Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Do que as plantas precisam para crescer?

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar os fatores que influenciam o crescimento das plantas.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema.
Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.

Professor, nestas duas aulas os alunos vão identificar quais fatores influenciam no crescimento das plantas. Para tanto, sugerimos a realização do experimento detalhado aqui (http://web.educom.pt/pr1305/combnatu.htm). Esta é uma atividade prática na qual os alunos testarão hipóteses e comprovarão experimentalmente que as plantas necessitam de água, luz, calor e nutrientes do solo para se desenvolverem.

O roteiro de experimento propõe 4 perguntas a serem respondidas e 4 possíveis hipóteses que devem ser testadas pelos alunos.

As perguntas são as seguintes:
1. As plantas podem crescer sem água?
2. As plantas podem crescer sem luz?
3. Qual é o efeito da temperatura sobre o crescimento das plantas?
4. A terra e a água são indispensáveis ao crescimento da planta, como “alimento”?

As hipóteses (que deverão ser comprovadas) são listadas a seguir:
1. A planta necessita de água.
2. A planta necessita de luz.
3. A planta necessita de calor.
4. A planta necessita dos nutrientes de um solo fértil.

As plantas utilizadas para o experimento podem ser brotos de feijão ou de alfafa. Seu cultivo pode ser feito em copos descartáveis de café. Serão necessários alguns dias para que os brotos germinem.

Dica! Os alunos podem crescer os brotos na própria sala de aula. Para o grupo que tentará germinar um broto em baixa temperatura, a dica é colocá-lo na geladeira da cantina da escola.

Dicas! Antes de começar a atividade prática propriamente dita, discuta com os alunos e veja o que eles já sabem sobre o assunto. Pergunte-lhes: Do que as plantas necessitam para crescer? Registre as idéias dos alunos no quadro e oriente que todos copiem estas idéias em seus cadernos. A idéia é que os alunos cheguem às perguntas e hipóteses apresentadas acima. Caso a turma tenha dificuldade em atingir este objetivo, conduza a discussão acrescentando os pontos nos quais os alunos não falaram sobre. Uma idéia é dividir a turma em grupos e cada grupo ficar responsável por testar uma das hipóteses. Oriente os alunos a elaborarem um registro diário de acompanhamento do experimento (O que mudou de um dia para o outro?). É importante que as observações sobre o desenvolvimento dos brotos sejam feitas sempre no mesmo horário.

Dica! Converse com o professor de Matemática de sua escola. Caso seus alunos estejam aprendendo as unidades de comprimento, a medição do tamanho dos brotos ao longo da semana é uma ótima forma de botar estes conhecimentos em prática!

Atividade complementar - Que tal montar um fórum de discussão? Os brotos levarão algum tempo para germinar e cada grupo fará anotações diárias sobre seu desenvolvimento. Assim, uma forma de manter todos atualizados das observações dos demais, é por meio de um fórum na internet. Saiba mais como criar um fórum aqui (http://www.forumeiros.com/index_pt.htm).

Dicas! A idéia é utilizar este fórum de discussão entre o intervalo de tempo desta primeira aula para a seguinte, na qual os resultados serão discutidos. Participe do fórum como moderador e abra uma lista de discussão para cada grupo. Estimule os alunos a postarem os resultados que eles esperam ao final do experimento, assim como as possíveis explicações para os mesmos. Antes da próxima aula faça um resumo das principais idéias discutidas neste período elas serão utilizadas em sala de aula.

 

 

 

Aula 2 – 50 minutos

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.

O tempo destinado para esta aula deverá ser utilizado para a discussão dos resultados do experimento realizado. Relembre com os alunos as perguntas e as hipóteses elaboradas. Compare com os alunos as idéias elaboradas na discussão da primeira aula, com o que foi possível constatar com o experimento, assim como com o que foi previsto durante o fórum. Aproveite a discussão para salientar aos alunos a importância de água, luz, calor e nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Você pode aproveitar esta aula como gancho para começar a trabalhar com os alunos os conceitos relacionados à fotossíntese.
 

Material de aprofundamento para o professor:
http://web.educom.pt/pr1305/plantas_germina_semente1.htm - Texto de aprofundamento que traz informações sobre constituição das sementes e os fatores condicionantes de sua germinação.
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pela discussão da primeira aula. As hipóteses inicialmente elaboradas pelos alunos são condizentes com o esperado? 2. Pelo fórum de discussão. Fique atento professor! O simples fato de postar qualquer mensagem no fórum não deve ser levado em consideração para a avaliação, mas sim algo com clara contribuição para a discussão dos temas trabalhados em sala de aula. Os alunos conseguiram prever os resultados dos experimentos? Tais como, o não crescimento (ou pouco crescimento) dos brotos com água em exagero, no escuro e em baixa temperatura. 3. Pela discussão da segunda aula. Os resultados obtidos condizem com as idéias elaboradas durante o fórum? O que há de diferente entre as hipóteses elaboradas na primeira aula e o que foi constatado com o experimento.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • giripoca, Bolívia - disse:
    giripocadossantos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muittto bom, ecelente


  • Adenilse Silva de Jesus, EE OSVALDO PAULA , Mato Grosso - disse:
    adenilsej@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei das suas aulas envolvolveu diversas materiais de estudo, material concreto e utilização de mídias desesenvolvendo atividades que despertam o interesse dos alunos e proporcionam a aprendizagem e suas proprias produções.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.