07/06/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
-
Na primeira atividade desta aula, trabalharemos com uma sequência de imagens. Ao analisar as imagens abaixo, teremos indícios acerca do processo eleitoral brasileiro de 1950, cujo candidato eleito foi Getúlio Vargas, num retorno à presidência do Brasil.
Dinâmica sugerida:
-
IMAGEM 1- "Bandeira de campanha - Getúlio Vargas em 1950"
Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Eleicoes%20de%201950%20-%20BRASIL%20ESCOLA.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
Questões para analisar a imagem:
O professor deve orientar os alunos para que respondam as questões propostas e, em seguida, socializem as suas conclusões com os demais colegas. As dúvidas que surgirem serão esclarecidas pelo professor.
-
-
IMAGEM 2- "Comício em Curitiba na campanha presidencial de 1950"
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/governo-getulio-vargas/imagens/getulio-vargas-64.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
Questões para analisar a imagem:
-
IMAGEM 3- "A chegada em Cuiabá"
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/governo-getulio-vargas/imagens/getulio-vargas-66.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
Questões para analisar a imagem:
-
-
IMAGEM 4- "Vargas comemora vitória na eleição de 1950"
Disponível em: http://www.agenciasindical.com.br/imagens/manchetes/GetulioVargas.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
Questão para analisar a imagem:
-
RECOMENDA-SE que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de interpretação das imagens, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Esta atividade será dividida em duas etapas: primeiro uma leitura/debate de texto, depois a análise de um vídeo.
ETAPA 1
Para entender alguns aspectos fundamentais da Eleição presidencial brasileira de 1950, faremos a leitura e debate de texto disponível no site "Pitoresco" (http://www.pitoresco.com/. Acesso em 15 de maio de 2011 ), assinado por Paulo Victorino, o responsável pela página da internet.
DINÂMICA PROPOSTA:
-
-
-
-
Questões a serem respondidas e debatidas após a leitura:
-
Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
ETAPA 2
Para analisar o retorno de Getúlio Vargas após a posse proporcionada pela Eleição de 1950, assistiremos ao vídeo que traz trechos de discurso do ex-presidente no Dia do Trabalho de 1951, pouco tempo depois de assumir o poder.
DINÂMICA PROPOSTA:
-
-
-
Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Esta atividade também consiste em duas etapas, por meio das quais analisaremos questões em torno do suicídio de Getúlio Vargas, ocorrido em 24 de agosto de 1954, após mais de três anos de seu retorno ao poder.
ETAPA 1- A carta-testamento
Aqui, analisaremos a carta-testamento escrita por Getúlio Vargas, antes de se matar com um tiro no peito.
Dinâmica sugerida:
-
-
Para analisar e debater o documento de época:
-
ETAPA 2- "O suicídio como arma política"
Nesta etapa, faremos a análise de um texto, o qual expõe um ponto de vista acerca do suicídio de Getúlio Vargas. O título do texto é "24 de agosto de 1954 – O suicídio como arma política
", assinado por Cândido Prunes e disponível no site OPINIÃO E NOTÍCIA.Dinâmica sugerida:
-
-
Para analisar e debater o documento de época:
Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Nesta atividade, analisaremos uma manchete de jornal que noticiou o suicídio de Getúlio Vargas, com o objetivo de continuarmos percebendo/observando a tentativa do ex-presidente para passar à História como um "mito".
Dinâmica sugerida:
Manchete jornal Última Hora, Rio de Janeiro, 24 ago. 1954
Disponível em: http://portal3.com.br/wp/wp-content/uploads/2010/05/vargas3.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
-
-
Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA), junto da imagem que, portanto, deve ser salva.
-
-
Professor, recomendamos que esta aula seja desenvolvida em parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, caso esta disciplina faça parte da grade curricular da escola. Este professor poderá discutir com os alunos o conceito de "mito" a partir da perspectiva filosófica, contribuindo para uma melhor compreensão a respeito da grande projeção de Getúlio Vargas na história oficial do Brasil.
-
A socialização das redações poderá ocorrer num dos meios a seguir:
-
"Getúlio Vargas" - série Construtores do Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=q7hlpYeicQo&feature=related. Acesso em 15 de maio de 2011
-
-
-
-
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise das imagens e vídeo, da capacidade de interpretação dos textos e documento de época, da realização da redação dissertativa e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!