Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Animais em risco de extinção: onde estão? - UCA

 

26/05/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar alguns animais em risco de extinção

Discutir a importância da biodiversidade da fauna para o meio ambiente

Discutir estratégias para a preservação de animais em risco de extinção

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre animais em risco de extinção.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1º momento: conhecendo os animais em risco de extinção

2

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre animais em risco de extinção. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

 Vídeo 1 – Ajude os Animais em Extinção

animais em risco de extinção 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI acesso feito dia 03/05/2011

Vídeo 2 –  Animais em extinção

animais em risco de extinção 4

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=psBsWjS23mk&feature=related acesso feito dia 03/05/2011

Vídeo 3 – Aves em extinção

animais em risco de extinção 3

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=bzEkvQRhW9E&feature=related  acesso feito dia 03/05/2011

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões: 

  1. Vocês sabiam que todos os animais mostrados nos vídeos correm o risco de serem extintos?
  2. O que você pensa sobre a caça de animais?
  3. Qual a sua opinião sobre a manutenção de aves em gaiolas?
  4. Na sua opinião, o que podemos fazer para evitar que os animais mostrados nos vídeos sejam extintos?

 

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta

2° momento: registrando o ambiente

3

Nesse segundo momento da aula, cabe ao/a professor/a realizar uma atividade de campo – visita a um zoológico ou uma reserva ambiental – durante a qual deverá solicitar que os/as alunos/as fotografem animais em risco de extinção, utilizando para tanto o software  WxCam do netbook.

As fotografias dos animais deverão ser arquivadas para serem utilizadas no terceiro momento da aula, resgatando a importância da preservação dos animais no seu habitat natural.

3° momento: sensibilização

3

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 3 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre um animal em risco de extinção que os mesmos/as fotografaram no zoológico ou reserva ambiental. Tal pesquisa pode ter início nos sites de busca cujos links se encontram abaixo:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_amea%C3%A7ada acesso feito dia 03/05/2011

Fonte: http://www.faber-castell.com.br/19670/Invisible/Sustentabilidade/Meio-ambiente/Educao-ambiental/Animais-em-risco-de-extino/default_ebene3.aspx acesso feito dia 25/05/2011

Fonte: http://www.mundosites.net/biologia/animaisextincao.htm acesso feito dia 03/05/2011

Concluindo este terceiro momento de pesquisa da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.

Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade. 

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

Foto do animal escolhido obtida durante a visita ao zoológico ou reserva ambiental

(EXEMPLO)

animais em risco de extinção 5

Nome popular: __________________________________

Classe: _________________________________________

Ordem:_________________________________________

Família: ________________________________________

Nome científico: _________________________________

Habitat: ________________________________________

Hábitos: ________________________________________

Comportamento social:______________________________

Longevidade: _____________________________________

Maturidade: ______________________________________

Tempo de gestação: ________________________________

Nº de filhotes: _____________________________________

Alimentação na natureza:____________________________

Características principais:_____________________________________

Comportando do animal quando observado no zoológico ou reserva ambiental:

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

4º momento: aprendendo e brincando

3

Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a elaborar um “baralho”, no qual as cartas serão representadas por imagens de animais em risco de Extinção. Dessa forma, o tema da aula poderá ser abordado de forma lúdica.

Vale destacar que o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir a contribuição do/a mesmo/a no desenvolvimento dessa atividade. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e interesse na aula de Artes.

Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens de animais em risco de extinção. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar o termo “animais em risco de extinção” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens de diferentes tipos de animais em risco de extinção.

animais em risco de extinção

Os/as alunos/as irão selecionar as 10 imagens das quais mais gostaram. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a “copiar”, “colar” e “editar” essas imagens no software Kolourpaint. O procedimento para tanto é o seguinte: posicionar o cursor do mouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o botão esquerdo do mouse  pad para a abertura de uma janela de opções e pressionar o botão direito do mouse pad na opção “copiar”. Feito isso, já no software Kolourpaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “editar” e “colar”. Após “colada”, a imagem deve ter seu tamanho editado em 10 cm de largura por 15 cm de comprimento. Basta pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “imagem” e “atributos” e inserir as referidas medidas. Deve-se esclarecer que a edição do tamanho das imagens é importante para a padronização das cartas do “baralho”. Portanto, o procedimento de “copiar”, “colar” e “editar” deverá ser aplicado a todas as 10 imagens selecionadas pelos/as alunos/as.

Depois de padronizadas, as 10 imagens selecionadas devem ser impressas em duas vias. Ainda utilizando o software Kolourpaint, os/as alunos/as devem então ser orientados/as pelo/a professor/a a pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “arquivo” e “imprimir”.

Nessa etapa de elaboração do “baralho”, as imagens impressas deverão ser recortadas pelos/as alunos/as com uma tesoura sem ponta e depois coladas em cartolinas ou papel cartão para que, já convertidas em “cartas”, fiquem mais resistentes e possam suportar maior tempo de manipulação.

Por fim, os/as alunos/as poderão usar o “baralho”, brincando de encontrar os pares de cada uma das imagens de animais em risco de extinção que foram selecionadas por eles/as.

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Bárbara Fulgêncio, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    babiful@hotmail.com

    04/05/2015

    Quatro estrelas

    Professora Lérida, A proposta das atividades referente aos animais em risco de extinção é uma ótima orientação para professores que buscam introduzir, através de exemplos, o conceito de extinção. Acredito que o quarto momento da aula apresenta graus de dificuldades para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, entretanto, pode ser mediada por professores e monitores a disposição, tornando-as de fácil entendimento.


  • Maria Luiza moura Teixeira, Escola Municipal JOÃO MEDEIROS CALMON , Mato Grosso - disse:
    m.luiza.moura@hotmail.com

    20/02/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns. Excelente material ...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.