Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música durante a República Democrática no Brasil - UCA

 

09/06/2011

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar parte da produção musical do Brasil durante a chamada República Democrática
  • Relacionar produções musicais à conjuntura política do período entre 1946 e 1964
  • Compreender mudanças na Indústria da música a partir dos anos 50
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Era Vargas
  • República Democrática
Estratégias e recursos da aula

 1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

 

-

ORIENTAÇÃO INICIAL

I- Nas quatro atividades desta aula, faremos a audição e análise de músicas lançadas entre os anos de 1946 e 1964, que correspondem ao período da chamada República Democrática no Brasil.

Analisaremos músicas de quatro gêneros marcantes durante esses anos. Contudo, é preciso ressaltar que os documentos analisados NÃO correspondem à totalidade da produção musical brasileira do período, que conta com outras vertentes musicais.

II- Exceto quando indicado "Fonte", todas as informações relativas às fichas técnicas das músicas foram consultadas no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível no link: http://www.dicionariompb.com.br/

Dicionário Cravo Albin

-

Atividade I- "As rainhas do rádio"

Na primeira atividade, analisaremos cinco músicas, todas na interpretação daquelas cantoras conhecidas como "rainhas do rádio" em fins dos anos 40 e primeira metade da década de 1950. Tais músicas pertencem ao gênero musical Samba (e suas derivações: Marchinha de carnaval e Samba-canção).

Dinâmica para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las ao período da República Democrática.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar os documentos musicais a partir das questões propostas.

-

MÚSICA 1- "Chiquita Bacana" - canta Emilinha Borba

Autores: Alberto Ribeiro e João de Barro Gênero: Marchinha de carnaval
Gravadora, ano: Continental, 1948 Formato de lançamento: disco de 78 rpm

 

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=JKs7yPcrsOk.  Acesso em 16 de maio de 2011

Emilinha  

LETRA

Chiquita Bacana lá da Martinica
Se veste com uma
Casca de banana nanica.

Não usa vestido, não usa calção;
Inverno pra ela é pleno verão.
Existencialista (com toda razão!),
Só faz o que manda o seu coração.

Disponível em: http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/430712/. Acesso em 16 de maio de 2011

Mais informações sobre a cantora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emilinha_Borba. Acesso em 16 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Qual festividade brasileira está relacionada a esta música?
  2. Quais sons de instrumentos você consegue identificar?
  3. Faça um breve levantamento de acontecimentos históricos da época em que "Chiquita bacana" foi lançada: quem governava o Brasil na época, qual era a conjuntura econômica, política e social. Para tanto, acesse este link do site Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/historiab/governo-dutra.htm. Acesso em 20 maio de 2011.
  4. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 2- "Na batucada da vida" - canta Dircinha Batista

Autor: Lupicínio Rodrigues Gênero: Samba-canção
Gravadora, ano: Odeon, 1950 Formato de lançamento: disco de 78 rpm

 

LINK do YouTubehttp://www.youtube.com/watch?v=efk-T763RXg. Acesso em 16 de maio de 2011 

Dircinha  

LETRA

No dia em que eu apareci no mundo
Juntou uma porção de vagabundo da orgia
De noite teve samba e batucada
Que acabou de madrugada em grossa pancadaria
Depois do meu batismo de fumaça
Mamei um litro e meio de cachaça - bem puxados
E fui adormecer como um despacho
Deitadinha no capacho na porta dos enjeitados
Cresci olhando a vida sem malícia
Quando um cabo de polícia despertou meu coração
E como eu fui pra ele muito boa
Me soltou na rua à toa, desprezada como um cão
E hoje que eu sou mesmo da virada
E que eu não tenho nada, nada
Que por Deus fui esquecida
Irei cada vez mais me esmolambando
Seguirei sempre cantando
Na Batucada da vida

 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/elis-regina/91033/. Acesso em 16 de maio de 2011

Mais informações sobre a cantora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dircinha_Batista. Acesso em 16 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Quais instrumentos são mais notáveis nesta música?
  2. O que você achou da interpretação da música pela cantora? Esclarecer.
  3. Qual a temática abordada na letra?
  4. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 3- "Que será?" - canta Dalva de Oliveira na Rádio Tupi

Autor: Marino Pinto e Mario Rossi Gênero: Samba-canção
Gravadora, ano: Odeon, 1950 Formato de lançamento: disco de 78 rpm

