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Vivendo e convivendo com as contribuições da cultura negra

 

10/05/2011

Autor e Coautor(es)
FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE
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IMPERATRIZ - MA CE GOVERNADOR ARCHER

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar a cultura negra

Valorizar as lutas e as  resistências  históricas dos negros

Descobrir os valores que os africanos  trouxeram para o Brasil

Identificar  palavras de origem africana no português do Brasil

Conviver  com pessoas de pele negra sem preconceito

Aceitar  negros  como pessoas humanas, inteligentes e  capazes

Estudar conteúdos de forma interdisciplinar

Desconstruir ideias preconceituosas sobre os negros

Comparar a história dos negros desde a chegada ao Brasil, suas lutas e suas conquistas

Posicionar-se contra atos racistas e preconceituosos

Preservar a memória cultural como bem coletivo

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve trabalhar as questões de intolerância; valores:  morais, sociais, históricos; convívio e direitos humanos.

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula: O professor deve fazer uma introdução, chamando a atenção da turma para as questões de valores morais e direitos humanos. Nessa introdução, deve-se perguntar: 1. Quem já se sentiu discriminado, humilhado, ou desmoralizado por ser negro? Ouvir quem quiser falar, depois escolher 3 alunos para contar suas experiências. 2. Quem já leu ou viu pela televisão algum caso parecido?  Escolher 3 alunos para socializar suas experiências. 3. Vocês acham que a cor da da pele,  negra, influencia na personalidade da pessoa?  Escolher 3 alunos para responder à pergunta,  pessoalmente. Observar os alunos que responderam positivamente e os que responderam negativamente,  escolher 2 alunos de cada opinião,  para justificarem as respostas dadas.

Em seguida, dividir a turma em 6  grupos, para realizarem as pesquisas e prepararem as estratégias de apresentação. Encaminhar os grupos para o laboratório de informática, para acessarem o site  sugerido, inicialmente todos se fundamentarão no mesmo site: http://www.culturanegra.com.br  em seguida, cada grupo vai pesquisar sobre um sub-tema proposto com os sites e temas abaixo relacionados.

 

beleza negra

IMAGEM  DO SITE DE UM CONCURSO DE BELEZA NEGRA. DISPONÍVEL EM:

http://4.bp.blogspot.com/_WxtVM2yP0PA/STsKupqIRYI/AAAAAAAABnc/2oNAkj76D5c/s400/beleza+negra.JPG

 

1. grupo. Linguagem afro-brasileira. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br

2. grupo. Culinária afro-brasileira.  Disponível em: http://www.culturanegra.com.br

3. grupo. Artesanato afro-brasileiro:Disponível em:  http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1024&bih=600&q=negro+cultura+e+a

4. grupo. Religiosidade afro-brasileira. Disponível em: http://www.grupoescolar.com/religiões

5. grupo. Danças  afro-brasileiras. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br/

6. grupo. Músicas afro-brasileiras. Disponível em: http://www.geledes.org.br/portal/musica.html

 

2ª Aula: Este espaço será destinado às pesquisas e organização das apresentações

Com as pesquisas em mãos, os alunos irão montar as apresentações sobre os temas propostos. Ex: o 1º GRUPO, vai fazer uma exposição de palavras originárias da linguagem dos africanos que vieram para o Brasil. Ex: berimbau, Iemanjá, caruru, vatapá, zabumba, Oxalá, Xangô, macumba, axé, mandinga, quitute, capoeira... essa apresentação pode ser em forma de cartazes, declamação de poesias, paródias, etc. O 2º GRUPO, vai preparar e expor alimentos típicos da culinária africana, como:  vatapá, feijoada, angú, pamonha, canjica, mungunzá, acarajé, café, pimenta malagueta... esses alimentos podem ser degustados pelos visitantes. O 3º GRUPO, vai fazer uma exposição de objetos artesanais com a mesma origem: maracá, tambor, pandeiro, berimbau, gamela, utensílios de argila... O 4º GRUPO, vai apresentar alguns gestos da religiosidade afro, como: Terecô, Devoção aos santos, Dança de São Gonçalo, Dança de São Benedito, Divindade... O 5º GRUPO, vai apresentar danças, que podem ser, por pessoas da comunidade, ou pelos alunos do grupo, que ensaiaram antecipadamente, como: samba, carimbó, cacuriá, capoeira, pagode, regue, bumba-meu-boi... O 6º GRUPO, vai apresentar músicas que tenham a mesma origem, ou que falem da realidade afro-brasileira. Para concluir as apresentações, cada  grupo apresentará  um dos seus membros  para desfilar com trajes originários que rememorizem a beleza negra.

