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Poesia concreta: visualização da palavra sonora

 

14/07/2011

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Ler poemas concretos e letras de músicas inspiradas no concretismo;
  • reconhecer efeitos visuais nos poemas concretos;
  • reconhecer efeitos formais na letra de música;
  • reconhecer o uso de estratégias do discurso poético e seus efeitos de sentido nas canções;
  • reconhecer nos textos estratégias musicais e formais do discurso poético em função dos efeitos de sentido pretendidos;
  • construir textos que estabeleçam relações de sentido entre imagens visuais e sonoras.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos da linguagem poética.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula objetiva o estudo de alguns conceitos em obras do Concretismo no Brasil, e a relação da poesia com outras artes, principalmente a música.

Bastante conceitual, e baseado menos na expressão pessoal do que num certo rigor estrutural, o experimentalismo dos concretistas, desde o final dos anos 50 e com manifestações variadas até os dias de hoje, buscava uma adequação da palavra às diversas técnicas modernas de comunicação. Os principais teóricos do movimento no Brasil renegavam a estilização alegórica praticada na poesia e preferiam a utilidade “racional” da palavra na aproximação do poema com o objeto/produto industrializado, concebendo seu projeto como:

"Produto de uma evolução crítica de formas dando por encerrado o ciclo histórico do verso (unidade rítmico-formal)" 

A poesia concreta, como vanguarda, negava o tradicionalismo verbal para focar o futuro e instaurar de vez uma poética moderna e universal que explorasse todas as possibilidades da palavra: 

verbivocovisual – coincidência e simultaneidade da comunicação verbal e não-verbal, com a nota de que se trata de uma comunicação de formas, de uma estrutura-conteúdo, não da usual comunicação de mensagens"

Para saber mais sobre a teoria dos concretistas acesse o link do "Plano piloto da poesia concreta":

http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/plano-piloto-para-poesia-concreta

triângulo concreto

Triângulo concretista: Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos, 1952.

www.poesiaconcreta.com.br/foto_view.php?id=2

 

1ª ATIVIDADE

Para possibilitar a seus alunos um conhecimento inicial sobre o concretismo, acompanhe-os até a sala de informática e indique para a turma a pesquisa dos textos abaixo:

Divida a turma em três grupos, cada qual devendo acessar um dos links:

Poesia concreta http://tropicalia.com.br/ruidos-pulsativos/geleia-geral/poesia-concreta

Um caso: a poesia concreta http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/um-caso-a-poesia-concreta

Plano piloto da poesia concreta http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/plano-piloto-para-poesia-concreta

 

Após a pesquisa, converse com os alunos buscando extrair as observações e conclusões que eles tiveram em relação aos textos, focando, principalmente: a noção de poesia como "produto" de formas, para qual vale muito o "espaço gráfico" como agente estrutural, sua relação com o "ideograma" e a "montagem", e sua "estrutura dinâmica", de movimento, análoga também à música.

Registre no quadro as observações relativas a cada texto lido e demonstre aos alunos como pode-se perceber em todos eles uma coerência conceitual sobre a poesia concreta. 

 

Para que os alunos possam sentir como isso se dá graficamente, indique a pesquisa do poema "Velocidade" de Ronaldo Azeredo:

velocidade

http://www.poesiaconcreta.com.br/poema.php?id=116

1) Para acessar o áudio e a imagem do poema, basta seguir o link abaixo e selecionar o título Velocidade entre os poemas da página.

2) Em seguida, do lado esquerdo da tela, surgirão três quadrinhos vermelhos (um de imagem e dois de áudio). Selecionando os quadrinhos, seus alunos poderão visualizar o poema e ouvir a declamação e uma musicalização do texto. 

http://www.poesiaconcreta.com.br/audio.php?page=12&ordem=asc

 

Após a pesquisa, inicie um debate com os alunos buscando entender como foi sua percepção em relação aos efeitos provocados pela grafia e pela disposição das letras do poema no momento da leitura. Há uma analogia com o movimento, na montagem sobre o papel, que permite a leitura em diversas direções, além dos efeitos de sentido provocados pela inclusão do som musical à palavra escrita.