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=KLQOjtePTJE&feature=related. Acesso em 16 de maio de 2011

Dalva de Oliveira

LETRA

Que Será
Da Minha Vida Sem o Teu Amor
Da Minha Boca Sem Os Beijos Teus
Da Minha Alma Sem o Teu Calor

Que Será
Da Luz Difusa Do Abajour Lilás
Se Nunca Mais Vier a Iluminar
Outras Noites Iguais

Procurar
Uma Nova Ilusão Não Sei
Outro Lar
Não Quero Ter Além Daquele Que Sonhei

Meu Amor
Ninguém Seria Mais Feliz Que Eu
Se Tu Voltasses a Gostar De Mim
Se Teu Carinho Se Juntasse Ao Meu

Eu Errei
Mas Se Me Ouvires Me Darás Razão
Foi o Ciúme Que Se Debruçou
Sobre o Meu Coração

Disponível em: http://letras.terra.com.br/dalva-de-oliveira/243878/. Acesso em 16 de maio de 2011

Mais informações sobre a cantora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalva_de_Oliveira. Acesso em 16 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Como a cantora é apresentada?
  2. Como a artista é saudada pela plateia presente no auditório da rádio?
  3. Qual é a temática abordada na letra da música?
  4. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 4- "Lata d'água na cabeça" - canta MARLENE

Autores: Luiz Antônio e Jota Júnior Gênero: Marchinha de carnaval
Gravadora, ano: Continental, 1952 Formato de lançamento: disco de 78 rpm

 

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=0DVO78vsuiA&feature=related. Acesso em 16 de maio de 2011 

 Marlene

LETRA

Lata d'água na cabeça,
Lá vai Maria. Lá vai Maria:
Sobe o morro e não se cansa.
Pela mão leva a criança.
Lá vai Maria.

Maria, lava roupa lá no alto
Lutando pelo pão de cada dia,
Sonhando com a vida do asfalto
Que acaba onde o morro principia.

Disponível em: http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/473879/. Acesso em 16 de maio de 2011

Mais informações sobre a cantora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marlene_%28cantora%29. Acesso em 16 de maio de 2011

 

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Qual festividade brasileira está relacionada a esta música?
  2. Em sua opinião, existem elementos africanos na música? Justifique.
  3. Como esta música foi lançada em um governo diferente da época de lançamento das músicas anteriores, faça um breve levantamento de acontecimentos históricos do período: quem governava o Brasil, qual era a conjuntura econômica, política e social. Para tanto, acesse este link do site Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/historiab/getulio-vargas.htm. Acesso em 20 maio de 2011.
  4. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 5- "Risque" - canta Linda Batista

Autor: Ary Barroso Gênero: Samba-canção
Gravadora, ano: RCA Victor, 1953 Formato de lançamento: disco de 78 rpm

 

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=kXlYeDOnMkY&feature=fvwrel. Acesso em 16 de maio de 2011

           Linda Batista

LETRA

Risque
Meu nome do seu caderno,
Pois não suporto o inferno
Do nosso amor fracassado!

Deixe
Que eu siga novos caminhos
Em busca de outros carinhos
Matemos nosso passado.

Mas, se algum dia, talvez,
A saudade apertar
Não se perturbe,
Afogue a saudade
Nos copos de um bar

Creia,
Toda quimera se espuma
Como a brancura da espuma
Que se desmancha na areia.

 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/linda-batista/1335052/. Acesso em 16 de maio de 2011

Mais informações sobre a cantora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Linda_Batista. Acesso em 16 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Qual é a temática abordada nesta música?
  2. Quais instrumentos são mais notáveis no arranjo da música?
  3. Quais aspectos são comuns a esta música e às músicas anteriores?
  4. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/observem algumas características essenciais do Samba feito na primeira década da República Democrática, tais como os arranjos orquestrados, a temática do "morro" em certas letras e a performance das intérpretes, que marcaram época no Brasil. É também objetivo relacionar produções musicais à conjuntura política do período.

-

Atividade II- "Música nordestina"

Nesta atividade analisaremos músicas de dois representantes da música nordestina durante a República Democrática: Luiz Gonzaga, "o rei do Baião", e Jackson do Pandeiro, também conhecido como "o rei do ritmo". Tais figuras foram muito populares e obtiveram significativa fatia do mercado musical e aparição radiofônica.

Dinâmica para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las ao período da República Democrática.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar o documento musical a partir das questões propostas.

