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Conhecendo os insetos e outros invertebrados - UCA

 

25/05/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características gerais de diferentes tipos de insetos
Conhecer os principais hábitos de diferentes tipos de insetos
Dimensionar a importância dos insetos para a manutenção da vida na Terra

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre insetos.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1° momento: redescobrindo a leitura

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Cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas de alunos/as e orientá-los a, usando o software  Kword, abrir o texto “Insetos: morfologia, alimentação, metamorfose e polinização”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 02/05/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 02/05/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o significado das palavras consultadas. Cada grupo irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.

TEXTO: Insetos: morfologia, alimentação, metamorfose e polinização

Por: Carlos Roberto de Lana

Qual a forma de vida dominante no planeta Terra? A resposta correta depende de que tipo de dominância se está falando. Se for numérica, não tem para ninguém, este é o planeta dos insetos. Existem mais de setecentas mil espécies catalogadas de insetos, mais da metade de todos os grupos animais.

Enquanto há menos de cinco mil espécies de mamíferos catalogadas, apenas a ordem dos coleópteros, que inclui as simpáticas joaninhas e todos os tipos de besouros, conta com trezentas e cinquenta mil espécies.

Os insetos apresentam um sucesso evolucionário sem paralelo, que exibe uma série de recordes: habitam o planeta há milhões de anos, são os únicos invertebrados que possuem asas e podem voar, adaptaram-se a quase todos os ambientes, reproduzem-se maciçamente, possuem grande força e resistência física proporcional e várias espécies desenvolveram e mantém organizações sociais complexas.

Anatomia dos insetos

Por tudo isto, convém não confundirmos os insetos com seus primos distantes, os outros artrópodes, dos quais se diferenciam por algumas características facilmente identificáveis.

A primeira e mais visível é que os insetos pertencem ao subfilo hexapóda, o que indica que eles têm três pares de patas. Aranhas, escorpiões e outros aracnídeos têm quatro pares de patas, crustáceos como a lagosta, o camarão e o tatuzinho de jardim somam dez patas e os miriápodes, como a centopéia, um montão.

Outra característica visualmente identificável dos insetos é que todos têm o corpo dividido em três partes bem distintas, cabeça, tórax e abdome, conforme a figura que segue:

insetos 5

O corpo dos insetos se divide em abdome (1), tórax (2) e cabeça (3).

Os insetos possuem esqueleto externo de quitina, sendo que em alguns coleópteros especialmente este revestimento se constitui numa verdadeira couraça natural, como no besouro da ilustração abaixo.

insetos 6

Se os coleópteros são pequenos blindados vivos, as outras principais ordens da classe dos insetos possuem cada uma suas capacidades especiais:

Ortópteros, himenópteros, dípteros

Os ortópteros, que reúnem gafanhotos e grilos, estão entre os melhores saltadores da natureza. Entre os himenópteros temos as abelhas, vespas e formigas, cujas sociedades são complexas e muito eficientes, além do que as formigas são os animais mais fortes em proporção ao seu tamanho.

As moscas, mosquitos e outros membros da ordem dos dípteros (insetos com apenas um par de asas) reproduzem-se tão numerosamente que se não fosse pelos seus predadores e outros fatores limitantes, um único casal destes insetos poderia cobrir a Terra com seus descendentes.
Com tais atributos, se houvesse uma olimpíada dos seres vivos os insetos levariam a maioria das medalhas de ouro.

A metamorfose

Várias espécies de insetos passam pelo processo de metamorfose antes de atingirem a forma adulta. Quando eclodem do ovo, possuem o formato de larva, criaturinhas que costumam se dedicar integralmente ao ofício de comer. Passam então pelo estágio intermediário da pupa, em geral um tipo de hibernação em um casulo, como ocorre com as borboletas, ao final da qual surge o inseto adulto.

A foto a seguir mostra os três estágios do processo de metamorfose completa:

insetos 7

Larva, pupa e inseto adulto.

Os insetos possuem organismos simples, mas muito eficientes.Sua respiração é traqueal, com pequenas traquéias levando o oxigênio para o corpo.

Alimentação dos insetos

Os insetos também têm coração. E cérebro, sistema nervoso, tubo digestivo e sistema reprodutor. Tudo isto e mais aquelas anteninhas que são órgãos sensoriais multiuso.
Quanto à alimentação, dificilmente encontraremos algo que algum tipo de inseto não coma. Há os carnívoros como o louvadeus, os vegetarianos como os gafanhotos e os onívoros, como as famigeradas baratas .

Para cada tipo de dieta, os insetos apresentam um sistema bucal apropriado, triturador para os que mastigam como os besouros, picador para os incômodos como o pernilongo, sugador para as graciosas borboletas e lambedor para as ativas abelhas.

Insetos e homens

A convivência entre os homens e insetos nunca foi tranquila. Pragas agrícolas podem destruir colheitas inteiras, muitas espécies são transmissoras de doenças e as mulheres adorariam se estivessem extintos todos os exemplares da sub-ordem das Blattaria, grupo que inclui as baratas.


Mas estes pequenos, numerosos e poderosos seres são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas, no qual exercem funções indispensáveis como a polinização das plantas. E também nos beneficiam com alguns produtos de sua arte, como o mel e a seda.

