14/07/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Conhecimentos básicos da linguagem poética.
Professor, esta aula objetiva o estudo de alguns conceitos em obras do Concretismo no Brasil, e a relação da poesia com outras artes, principalmente a música.
Bastante conceitual, e baseado menos na expressão pessoal do que num certo rigor estrutural, o experimentalismo dos concretistas, desde o final dos anos 50 e com manifestações variadas até os dias de hoje, buscava uma adequação da palavra às diversas técnicas modernas de comunicação. Os principais teóricos do movimento no Brasil renegavam a estilização alegórica praticada na poesia e preferiam a utilidade “racional” da palavra na aproximação do poema com o objeto/produto industrializado, concebendo seu projeto como:
"Produto de uma evolução crítica de formas dando por encerrado o ciclo histórico do verso (unidade rítmico-formal)"
A poesia concreta, como vanguarda, negava o tradicionalismo verbal para focar o futuro e instaurar de vez uma poética moderna e universal que explorasse todas as possibilidades da palavra:
“verbivocovisual – coincidência e simultaneidade da comunicação verbal e não-verbal, com a nota de que se trata de uma comunicação de formas, de uma estrutura-conteúdo, não da usual comunicação de mensagens"
Para saber mais sobre a teoria dos concretistas acesse o link do "Plano piloto da poesia concreta":
http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/plano-piloto-para-poesia-concreta
Triângulo concretista: Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos, 1952.
www.poesiaconcreta.com.br/foto_view.php?id=2
Para possibilitar a seus alunos um conhecimento inicial sobre o concretismo, acompanhe-os até a sala de informática e indique para a turma a pesquisa dos textos abaixo:
Divida a turma em três grupos, cada qual devendo acessar um dos links:
Poesia concreta http://tropicalia.com.br/ruidos-pulsativos/geleia-geral/poesia-concreta
Um caso: a poesia concreta http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/um-caso-a-poesia-concreta
Plano piloto da poesia concreta http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/plano-piloto-para-poesia-concreta
Após a pesquisa, converse com os alunos buscando extrair as observações e conclusões que eles tiveram em relação aos textos, focando, principalmente: a noção de poesia como "produto" de formas, para qual vale muito o "espaço gráfico" como agente estrutural, sua relação com o "ideograma" e a "montagem", e sua "estrutura dinâmica", de movimento, análoga também à música.
Registre no quadro as observações relativas a cada texto lido e demonstre aos alunos como pode-se perceber em todos eles uma coerência conceitual sobre a poesia concreta.
Para que os alunos possam sentir como isso se dá graficamente, indique a pesquisa do poema "Velocidade" de Ronaldo Azeredo:
http://www.poesiaconcreta.com.br/poema.php?id=116
1) Para acessar o áudio e a imagem do poema, basta seguir o link abaixo e selecionar o título Velocidade entre os poemas da página.
2) Em seguida, do lado esquerdo da tela, surgirão três quadrinhos vermelhos (um de imagem e dois de áudio). Selecionando os quadrinhos, seus alunos poderão visualizar o poema e ouvir a declamação e uma musicalização do texto.
http://www.poesiaconcreta.com.br/audio.php?page=12&ordem=asc
Após a pesquisa, inicie um debate com os alunos buscando entender como foi sua percepção em relação aos efeitos provocados pela grafia e pela disposição das letras do poema no momento da leitura. Há uma analogia com o movimento, na montagem sobre o papel, que permite a leitura em diversas direções, além dos efeitos de sentido provocados pela inclusão do som musical à palavra escrita.
2ª ATIVIDADE
Para a continuidade das atividades, ainda na sala de informática, instigue seus alunos a prosseguirem com a pesquisa no site do Projeto verbivocovisual
http://www.poesiaconcreta.com.br
Nele, há mais de 200 registros de poemas, muitos acompanhados de suas imagens gráficas e de uma performance musical.
Separe os alunos em dupla para relatarem a experiência "verbivocovisual" com um dos poemas abaixo:
"Beba coca-cola"; "Cidade city cité"; "Crisantempo"; "Frase"; "Life"; "Nascemorre"; "Pulsar"; "Tensão"; "Terra"; "Tudo está dito"; "Um movimento"; "Vai e vem".
Deixe os alunos livres para a pesquisa e acompanhe-os esclarecendo dúvidas para que, ao final, relatem para a turma (de forma oral, mas exibindo os poemas para o restante da turma) como foi sua experiência sensorial com os poemas concretos.
Para enriquecer os conhecimentos dos alunos sugira que façam uma pesquisa livre pelo link das imagens, onde podem ser vistos alguns vídeos esclarecedores sobre a poética concretista:
http://www.poesiaconcreta.com.br/imagem.php
3ª ATIVIDADE
Professor, essa relação da poesia concreta com a música é bastante comum, e não daria para explorar todo esse universo neste espaço de aula.
Músicos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Walter Franco, Belquior, Tom Zé e tantos outros já experimentaram a parceria entre a arte musical e o concretismo.
O artigo "Poesia concreta e tropicalismo", de Charles Perrone, é muito interessante para exemplificar esta relação:
http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/poesia-concreta-e-tropicalismo
Atualmente, talvez seja o poeta e cantor Arnaldo Antunes aquele que mais aproxima suas letras de música da poesia concreta. Artista múltiplo, ele sabe mesclar várias tendências artísticas visando o trabalho com a palavra, conforme aponta o artigo abaixo:
http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_textos_list.php?page=2&id=21
redefalaserio.blogspot.com/2010/10/blog-post_25.html
Arnaldo Antunes disponibiliza para os fãs, em seu site, vários textos, poemas, imagens e as letras de suas músicas.
Proponha a seus alunos que façam uma pesquisa neste site http://www.arnaldoantunes.com.br/new/index.php focando os poemas visuais e as letras das canções.
Abaixo o link para pesquisarem os poemas visuais:
http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_artes_obras.php?id_type=4
Oriente os alunos a escolherem individualmente um dos poemas visuais.
Ao fim desta escolha, sugira que cada aluno apresente para os colegas o poema, lendo-o, e justificando a razão de sua escolha.
Após a pesquisa, peça aos alunos para destacarem quais elementos nos poemas se estruturam conforme a noção "de coincidência e simultaneidade da comunicação verbal e não-verbal", conforme teorizaram os concretistas. Se possível, professor, imprima as imagens dos poemas e peça aos alunos para compor uma colagem das imagens num mural.
Abaixo o link para o acesso às letras das canções de Arnaldo Antunes:
http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_todas.php
Como dica, algumas canções de inspiração concretista, que podem ser ouvidas no site:
"ABC"; "Acordo"; "Agora"; "Abraça o meu abraço"; "Carnaval"; "Dentro"; "Entre"; "Imagem"; "Macha fêmeo"; "Minha meu"; "Momento I"; "Momento V"; "Não tem que"; "Nasça"; "Ninguém"; "Nome"; "O quê?"; "Se não se".
Após a pesquisa, peça aos alunos para destacarem nas canções as relações de sentido entre o visual (gráfico) e o sonoro.
CAMPOS, Augusto de.Teoria da poesia concreta. São Paulo: Brasiliense, 1975.
GULLAR, Ferreira. Etapas da arte contemporânea: do cubismo ao neoconcretismo. São Paulo: Nobel, 1985.
Virtual:
Para a avaliação sugira que seus alunos tentem compor um poema concreto, "um produto" que comunique através das formas.
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