03/08/2009
Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ampliar o conhecimento, atribuindo um novo sentido aos elementos do circo e desenvolver a habilidade de leitura e escrita. (crianças na faixa etária de 4 anos).
O circo e seus elementos.
Atividade 1- Fazer um jogo de palavras com base no mundo circense.
1° momento - Relacionar o circo aos elementos que o integra, como: os artistas, o espaço físico (lona, arquibancada, picadeiro). Na atividade o(a) professor(a) pode fazer um jogo com as palavras e orienta como completar as frases.
Integrantes do circo:
(uma criança completa a sentença com uma palavra que representa um integrante. São feitas várias rodadas e as palavras não podem ser repetidas). O(a) professor(a) registra cada palavra em uma cartolina.
Ações dos integrantes do circo:
Produtos vendidos no circo:
Atividade 2 - Elaborar uma história em quadrinhos.
1° Momento - O(a) professor (a) convida as crianças para construir uma história em quadrinhos tendo o palhaço como personagem principal e segue alguns passos:
Obs. não entram as onomatopéias e nem a s linhas de movimentos, dado a idade das crianças.
Atividade 3 - fazer leitura de tirinhas.
1° Momento - Com base no momento anterior, o(a) professor(a) ensina as crianças a fazer uma leitura de imagens da tirinha, são informados que se trata de uma conversa sobre a ida do Garfield e John ao circo e de uma situação com o palhaço. Para a leitura os alunos seguem os seguintes passos:
Avalia-se o nível de desenvolvimento da linguagem das crianças, é observado se elas conseguem:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!