29/10/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Aula 1 – 50 minutos
A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.
Professor, nestas duas aulas os alunos vão identificar quais fatores influenciam no crescimento das plantas. Para tanto, sugerimos a realização do experimento detalhado aqui (http://web.educom.pt/pr1305/combnatu.htm). Esta é uma atividade prática na qual os alunos testarão hipóteses e comprovarão experimentalmente que as plantas necessitam de água, luz, calor e nutrientes do solo para se desenvolverem.
O roteiro de experimento propõe 4 perguntas a serem respondidas e 4 possíveis hipóteses que devem ser testadas pelos alunos.
As perguntas são as seguintes:
1. As plantas podem crescer sem água?
2. As plantas podem crescer sem luz?
3. Qual é o efeito da temperatura sobre o crescimento das plantas?
4. A terra e a água são indispensáveis ao crescimento da planta, como “alimento”?
As hipóteses (que deverão ser comprovadas) são listadas a seguir:
1. A planta necessita de água.
2. A planta necessita de luz.
3. A planta necessita de calor.
4. A planta necessita dos nutrientes de um solo fértil.
As plantas utilizadas para o experimento podem ser brotos de feijão ou de alfafa. Seu cultivo pode ser feito em copos descartáveis de café. Serão necessários alguns dias para que os brotos germinem.
Dica! Os alunos podem crescer os brotos na própria sala de aula. Para o grupo que tentará germinar um broto em baixa temperatura, a dica é colocá-lo na geladeira da cantina da escola.
Dicas! Antes de começar a atividade prática propriamente dita, discuta com os alunos e veja o que eles já sabem sobre o assunto. Pergunte-lhes: Do que as plantas necessitam para crescer? Registre as idéias dos alunos no quadro e oriente que todos copiem estas idéias em seus cadernos. A idéia é que os alunos cheguem às perguntas e hipóteses apresentadas acima. Caso a turma tenha dificuldade em atingir este objetivo, conduza a discussão acrescentando os pontos nos quais os alunos não falaram sobre. Uma idéia é dividir a turma em grupos e cada grupo ficar responsável por testar uma das hipóteses. Oriente os alunos a elaborarem um registro diário de acompanhamento do experimento (O que mudou de um dia para o outro?). É importante que as observações sobre o desenvolvimento dos brotos sejam feitas sempre no mesmo horário.
Dica! Converse com o professor de Matemática de sua escola. Caso seus alunos estejam aprendendo as unidades de comprimento, a medição do tamanho dos brotos ao longo da semana é uma ótima forma de botar estes conhecimentos em prática!
Atividade complementar - Que tal montar um fórum de discussão? Os brotos levarão algum tempo para germinar e cada grupo fará anotações diárias sobre seu desenvolvimento. Assim, uma forma de manter todos atualizados das observações dos demais, é por meio de um fórum na internet. Saiba mais como criar um fórum aqui (http://www.forumeiros.com/index_pt.htm).
Dicas! A idéia é utilizar este fórum de discussão entre o intervalo de tempo desta primeira aula para a seguinte, na qual os resultados serão discutidos. Participe do fórum como moderador e abra uma lista de discussão para cada grupo. Estimule os alunos a postarem os resultados que eles esperam ao final do experimento, assim como as possíveis explicações para os mesmos. Antes da próxima aula faça um resumo das principais idéias discutidas neste período elas serão utilizadas em sala de aula.
Aula 2 – 50 minutos
A seguinte atividade deve ser realizada na sala de aula.
O tempo destinado para esta aula deverá ser utilizado para a discussão dos resultados do experimento realizado. Relembre com os alunos as perguntas e as hipóteses elaboradas. Compare com os alunos as idéias elaboradas na discussão da primeira aula, com o que foi possível constatar com o experimento, assim como com o que foi previsto durante o fórum. Aproveite a discussão para salientar aos alunos a importância de água, luz, calor e nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Você pode aproveitar esta aula como gancho para começar a trabalhar com os alunos os conceitos relacionados à fotossíntese.
Material de aprofundamento para o professor:
http://web.educom.pt/pr1305/plantas_germina_semente1.htm - Texto de aprofundamento que traz informações sobre constituição das sementes e os fatores condicionantes de sua germinação.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasmuittto bom, ecelente
24/03/2010
Quatro estrelasGostei das suas aulas envolvolveu diversas materiais de estudo, material concreto e utilização de mídias desesenvolvendo atividades que despertam o interesse dos alunos e proporcionam a aprendizagem e suas proprias produções.