-

MÚSICA 1- "Pau-de-arara" - com Luiz Gonzaga

Autores: Guio de Moraes e Luiz Gonzaga Gênero:  Baião
Gravadora, ano: Victor, 1952 Formato de lançamento: disco de 78 rpm

 

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=yal1QKfMhX8. Acesso em 16 de maio de 2011

Luiz Gonzaga

            

LETRA

Quando eu vim do sertão,
seu môço, do meu Bodocó
A malota era um saco
e o cadeado era um nó
Só trazia a coragem e a cara
Viajando num pau-de-arara
Eu penei, mas aqui cheguei (bis)
Trouxe um triângulo, no matolão
Trouxe um gonguê, no matolão
Trouxe um zabumba dentro do matolão
Xóte, maracatu e baião
Tudo isso eu trouxe no meu matolão

Disponível em: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261217/. Acesso em 16 de maio de 2011

Mais informações sobre este artista: http://www.luizluagonzaga.com.br/.  Acesso em 16 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Qual é a temática abordada na letra desta música? Qual é a relação desta abordagem com a própria vida dos nordestinos?
  2. Quais instrumentos são mais notáveis no arranjo?
  3. Conhece os ritmos mencionados na letra? Comente.
  4. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 2- "Chiclete com banana" - com Jackson do Pandeiro

Autores: Almira Castilho e Gordurinha Gênero:  Samba-xote
Gravadora, ano: Columbia, 1959 Formato de lançamento:  disco de 78 rpm

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=kshyohhaq6Q. Acesso em 16 de maio de 2011

 Jackson

         LETRA

Eu só ponho bip-bop
No meu samba
Quando Tio Sam pegar o tamborim
Quando ele pegar no pandeiro
E no zabumba
Quando ele aprender
Que o samba não é rumba
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana
Chicletes eu misturo com banana
E o meu samba vai ficar assim

Tirurururiruri bop-be-bop-be-bop

Quero ver a grande confusão
É o samba-rock meu irmão

É o samba-rock, meu irmão
Mas em compensação
Eu quero ver um boogie-woogie
De pandeiro e violão
Eu quero ver o Tio Sam
De frigideira
Numa batucada brasileira

Disponível em: http://letras.terra.com.br/jackson-do-pandeiro/257604/. Acesso em 16 de maio de 2011

Mais informações sobre este artista: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jackson_do_Pandeiro.  Acesso em 16 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Quais instrumentos são mais notáveis no arranjo?
  2. Conhece os ritmos mencionados na letra? Justifique.
  3. Esta música tem elementos em comum com a anterior?
  4. Faça um breve levantamento de acontecimentos históricos da época em que "Chiclete com banana" foi lançada: quem governava o Brasil, qual era a conjuntura econômica, política e social. Para tanto, acesse este link do site Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/historiab/juscelino-kubitschek.htm. Acesso em 20 maio de 2011.
  5. Qual é a temática abordada na letra? Qual é a relação desta abordagem com o momento histórico vivido no Brasil?
  6. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/observem algumas características da música cujos compositores eram nordestinos retirantes no Sudeste durante os anos 50, tais como o uso da sanfona e das percussões, além da temática social-política nas letras e a performance desses artistas admiráveis da música brasileira. É também objetivo relacionar produções musicais à conjuntura política do período.

-

Atividade III- "Música jovem"

Na presente atividade, faremos a análise de três músicas que documentam uma nova tendência musical no Brasil da segunda metade dos anos 50, qual seja a "música jovem". Surgida nos Estados Unidos e difundida por artistas como Elvis Presley, a música de apelo jovem ocupou significativo espaço nas vendagens de discos e programações de rádio brasileiras, na virada para os anos 60.

Dinâmica para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las ao período da República Democrática.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar o documento musical a partir das questões propostas.

