10/05/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Valorizar a cultura negra
Valorizar as lutas e as resistências históricas dos negros
Descobrir os valores que os africanos trouxeram para o Brasil
Identificar palavras de origem africana no português do Brasil
Conviver com pessoas de pele negra sem preconceito
Aceitar negros como pessoas humanas, inteligentes e capazes
Estudar conteúdos de forma interdisciplinar
Desconstruir ideias preconceituosas sobre os negros
Comparar a história dos negros desde a chegada ao Brasil, suas lutas e suas conquistas
Posicionar-se contra atos racistas e preconceituosos
Preservar a memória cultural como bem coletivo
O professor deve trabalhar as questões de intolerância; valores: morais, sociais, históricos; convívio e direitos humanos.
1ª Aula: O professor deve fazer uma introdução, chamando a atenção da turma para as questões de valores morais e direitos humanos. Nessa introdução, deve-se perguntar: 1. Quem já se sentiu discriminado, humilhado, ou desmoralizado por ser negro? Ouvir quem quiser falar, depois escolher 3 alunos para contar suas experiências. 2. Quem já leu ou viu pela televisão algum caso parecido? Escolher 3 alunos para socializar suas experiências. 3. Vocês acham que a cor da da pele, negra, influencia na personalidade da pessoa? Escolher 3 alunos para responder à pergunta, pessoalmente. Observar os alunos que responderam positivamente e os que responderam negativamente, escolher 2 alunos de cada opinião, para justificarem as respostas dadas.
Em seguida, dividir a turma em 6 grupos, para realizarem as pesquisas e prepararem as estratégias de apresentação. Encaminhar os grupos para o laboratório de informática, para acessarem o site sugerido, inicialmente todos se fundamentarão no mesmo site: http://www.culturanegra.com.br em seguida, cada grupo vai pesquisar sobre um sub-tema proposto com os sites e temas abaixo relacionados.
IMAGEM DO SITE DE UM CONCURSO DE BELEZA NEGRA. DISPONÍVEL EM:
http://4.bp.blogspot.com/_WxtVM2yP0PA/STsKupqIRYI/AAAAAAAABnc/2oNAkj76D5c/s400/beleza+negra.JPG
1. grupo. Linguagem afro-brasileira. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br
2. grupo. Culinária afro-brasileira. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br
3. grupo. Artesanato afro-brasileiro:Disponível em: http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1024&bih=600&q=negro+cultura+e+a
4. grupo. Religiosidade afro-brasileira. Disponível em: http://www.grupoescolar.com/religiões
5. grupo. Danças afro-brasileiras. Disponível em: http://www.culturanegra.com.br/
6. grupo. Músicas afro-brasileiras. Disponível em: http://www.geledes.org.br/portal/musica.html
2ª Aula: Este espaço será destinado às pesquisas e organização das apresentações
Com as pesquisas em mãos, os alunos irão montar as apresentações sobre os temas propostos. Ex: o 1º GRUPO, vai fazer uma exposição de palavras originárias da linguagem dos africanos que vieram para o Brasil. Ex: berimbau, Iemanjá, caruru, vatapá, zabumba, Oxalá, Xangô, macumba, axé, mandinga, quitute, capoeira... essa apresentação pode ser em forma de cartazes, declamação de poesias, paródias, etc. O 2º GRUPO, vai preparar e expor alimentos típicos da culinária africana, como: vatapá, feijoada, angú, pamonha, canjica, mungunzá, acarajé, café, pimenta malagueta... esses alimentos podem ser degustados pelos visitantes. O 3º GRUPO, vai fazer uma exposição de objetos artesanais com a mesma origem: maracá, tambor, pandeiro, berimbau, gamela, utensílios de argila... O 4º GRUPO, vai apresentar alguns gestos da religiosidade afro, como: Terecô, Devoção aos santos, Dança de São Gonçalo, Dança de São Benedito, Divindade... O 5º GRUPO, vai apresentar danças, que podem ser, por pessoas da comunidade, ou pelos alunos do grupo, que ensaiaram antecipadamente, como: samba, carimbó, cacuriá, capoeira, pagode, regue, bumba-meu-boi... O 6º GRUPO, vai apresentar músicas que tenham a mesma origem, ou que falem da realidade afro-brasileira. Para concluir as apresentações, cada grupo apresentará um dos seus membros para desfilar com trajes originários que rememorizem a beleza negra.
