06/07/2011
Jogos e brincadeiras populares
MARCELO DA CUNHA MATOS
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Conhecer jogos e brincadeiras populares.
Segundo Objetivo
Fomentar a prática lúdica em momentos de lazer.
Terceiro objetivo
Proporcional espaço de trocas com pais e avós.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
Mxcam [ Iniciar > Aplicativos > Wxcam ]
Cada vez mais as crianças tem dedicado seus momentos de lazer com atividades que não denotam esforço físico, como jogos eletrônicos. Estas atividades acabam ganhando espaço importante e deixando de lado, por muitas vezes, atividades que envolvam movimentos básicos para o corpo todo, podemos dizer que falta atividades físicas. Assim, a Educação Física nos anos inicias a preocupação é necessária por parte do professor, em explorar e apresentar jogos e brincadeiras lúdicas que sensibilizem a criança para o exercício físico. Aqui a ênfase também é difundir a cultura popular de jogos.
Os alunos serão estimulados através de uma roda de conversa a dizer quais jogos/brincadeiras eles conhecem, que não sejam jogos eletrônicos, que eles já praticaram ou praticam. Nessa roda, será votado duas a três brincadeiras para serem praticadas naquela aula.
Após a aplicação dos jogos/brincadeiras, os alunos retornam à roda de conversa para dizer o que acharam. Proponha que eles, com auxílio do laptop, procure por outros jogos e brincadeiras, no navegador Mozilla Firefox em sites de busca, como no Google (http://www.gloogle.com.br) por exemplo, e criem uma brincadeira. Este criar de brincadeira requer regras, quantidade de participantes, tempo de duração (se for necessário). Solicite que para esta atividade se reunam em grupos de no mínimo quatro alunos e que descrevam a atividade no aplicativo Kword.
Solicite que os grupos apresentem os novos jogos que criaram e os apliquem com a turma. Aproveite para ao término dois jogos/brincadeiras discutir um pouco sobre regras, que tipo de atividades físicas foram estimuladas.
Proponha uma construção coletiva de uma entrevista a ser realizada com os pais e com os avós, sobre os jogos e brincadeiras que eles praticavam quando tinham as mesmas idades que eles. Esta entrevista é interessante que seja gravada, com o auxílio da Wxcam do laptop, para que posteriormente os vídeos possam ser exibidos para os colegas.
Após a visualização de algumas entrevistas, solicite que os alunos escolham duas brincadeiras que acharam interessante, que foram comentadas, para que sejam realizadas em aula. Ao término da aula discutir com os alunos porque as brincadeiras foram mudando, podendo iniciar a discussão com questionamentos tais como: Porque vocês acham que as brincadeiras mudaram muito da época de seus avós em relação as de hoje? Porque? Qual a importância de ter brincadeiras que envolvam atividades físicas? |
A avaliação consistirá na participação dos alunos nos jogos, na criação dos jogos e nas ponderações observadas quanto a regras e dinâmica e na realização da entrevista solicitadas.
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