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As relações das variáveis de estado de um gás ideal

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Jefferson Adriany Ribeiro da Cunha
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender os conceitos de pressão, temperatura e volume em um gás ideal; • Conhecer as relações existentes entre a variável pressão, temperatura e volume nas leis de Boyle-Mariotte, Gay-Lussac e Charles.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento sobre gases ideais
Estratégias e recursos da aula

 Estrutura da Aula


 Introdução/Motivação (20 minutos)


     Para motivar a turma para este aprendizado, o professor pode começar a aula perguntando: como as grandezas pressão, temperatura e volume estão relacionados em um recipiente contendo uma quantidade de gás? O professor pode melhorar esta pergunta, focando nas seguintes questões:


•   Quando elevamos a temperatura de um recipiente contendo um gás, qual o efeito sobre a pressão do recipiente?
•   Observando o volume do recipiente com gás, o que acontece com este volume quando elevamos a temperatura do sistema?
•   Elevando a pressão da caixa com o gás, o que deve acontecer com o volume deste recipiente? O volume deve aumentar ou diminuir?

Para que os estudantes possam compreender o problema que estão tentando resolver, devemos primeiramente, desenvolver juntamente com eles os conceitos de pressão, temperatura e volume.

Desenvolvimento do Conceito de Pressão, Temperatura e Volume (15 minutos)

Pressão:


Entre os conceitos pressão, temperatura e volume, o conceito de pressão é o menos intuitivo e o que requer uma definição mais precisa, para não causar interpretações erradas. Dividindo a turma em grupos de 4 alunos (considerando uma turma de 40 alunos), no laboratório de informática, colocaremos cada grupo para acessar o link abaixo.
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/317/imagens/pressao1.png

Acesse a simulação clicando na figura.

Neste exemplo, temos uma simulação computacional que consiste em uma caixa com moléculas se chocando contra suas paredes. Nesta simulação, podemos mostrar a eles que os choques das moléculas, contra as paredes do recipiente, representam a pressão exercida pelo gás. Em linguagem matemática, podemos definir a pressão, como a força exercida pelo gás dividido pela área do recipiente:

http:
//portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/822.853.811-15/img/eq1_07.png

Neste momento, o professor deve fazer a seguinte pergunta aos seus estudantes:


•   Qual a relação da equação força sobre área com a pressão atmosférica que sentimos?

O professor pode comentar com seus alunos, que a pressão atmosférica também obede ce um mod elo como este. Neste caso, a força em quest&atil de;o é a força de uma coluna de ar que se forma sobre nossas cabeças e a área é a área onde nós estamos. Isso explica o fato de que quando estamos no litoral, onde existem mais partículas sobre nós, a pressão também será maior, se comparado a uma região mais alta.

Temperatura:


Para alunos neste nível de aprendizado, podemos definir a temperatura de um gás, como a medida da agitação das moléculas contidas no recipiente. Esta medida de agitação, quando transportada para o mundo macroscópico apresenta-nos a noção de frio ou quente. Se dissermos que uma porção de um líquido está fria ou quente, em relação a outros materiais, isso significa que as moléculas deste líquido estão em um estado de extrema ou baixa agitação.

Relações entre pressão, temperatura e volume (15 minutos)

Lei de Boyle-Mariotte, relação entre pressão e volume:

Essa lei foi enunciada independentemente por Robert Boyle e Edme Mariotte. A lei de Boyle-Mariotte, diz que para um recipiente com gás à temperatura constante, o produto do volume deste gás pela sua pressão é constante. Desta forma, a pressão e o volume deste gás são inversamente proporcionais, quando um aumenta o outro diminui.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/317/imagens/eq2_07.png

Lei de Gay-Lussac, relação entre volume e temperatura:


Em um recipiente contendo um gás a pressão constante, ou seja, com volume variável o volume deste gás e sua temperatura são diretamente proporcionais. Quando elevamos a temperatura do gás s eu volume também aumenta. A lei de Gay-Lussac pode ser expressa na linguagem matemática como

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/317/imagens/eq3_07.png

A constante desta relação pode ser encontrada através do gráfico do volume em função da temperatura, que nos dá uma reta onde a tangente do ângulo de inclinação será o termo constante desta equação.

Lei de Charles, relação entre pressão e temperatura:

Uma última relação que temos entre estas três grandezas que descrevem o estado de um gás é dada pela lei de Charles. Dado um gás a volume fixo, dentro de uma caixa lacrada, a lei de Ch arles estabelece que ne sta condição quando aumentamos ou diminuímos a temperatura do recipiente a pressão interna deste sistema também deve aumentar ou diminuir. O comportamento da dependência da temperatura em relação à pressão também é similar, quando aumentamos ou diminuímos a pressão do gás, sua temperatura também deve aumentar ou diminuir. Este comportamento pode ser expresso em termos da seguinte equação matemática

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/317/imagens/eq4_07.png

Para que os estudantes possam visualizar como ocorre esta relação entre pressão e temperatura na lei de Charles, vamos apresentar a eles a seguinte simulação:colocar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/317/imagens/pressao3.png

Acesse a simulação clicando na figura.

Nesta simulação, os estudantes poderão ver como em uma transformação isométrica a pressão está relacionada com a temperatura. Se aumentarmos a temperatura da caixa com as partículas, sua pressão deve aumentar e se a diminuirmos a pressão também deve diminuir como prevê a lei de Charles.

Recursos Complementares
• Instrumentação para o Ensino: http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/pressaogas/pressaogas.htm Nesta simulação vemos de forma ilustrativa o conceito de pressão. • Sala de Física: http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/isometrica/isometrica.htm Nesta simulação vemos como a pressão e temperatura, estão relacionadas na lei de Charles.
Avaliação
Para avaliar o aprendizado dos estudantes, vamos propor a eles que respondam uma avaliação escrita com questões relacionadas à aula. Algumas sugestões estão listadas abaixo: • Considere um gás onde seu estado é determinado pela pressão, temperatura e volume. Em um processo isotérmico, isobárico e isométrico, quais quantidades podem ser alteradas entre pressão, temperatura e volume? Quais leis podem ser extraídas em cada caso? • Nas leis de Boyle-Maryotte, Gay-Lussac e Charles, quais as relações de dependência que existem nas variáveis utilizadas nestas leis? Classifique estas dependências como diretamente ou inversamente proporcionais e exemplifique.
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