Mas o melhor que os insetos nos oferecem é a oportunidade de aprendizado. A natureza investiu neles mais tempo e variedade do que com qualquer outro grupo de seres vivos, o que os torna o mais vasto campo de estudo da vida disponível no planeta.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u44.jhtm acesso feito dia 02/05/2011

Concluindo esse primeiro momento da aula, cada uma das duplas deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelas duplas aos demais alunos/as a partir de uma exposição dialogada.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

1– O que são insetos?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________  

2 – Quais são as principais características dos insetos?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________  
 

3 – Cite 5 insetos que você conhece

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________  
 

4 – Como ocorre o processo de metamorfose de alguns insetos?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________  
 

5 – Como é a convivência do homem com os insetos?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________  
 

6 – Como os insetos se alimentam?

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________  
 

2º momento: trabalhando a sensibilização

2

Nesse segundo momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o desenho “A cigarra e a formiga”, de Walt Disney. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão se encontra disponível.

Vídeo 1: A Cigarra e a Formiga

insetos 4

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY  acesso feito dia 02/05/2011

Finalizada a exibição do vídeo, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

1 – O que vocês mais gostaram no desenho?

2 – O que vocês acharam da atitude da cigarra, de ficar cantando o tempo todo?

3 – O que vocês acharam da atitude da formiga, de trabalhar durante o verão e ficar tranquila durante o inverno?

4 – O que vocês acharam da atitude da formiga, de receber a cigarra na sua casa?

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

3º momento: aprendendo e brincando

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Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a elaborar um “baralho”, no qual as cartas serão representadas por imagens de insetos. Dessa forma, o tema da aula poderá ser abordado de forma lúdica.

Vale destacar que o/a professor/a de Ciências pode entrar em contato com o/a professor/a de Artes e pedir a contribuição do/a mesmo/a no desenvolvimento dessa atividade. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento e interesse na aula de Artes.

Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp) para a localização de imagens de insetos. Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar a palavra “insetos” no campo de busca e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens de diferentes tipos de insetos.

inseto 2

Os/as alunos/as deverão selecionar as 10 imagens das quais mais gostaram. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a “copiar”, “colar” e “editar” essas imagens no software Kolourpaint. O procedimento para tanto é o seguinte: posicionar o cursor do mouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o botão esquerdo do mouse  pad para a abertura de uma janela de opções e pressionar o botão direito do mouse pad na opção “copiar”. Feito isso, já no software Kolourpaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “editar” e “colar”. Após “colada”, a imagem deve ter seu tamanho editado em 10 cm de largura por 15 cm de comprimento. Basta pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “imagem” e “atributos” e inserir as referidas medidas. Deve-se esclarecer que a edição do tamanho das imagens é importante para a padronização das cartas do “baralho”. Portanto, o procedimento de “copiar”, “colar” e “editar” deverá ser aplicado a todas as 10 imagens selecionadas pelos/as alunos/as.

Depois de padronizadas, as 10 imagens selecionadas devem ser impressas em duas vias. Ainda utilizando o software  Klourpaint, os/as alunos/as devem então ser orientados/as pelo/a professor/a a pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “arquivo” e “imprimir”.

As imagens impressas deverão ser recortadas pelos/as alunos/as com uma tesoura sem ponta e depois coladas em cartolinas ou papel cartão para que, já convertidas em “cartas”, fiquem mais resistentes e possam suportar maior tempo de manipulação.

Por fim, os/as alunos/as poderão usar o “baralho”, brincando de encontrar os pares de cada um dos insetos cujas imagens foram selecionadas por eles/as.

4º momento: movimentando os insetos

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Nesse quarto momento da aula, o/a professor/a deverá realizar um experimento para a observação dos/as alunos/as. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados.

Materiais:

  • 01 inseto morto (de preferência com asa como abelhas ou moscas)
  • 02 pilhas AA
  • 02 fios de cobre
  • fita isolante

Em segundo lugar, o/a professor/a deve iniciar o experimento raspando as pontas dos fios de cobre e colando-as nas pilhas. Os fios de cobre devem, então, ser encostados no inseto morto, o que fará com que o mesmo se mova.

Concluindo o quarto momento da aula, os/as alunos/as devem assistir em seus netbooks um vídeo sobre o experimento. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão se encontra disponível. O/a professor/a deve então promover uma discussão a partir da apresentação da seguinte pergunta aos/as alunos/as:

Por que o inseto morto se move quando os fios de cobre são encostados nele?

Tal pergunta, vale destacar, é abordada no vídeo.

Vídeo 2 – Cyborg insects

Insetos 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=dSCLBG9KeX4&feature=player_embedded acesso feito dia 02/05/2011

Fonte: http://clubedosinsetos.blogspot.com/2008/09/esperiencia-rapida.html acesso feito dia 02/05/2011

Recursos Complementares

Filme: Vida de Inseto

Título original: (A Bug's Life)

Lançamento: 1998 (EUA)

Direção: John Lasseter

Duração: 96 min

Gênero: Animação

Sinopse: Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

Jogo Online

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_flores.html acesso feito dia 02/05/2011

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/insetos.html  acesso feito dia 02/05/2011

Avaliação

 A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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