 

2ª ATIVIDADE

Para a continuidade das atividades, ainda na sala de informática, instigue seus alunos a prosseguirem com a pesquisa no site do Projeto verbivocovisual 

http://www.poesiaconcreta.com.br

Nele, há mais de 200 registros de poemas, muitos acompanhados de suas imagens gráficas e de uma performance musical.

Separe os alunos em dupla para relatarem a experiência "verbivocovisual" com um dos poemas abaixo:

"Beba coca-cola"; "Cidade city cité"; "Crisantempo"; "Frase"; "Life"; "Nascemorre"; "Pulsar"; "Tensão"; "Terra"; "Tudo está dito"; "Um movimento"; "Vai e vem".

Deixe os alunos livres para a pesquisa e acompanhe-os esclarecendo dúvidas para que, ao final, relatem para a turma (de forma oral, mas exibindo os poemas para o restante da turma) como foi sua experiência sensorial com os poemas concretos.

Para enriquecer os conhecimentos dos alunos sugira que façam uma pesquisa livre pelo link das imagens, onde podem ser vistos alguns vídeos esclarecedores sobre a poética concretista:

http://www.poesiaconcreta.com.br/imagem.php

 

3ª ATIVIDADE

Professor, essa relação da poesia concreta com a música é bastante comum, e não daria para explorar todo esse universo neste espaço de aula.

Músicos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Walter Franco, Belquior, Tom Zé e tantos outros já experimentaram a parceria entre a arte musical e o concretismo.

O artigo "Poesia concreta e tropicalismo", de Charles Perrone, é muito interessante para exemplificar esta relação:

http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/poesia-concreta-e-tropicalismo

 

Atualmente, talvez seja o poeta e cantor Arnaldo Antunes aquele que mais aproxima suas letras de música da poesia concreta. Artista múltiplo, ele sabe mesclar várias tendências artísticas visando o trabalho com a palavra, conforme aponta o artigo abaixo:

http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=2&id=21

arnaldo antunes

redefalaserio.blogspot.com/2010/10/blog-post_25.html

 

Arnaldo Antunes disponibiliza para os fãs, em seu site, vários textos, poemas, imagens e as letras de suas músicas.

Proponha a seus alunos que façam uma pesquisa neste site http://www.arnaldoantunes.com.br/new/index.php focando os poemas visuais e as letras das canções.

Abaixo o link para pesquisarem os poemas visuais: 

http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_artes_obras.php?id_type=4

Oriente os alunos a escolherem individualmente um dos poemas visuais.

Ao fim desta escolha, sugira que cada aluno apresente para os colegas o poema, lendo-o, e justificando a razão de sua escolha.

Após a pesquisa, peça aos alunos para destacarem quais elementos nos poemas se estruturam conforme a noção "de coincidência e simultaneidade da comunicação verbal e não-verbal", conforme teorizaram os concretistas. Se possível, professor, imprima as imagens dos poemas e peça aos alunos para compor uma colagem das imagens num mural.

Abaixo o link para o acesso às letras das canções de Arnaldo Antunes:

http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_todas.php

Como dica, algumas canções de inspiração concretista, que podem ser ouvidas no site:

"ABC"; "Acordo"; "Agora"; "Abraça o meu abraço"; "Carnaval"; "Dentro"; "Entre"; "Imagem"; "Macha fêmeo"; "Minha meu"; "Momento I"; "Momento V"; "Não tem que"; "Nasça"; "Ninguém"; "Nome"; "O quê?"; "Se não se".

 

Após a pesquisa, peça aos alunos para destacarem nas canções as relações de sentido entre o visual (gráfico) e o sonoro.

Recursos Complementares

CAMPOS, Augusto de.Teoria da poesia concreta. São Paulo: Brasiliense, 1975.

GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: do cubismo ao neoconcretismo. São Paulo: Nobel, 1985.

Virtual:

 
 
Avaliação

Para a avaliação sugira que seus alunos tentem compor um poema concreto, "um produto" que comunique através das formas.

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