Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SOS Planeta Água - UCA

 

18/05/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Estudar algumas características e curiosidades sobre a água que temos;
  • Conhecer como o nosso município cuida da nossa água;
  • Entender o ciclo da água e o caminho que ela percorre até podermos consumi-la;
  • Compreender como a escassez de água pode nos afetar;
  • Refletir sobre como podemos contribuir para que a água não acabe;
  • Compartilhar e difundir os conhecimentos aprendidos com nossos familiares
  • Observar como acontece o consumo de água em nossa casa e escola, além de perceber como podemos evitar o desperdício nesses espaços;
  •  Pesquisar o que é desenvolvimento sustentável e para que precisamos dele.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 min – 7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios sobre o tema, mas é importante que os alunos tenham disposição para discutir sobre a temática. Além disso, faz-se necessário conhecimentos relativos ao netbook como, navegar na internet com o Mozilla Firefox e criar textos com o KWord.

Estratégias e recursos da aula

Todos

 

1º MOMENTO: INTRODUZINDO O TEMA

 

-No dia 22 de março, dia mundial da água, é um momento para pensarmos sobre a nossa água e o que fazemos dela e com ela. Porém, considerando que este assunto é de grande relevância, ele pode ser trabalhado em qualquer época do ano.

 

-Professor, organize os alunos em uma roda de conversa. Motive-os para o tema questionando-os sobre o que sabem a respeito da água no planeta. Solicite que peguem seus laptops e, depois de discutir sobre o assunto, utilize uma cartilha que mostra as funções da água, algumas curiosidades e a importância de não desperdiçá-la. Ela está, está disponível no sítio: http://www.slideshare.net/guest18a41ac/power-point-apresentao-gua e pode ser apresentada aos alunos com auxílio do KPresenter [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresentações]

 

2° MOMENTO: O CICLO DA ÁGUA

Videos

-Inicie este momento com a reprodução de um vídeo nos computadores das crianças para que possam entender o ciclo da água e o caminho que ela percorre até podermos consumi-la, o que inclui a sua passagem numa estação de tratamento de água e esgoto. Este vídeo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

Para isso, você poderá utilizar o Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] para enviar o endereço eletrônico para os alunos, via e-mail.

 

-Posteriormente, converse com eles sobre a possibilidade de visitarmos o lugar que a água é tratada em nosso município e de entrevistarmos um funcionário para conhecermos bem todo o processo.

 Esta visita propiciará que, de forma concreta, as crianças visualizem o trabalho realizado e conscientize-se em relação ao não desperdício da água. Além do trabalho ligado a cidadania, pois vamos possibilitar a elas a conscientização de que todo cidadão tem direito a água tratada.

 

3° MOMENTO: A ÁGUA DE NOSSA CIDADE

Atividades

1- Para uma melhor organização e aproveitamento do TRABALHO DE CAMPO, faça um planejamento coletivo. Questione-os sobre o objetivo de nosso trabalho na estação de tratamento, levante com eles a problematização, ou seja, o que queremos saber? 

“O que vamos perguntar ao funcionário que entrevistaremos?”

As questões das crianças formarão um roteiro de entrevista.

 

2- Organize toda a visita com antecedência, agende no departamento, providencie o transporte e as autorizações da família. No dia combinado, solicite às crianças que levem seus computadores e, levando o roteiro de entrevista previamente criado por elas, entrevistem um funcionário.

3- Para enriquecer o trabalho, divida-os em grupos de funções: um será o entrevistador, um filmará a entrevista, alguns filmarão o local e outros fotografarão.

Atividades de casa

Como cada aluno ficou responsável por uma tarefa, finalize este momento solicitando, como tarefa de casa, a socialização das informações que eles coletaram. Para isso, peça que o material feito por cada um seja enviado para o seu e-mail, utilizando o Mozilla Firefox, de seus laptops para que você possa reuni-los e compartilhar com todos.

 

4° MOMENTO: APRESENTANDO OS RESULTADOS

 

-Professor, inicie este momento com a exibição das informações que você recebeu. utilize um datashow, conectado ao computador.

-Após reverem os registros do trabalho de campo, solicite que escrevam um pequeno texto que mostre o que aprenderam, usando o  KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].

-Esta atividade, além de incentivar a tentativa de escrita, servirá como registro e avaliação do trabalho de campo.

-Finalize expondo fotos e textos, impressos, em um mural na sala.

