09/06/2011
Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Os alunos irão aprender sobre as relações entre política e cultura durante o período da Ditadura Militar (1964-1985). Ao relacionar temas políticos com a produção da canção cafona brasileira, os alunos poderão reconhecer diferentes formas de atuação política.
É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o regime militar brasileiro (1964-1985) com os seus alunos, utilizando, assim, a discussão sobre a produção da música cafona como uma oportunidade de estudar o período de uma forma mais transversal e plural.
Introdução
É importante destacar na introdução da aula a capacidade do cancionista de construir um modo peculiar de pensar o Brasil. Nesse sentido, os compositores populares, inclusive os compositores de música cafona, podem ser entendidos como importantes intérpretes da política e da história do País.
Enquanto a denominada Música Popular Brasileira (MPB) tentava driblar a censura do período da Ditadura Militar (1964-1985), utilizando, entre outras estratégias, a metáfora, a música cafona caminhava em sentido contrário. Com uma temática extremamente popular, que tratava do dia a dia de gente comum, com letras simples e diretas, tornou-se a cronista desse cotidiano. Foi uma alternativa possível para a indústria fonográfica e os veículos de comunicação, apesar de também sofrer com a censura, principalmente por questões morais.Atividade 1 - o surgimento e a influência da música cafona/brega no Brasil
Atividade 1: O surgimento e a influência da música cafona/brega no Brasil
É importante que os alunos entendam o contexto do surgimento e a dinâmica da música cafona/brega no Brasil. Para tal, serão utilizados alguns textos como base para a discussão em sala de aula, que deverão ser lidos individualmente.
- Texto 1: Dicionário do Cravo Albin de Música Popular Brasileira – “Brega” (http://www.dicionariompb.com.br/musica-brega/dados-artisticos - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 2: CliqueMusic – “Brega” (http://cliquemusic.uol.com.br/generos/ver/brega - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 3: Wikipedia– “Brega” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Brega - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 4: “Música e Política na Ditadura” (http://musicaepoliticanaditadura.blogspot.com/2010/05/historiografia-e-musica-cafona.html - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 5: “A ditadura militar e o sucesso da anti-metáfora da canção brega” (http://lazer.hsw.uol.com.br/musica-brega2.htm - acesso em: 27 abr. 2011).
As questões abaixo direcionarão a discussão:
- Qual a diferença entre os termos cafona e brega?
- Quais são as temáticas mais abordadas nas músicas?
- Por que o estilo ficou marginalizado e estigmatizado como sendo "alienado"?
A discussão ocorrerá em forma de seminário. Esta primeira atividade é para os alunos se familiarizarem com o tema.
Atividade 2 - Principais artistas e a temática brega de suas letras
A sala será dividida em grupos. Cada um deles será responsável por apresentar ao restante da turma um artista da música cafona, estabelecendo as relações de intertextualidade entre o contexto cultural, social e político da época. Cada grupo, após a pesquisa, apresentará os temas estudados em um seminário.
Grupo 1 - Este grupo ficará responsável por apresentar a história, as ideias e as letras de Odair José.
- Texto base para todos os grupos:“A Música verdadeiramente popular durante o regimemilitar”(http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a7_v2/Ensaio_Brega_na_Ditadura.pdf - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 1:Wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Odair_Jos%C3%A9 - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 2:CliqueMusic – “Odair José” (http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/odair-jose - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 3: Entrevista com Odair José (http://www.censuramusical.com/includes/entrevistas/OdairJose.pdf - acesso em: 27 abr. 2011).
Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas do Odair José que se aproximam da pesquisa da atividade 1, lembrando-se do recorte temporal (1962-1985). Link: http://letras.terra.com.br/odair-jose/. - acesso em: 27 abr. 2011.
Imagem 1
Capa do disco "O filho de José e Maria", lançado em 1977. Imagem retirada do site http://sambaesoul.blogspot.com/2010/05/odair-jose-o-filho-de-jose-e-maria-1977.html - acesso em: 27 abr. 2011
Grupo 2 - Este grupo ficará responsável por apresentar a história, as ideias e as letras de Waldick Soriano.
- Texto base para todos os grupos: “A Música verdadeiramente popular durante o regimemilitar”(http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a7_v2/Ensaio_Brega_na_Ditadura.pdf - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 1: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Waldick_Soriano - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 2: CliqueMusic – “Waldick Soriano” (http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/waldick-soriano - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 3: “O subversivo Waldick Soriano” ( http://www.professorjosa.com.br/2008/09/o-subversivo-waldik-soriano.html - acesso em: 27 abr. 2011).
