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Os tipos de dengue – identificar os causadores e sintomas

 

18/06/2011

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o causador da dengue (vírus).

Diferenciar causador do transmissor da dengue.

Conhecer sintomas e prevenção desta doença.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vírus, textos jornalísticos.

Estratégias e recursos da aula

 

PSIC2

 

Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em dengue tipo 1, dengue hemorrágica, dengue tipo 4, etc. Afinal qual a diferença entre elas? O vetor (mosquito) é o mesmo? E o que muda? Os alunos poderão responder oralmente e registrar as contribuições no caderno.

 

ATIVIDADE 1

 

Pesquisa direcionada

 

Leve os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem textos e imagens sobre as atitudes que favorecem a disseminação da dengue. Eles poderão pesquisar: imagens do mosquito vetor, do vírus da dengue, das larvas do mosquito, dos locais que as larvas se desenvolvem, etc... E das informações, responder as perguntas: Quando começou a epidemia da doença? Por que mesmo com o conhecimento acerca da dengue os números continuam a aumentar? Que atitudes as pessoas tem que favorecem a dengue? De que maneira convencer as pessoas à aderir ao combate da dengue?

Os alunos poderão se reunir em grupos de 4 integrantes e dividir os sítios a serem pesquisados. Caso a escola disponha de poucos computadores, as equipes poderão se dividir em duas duplas. Cada dupla em um computador. Nos 30 minutos seguintes, cada equipe deverá encontrar o máximo de informações sobre os tipos de vírus e sintomas causados pelos 4 tipos de dengue.Enquanto uma dupla pesquisa os sintomas,  e os tipos de vírus, a outra dupla pesquisa imagens e curiosidades. Depois dos 30 minutos as duplas devem se reunir e trocar as informações.

 Lembre-os de anotar os sítios pesquisados (no editor de texto) e montar um texto breve, disponha 15 minutos para esta atividade, o texto deve ser único na forma de escrita colaborativa. Uma forma interessante de escrita colaborativa é a wiki, explicado mais adiante.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, a dengue. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema).

Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.

Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas.

Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em uma wiki, onde todos os alunos poderão contribuir com informações e desta forma dinamizar a atividade. Na próxima aula, o professor poderá levar novamente os alunos ao laboratório de informática, e solicitar que visitem as wikis das outras equipes da sala, postando comentários para os autores.

meu wikispace

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em:  http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 15/05/10)

 

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Oficina Wiki do Escola BR - disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI (acessado dia 15/05/10)

Wikispace  Página para criação de Wiki - disponível em: http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 15/05/10)

Tutorial para criar páginas PBWorks – disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/ (acessado dia 15/05/10)

Tutorial passo a passo para criar páginas PBWorks, documento PDF – disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 15/05/10).

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).

 

SUGESTÃO DE SÍTIOS PARA PESQUISA

 

Blog da Dengue do Portal do Professor, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 28/03/2011).

Combate à dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ (acessado dia 27/03/2011).

Wikipedia, Aedes aegypti, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti (acessado dia 28/03/2011).

Como tudo funciona, dengue, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/dengue1.htm (acessado dia 28/03/2011).

Portal da Saúde, dengue, disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22207 (acessado dia 28/03/2011).

Agência Fiocruz, dengue, disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=372&sid=12 (acessado dia 28/03/2011).

Paraty.com, a história da dengue, disponível em: http://www.paraty.com/index.php?option=com_content&task=view&id=834&Itemid=142 (acessado dia 28/03/2011).

 

 

problematização

 

ATIVIDADE 2

O que é a dengue hemorrágica? Se alguém já ficou doente de dengue uma vez, poderá ter dengue hemorrágica se for picado novamente?

O que a população conhece a respeito destas questões?

Estas perguntas deverão ser investigadas por meio de entrevistas. Estas entrevistas poderão ser feitas no contra turno escolar, nas imediações das casas dos alunos e no caminho até a escola. Solicite que os alunos entrevistem 10 pessoas e coletem suas respostas.

