05/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Expressar seus conhecimentos sobre os dinossauros e perceber o conhecimento dos colegas sobre esse tema.
Atividade 1 - Descobrir o que há dentro do saco surpresa
1º momento - Inicialmente, pode ser feita a brincadeira do saco surpresa. Dentro do saco, colocam-se alguns brinquedos de tamanhos variados, representando diferentes espécies de dinossauros e outros animais. O(a) professor(a) pergunta às crianças:
Em seguida, desenvolve o jogo passa-passa. O saco passa de mão em mão, as crianças tocam, sentem e dizem o que há ali dentro.
2º Momento: Uma criança, de cada vez, pode tocar e descrever o brinquedo ao colocar a mão dentro do saco, que fica com uma das professoras. Ao tocar no brinquedo, a criança vai descrevendo o que percebe e depois retira-o do saco, mostrando-o para as demais. Todos podem dizer de que animal se trata. Em seguida, o brinquedo passa de mão em mão, a fim de que todos vejam de perto e descrevam as características físicas (externas) observadas e selecionam apenas os dinossauros. Nesse momento, o(a) professor(a) não deve introduzir o novo conhecimento; deve apenas favorecer a expressão dos saberes das crianças.
3º momento - Comparam-se as características físicas encontradas nos brinquedos com as características perceptíveis em fotografias. Nessa comparação, as crianças tomam como base os aspectos físicos:
Avaliam-se as crianças nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/01/2012
Cinco estrelasGostei muito da dinamica apresentada.
26/01/2012
Cinco estrelasAdorei a ideia