24/08/2009
Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Os alunos da Educação Infantil (4 anos idade) poderão formar as atitudes de platéia; identificar os artistas do circo pelos personagens representados; e construir uma linguagem artística com base na linguagem circense.
A visita dará um suporte para as crianças construírem os conhecimentos prévios sobre a temática.
As estratégias utilizadas será uma conversa com as crianças para combinar o passeio. Para sair do espaço físico da escola é necessário um aviso, com antecedência de um dia, solicitando aos pais a assinatura para a autorização dessa saída.
Atividade1 – Visita ao circo
Com a finalidade de despertar o interesse pelo tema “circo”, inicialmente pode ser feito uma visita, com a turma, a algum circo que esteja na redondeza da escola.
Como exemplo, destacamos a visita de uma turma de crianças de 4 anos idade ao Circo Grock - (Natal – RN).
1° Momento – A visita deve está voltada somente para a diversão, sendo uma maneira de motivar as crianças pelo mundo circense.
2° Momento – As crianças devem observar o espaço físico do circo, os elementos que o compõem, como: bilheteria, arquibancadas, cadeiras, picadeiro, a lona (materiais, o formato, cor, disposição espacial) figurino, música e os demais elementos que o acompanha, como, carrinho de pipoca e de algodão doce.
3° Momento - Entrevistar os artistas do circo. Organizar, previamente com as crianças, algumas perguntas para entrevistar os artistas. Nesse item para possibilitar a desenvoltura das crianças, deixar que elas possam construir e elaborar, com a ajuda do professor, algumas questões, como exemplo:
- Onde moram os artistas do circo?
- No circo tem bailarina?
- Como os palhaços se pintam?
- Tem animal no circo?
Levar uma máquina para tirar fotos dos momentos e papéis para anotar as questões e perguntas na entrevista.
Avaliar se as crianças observaram, vivenciaram e participaram do momento da visita, questionando e apontando os elementos do circo.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante a aula em um outro ambiente. E de grande valia para as crianças sairem do ambiente escolar, pois ela aprende a comportar, observar, e adiquire conhecimentos brincando de uma maneira bem divertida. Ali pode explorar varias atividades obetndo bons resultados. Parabens professora pela sua atitude, que encoraja os profissionais ter aulas dinanicase criativas.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom, ache super interessante levar as crianças para conhecerem o mundo circense