 

5° MOMENTO: A ESCASSEZ DE ÁGUA

 

Embora a letra da música a ser trabalhada não siga a norma culta, utilizando uma linguagem coloquial, ela apresenta a temática relativa à escassez de água, mostrando as consequências reais, que podem ser próximas da realidade de algumas regiões do país, que muitos já viram em noticiários.

Asa Branca

Gonzaguinha

Composição : Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João

Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)

2-Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação

Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão(2x)

3-Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão

Entonce eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração(2x)

4-Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão(2x)

5-Quando o verde dos teus olhos

Se espalhar na prantação

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração (2x)

Fonte: http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/490928/

 

Professor, no sítio acima, você encontrará também o vídeo desta música para reproduzi-la para os alunos. Para isso, você precisará de caixinhas de som, pois o som dos computadores não é suficientemente alto.

Posteriormente, em rodinha, propicie a interpretação da música. Se necessário passe-a mais de uma vez.

Neste momento, discuta sobre a necessidade da água para todos os seres vivos, plantas ou animais (o que nos inclui). Questione: e o que acontecerá se a água acabar?

Para este levantamento, algumas questões seriam importantes, tais como:

- Do que fala esta música?

- Por que será que ele fala assim?

- O que aconteceu com as plantas e animais deste lugar devido à falta de água?

- O que aconteceu com o personagem da música?

- Mas, se ele ficasse naquela região, não fosse embora, o que poderia acontecer com ele?

- Com a gente, será que é igual ou diferente? O que pode acontecer se não cuidarmos da água?

E o que podemos fazer para economizar água?

 

Porém, vale lembrar que estas são apenas sugestões e que outros questionamentos podem aparecer na aula.

 

Anote as falas das crianças e finalize com a produção de um texto coletivo e a exibição de um breve vídeo da Turma da Mônica: “Economizar água” disponível no sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY. Você poderá solicitar que utilizem os laptops acessando o sítio por meio do Mozilla Firefox  [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

 

6° MOMENTO: INVESTIGANDO O CONSUMO DESNECESSÁRIO DE ÁGUA

Pesquisa

Neste momento, proponha às crianças que sejam “Defensores da Água” e que investiguem na escola, situações de desperdício de água.  Caso encontrem, solicite que fotografem com seus laptops utilizando a WxCam instalada na área de trabalho ou acessando [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam], e intervenham ( fechando uma mangueira aberta, por exemplo).

Além disso, peça para que, em um passeio pela escola, as crianças criem situações de desperdício, como uma torneira aberta, para fotografarem.

Para complementar as informações, solicite que façam o registro do desperdício de água também em casa e, que quando perceberem estas situações, como lavar a calçada ou o carro com a mangueira, converse com os familiares e explique por que não podemos desperdiçar água.

Este não desperdício possui um nome, sustentabilidade ou uso racional da água.

Para que as crianças e até mesmo as famílias possam entender mais de sustentabilidade e o uso racional da água, a sugestão é o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=aqHeNLlFflQ

Este se encontra disponível na internet e, à medida que o endereço eletrônico for compartilhado com os alunos, eles poderão reproduzir em casa em seus netbooks.

 

7° MOMENTO: VALORIZANDO AS APRENDIZAGENS

 

Finalize o trabalho reunindo as fotos da estação de tratamento, da escola e das casas, além das informações e textos criados. Elabore com os alunos uma apresentação no KPresenter [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresentações], para que eles possam apresentar para outros grupos de alunos, do mesmo ano de ensino, as informações aprendidas.

Isso não só valorizará o esforço e o trabalho que as crianças tiveram como contribuirá para a conscientização da importância da preservação da nossa água.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer em todos os momentos, como parte do processo. Assim, durante as aulas, à medida que os alunos relatarem fatos de seu cotidiano, observe se as crianças participam,  se envolvem e realizam ações que colaboram para a preservação da água, tanto na escola quanto fora dela.

Além disso, a oportunidade de socializarem os conhecimentos com outras turmas, de assumirem o papel de professores, poderá mostrar o que eles compreenderam sobre o que foi trabalhado. Porém, vale ressaltar que a facilidade de expor os conhecimentos não significa mais ou menos aprendizagem, pois isso pode ser apenas timidez, o que dificulta a apresentação em público. É preciso observar como a criança reelabora o que foi trabalhado para conseguir explicar aos colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.