locais que já existem tal prática.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

É crescente a busca por atividades esportivas e recreativas que estejam mais no foco da mídia e chamando a atenção de crianças e adolescentes. Além disso, os ambientes naturais tem-se tornando locais propícios para a prática esportiva e de lazer, principalmente em cidades litorâneas.

Por isso, cabe a Educação Física apresentar, explorar e apresentar atividades inovadoras que surjam na sociedade e que aumentem o repertório motor do seu corpo discente, Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflexão sobre a slackline (corda bamba) como conteúdo nas aulas de educação física. A seguir, traço os passos feitos na aula.

Atividade 1:
Primeiramente, expliquei do que se tratava o material e contextualizei com eles, fazendo menção às praias cariocas e perguntando se já haviam visto ou praticado tal modalidade.

Atividade 2:
Abordei a importância da normas de segurança. Lembrei que toda atividade física existe riscos de quedas, lesões etc. E cabe ao praticante, tomar as devidas precauções.
 
A segurança era feita da seguinte maneira:
2.1 - O praticante seguraria no ombro do "segurança". Este, por sua vez, ñão seguraria o praticante. Apenas acompanharia-o pela corda ao seu lado.
2.2 - Eu sempre iria do outro lado. Apenas olhando a execução do movimento e ajudaria quando preciso.
 
Atividade 3:
Expliquei como deveria ser a posição dos pés, joelhos, troncos e olhos:
3.1 - Pés: Ao longo da corda, dando passos um após o outro. Nunca colocando os pés perpendiculares à corda, pois teria menos superfície de contato.
3.2 - Joelhos: Retos ou semi-flexionados.
3.3 - Tronco: Ereto, não permitindo que o centro da gravidade abaixasse.
3.4 - Olhos: Fixar sua visão num ponto fixo a sua frente.
 
Atividade 4:
Formei duplas, sendo um para subir na corda e outro faria a segurança. Pedi para que todos tirassem os tênis e as meias. Assim, eles poderiam sentir melhor o contato com o material.
 
Atividade 5:
Formei uma coluna de um lado da corda com quem iria subir e outra coluna com quem iria fazer a segurança do outro lado da corda.
 
Atividade 6:
Após percorrer a corda, a dupla voltaria para o final da fila. Só que trocariam as posições, o "segurança" subirá na corda e o praticante virará o segurança.
  
Atividade 7:
Usei a corda para outros fins: trabalhei saltos e rastejos com os alunos. Ora afrouxava a corda, ora tensionava e subia a sua altura. Variava colocando colchões para os alunos caírem e etc.
 
Atividade 8:
Usei a corda para fazer jogo de arremessos, fixando alvos em cima da corda ou arremessando bolas por debaixo da corda e buscando acertar alvos do outro lado da quadra. Depois, pedi que arremessassem por cima da corda também.
 
Atividade 9:
Criei circuito com vários obstáculos (plintos, colchões, cones, bambolês, trave de equilíbiro e, por último, a corda bamba.

 

Recursos Complementares

Para mais informações sobre a modalidade ver o site:

http://slacklinebrasil.blogspot.com/

Avaliação

Ao final da aula, foi feito um debate sobre as dificuldades e as possíveis facilidades. Além disso, foi pedido uma pesquisa em casa para ser trazida na próxima aula, sobre locais, reportagens e fotos sobre a modalidade.

Foi colocado também as outras possibilidades de segurança.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carlos, FUNLEC , Mato Grosso do Sul - disse:
    sicatris_15@hotmail.com

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    boa ideia enovador


  • verilane souza magalhaes, Escola Estadual Paulo Freire , Mato Grosso do Sul - disse:
    verylanne@hotmail.com

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    mto boa aula, vou tentar fazer com os meus alunos, uma ótima forma de desenvolver a autoconfiança.


  • Renata Maria Barboza Nogueira, EE MARECHAL RONDON , Rio de Janeiro - disse:
    renatanogueira19@yahoo.com.br

    11/09/2011

    Quatro estrelas

    Uma excelente idéia para as aulas de Educação Física. Só não concordei muito com o rumo que a aula tomou nas últimas atividades. Poderia haver mais variações ou educativos referentes ao Slackline.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.