Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A construção do movimento para uma dramatização

 

13/08/2009

Autor y Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A noção do espaço e do tempo que precisam para realizar os movimentos no fazer-de-conta que é um artista do circo; a noção de lateralidade ao manipular com objetos e se locomoverem no espaço; a habilidade de guardar na memória os movimentos desenvolvidos na arte circense para imitá-los.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração 15 a 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimento, equilíbrio, lateralidade, espaço – tempo, coordenação motora.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Construção do movimento e da linguagem para montar a dramatização

1° Momento - Em uma roda, o(a) professor (a) discute com as crianças sobre os movimentos realizados pelos artistas circenses, mostrando gravuras ou vídeos, e quais movimentos do circo podem ser realizados por elas  na escola.

Sugestões de vídeos sobre o CIRCO - http://www.youtube.com/watch?v=edIWl7tgraU

Sugestões de imagens do Circo -http://images.google.com.br/images?oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&q=imagens+do+circo&um=1&ie=UTF-8&ei=lsh8SpbYEoacMKON4PoC&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1

2° Momento - O(a) professor(a) organiza, com as crianças, o espaço físico da sala com objetos que possam ser usados para elas fazerem os movimentos. Os objetos podem ser: colchonetes, bambolês, cordas, bolas e argolas.

3° Momento - O(a) professor(a) decide com as crianças quais os artistas (malabaristas, equilibristas, palhaços, mágicos, bailarinas, apresentador) que elas podem imitar na apresentação do circo construído na escola.

4° Momento - O(a) professor(a) organiza as crianças para a montagem do espetáculo (circo), na sala de aula cria-se o cenário de circo; organiza-se os objetos; separa-se os grupos (malabaristas, equilibristas, palhaços, bailarinas) de modo que cada um desenvolva seus movimentos de acordo com os movimentos do artista circense.

Figuras (1, 2 e 3) - Crianças na sala de aula realizando os movimentos dos artistas circenses. 

 movimento 3

Figura 1

movimento 1   

Figura 2

movimento 4

Figura 3  

Neste momento, o(a) professor(a) deve possibilitar que todas as crianças vivenciem os papéis desejados por elas, mesmo que tenha que repetir mais de uma vez a atividade (os papéis não devem se limitar às características físicas das crianças e sim proporcionar a participação das crianças tímidas).

5° Momento - Ensaiar os possíveis movimentos e organizar a sequência que serão apresentadas para os colegas da escola.

Os ensaios devem ser atividades desenvolvidas nas aulas com a finalidade de desenvolver a imaginação e o movimento corporal criado pela própria criança, não deve ter caráter de treinamento.

Recursos Complementares

Nas atividades de movimento foram necessários os seguintes materiais: Corda, bambolê, colchonete, cadeiras.

Avaliação

 Avalia-se algumas noções e habilidades ampliadas durante a atividade. A noção do espaço e do tempo que as crianças precisaram para realizar os movimentos no fazer-de-conta que é um artista do circo; a noção de lateralidade ao manipularem objetos e se locomoverem no espaço; a habilidade de guardar na memória os movimentos desenvolvidos na arte circense para imitá-los durante os jogos. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.