-

MÚSICA 1- "Rock n' roll em Copacabana" - com Cauby Peixoto

Autor: Miguel Gustavo Gênero: Rock
Gravadora, ano: RCA Victor, 1957 Formato de lançamento:  disco de 78 rpm

 

 

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=zw3gQx2ZWuI. Acesso em 17 de maio de 2011

Cauby Peixoto

LETRA

Foi lá na porta do cinema, começou dançando Rock'n Roll
Era de dia, ninguém via, mas fazia um sinal do soul
Foi lá na porta do cinema, começou dançando Rock'n Roll
Revira o corpo, estica o braço, encolhe a perna e joga para o ar
Eu quero ver, qual é o primeiro que essa dança vai alucinar
E continua a garotada, na calça a se desabafar
Eu vou cantando até agora não parei nem para respirar

Eu quero ver, quero saber onde essa dança doida vai chegar
Revira o corpo, estica o pé, agente vai dobrar
Até eu mesmo nessa dança não parei sem me recordar
E todo mundo, nesse rock vão desencanar
Revira o corpo, estica o pé, agente vai dobrar
Até eu mesmo nessa dança não parei sem me recordar
E todo mundo, nesse rock vão desencanar

Rock'n Roll, vou dançar, Rock N' Roll vou vibrar

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/cauby-peixoto/rock-n-roll-em-copacabana.html. Acesso em 17 de maio de 2011

Mais informações sobre este artista: http://www.caubypeixoto.com.br/caubypeixoto.htm.  Acesso em 17 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Qual é a temática abordada na letra da música?
  2. Como é o arranjo? Quais instrumentos são mais notáveis?
  3. A interpretação da música permite entender por que ela está associada à tendência “música jovem”? Explique.
  4. Identifique na letra elementos que associem a música jovem à vida na cidade.
  5. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 2- "Estúpido cupido" - com Celly Campello

Autores: Greenfield e Neil Sedaka Versão: Fred Jorge Gênero: Rock
Gravadora, ano: Odeon, 1959 Formatos de lançamento:  disco de 78 rpm, disco de 45 rpm (compacto) e LP "Estúpido cupido"

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Celly_Campelo#Discografia. Acesso em 17 de maio de 2011

-

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=HSTvMl553Zo. Acesso em 17 de maio de 2011

Celly Campello

LETRA

Oh! Cupido, Vê Se Deixa Em Paz,
Meu Coração que Já não pode amar
Eu Amei Há Muito Tempo Atrás,
Já Cansei De Tanto Soluçar

Hei, Hei, É O Fim,
oh oh, Cupido vá Longe De Mim

Eu Dei Meu Coração A Um Belo Rapaz
Que Prometeu Me Amar E Me Fazer Feliz
Porém, Ele Me Passou Pra Trás,
Meu Beijo Recusou
E O Meu Amor Não Quis.

Hei, Hei, É O Fim, Oh oh, Cupido
vá Longe De Mim.

Eu Vi Um Coração
Cansado De Chorar,
A Flecha Do Amor
Só Traz Angústia E A Dor

Mas, Seu Cupido o Meu Coração
Não Quer Saber De Mais Uma Paixão
Por Favor, Vê Se Me Deixa Em Paz,
Meu Pobre Coração Já Não Agüenta Mais

Hei, Hei, É O Fim,
Oh oh, Cupido vá Longe De Mim

Mas, Seu Cupido o Meu Coração
Não Quer Saber De Mais Uma Paixão
Por Favor, Vê Se Me Deixa Em Paz,
Meu Pobre Coração Já Não Agüenta Mais

Hei,Hei,É O Fim,
Oh oh Cupido Vá Longe De Mim (bis)

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/celly-campello/estupido-cupido.html. Acesso em 17 de maio de 2011

Mais informações sobre esta artista: http://pt.wikipedia.org/wiki/Celly_Campelo.  Acesso em 17 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Como é o arranjo da música? Quais instrumentos são mais notáveis?
  2. Qual é a temática abordada na letra da música?
  3. A interpretação da música permite entender por que ela está associada à tendência “música jovem”? Explique.
  4. Identifique na letra elementos que associem a música jovem à vida na cidade.
  5. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 3- "Parei na contramão"- com Roberto Carlos

Autores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos Gênero: Rock
Gravadora, ano: CBS, 1963 Formatos de lançamento:  disco de 78 rpm, compacto duplo (4 músicas) e LP "Roberto Carlos"

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=uX_fQUPix8U. Acesso em 17 de maio de 2011

Roberto Carlos

LETRA

Vinha voando no meu carro
Quando vi pela frente
Na beira da calçada um broto displicente
Joguei pisca-pisca pra esquerda e entrei
A velocidade que eu vinha, não sei
Pisei no freio obedecendo ao coração e parei
Parei na contramão

O broto displicente nem sequer me olhou
Insisti na buzina mas não funcionou
Segue o broto o seu caminho sem me ligar
Pensei por um momento que ela fosse parar
Arranquei à toda e sem querer avancei o sinal
O guarda apitou

