Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Modernismo brasileiro e identidade nacional

 

08/07/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender com esta aula as diferentes visões acerca da identidade nacional brasileira, a partir das experiências modernistas do início do século XX. Perceberão como vários temas ligados às imagens e definições da identidade brasileira são construídos em momentos históricos determinados. Enfim, poderão desenvolver uma reflexão crítica acerca da formulação das identidades nacionais como algo historicamente construído.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter estudados os seguintes conteúdos: História do II Império no Brasil ; História da Primeira República (A República Velha); História do modernismo no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

É intrínseca a relação entre o tema da identidade nacional brasileira e as propostas modernistas desenvolvidas nas primeiras décadas do século XX no Brasil. De fato, entre os vários eixos do ideário modernista, o tema da identidade nacional é uma nota quase constante, um motivo estruturador de toda a empreitada modernista. Fazer uma arte nacional, brasileira, marcada por aspectos, tipos, sons, temas, cores, palavras, etc. que revelem a brasilidade, é uma busca constante da produção literária, musical e plástica do Modernismo. Neste sentido, a busca pelo nacional conhece caminhos variados. Onde reside a identidade nacional brasileira? Como se tornar nacionalmente brasileiro? Como deve ser uma arte orientada pela autenticidade nacional? Estas são questões que o Modernismo brasileiro tentará construir e solucionar. Percorrer os caminhos modernistas em torno da identidade nacional brasileira será o objetivo desta aula.

 

AULA 1

Exibição do vídeo, com duração de 6 minutos, sobre o Modernismo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ATAY66NkR-4 . O professor deverá orientar os alunos a anotarem as possíveis dúvidas e questões que vierem a ter durante a exibição. Após a exibição, os alunos deverão ser divididos em três grupos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa em uma das áreas do Modernismo: poesia, música e artes plásticas. Divididos os grupos, o professor irá propor aos alunos as seguintes questões:

- Qual a importância da Semana de Arte Moderna para o Modernismo?

- Qual a relação que os modernistas tinham para com os artistas que os precederam? 

- Quais os aspectos fundamentais da arte modernista? 

_ Qual a relação entre identidade nacional e arte modernista?

Cada grupo deverá debater essas questões internamente a partir dos textos disponíveis nos links: http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm e http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359 . Cada grupo deverá redigir, em no mínimo duas e no máximo quatro laudas, as respostas às perguntas propostas para serem entregues ao professor.

AULA 2

Nesta aula, cada grupo iniciará a pesquisa específica de seu tema modernista: poesia, música e artes plásticas. Dessa forma, para cada grupo um material específico será direcionado. Os alunos deverão desenvolver as atividades visando a uma apresentação final em que cada grupo montará um painel com os recursos materiais pertinentes que será apresentado à turma. É importante lembrar que as questões trabalhadas na aula anterior deverão sempre permanecer no horizonte da pesquisa. Os alunos não deverão restringir-se aos links sugeridos, devendo incrementar os materiais realizando uma pesquisa na Internet. O Roteiro geral para os grupos, a ser desenvolvido no decorrer das aulas: 1 - Levantamento dos nomes mais importantes de cada tema a partir dos textos apresentados na última aula e de pesquisa na internet; 2 - Busca de textos, comentários e blogs na internet que sejam pertinentes à pesquisa de cada grupo; 3 -  Busca de imagens e vídeos na internet que sejam pertinentes à temática de cada grupo. Os grupos podem, em seu interior, dividir as tarefas entre seus membros de acordo com os tópicos do roteiro, porém, cada aluno deve compreender a pesquisa temática de seu grupo.

Atenção: as leituras devem ser feitas ao computador (de preferência) ou a partir da impressão dos materiais relacionados. Devem ser feitas em grupo, de modo que cada aluno a realize e discuta com seus pares de grupo.

Grupo 1: “Poesia Modernista”

- Leitura dos textos sobre poesia modernista disponíveis em: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u38.jhtm e http://oliteratico.webnode.com/news/poesia-moderna/.

- Leitura e levantamento dos poetas modernistas. Links sugeridos:

coletânea de poesias modernistas: http://www.gracilianoramos.hpg.ig.com.br/poesias_mod.htm ; poesias de Oswald de Andrade: http://www.revista.agulha.nom.br/oswal.html ; poesias de Mário de Andrade: http://www.revista.agulha.nom.br/and.html ; poesias de Guilherme de Almeida:  http://www.revista.agulha.nom.br/gu.html ; poemas de Ronald de Carvalho: http://www.jornaldepoesia.jor.br/rc.html ; poesias de Manuel Bandeira: http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira01.html#teresa ;

poesias de Carlos Drummond de Andrade: http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm.html

 

Grupo 2: “Artes Plásticas Modernistas”

- Texto sobre a pintura modernista, com várias obras, acesso em: http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_arteconcretista.html ;

- Texto sobre Victor Brecheret, acesso em: http://www.sampa.art.br/biografias/victorbrecheret/ ;

- Texto sobre Lasar Segall, acesso em: http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/segall/index.htm.