No laboratório de informática poderão tabular os dados em uma planilha digital e fazer gráficos. Estes dados serão importantes para a atividade final.

 

 

instrumen

 

Leve os alunos ao laboratório de informática. Relembre o conceito de vírus, apresentando os recursos a seguir:

virus

 

 

(disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10081 acessado dia 24/04/2011).

 

Questionamentos:

  • Por que os vírus precisam infectar outros organismos?

  • Qual a diferença entre vírus e retrovírus?

  • Qual o nome da família de vírus da dengue?

  • O vírus da dengue causa algum malefício ao seu transmissor, as fêmeas do mosquito Aedes aegypti? Por quê isto acontece?

 

Para preparar os alunos para as próximas produções, acesse o áudio “Dengue” do Portal do Professor, e repasse a eles em sala de aula. O objetivo é escutarem as informações sobre a dengue, analisar como um programa de rádio é feito, como a voz do narrador é colocada, das pessoas que informam e dos efeitos especiais.

 

 

 

 

(também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=345 acessado dia 25/04/2011).

 

 

Questionamentos:

  • Qual o gênero de programa foram apresentados?

  • Quais funções existem em um programa de rádio como o mostrado?

  • Qual a única forma de controlar a dengue?

  • Se vocês fossem fazer um programa de áudio sobre a dengue, quais pessoas entrevistariam? Que tipo de programa seria mais interessante de produzir para conscientizar a população?

 

ATIVIDADE 3

 

Transformando as informações em conhecimentos...

Solicite aos alunos que eles montem textos jornalísticos a partir das informações coletadas nas atividades anteriores. Cada equipe deverá fazer um texto de sua autoria. Este texto poderá ser publicado em uma wiki aberta para esta finalidade.

 

INTERDISCIPLINARIDADE

Conte com a ajuda do professor de Língua Portuguesa e Redação para enriquecer os textos jornalísticos produzidos pelos alunos. Explique que a finalidade destes textos é compor programas de uma web radio contra a dengue. Discuta com o colega de português sobre os melhores formatos de programas de rádio (por exemplo, radionovela, informativos, entrevistas, jingles, noticiário, etc...)

 

 

 

catarse

 

 

ATIVIDADE 4

 

Agora os alunos deverão pegar os textos já produzidos e ensaiados e confeccionar um programa de rádio. Cada equipe deverá escolher um formato de programa (o ideal é já terem escolhido no momento da confecção dos textos).

O tema principal é a campanha contra a dengue, mas as equipes podem se ater a subtemas, tais como:

  • tipos de dengue;

  • identificação dos tipos de vírus da dengue;

  • ações para prevenir a dengue;

  • sintomas da dengue e da dengue hemorrágica;

 

O professor deve estar atento para que exista diversidade de formatos escolhidos. Estes gêneros de programas podem ser:

  • entrevista (entrevistar uma pessoa da área de saúde ou pessoas que tiveram dengue);

  • jingle (música de campanha publicitária contra a dengue);

  • radionovela (inventar uma história com o tema da dengue e personagens que desempenharão os papéis narrados);

  • informativos (pequenas informações como curiosidades, com fundo e efeitos sonoros, por exemplo);

  • musicais (uso de paródias sobre a dengue, ou buscar músicas que falem sobre o tema;

  • noticiário ( informar mais de 4 notícias sobre a dengue, e chamar nos intervalos os outros programas);

Estipule uma duração máxima de cada programa (gênero), por exemplo 3 minutos. Informe aos alunos que eles devem estar bem ensaiados para passar o programa.

Leve-os ao laboratório de informática e use o programa Audacity para a gravação e edição do áudio. Depois de gravado as vozes dos alunos, salve o arquivo e entregue à equipe. Eles devem ouvir o que gravaram e editar o áudio (com a ajuda do professor), colocando música de fundo ou efeitos sonoros.

audacity

Para saber mais sobre o Audacity...

Apresentação do programa, disponível em: http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=197 (acessado dia 25/04/2011).