O guarda muito vivo de longe me acenava
E pela cara dele eu vi que não gostava
Falei que foi cupido quem me atrapalhou
Mas minha carteira pro xadrez levou

Acho que esse guarda nunca se apaixonou
Pois minha carteira o malvado levou
Quando me livrei do guarda o broto não vi
Mas sei que algum dia ela vai voltar
E a buzina dessa vez eu sei que vai funcionar

O guarda muito vivo de longe me acenava
E pela cara dele eu vi que não gostava
Falei que foi cupido quem me atrapalhou
Mas minha carteira pro xadrez levou

Acho que esse guarda nunca se apaixonou
Pois minha carteira o malvado levou
Quando me livrei do guarda o broto não vi
Mas sei que algum dia ela vai voltar
E a buzina dessa vez eu sei que vai funcionar

Disponível em: http://letras.terra.com.br/roberto-carlos/169443/. Acesso em 17 de maio de 2011

Mais informações sobre este artista: http://www.clubedorei.com.br/home/. Acesso em 17 de maio de 2011

 

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Reconhece o efeito sonoro presente no arranjo da música? Qual é?
  2. Como é o arranjo? Quais instrumentos são mais notáveis?
  3. A interpretação da música permite entender por que ela está associada à tendência “música jovem”? Explique.
  4. Qual é a temática abordada na letra da música? Identifique nela elementos que associam a música jovem à vida na cidade.
  5. Faça um breve levantamento de acontecimentos históricos da época em que "Parei na contramão" foi lançada: quem governava o Brasil, qual era a conjuntura econômica, política e social. Para tanto, acesse este link do site Brasil Escolahttp://www.brasilescola.com/historiab/joao-goulart.htm. Acesso em 20 maio de 2011.
  6. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

 

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/observem algumas características da música jovem surgida no final dos anos 50, tais como os arranjos dançantes, a temática da diversão/aventura e do "amor jovem" nas letras e a performance desses artistas que também marcaram época. É também objetivo relacionar produções musicais à conjuntura política do período.

-

Atividade IV- Bossa nova

Nesta atividade, analisaremos duas músicas que documentam o surgimento de uma outra tendência musical no Brasil da segunda metade dos anos 50, qual seja a "Bossa nova". Derivada do Samba e com influência do Jazz norte-americano, a Bossa nova ocupou significativo espaço nas vendagens de discos e programações de rádio brasileiras, na virada para os anos 60.

Dinâmica para desenvolvimento da atividade:

  • O professor poderá reproduzir as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ou indicar aos alunos a localização das músicas na Internet por meio de seus respectivos links, informados abaixo.
  • Ouvir as músicas buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las ao período da República Democrática.
  • Escutar acompanhando a letra e analisar o documento musical a partir das questões propostas.

-

MÚSICA 1- "Chega de saudade" - com João Gilberto

Autores: Tom Jobim e Vinícius de Moraes Gênero: Bossa nova
Gravadora, ano: Odeon, 1958/1959 Formatos de lançamento: disco de 78 rpm / LP "Chega de saudade"

 

LINK do YouTubehttp://www.youtube.com/watch?v=yUuJrpP0Mak. Acesso em 17 de maio de 2011

João Gilberto

LETRA

Vai minha tristeza,
e diz a ela que sem ela não pode ser,
diz-lhe, numa prece
Que ela regresse, porque eu não posso Mais sofrer.
Chega, de saudade
a realidade, É que sem ela não há paz,
não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim, não sai de mim, não sai
Mas se ela voltar, se ela voltar
Que coisa linda, que coisa louca
Pois há menos peixinhos a nadar no mar
Do que os beijinhos que eu darei
Na sua boca,
dentro dos meus braços
Os abraços hão de ser milhões de abraços
Apertado assim, colado assim, calado assim
Abraços e beijinhos, e carinhos sem ter fim
Que é pra acabar com esse negócio de você longe de mim
Não quero mais esse negócio de você viver sem mim

Disponível em: http://letras.terra.com.br/tom-jobim/49028/. Acesso em 17 de maio de 2011

Mais informações sobre este artista: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Gilberto. Acesso em 17 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Quais instrumentos compõem o arranjo da música?
  2. O que você achou da interpretação da música pelo artista? Esclarecer.
  3. Qual é a temática abordada na letra?
  4. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

