Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O circo está armado - uma visita espetacular

 

24/08/2009

Autor e Coautor(es)
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luzia Luzinete Pereira e Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos da Educação Infantil (4 anos idade) poderão formar as atitudes de platéia; identificar os artistas do circo pelos personagens representados; e construir uma linguagem artística com base na linguagem  circense.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em diferentes momentos com duração 15 a 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A visita dará um suporte para as crianças construírem os conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas será uma conversa com as crianças para combinar o passeio. Para  sair do espaço físico da escola é necessário um aviso, com antecedência de um dia, solicitando aos pais a assinatura para a autorização dessa saída.

Atividade1 – Visita ao circo

Com a finalidade de despertar o interesse pelo tema “circo”, inicialmente pode ser feito uma visita, com a turma, a algum circo que esteja na redondeza da escola.

Como exemplo, destacamos a visita de uma turma de crianças de 4 anos idade ao Circo Grock - (Natal – RN).

circo 4

1° Momento – A visita deve está voltada somente para a diversão, sendo uma maneira de motivar as crianças pelo mundo circense.

2° Momento – As crianças devem observar o espaço físico do circo, os elementos que o compõem, como: bilheteria, arquibancadas, cadeiras, picadeiro, a lona (materiais, o formato, cor, disposição espacial) figurino, música e os demais elementos que o acompanha, como, carrinho de pipoca e de algodão doce.

3° Momento - Entrevistar os artistas do circo. Organizar, previamente com as crianças, algumas perguntas para entrevistar os artistas. Nesse item para possibilitar a desenvoltura das crianças, deixar que elas possam construir e elaborar, com a ajuda do professor, algumas questões, como exemplo:

- Onde moram os artistas do circo?

- No circo tem bailarina?

- Como os palhaços se pintam?

- Tem animal no circo?

Recursos Complementares

Levar uma máquina para tirar fotos dos momentos e papéis para anotar as questões e perguntas na entrevista.

Avaliação

Avaliar se as crianças observaram, vivenciaram e participaram do momento da visita, questionando e apontando os elementos do circo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vanessa, FUCAMP , Minas Gerais - disse:
    nessinha.ribeiro_23@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a aula em um outro ambiente. E de grande valia para as crianças sairem do ambiente escolar, pois ela aprende a comportar, observar, e adiquire conhecimentos brincando de uma maneira bem divertida. Ali pode explorar varias atividades obetndo bons resultados. Parabens professora pela sua atitude, que encoraja os profissionais ter aulas dinanicase criativas.


  • Sandra Salles, Grupo escolar Brasilio Machado Neto , São Paulo - disse:
    salles.32@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom, ache super interessante levar as crianças para conhecerem o mundo circense


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.