Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os bons ventos trazem: descobrindo as riquezas da energia eólica - UCA

 

30/05/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais características de diferentes tipos de vento
Conhecer possibilidades de utilização do vento como forma de energia
Dimensionar a importância do vento para o homem

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre energia eólica.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: Conhecendo a energia eólica

2

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre energia eólica. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1 - Energia Eólica

energia 1     

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=O_FcV6xPcws acesso feito dia 02/05/2011

Vídeo 2 - Como funciona a energia eólica

       energia 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gDnTyA4BmwM acesso feito dia 02/05/2011

 

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

1 – Qual foi, inicialmente, a razão do interesse pela energia eólica?

2 – No Brasil, quais Estados têm potencial eólico?

3 – Qual a importância dos parques eólicos de Osório para o Brasil?

4 – Como ocorre a captação da energia eólica?

 

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

 

2º momento: trabalhando em grupo

3

Nesse segundo momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “energia eólica”.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.

 http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eolica.htm acesso feito dia 02/05/2011

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml acesso feito dia 02/05/2011

http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap10.htm acesso feito dia 02/05/2011

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica acesso feito dia 02/05/2011

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=020115071024 acesso feito dia 02/05/2011

Concluindo este segundo momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

1-O que é energia eólica?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

2 - Faça um breve histórico sobre o surgimento da energia eólica.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

3 – Quais países utilizam energia eólica?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

4 – Qual é o principal papel da energia eólica no Brasil? 

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

5 - Qual a importância da energia eólica para o meio ambiente?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________  

 6 – Quais são as vantagens e desvantagens da energia eólica?

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ 

 

3º momento: transformação de energia eólica em energia elétrica

3

Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e orientar os/as mesmos/as para a construção de um cata-vento.

Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, devem ser expostos os procedimentos para construção do cata-vento, tais como descritos a seguir. Em terceiro lugar, por fim, os cata-ventos construídos pelos/as alunos/as devem ser posicionados pelo professor em frente a um ventilador, ora mais próximos e ora mais distantes. O/a professor/a deve então promover uma discussão a partir da apresentação da seguinte pergunta aos/as alunos/as:

O que acontece com a variação da distância do cata-vento em relação ao ventilador?

A resposta correta é a seguinte:quando a distância do ventilador é variada, a energia eólica também varia. Se a distância aumenta, a energia eólica diminui, ao passo que, se a distância diminui, a energia eólica aumenta.

Construção do cata-vento

Material:

  • Cartolina
  • Tesoura
  • Compasso
  • Lápis
  • Régua
  • Furador
  • Parafuso 3¼
  • Porca


Procedimento

  • Utilize um pedaço de cartolina medindo 30 x 30 cm.
  • Desenhe as diagonais do quadrado.
  • Faça um círculo, no centro do quadrado, com 5 cm de raio.
  • Faça um arco de circunferência, com 2 cm de raio, em cada canto da cartolina, somente de um lado da diagonal, como mostra a Figura 7.1.
  • Marque o centro destes arcos.

 

catavento 1              

 

  • Faça um furo no centro de cada arco com um furador (ou com o próprio parafuso), como mostra a Figura 7.2.

 

catavento 2           

 

  • Utilizando uma tesoura, corte na direção da diagonal até atingir o círculo central.
  • Faça o furo central com o parafuso ou furador que vai ser utilizado para montar o cata-vento, como mostra a Figura 7.3.

 

catavento 3      

     

  • Coloque os furos dos cantos coincidentes com o furo central e atravesse-os com o parafuso, como mostra a Figura 7.4.

 

           catavento 4         

 

  • Corte um pedaço de cartolina em forma de um círculo com 5 cm de raio e faça um furo central para servir como reforço.
  • Coloque uma porca para fixar o cata-vento, como mostra a Figura 7.5.

 

catavento 5         

 

Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13996/open/file/index.html acesso feito dia 02/05/2011

Recursos Complementares

Jogo On-line

Parque Eólico

Fonte: http://www.jocjogos.com/jogos-de-parque-eolico.htm acesso feito dia 02/05/2011

Avaliação

 

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • patricia, universidade feevale , Rio Grande do Sul - disse:
    patmaravilha@pop.com.br

    14/08/2012

    Cinco estrelas

    muito legal esta aula adorei muito porque ensina completamente tudo certo como devemos criar um cata ventos O projeto é americano e chama-se Chispito ou “Faísca” já foi testado e funciona muito bem. O Chispito foi um dos projetos que incentivaram muitas pessoas e que também deram sua contribuição e mostraram que também conseguiram construí-lo. Vale lembrar que a construção da Turbina Eólica Caseira, é muito simples e é feita com alguns pedaços de metal, canos de PVC, parabens atodos voces.bei


  • Viviane Ribeiro Goncalves, Colômbia - disse:
    virplag@ig.com.br

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Esta aula ajudou muito na elaboracao de um trabalho escolar de minha filha. Está bastante didático e interessante para criancas que iniciam na disciplina de física. Parabéns. OBS: somos brasileiros


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.