IMAGEM DA TELA DO SITE CULTURA NEGRA, COM VÁRIAS OPÇÕES DE
PESQUISA. DISPONÍVEL EM: http://www.culturanegra.com.br
3ª Aula: Será reservada às apresentações, que poderão ser num espaço devidamente preparado antecipadamente. De preferência no pátio, auditório, ou quadra da escola. Cada grupo com seu stand, o professor pode solicitar da direção, a liberação das outras turmas, para participarem como visitantes, ouvintes, etc. Assim poderão envolver alunos e professores da escola. O professor, inicialmente, poderá fazer parceria com os professores das disciplinas afins e descentralizar a coordenação e outras atividades. Os alunos de outras turmas deverão ser informados de que ao retornarem à sala de aula será feito um debate avaliativo com todos os participantes, por isso é necessário participarem com atenção, perguntas, curiosidades, etc.
IMAGEM DA CULINÁRIA AFRO. DISPONIVEL EM: http://www.culturanegra.com.br
4ª Aula: Depois das apresentações os professores retomarão o assunto de forma avaliativa, com o questionamento em mãos:
1. O que você conseguiu aprender com as apresentações?
2. Foi possível perceber a contribuição dos negros na cultura brasileira atual?
3. O que você gosta e não sabia que tem relação com a cultura negra? (alimentos, danças, músicas, adornos, costume em geral...
4. Qual o seu posicionamento quanto à pessoa negra, depois dessas apresentações?
http://www.geledes.org.br/portal/casos-deracismopreconceito-discriminacao.html
http://carnaval.hlera.com.br/samba.html/
http://www.cultura negra.com.br (Lei 9.394de 20 de dezembro de 1996)
A avaliação será feita de forma contínua, observando a participação, o envolvimento e a socialização dos grupos entre si. os professores deverão observar o posicionamento de cada aluno em relação ao preconceito e a intolerância, e fazer interferência, quando necessário. Finalmente, observar a auto-avaliação feita na sala de aula, principalmente com os alunos que participaram como telespetadores.
Quatro estrelas 8 calificaciones
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23/05/2013
Cinco estrelasFoi uma descoberta maravilhosa o portal do professor.Encontrei aulas muito interessantes entre elas esta, vivendo e convivendo com as contribuiçoes da cultura negra, que irá me ajudar bastante nas minhas práticas cotidianas.
23/08/2012
Cinco estrelasGostei muito, pois estou trabalhando essa temática numa perspectiva local, me ajudou em detalhes interessantes.
24/01/2012
Cinco estrelasA estratégia da 1ª aula de que os alunos justifiquem as respostas dadas é interessante para a ampliação das competências argumentativas. É importante trabalhar essa questão da africanidade porque há muito preconceito camuflado dentro das nossas salas de aula. Parabéns, professor, pelo dinamismo e criatividade nas atividades propostas.
27/10/2011
Quatro estrelasamei esta aula meus parabens, me ajudou muito com o trabalho que pretendo fazer na semana da conciencia negra.
27/07/2011
Cinco estrelasParabéns professor pelo excelente trabalho. Estou com algumas aulas de arte e seu projeto me ajudou bastante para desenvolver a temática da influência da cultura negra em nosso país. Obrigado.
25/05/2011
Cinco estrelasQuerido professor Francisco Ferreira, Nós, da Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz(MA), estamos muito felizes com tão importante contribuição para a efetivação da Educação das Relações Etnicorraciais. Parabéns!!!!
17/05/2011
Cinco estrelasHei, gostei muito de sua aula. estava precisando de algo assim... pois, minha sala temática no encontro literário será este. Complementou a minha idéia. Obrigada!
13/05/2011
Cinco estrelasParabéns professor por mais uma aula postada no site, professores como você que faz a educação acontecer é de extrema importância. Excente matéria, ao ler os textos pude ficar mais em contato com a história de nossas raízes.