 

cultura negra

                                      IMAGEM DA TELA  DO SITE CULTURA NEGRA, COM VÁRIAS OPÇÕES DE

                                            PESQUISA. DISPONÍVEL EM: http://www.culturanegra.com.br

 

3ª Aula: Será reservada às apresentações, que poderão ser num espaço devidamente preparado antecipadamente. De preferência no pátio, auditório, ou quadra da escola. Cada grupo com seu stand, o professor pode solicitar da direção, a liberação das outras turmas, para participarem como visitantes, ouvintes, etc. Assim poderão envolver alunos e professores da escola. O professor, inicialmente, poderá  fazer parceria com os professores das disciplinas afins e descentralizar a coordenação e outras atividades. Os alunos de outras turmas deverão ser informados de que ao retornarem à sala de aula será feito um debate avaliativo com todos os participantes, por isso é necessário participarem com atenção, perguntas, curiosidades, etc.

comida afro

                          IMAGEM DA CULINÁRIA AFRO. DISPONIVEL EM:  http://www.culturanegra.com.br

  

4ª Aula: Depois das apresentações os professores retomarão o assunto de forma avaliativa, com o questionamento em mãos:

         1. O que você conseguiu aprender com as apresentações?

         2. Foi possível perceber a contribuição dos negros na cultura brasileira atual?

         3. O que você gosta e não sabia que tem relação com a cultura negra? (alimentos, danças, músicas, adornos, costume em geral...

         4.  Qual o seu posicionamento quanto à pessoa negra, depois dessas apresentações?

  • Computador / internet
  • Impressora / papel
  • Datashow/ pendrive
  • Caixa de som / microfone
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação, o envolvimento e a socialização dos grupos entre si. os professores deverão observar o posicionamento de cada aluno em relação ao preconceito e a intolerância, e fazer interferência, quando necessário. Finalmente, observar a auto-avaliação feita na sala de aula, principalmente com os alunos que participaram como telespetadores.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 7/8 - 87.5%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
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Opiniões

  • ieda costa boais, CE NEWTON BARJONAS LOBAO , Maranhão - disse:
    lindajulia20102010@hotmail.com

    23/05/2013

    Cinco estrelas

    Foi uma descoberta maravilhosa o portal do professor.Encontrei aulas muito interessantes entre elas esta, vivendo e convivendo com as contribuiçoes da cultura negra, que irá me ajudar bastante nas minhas práticas cotidianas.


  • joseane, Escola Estadual de Ensino Médio , Paraíba - disse:
    josy.mmik@yahoo.com.br

    23/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito, pois estou trabalhando essa temática numa perspectiva local, me ajudou em detalhes interessantes.


  • Ízea Folha Damasceno Santos, CE Governador Archer , Maranhão - disse:
    izeafolha@hotmail.com

    24/01/2012

    Cinco estrelas

    A estratégia da 1ª aula de que os alunos justifiquem as respostas dadas é interessante para a ampliação das competências argumentativas. É importante trabalhar essa questão da africanidade porque há muito preconceito camuflado dentro das nossas salas de aula. Parabéns, professor, pelo dinamismo e criatividade nas atividades propostas.


  • judite ferreira da silva, ESC MUL PAULINO SIQUEIRA , Paraíba - disse:
    jualegriadesaber@gmail.com

    27/10/2011

    Quatro estrelas

    amei esta aula meus parabens, me ajudou muito com o trabalho que pretendo fazer na semana da conciencia negra.


  • André, C.E.S.Mª do Carmo nascmento Alves , Sergipe - disse:
    andrezito.mg@gmail.com

    27/07/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns professor pelo excelente trabalho. Estou com algumas aulas de arte e seu projeto me ajudou bastante para desenvolver a temática da influência da cultura negra em nosso país. Obrigado.


  • Eró Cunha, Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz - CEIRI , Maranhão - disse:
    erocunha@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    Querido professor Francisco Ferreira, Nós, da Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz(MA), estamos muito felizes com tão importante contribuição para a efetivação da Educação das Relações Etnicorraciais. Parabéns!!!!


  • andreya alves almeida, CENTRO EDUCACIONAL C ANTONIO MATOS FILHO , Bahia - disse:
    dheyaalmeida@hotmail.com

    17/05/2011

    Cinco estrelas

    Hei, gostei muito de sua aula. estava precisando de algo assim... pois, minha sala temática no encontro literário será este. Complementou a minha idéia. Obrigada!


  • fabricia, BRASILONLINE , Maranhão - disse:
    fabricia8112@hotmail.com

    13/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns professor por mais uma aula postada no site, professores como você que faz a educação acontecer é de extrema importância. Excente matéria, ao ler os textos pude ficar mais em contato com a história de nossas raízes.


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