Grupo 3: “Música Modernista”

- Textos sobre música modernista, disponíveis em: http://www.dc.mre.gov.br/imagens-e-textos/revista-textos-do-brasil/portugues/revista12-mat9.pdf e http://6dcaboclinho.blogspot.com/2009/05/musica-e-modernismo.html ;

- Obras musicais modernistas, disponíveis nos seguintes links: Brasílio Itiberê http://www.youtube.com/watch?v=e07fXSYqEqQ; Alberto Nepomuceno http://www.youtube.com/watch?v=I6RIHVjpPss&feature=related; Francisco Mignone http://www.youtube.com/watch?v=uxvcdTgKLTM; Alexandre Levy http://www.youtube.com/watch?v=Z6kjPmHPl7Q&feature=related; Villa Lobos http://www.youtube.com/watch?v=IZnQj9yWTlo; Villa Lobos http://www.youtube.com/watch?v=lqnVCIzyVEU&feature=related.

 

AULA 3

Nesta aula, os alunos deverão finalizar a seleção de materiais iconográficos, textuais e audiovisuais que irão compor os painéis e murais para a apresentação de cada grupo. Cada grupo deverá montar um mural segundo a pesquisa feita na aula anterior e nesta. Assim, é importante que o Grupo “Poesia Modernista” mobilize um certo conjunto de poesias que deverá compor a apresentação do grupo e assim para cada um dos grupos. Da mesma forma, o Grupo “Artes Plásticas Modernistas” deverá proceder.  O Grupo “Música Modernista” deverá fazer uma seleção de obras que serão reproduzidas na apresentação. O professor deverá sempre atuar como um mediador em caso de dúvidas e questões sobre a realização da atividade.

Cada apresentação deverá ter duração mínima de 10 minutos e máxima de 17 minutos.

Nas apresentações, os alunos deverão articular o material pesquisado com a apresentação oral que deverá versar sobre o tema apresentado desde a primeira aula: a identidade nacional e o movimento modernista. Articular a pesquisa em uma apresentação significa que os grupos devem ser capazes de: a) expor oralmente aos colegas as características de seu tema; b) associar à exposição, de forma analítica, imagens, vídeos e músicas com a finalidade de apontar um argumento; c) expressarem as opiniões do grupo acerca das temáticas trabalhadas. Para a apresentação, cada grupo pode definir funções diferenciadas entre os membros, como: divisão da fala acerca de cada tópico no interior de uma temática (uma obra, um autor, um acontecimento etc.); responsabilidade por reproduções de materiais como áudio e vídeo; produção técnica dos painéis, como colagens e diagramações de cartazes. Porém, os alunos de cada grupo devem participar de todas as atividades de uma temática, para que o conhecimento não fique restrito e fragmentado.

 

As imagens abaixo irão auxiliar na montagem dos painéis:

Imagem 1: Manifesto Antropófago

Disponível em: http://incinerrante.com/ensino/estudosdobrasil/manifestoantropofago/

manifesto antropófago

 

Imagem 2: Quadro “Abaporu”, de Tarsila do Amaral.

Disponível em: http://portalseteartes.blogspot.com/2010/06/artes-plasticas-pintura-historia.html

 

 

abaporu

Imagem 3: Foto de Tarsila do Amaral.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tarsila_do_Amaral,_ca._1925.jpg

 

 

Tarsila do Amaral

 

Imagem 4: Tela de Anita Malfatti.

Disponível em: http://tallesazigon.blogspot.com/2010/12/elas-paty-lopes-dia-do-grito.html

 

cavaquinho

 

Imagem 5: Cartaz da Semana de Arte Moderna de 1922.

Disponível em: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/07/o-modernismo-brasileiro-mario-de.html

 

Cartaz da Semana de Arte Moderna

 

Imagem 6: Desenho da Revista D. Quixote, que ironiza e representa os temas debatidos na Semana de Arte Moderna.

Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/art_data/semana/index.htm

 

cartaz modernismo

 

Imagem 7: Retrato de Oswald de Andrade, pintado por Tarsila do Amaral.

Disponível em: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/01/o-modernismo-brasileiro-ganha-o-foco-de-exposicao-na-faap/

 

Oswald de andrade

 

Imagem 8: Capa da Revista Klaxon, revista modernista.

Disponível em: http://apalavrasempressa.blogspot.com/2011/01/revista-klaxon.html

 

klaxon

 

Imagem 9: O maestro Heitor Villa-Lobos.

Disponível em: http://blogdofovest.folha.blog.uol.com.br/arch2009-12-01_2009-12-31.html

 

 

vila lobos

 

Imagem 10: Tela de Di Cavalcanti.

Disponível em: http://www.dudugontijo.com/2011/04/finesse-by-di-cavalcanti.html

tela de di cavalcanti

 

 

QUARTA AULA: Nesta aula os alunos deverão montar os painéis e realizar a apresentação das pesquisas e reflexões efetuadas, contemplando as questões trabalhadas ao longo das aulas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser permanente. Deve-se observar a participação dos alunos na atividade proposta. As apresentações dos grupos devem ser avaliadas segundo a concisão, o conteúdo e a capacidade dos alunos em articular a fala com os suportes materiais disponibilizados, desenvolvendo um argumento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • magaly, Escola Estadual "Anita Garibaldi" , Minas Gerais - disse:
    magalybahia@gmaiol.com

    26/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante o seguimento da exposição do assunto em pauta. Aula que poderá com certeza ajudar professores do Ensino médio a introduzir as questões apresentadas, enriquecendo o conhecimento dos alunos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.