08/07/2011
Thiago Lenine Tito Tolentino ; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Os alunos irão aprender com esta aula as diferentes visões acerca da identidade nacional brasileira, a partir das experiências modernistas do início do século XX. Perceberão como vários temas ligados às imagens e definições da identidade brasileira são construídos em momentos históricos determinados. Enfim, poderão desenvolver uma reflexão crítica acerca da formulação das identidades nacionais como algo historicamente construído.
Os alunos deverão ter estudados os seguintes conteúdos: História do II Império no Brasil ; História da Primeira República (A República Velha); História do modernismo no Brasil.
INTRODUÇÃO:
É intrínseca a relação entre o tema da identidade nacional brasileira e as propostas modernistas desenvolvidas nas primeiras décadas do século XX no Brasil. De fato, entre os vários eixos do ideário modernista, o tema da identidade nacional é uma nota quase constante, um motivo estruturador de toda a empreitada modernista. Fazer uma arte nacional, brasileira, marcada por aspectos, tipos, sons, temas, cores, palavras, etc. que revelem a brasilidade, é uma busca constante da produção literária, musical e plástica do Modernismo. Neste sentido, a busca pelo nacional conhece caminhos variados. Onde reside a identidade nacional brasileira? Como se tornar nacionalmente brasileiro? Como deve ser uma arte orientada pela autenticidade nacional? Estas são questões que o Modernismo brasileiro tentará construir e solucionar. Percorrer os caminhos modernistas em torno da identidade nacional brasileira será o objetivo desta aula.
AULA 1
Exibição do vídeo, com duração de 6 minutos, sobre o Modernismo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ATAY66NkR-4 . O professor deverá orientar os alunos a anotarem as possíveis dúvidas e questões que vierem a ter durante a exibição. Após a exibição, os alunos deverão ser divididos em três grupos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa em uma das áreas do Modernismo: poesia, música e artes plásticas. Divididos os grupos, o professor irá propor aos alunos as seguintes questões:
- Qual a importância da Semana de Arte Moderna para o Modernismo?
- Qual a relação que os modernistas tinham para com os artistas que os precederam?
- Quais os aspectos fundamentais da arte modernista?
_ Qual a relação entre identidade nacional e arte modernista?
Cada grupo deverá debater essas questões internamente a partir dos textos disponíveis nos links: http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm e http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359 . Cada grupo deverá redigir, em no mínimo duas e no máximo quatro laudas, as respostas às perguntas propostas para serem entregues ao professor.
AULA 2
Nesta aula, cada grupo iniciará a pesquisa específica de seu tema modernista: poesia, música e artes plásticas. Dessa forma, para cada grupo um material específico será direcionado. Os alunos deverão desenvolver as atividades visando a uma apresentação final em que cada grupo montará um painel com os recursos materiais pertinentes que será apresentado à turma. É importante lembrar que as questões trabalhadas na aula anterior deverão sempre permanecer no horizonte da pesquisa. Os alunos não deverão restringir-se aos links sugeridos, devendo incrementar os materiais realizando uma pesquisa na Internet. O Roteiro geral para os grupos, a ser desenvolvido no decorrer das aulas: 1 - Levantamento dos nomes mais importantes de cada tema a partir dos textos apresentados na última aula e de pesquisa na internet; 2 - Busca de textos, comentários e blogs na internet que sejam pertinentes à pesquisa de cada grupo; 3 - Busca de imagens e vídeos na internet que sejam pertinentes à temática de cada grupo. Os grupos podem, em seu interior, dividir as tarefas entre seus membros de acordo com os tópicos do roteiro, porém, cada aluno deve compreender a pesquisa temática de seu grupo.
Atenção: as leituras devem ser feitas ao computador (de preferência) ou a partir da impressão dos materiais relacionados. Devem ser feitas em grupo, de modo que cada aluno a realize e discuta com seus pares de grupo.
Grupo 1: “Poesia Modernista”
- Leitura dos textos sobre poesia modernista disponíveis em: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u38.jhtm e http://oliteratico.webnode.com/news/poesia-moderna/.
- Leitura e levantamento dos poetas modernistas. Links sugeridos:
coletânea de poesias modernistas: http://www.gracilianoramos.hpg.ig.com.br/poesias_mod.htm ; poesias de Oswald de Andrade: http://www.revista.agulha.nom.br/oswal.html ; poesias de Mário de Andrade: http://www.revista.agulha.nom.br/and.html ; poesias de Guilherme de Almeida: http://www.revista.agulha.nom.br/gu.html ; poemas de Ronald de Carvalho: http://www.jornaldepoesia.jor.br/rc.html ; poesias de Manuel Bandeira: http://www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira01.html#teresa ;
poesias de Carlos Drummond de Andrade: http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm.html
Grupo 2: “Artes Plásticas Modernistas”
- Texto sobre a pintura modernista, com várias obras, acesso em: http://www.girafamania.com.br/historia_arte/historia_arteconcretista.html ;
- Texto sobre Victor Brecheret, acesso em: http://www.sampa.art.br/biografias/victorbrecheret/ ;
- Texto sobre Lasar Segall, acesso em: http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernismo/artistas/segall/index.htm.
