Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O circo das palavras e suas relações

 

03/08/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Ampliar o conhecimento, atribuindo um novo sentido aos elementos do circo e desenvolver a habilidade de leitura e escrita. (crianças na faixa etária de 4 anos).

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração de 15 a 20 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O  circo e seus elementos.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1- Fazer um jogo de palavras com base no mundo circense.

 1° momento - Relacionar o circo aos elementos que o integra, como: os artistas, o espaço físico (lona, arquibancada, picadeiro). Na atividade o(a) professor(a) pode fazer um jogo com as palavras e orienta como completar as frases.

Integrantes do circo:

  • No circo tem!................                                                                                                       

(uma  criança completa a sentença com uma palavra que representa um integrante.  São feitas várias rodadas e as palavras não podem ser repetidas). O(a) professor(a) registra cada palavra em uma cartolina.

 Ações dos integrantes do circo:

  •  O palhaço faz....................................; o equilibrista ........................;  o trapezista.................................. ; o mágico............ 

 Produtos vendidos no circo:

  •  No circo compramos .............................................................

 

Atividade 2 - Elaborar uma história em quadrinhos. 

 1° Momento - O(a) professor (a) convida as crianças para construir uma história em quadrinhos tendo o palhaço como personagem principal e segue alguns passos:

  • combina e escreve a idéia inicial (a história irá tratar de quê?);
  • explica que a história vai ser desenhada; 
  • escolhe o s personagens para dialogar com o palhaço;
  • cria um nome para o palhaço;
  • ajuda a descrever os personagens (características físicas e visuais);
  • elabora o roteiro: quadro a quadro (onde vai ficar cada personagem? o que cada personagem vai dizer?)
  • cada criança desenha um personagem;
  • entrega os quadrinhos e as crianças desenham os balões; 
  • o(a) professor(a) recorta os desenhos e as crianças colam nos quadrinhos;
  • as crianças ditam o que dizem os personagens e o(a) professor(a) escreve nos balões.

Obs.  não entram as onomatopéias e nem a s linhas de movimentos, dado a idade das crianças.

 Atividade 3 - fazer leitura de tirinhas.

1° Momento - Com base no momento anterior, o(a) professor(a) ensina as crianças a fazer uma leitura de imagens da tirinha, são informados que se trata de uma conversa sobre a ida do Garfield e John ao circo e de uma situação com o palhaço. Para a leitura os alunos seguem os seguintes passos:

  • descrevem os personagens (características físicas e visuais)
  • falam das expressões dos personagens;
  • observam as expressões e apontam quem está falando;
  • supõem o que John diz à Garfield sobre o palhaço;
  • o(a) professor(a) faz a leitura da tirinha. 
Avaliação

Avalia-se o nível de desenvolvimento da linguagem das crianças, é observado se elas conseguem:

  • destacar as características dos integrantes do circo;
  • destacar as funções do circo;
  • ler mesmo antes da leitura convencional.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.