- Vídeo 1: “Waldick Soriano - Sempre no meu coração” (http://www.youtube.com/watch?v=Ik8hhLMNGGM - acesso em: 27 abr. 2011).
Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas de Waldick Soriano que se aproximam da pesquisa da atividade 1, lembrando-se do recorte temporal (1962-1985). Site: http://letras.terra.com.br/?q=Waldick%20Soriano&cx=partner-pub-9911820215479768%3A27n8sq6qzwx&cof=FORID%3A9&ie=ISO-8859-1#794.- acesso em: 27 abr. 2011.
Imagem 2
O cantor "brega" Waldick Soriano. Imagem retirada do site http://mesadebar101.blogspot.com/2010/05/waldick-soriano-um-irresistivel-cafona.html - acesso em: 27 abr. 2011).
Grupo 3 - Este grupo ficará responsável por apresentar a história, as ideias e as letras de Luiz Ayrão.
- Textobase para todos os grupos: “A Música verdadeiramente popular durante o regimemilitar”(http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a7_v2/Ensaio_Brega_na_Ditadura.pdf - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 1: Wikipedia – “Luiz Ayrão” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Ayr%C3%A3o - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 2: CliqueMusic – “Luiz Ayrão” ( http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/luiz-ayrao - acesso em: 27 abr. 2011).
- Texto 3: “Brega, porém engajado” (http://www.censuramusical.com/includes/entrevistas/Entrevista_-_Luiz_Ayrao.pdf - acesso em: 27 abr. 2011).
Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas de Luiz Ayrao que se aproximam da pesquisa da atividade 1, lembrando-se do recorte temporal (1962-1985). Site: http://letras.terra.com.br/luiz-ayrao/.
Imagem 3
Disco do cantor Luiz Ayrao gravado em1974.
Atividade 3
A consulta aos links permitirá aos alunos informações básicas para o desenvolvimento dos temas propostos. É necessário ressaltar a importância do acesso às obras dos artistas, disponíveis em vários sites e blogs de divulgação da canção popular brasileira. Após o acesso às informações, os alunos deverão escrever e produzir Miniprogramas de Rádio sobre a trajetória de cada artista estudado.
Primeiro passo
Se a escola tiver um Laboratório de Informática adequado à produção de programas de rádio, o trabalho pode ser realizado no próprio local. Caso a escola não possua esse espaço, os alunos poderão produzir os programas em computadores particulares. A produção do programa poderá ser realizada em qualquer máquina que possua as seguintes ferramentas:
- Sony Sound Forge Pro 10.0b: ferramenta que cria, edita, digitaliza, grava e limpa arquivos de sons digitais (link: http://www.baixaki.com.br/download/sony-sound-forge-pro.htm - acesso em: 27 abr. 2011);
- Reaper 3.7: é um editor de áudio que permite mixar faixas utilizando diversos fragmentos de áudio (link: http://reaper.softonic.com.br/ - acesso em: 27 abr. 2011);
- microfone normal para computador.
Segundo passo
Cada grupo de alunos ficará responsável pela produção de um Programa de Rádio de caráter jornalístico. O grupo deverá escrever um pequeno texto analítico, de aproximadamente 15 linhas, sobre cada tema proposto, a partir de uma canção a ser analisada. O texto deverá ser gravado por um dos alunos, que terá a função de locutor. Os outros alunos do grupo deverão também escolher o "slogan" e as canções que servirão como vinhetas iniciais e finais. Todos os grupos deverão apresentar os trabalhos radiofônicos à comunidade escolar em um seminário transdisciplinar que envolva as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes.
A socialização dos alunos será realizada durante a produção dos programas em sala de aula e também durante a apresentação coletiva para a escola. Segue abaixo um exemplo de programa de rádio produzido pela Rádio UFMG Educativa que servirá como base para a atividade, disponível em: http://www.4shared.com/file/Y76p9a5i/Decantando_a_repblica_-__msica.html.l
- Texto 1: “Como funciona a música” (site http://lazer.hsw.uol.com.br/musica-brega2.htm).
- Vídeo 1: “Almanaque da Música Brega” - Antonio Carlos Cabrera (site http://www.youtube.com/watch?v=0vChf-vXOoU&feature=related).
- Vídeo 2: “Censuramusical” (Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=499BwjJxLNc&feature=related| Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=CNLH1M57jzo&feature=related).
A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam os conceitos envolvidos, as diferenças e as proximidades de cada tema. Como atividade final, cada grupo deverá apresentar à turma os resultados das pesquisas no formato final dos Programas de Rádio. Se possível, os programas serão apresentados à comunidade escolar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!