Grupo 3: “Música Modernista”
- Textos sobre música modernista, disponíveis em: http://www.dc.mre.gov.br/imagens-e-textos/revista-textos-do-brasil/portugues/revista12-mat9.pdf e http://6dcaboclinho.blogspot.com/2009/05/musica-e-modernismo.html ;
- Obras musicais modernistas, disponíveis nos seguintes links: Brasílio Itiberê http://www.youtube.com/watch?v=e07fXSYqEqQ; Alberto Nepomuceno http://www.youtube.com/watch?v=I6RIHVjpPss&feature=related; Francisco Mignone http://www.youtube.com/watch?v=uxvcdTgKLTM; Alexandre Levy http://www.youtube.com/watch?v=Z6kjPmHPl7Q&feature=related; Villa Lobos http://www.youtube.com/watch?v=IZnQj9yWTlo; Villa Lobos http://www.youtube.com/watch?v=lqnVCIzyVEU&feature=related.
AULA 3
Nesta aula, os alunos deverão finalizar a seleção de materiais iconográficos, textuais e audiovisuais que irão compor os painéis e murais para a apresentação de cada grupo. Cada grupo deverá montar um mural segundo a pesquisa feita na aula anterior e nesta. Assim, é importante que o Grupo “Poesia Modernista” mobilize um certo conjunto de poesias que deverá compor a apresentação do grupo e assim para cada um dos grupos. Da mesma forma, o Grupo “Artes Plásticas Modernistas” deverá proceder. O Grupo “Música Modernista” deverá fazer uma seleção de obras que serão reproduzidas na apresentação. O professor deverá sempre atuar como um mediador em caso de dúvidas e questões sobre a realização da atividade.
Cada apresentação deverá ter duração mínima de 10 minutos e máxima de 17 minutos.
Nas apresentações, os alunos deverão articular o material pesquisado com a apresentação oral que deverá versar sobre o tema apresentado desde a primeira aula: a identidade nacional e o movimento modernista. Articular a pesquisa em uma apresentação significa que os grupos devem ser capazes de: a) expor oralmente aos colegas as características de seu tema; b) associar à exposição, de forma analítica, imagens, vídeos e músicas com a finalidade de apontar um argumento; c) expressarem as opiniões do grupo acerca das temáticas trabalhadas. Para a apresentação, cada grupo pode definir funções diferenciadas entre os membros, como: divisão da fala acerca de cada tópico no interior de uma temática (uma obra, um autor, um acontecimento etc.); responsabilidade por reproduções de materiais como áudio e vídeo; produção técnica dos painéis, como colagens e diagramações de cartazes. Porém, os alunos de cada grupo devem participar de todas as atividades de uma temática, para que o conhecimento não fique restrito e fragmentado.
As imagens abaixo irão auxiliar na montagem dos painéis:
Imagem 1: Manifesto Antropófago
Disponível em: http://incinerrante.com/ensino/estudosdobrasil/manifestoantropofago/
Imagem 2: Quadro “Abaporu”, de Tarsila do Amaral.
Disponível em: http://portalseteartes.blogspot.com/2010/06/artes-plasticas-pintura-historia.html
Imagem 3: Foto de Tarsila do Amaral.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tarsila_do_Amaral,_ca._1925.jpg
Imagem 4: Tela de Anita Malfatti.
Disponível em: http://tallesazigon.blogspot.com/2010/12/elas-paty-lopes-dia-do-grito.html
Imagem 5: Cartaz da Semana de Arte Moderna de 1922.
Disponível em: http://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/07/o-modernismo-brasileiro-mario-de.html
Imagem 6: Desenho da Revista D. Quixote, que ironiza e representa os temas debatidos na Semana de Arte Moderna.
Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/art_data/semana/index.htm
Imagem 7: Retrato de Oswald de Andrade, pintado por Tarsila do Amaral.
Disponível em: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/01/o-modernismo-brasileiro-ganha-o-foco-de-exposicao-na-faap/
Imagem 8: Capa da Revista Klaxon, revista modernista.
Disponível em: http://apalavrasempressa.blogspot.com/2011/01/revista-klaxon.html
Imagem 9: O maestro Heitor Villa-Lobos.
Disponível em: http://blogdofovest.folha.blog.uol.com.br/arch2009-12-01_2009-12-31.html
Imagem 10: Tela de Di Cavalcanti.
Disponível em: http://www.dudugontijo.com/2011/04/finesse-by-di-cavalcanti.html
QUARTA AULA: Nesta aula os alunos deverão montar os painéis e realizar a apresentação das pesquisas e reflexões efetuadas, contemplando as questões trabalhadas ao longo das aulas.
Textos complementares para as atividades da primeira aula: Manifesto Pau Brasil (1924) http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifpaubr.html e Manifesto Antropófago (1928): http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifantropof.html
Textos sobre o modernismo: http://urs.bira.nom.br/literatura/modernismo_no_brasil.htm ; http://www.febf.uerj.br/pesquisa/semana_22.html ; http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg7.html
Vídeos sobre modernismo: Di Cavalcanti http://www.youtube.com/watch?v=2pD_Z8Z8TUw ; Tarsila do Amaral http://www.youtube.com/watch?v=q9Y2y1Fe-2Q ; Anita Malfatti http://www.youtube.com/watch?v=-bFixiz0Oyg ; São Paulo e o modenirsmo http://www.youtube.com/watch?v=U2rzqt2iLPg&feature=related ;
A avaliação deve ser permanente. Deve-se observar a participação dos alunos na atividade proposta. As apresentações dos grupos devem ser avaliadas segundo a concisão, o conteúdo e a capacidade dos alunos em articular a fala com os suportes materiais disponibilizados, desenvolvendo um argumento.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/03/2013
Cinco estrelasMuito interessante o seguimento da exposição do assunto em pauta. Aula que poderá com certeza ajudar professores do Ensino médio a introduzir as questões apresentadas, enriquecendo o conhecimento dos alunos. Parabéns!