MÚSICA 2- "The girl from Ipanema" - cantam João Gilberto e Astrud Gilberto

Autores: Tom Jobim e Vinícius de Moraes Letra em inglês: Norman Gimbel Gênero: Bossa nova/Jazz
Gravadora, ano, país: Verve, 1963, Estados Unidos Formato de lançamento: a música está no LP "Getz/Gilberto"

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Gilberto#Discografia. Acesso em 17 de maio de 2011

-

LINK do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=j8VPmtyLqSY. Acesso em 17 de maio de 2011

Getz/Gilberto

LETRA

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Seu doce balanço, a caminho do mar

Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor [Bis]

Disponível em: http://letras.terra.com.br/tom-jobim/20018/. Acesso em 17 de maio de 2011

Tall and tan and young and lovely
The girl from Ipanema goes walking
And when she passes, each one she passes goes "a-a-ah!"
When she walks she's like a samba that
Swings so cool and sways so gentle,
That when she passes, each one she passes goes "a-a-ah!"
Oh, but I watch her so sadly
How can I tell her I love her?
Yes, I would give my heart gladly
But each day when she walks to the sea
She looks straight ahead not at me
Tall and tan and young and lovely
The girl from Ipanema goes walking
And when she passes I smile, but she doesn't see
She just doesn't see
No she doesn't see

 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/tom-jobim/646525/. Acesso em 17 de maio de 2011

Mais informações sobre Stan Getz: http://pt.wikipedia.org/wiki/Stan_Getz. Acesso em 17 de maio de 2011

Mais informações sobre Astrud Gilberto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Astrud_Gilberto. Acesso em 20 de maio de 2011

-

Para a análise da música:

(As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA)

  1. Quais instrumentos compõem o arranjo da música?
  2. Como é a interpretação do cantor e da cantora?
  3. Qual é a temática abordada na letra? É possível estabelecer relação desta música com a anterior?
  4. Em sua opinião, por que uma parte é cantada em português e outra em inglês?
  5. Tome nota da gravadora, ano e formato de lançamento da música.

-

PROFESSOR!

Durante a análise das músicas, o objetivo é que os alunos percebam/observem algumas características da Bossa nova surgida no final dos anos 50, tais como os arranjos "intimistas", a temática "amorosa" das letras e a performance de João Gilberto, um dos artistas brasileiros mais conhecidos no exterior. A letra cantada em inglês documenta a boa aceitação da Bossa nova nos EUA, onde o disco foi originalmente lançado, bem como a própria influência do Jazz. É também objetivo relacionar produções musicais à conjuntura política do período.

-

Atividade V- Mapeando a música na República Democrática

Propomos, por fim, uma atividade que reuna e sintetize as percepções/informações das atividades de análise das músicas.

Os alunos (em grupo, ou individualmente) devem produzir um relatório respondendo às seguintes dúvidas/orientações:

  1. Durante a República Democrática, quais as principais editoras fonográficas (gravadoras) atuavam no Brasil?
  2. Sabe quais delas eram nacionais e quais eram estrangeiras? Pesquisar sobre cada uma no Google (www.google.com.br).
  3. Quais os formatos de discos tivemos no Brasil entre 1946-1964?
  4. Conhece esses tipos de discos? Pesquisar sobre cada um no Google (www.google.com.br).
  5. Quais os principais gêneros musicais comercializados no Brasil durante a República democrática?
  6. Pode caracterizar cada um deles?
  7. É possível estabelecer relação entre os gêneros musicais do período, com o contexto político, social e econômico? Explique.

-

A socialização dos relatórios poderá ocorrer num dos meios abaixo:

  • Publicação no blog da turma e/ou da escola.

-

  • Exposição no mural ou pátio da escola.

-

  • Produção e apresentação/publicação YouTube de um programa de rádio intitulado: "Música durante a República Democrática (1946-1964)".

 

Recursos Complementares

Sites recomendados:

-

-

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise das músicas, dos debates, da elaboração/socialização do relatório e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Júlia, Colégio ARaguaia , Goiás - disse:
    jujuba7777@hotmail.com

    12/09/2013

    Cinco estrelas

    Eu adorei .. pois estava procurando especificamente isso para um trabalho de história e não achava nada ! mas em compensação encontrei este .. excelente !


  • Marselli, Colégio Estadual Alfredo Dutra , Bahia - disse:
    enoelimarselli@hotmail.com

    02/09/2013

    Cinco estrelas

    Gosto desse material sobre música. Muito bom!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.