Para baixar o programa, acessar: http://audacity.sourceforge.net (acessado dia 25/04/2011).

Comandos básicos, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/controles_basicos.htm (acessado dia 25/04/2011).

Colocando música de fundo, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/musica_fundo.htm (acessado dia 25/04/2011).

Tutorial do Audacity, disponível em: http://www.lbarroso.com/downloads/tutoriales/audacity.htm (acessado dia 25/04/2011).

 

DICA: Use o programa para fazer uma “chamada” de trabalhos, incentivando os alunos a produzirem seus próprios programas. Assim, você também tomará conhecimento e experimentará o Audacity. Não se assuste com o programa, ele é muito fácil e interessante de usar. Bons trabalhos!!

 

 

 

PSFC

 

 

ATIVIDADE 5 (OPCIONAL)

 

Para socializar o conteúdo desenvolvido pelos alunos, o professor poderá publicar os programas de rádio confeccionados na internet, no formato Podcast.

A atividade desta aula é a produção de um PodCast sobre o estresse. Cada grupo de alunos deverá publicar um programete de até 2 minutos sobre o estresse. Para isto, sugerimos que os professores se aprofundem sobre o programa Audacity (sítio), que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação. Há sítios de tutoriais sobre este programa nos recursos adicionais.

Os alunos poderão incluir as entrevistas gravadas neste podcast. Aqueles que copiaram os dizeres de seus entrevistados poderão usar da citação e montar um texto a ser lido dentro do programete do Pod Cast.

DICA: Para evitar as pausas e fazer um PodCast interessante, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz também é importante assim como a música e efeitos sonoros que eles desejem colocar.

A publicação dos podCasts poderá ser feita em sítios específicos ou o professor poderá abrir um blog que suporte áudios e publicar todos os programetes feitos pelos alunos. É interessante que estes programas sejam divulgados para a comunidade escolar a fim de divulgar conhecimentos e práticas que evitem o estresse.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dengue Áudio
Ciclo lítico Animação/simulação
Recursos Complementares

Sobre entrevistas...

Ideias norteadoras para fazer uma boa entrevista, disponível em: http://sites.google.com/site/noarjovemimprensa/home/como-fazer-entrevista (acessado dia 25/04/2011).

Técnicas de entrevista, disponível em: http://webmail.faac.unesp.br/~pcampos/Tecnicas%20de%20Entrevista.htm (acessado dia 25/04/2011).

Como realizar uma pesquisa de opinião, disponível em: http://votoonline.vilabol.uol.com.br/PO1.html (acessado dia 25/04/2011).

 

Uso de rádio na sala de aula...

Exemplo de trabalho com alunos usando rádio e podcast, disponível em: http://saladeaula.wikispaces.com/Podcast (acessado dia 25/04/2011).

O rádio dentro da sala de aula, disponível em: http://www.gostodeler.com.br/materia/10006/o_radio_dentro_da_sala_de_aula.html (acessado dia 25/04/2011).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita sobre as confecções que eles desenvolveram durante as aulas. Estabeleça critérios de avaliação e notifique aos alunos com antecedência. Assim eles saberão de que forma vão ser avaliados e poderão caprichar mais em seus trabalhos.

PESQUISA DIRECIONADA- confiabilidade dos sítios pesquisados, número de sítios pesquisados e referenciados, ortografia e gramática, organização, pontualidade.

WIKI – ortografia e gramática, referência bibliográfica, autoria, pertinência com o tema, profundidade de abordagem, organização, trabalho em equipe, pontualidade.

ENTREVISTA – número de pessoas pesquisadas, ortografia e gramática, tabulação dos dados, confecção dos gráficos, estética do trabalho final, conclusão que a equipe chegou com a entrevista.

TEXTOS – obediência às características do estilo textual escolhido, pertinência com o tema, organização, profundidade da abordagem, pontualidade da entrega, trabalho em equipe.

PROGRAMA DE RÁDIO – pontualidade, pertinência com o tema, organização, criatividade, profundidade da abordagem, uso de personagens e funções para todos os membros da equipe.

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