Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Saio da vida para entrar na História”: Getúlio Vargas, eleição e suicídio (1950-1954) - UCA

 

07/06/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o processo eleitoral que levou Getúlio Vargas à presidência do Brasil em 1950
  • Entender a conjuntura política que levou ao suicídio do ex-presidente
  • Analisar e compreender o conceito de “mito”
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Era Vargas (1930-1945)
  • República Democrática - Governo Dutra 
Estratégias e recursos da aula

1 

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

-

Atividade I- Imagens de Getúlio Vargas na Eleição de 1950

Na primeira atividade desta aula, trabalharemos com uma sequência de imagens. Ao analisar as imagens abaixo, teremos indícios acerca do processo eleitoral brasileiro de 1950, cujo candidato eleito foi Getúlio Vargas, num retorno à presidência do Brasil.

Dinâmica sugerida:

  • Cada aluno irá localizar as imagens por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Discutir as questões propostas para cada imagem.

-

IMAGEM 1- "Bandeira de campanha - Getúlio Vargas em 1950"

 Bandeira de campanha - Getúlio Vargas em 1950

Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Eleicoes%20de%201950%20-%20BRASIL%20ESCOLA.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

Questões para analisar a imagem:

  1. A imagem é o resultado de uma montagem. Você saberia identificar e distinguir as imagens utilizadas na composição final da montagem?
  2. Quem é a pessoa que aparece à esquerda, em destaque?
  3. Por que as pessoas ao fundo estão segurando uma placa? Levante uma hipótese sobre a situação representada na montagem.

 

 O professor deve orientar os alunos para que respondam as questões propostas e, em seguida, socializem as suas conclusões com os demais colegas. As dúvidas que surgirem serão esclarecidas pelo professor.

-

-

IMAGEM 2-  "Comício em Curitiba na campanha presidencial de 1950"

 Comício em Curitiba na campanha presidencial de 1950

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/governo-getulio-vargas/imagens/getulio-vargas-64.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

Questões para analisar a imagem:

  1. Descreva o que você vê na imagem.
  2. O título da imagem é: "Comício em Curitiba na campanha presidencial de 1950". Relacionando esta imagem com a primeira, responda: a que campanha o título se refere?
  3. Quem é a pessoa que está de costas, na parte mais central da foto?

 

-

IMAGEM 3- "A chegada em Cuiabá"

A chegada em Cuiabá 

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/governo-getulio-vargas/imagens/getulio-vargas-66.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

Questões para analisar a imagem:

  1. O que se vê na imagem?
  2. A partir do título da imagem, explique a relação da mesma com as duas imagens anteriores.

-

-

IMAGEM 4- "Vargas comemora vitória na eleição de 1950"

 Vargas comemora vitória na eleição de 1950

Disponível em: http://www.agenciasindical.com.br/imagens/manchetes/GetulioVargas.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

Questão para analisar a imagem:

  1. A partir da análise das imagens anteriores, você sabe quem é a pessoa que aparece na foto e pode responder: o que ela está comemorando?

-

RECOMENDA-SE que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de interpretação das imagens, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

Atividade II- O processo eleitoral e o retorno de Vargas ao poder

Esta atividade será dividida em duas etapas: primeiro uma leitura/debate de texto, depois a análise de um vídeo.

ETAPA 1

Para entender alguns aspectos fundamentais da Eleição presidencial brasileira de 1950, faremos a leitura e debate de texto disponível no site "Pitoresco" (http://www.pitoresco.com/. Acesso em 15 de maio de 2011 ), assinado por Paulo Victorino, o responsável pela página da internet.

DINÂMICA PROPOSTA:

-

  • Depois, devem usar a barra de rolagem e localizar a seguinte sequência de subtítulos, indicada para esta atividade:

-

  1. "Tomem seus lugares e boa viagem"
  2. "As eleições"
  3. "O tapetão"
  4. "Getúlio no retiro de São Pedro"
  5. "A posse e o ministério"

-

  • Em seguida, realizar a leitura e vocabulário da sequência de subtítulos. Nesta tarefa, os alunos podem contar com dicionário virtual, através do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011

-

Questões a serem respondidas e debatidas após a leitura:

  1. Em quais circunstâncias foi anunciada a candidatura de Getúlio Vargas?
  2. Como foi o desempenho de Vargas na Eleição de 1950?  
  3. Quais as principais tentativas de anular o resultado da eleição?
  4. Como Getúlio Vargas passou o tempo de espera pelo dia da posse?
  5. Qual "dilema" fora herdado do governo anterior  pelo governo varguista?

-

Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

-

ETAPA 2

Para analisar o retorno de Getúlio Vargas após a posse proporcionada pela Eleição de 1950, assistiremos ao vídeo que traz trechos de discurso do ex-presidente no Dia do Trabalho de 1951, pouco tempo depois de assumir o poder.

