30/05/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Identificar as principais características de diferentes tipos de vento
Conhecer possibilidades de utilização do vento como forma de energia
Dimensionar a importância do vento para o homem
Conhecimentos básicos sobre energia eólica.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 2 vídeos sobre energia eólica. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=O_FcV6xPcws acesso feito dia 02/05/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gDnTyA4BmwM acesso feito dia 02/05/2011
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
1 – Qual foi, inicialmente, a razão do interesse pela energia eólica?
2 – No Brasil, quais Estados têm potencial eólico?
3 – Qual a importância dos parques eólicos de Osório para o Brasil?
4 – Como ocorre a captação da energia eólica?
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Nesse segundo momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre o tema “energia eólica”.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_eolica.htm acesso feito dia 02/05/2011
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_224740.shtml acesso feito dia 02/05/2011
http://www.abcdaenergia.com/enervivas/cap10.htm acesso feito dia 02/05/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica acesso feito dia 02/05/2011
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=020115071024 acesso feito dia 02/05/2011
Concluindo este segundo momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada. Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
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Série:___________Classe:_____________Data:____________
1-O que é energia eólica?
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2 - Faça um breve histórico sobre o surgimento da energia eólica.
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3 – Quais países utilizam energia eólica?
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4 – Qual é o principal papel da energia eólica no Brasil?
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5 - Qual a importância da energia eólica para o meio ambiente?
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6 – Quais são as vantagens e desvantagens da energia eólica?
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Nesse terceiro momento da aula, o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e orientar os/as mesmos/as para a construção de um cata-vento.
Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, devem ser expostos os procedimentos para construção do cata-vento, tais como descritos a seguir. Em terceiro lugar, por fim, os cata-ventos construídos pelos/as alunos/as devem ser posicionados pelo professor em frente a um ventilador, ora mais próximos e ora mais distantes. O/a professor/a deve então promover uma discussão a partir da apresentação da seguinte pergunta aos/as alunos/as:
O que acontece com a variação da distância do cata-vento em relação ao ventilador?
A resposta correta é a seguinte:quando a distância do ventilador é variada, a energia eólica também varia. Se a distância aumenta, a energia eólica diminui, ao passo que, se a distância diminui, a energia eólica aumenta.
Material:
Procedimento
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13996/open/file/index.html acesso feito dia 02/05/2011
Parque Eólico
Fonte: http://www.jocjogos.com/jogos-de-parque-eolico.htm acesso feito dia 02/05/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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14/08/2012
Cinco estrelasmuito legal esta aula adorei muito porque ensina completamente tudo certo como devemos criar um cata ventos O projeto é americano e chama-se Chispito ou “Faísca” já foi testado e funciona muito bem. O Chispito foi um dos projetos que incentivaram muitas pessoas e que também deram sua contribuição e mostraram que também conseguiram construí-lo. Vale lembrar que a construção da Turbina Eólica Caseira, é muito simples e é feita com alguns pedaços de metal, canos de PVC, parabens atodos voces.bei
04/03/2012
Cinco estrelasEsta aula ajudou muito na elaboracao de um trabalho escolar de minha filha. Está bastante didático e interessante para criancas que iniciam na disciplina de física. Parabéns. OBS: somos brasileiros