13/08/2009
Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
A noção do espaço e do tempo que precisam para realizar os movimentos no fazer-de-conta que é um artista do circo; a noção de lateralidade ao manipular com objetos e se locomoverem no espaço; a habilidade de guardar na memória os movimentos desenvolvidos na arte circense para imitá-los.
Movimento, equilíbrio, lateralidade, espaço – tempo, coordenação motora.
Atividade 1 - Construção do movimento e da linguagem para montar a dramatização
1° Momento - Em uma roda, o(a) professor (a) discute com as crianças sobre os movimentos realizados pelos artistas circenses, mostrando gravuras ou vídeos, e quais movimentos do circo podem ser realizados por elas na escola.
Sugestões de vídeos sobre o CIRCO - http://www.youtube.com/watch?v=edIWl7tgraU
Sugestões de imagens do Circo -http://images.google.com.br/images?oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&q=imagens+do+circo&um=1&ie=UTF-8&ei=lsh8SpbYEoacMKON4PoC&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1
2° Momento - O(a) professor(a) organiza, com as crianças, o espaço físico da sala com objetos que possam ser usados para elas fazerem os movimentos. Os objetos podem ser: colchonetes, bambolês, cordas, bolas e argolas.
3° Momento - O(a) professor(a) decide com as crianças quais os artistas (malabaristas, equilibristas, palhaços, mágicos, bailarinas, apresentador) que elas podem imitar na apresentação do circo construído na escola.
4° Momento - O(a) professor(a) organiza as crianças para a montagem do espetáculo (circo), na sala de aula cria-se o cenário de circo; organiza-se os objetos; separa-se os grupos (malabaristas, equilibristas, palhaços, bailarinas) de modo que cada um desenvolva seus movimentos de acordo com os movimentos do artista circense.
Figuras (1, 2 e 3) - Crianças na sala de aula realizando os movimentos dos artistas circenses.
Figura 1
Figura 2
Figura 3
Neste momento, o(a) professor(a) deve possibilitar que todas as crianças vivenciem os papéis desejados por elas, mesmo que tenha que repetir mais de uma vez a atividade (os papéis não devem se limitar às características físicas das crianças e sim proporcionar a participação das crianças tímidas).
5° Momento - Ensaiar os possíveis movimentos e organizar a sequência que serão apresentadas para os colegas da escola.
Os ensaios devem ser atividades desenvolvidas nas aulas com a finalidade de desenvolver a imaginação e o movimento corporal criado pela própria criança, não deve ter caráter de treinamento.
Nas atividades de movimento foram necessários os seguintes materiais: Corda, bambolê, colchonete, cadeiras.
Avalia-se algumas noções e habilidades ampliadas durante a atividade. A noção do espaço e do tempo que as crianças precisaram para realizar os movimentos no fazer-de-conta que é um artista do circo; a noção de lateralidade ao manipularem objetos e se locomoverem no espaço; a habilidade de guardar na memória os movimentos desenvolvidos na arte circense para imitá-los durante os jogos.
Cinco estrelas 3 calificaciones
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14/11/2014
Cinco estrelasParabéns!!! Adorei sua sequência.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sua criatividade.
24/03/2010
Cinco estrelasòtimo, parabéns pela criatividade.