DINÂMICA PROPOSTA:

Vargas discurso 1951

-

  •  Ou o professor poderá reproduzi-lo para os alunos a partir de seu computador/equipamento de vídeo.

 

  • Os alunos devem assistir ao vídeo buscando respostas para questões tais como:

-

  1. O que se vê durante o primeiro minuto do vídeo?
  2. Como está o local de realização do evento filmado?
  3. Quais os propósitos de Getúlio Vargas naquele retorno ao poder?
  4. Qual é a reação das pessoas às palavras do presidente?
  5. Como Vargas procura articular-se ao povo?

-

Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

Atividade III- "O suicídio como arma política"

Esta atividade também consiste em duas etapas, por meio das quais analisaremos questões em torno do suicídio de Getúlio Vargas, ocorrido em 24 de agosto de 1954, após mais de três anos de seu retorno ao poder.

ETAPA 1- A carta-testamento

Aqui, analisaremos a carta-testamento escrita por Getúlio Vargas, antes de se matar com um tiro no peito.

Dinâmica sugerida:

-

  • Em seguida, realizar a leitura e vocabulário da sequência de subtítulos. Nesta tarefa, os alunos podem contar com dicionário virtual, através do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011

-

Para analisar e debater o documento de época:

  1. Como Getúlio Vargas caracteriza os seus adversários políticos?
  2. Na opinião dele, por que os fatos se desencadearam daquela maneira?
  3. De que forma Vargas faz o contraponto entre o "nacional" e o "estrangeiro"?
  4. Como o ex-presidente justifica o suicídio?
  5. Interpretar a afirmação saio da vida para entrar na História.

-

ETAPA 2- "O suicídio como arma política"

Nesta etapa, faremos a análise de um texto, o qual expõe um ponto de vista acerca do suicídio de Getúlio Vargas. O título do texto é "24 de agosto de 1954 – O suicídio como arma política ", assinado por Cândido Prunes e disponível no site OPINIÃO E NOTÍCIA.

Dinâmica sugerida:

-

  • Em seguida, realizar a leitura e vocabulário da sequência de subtítulos. Nesta tarefa, os alunos podem contar com dicionário virtual, através do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 15 de maio de 2011

-

Para analisar e debater o documento de época: 

  1. Por que o autor do texto considera o suicídio de Vargas como "o maior golpe de marketing político da história brasileira"?
  2. Quais fatos estavam a "manchar" a vida política do presidente naquele contexto?
  3. Como o suicídio de Getúlio Vargas foi recebido pela população?
  4. Quais as consequências desse gesto na biografia do personagem e na história política brasileira?

 Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

 

Atividade IV- "Saio da vida para entrar na história"

Nesta atividade, analisaremos uma manchete de jornal que noticiou o suicídio de Getúlio Vargas, com o objetivo de continuarmos percebendo/observando a tentativa do ex-presidente para passar à História como um "mito".

Dinâmica sugerida:

  • Os alunos devem acessar a imagem abaixo, do jornal Última Hora:

 

Manchete jornal Última Hora, Rio de Janeiro, 24 ago. 1954

Manchete jornal Última Hora, Rio de Janeiro, 24 ago. 1954

Disponível em: http://portal3.com.br/wp/wp-content/uploads/2010/05/vargas3.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011 

-

  • Analisar e debater a manchete de jornal a partir de questões tais como:

-

  1. Quais frases estão em destaque na notícia? O que elas informam?
  2. O jornal assume alguma posição em relação ao suicídio de Vargas? Explique.
  3. Procure relacionar esta manchete de jornal ao texto da ETAPA 2, da atividade anterior.

-

Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA), junto da imagem que, portanto, deve ser salva.

-

  • Em seguida, os alunos devem fazer uma Redação Dissertativa, versando sobre o retorno de Getúlio Vargas ao poder e os acontecimentos que levaram ao seu suicídio, em 1954.

-

Professor, recomendamos que esta aula seja desenvolvida em parceria com o(a) professor(a) de Filosofia, caso esta disciplina faça parte da grade curricular da escola. Este professor poderá discutir com os alunos o conceito de "mito" a partir da perspectiva filosófica, contribuindo para uma melhor compreensão a respeito da grande projeção de Getúlio Vargas na história oficial do Brasil.

-

A socialização das redações poderá ocorrer num dos meios a seguir:

  • da leitura em sala de aula, pelos próprios autores
  • por meio de publicação no jornal ou blog da escola
  • através de exposição no mural ou corredores da escola

-

Recursos Complementares

Vídeo que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

-

Sugestões de leituras para professores e alunos:

-

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise das imagens e vídeo, da capacidade de interpretação dos textos e documento de época, da realização da redação dissertativa e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.