02/06/2011
Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Conhecimentos básicos sobre manguezais.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre os manguezais. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zoacesso feito dia 04/05/2011
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=IPD8ULoUD2wacesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=_HVD7CRRs3U&feature=fvsr acesso feito dia 04/05/2011
Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:
1 – Quais são os perigos que ameaçam os manguezais?
2 – Qual a importância dos manguezais para o ecossistema marinho?
3 – Quais atitudes podem ser tomadas para se preservar os manguezais?
4 – Qual a característica do manguezal que mais chamou a sua atenção?
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.
Cabe ao/a professor/a dividir a sala em grupos de 5 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre os problemas ambientais que sofrem os manguezais.
O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre os manguezais.
Fonte: http://www.cb.ufrn.br/~ecomangue/Lucianno/impactos.index.htm acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.projetomanguezal.ufsc.br/economia_impactos.htm acesso feito dia 04/05/2011
Fonte:http://www.ufal.br/zeecal/resultado/norte/alteracoes/altera_manguezal.htm acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://www.projetomanguezal.ufsc.br/noticias.htm acesso feito dia 04/05/2011
Concluindo este primeiro momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.
Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Nome da Escola:________________________________________________________
Nome dos Alunos:_______________________________________________________
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Série:___________Classe:_____________Data:____________
1 – Quais são os problemas ambientais que os manguezais enfrentam? Explique.
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2 – A população que reside no entorno dos manguezais preserva o local? Explique.
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3 – Existem políticas publicas para preservação dos manguezais? Explique.
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4 – As cidades turísticas que possuem manguezais preservam o local? Explique.
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5 – Como funciona a especulação imobiliária com relação aos manguezais? Explique.
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6 – Existem programas de Educação Ambiental para a região dos manguezais? Explique.
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7 – Como é feito o tratamento de esgoto nas cidades turísticas que possuem manguezais? Explique.
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Cabe ao/a professor/a dividir a turma em trios de alunos/as e orientá-los a, usando o software Kword, abrir o texto “Mangue: fauna e flora”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:
http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 04/05/2011
http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 04/05/2011
Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software Kword, o significado das palavras consultadas. Cada trio irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.
Fauna
Os manguezais são conhecidos como berçários, porque existe uma série de animais que se reproduzem nestes locais. Ali, os filhotes também são criados. Os camarões se reproduzem no mar, na região da plataforma continental. Suas larvas migram para as regiões dos manguezais, onde se alimentam e crescem antes de retornarem ao mar. Uma grande variedade de peixes costuma entrar no mangue para se reproduzir e se alimentar, como os robalos e as tainhas. Muitas aves utilizam esse ambiente para procriar. Podem ser espécies que habitam os mangues ou aves migratórias, que usam os manguezais para se alimentar e descansar. São guarás, colhereiros, garças, socós e martins-pescadores.
Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, porém se destacam pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso, podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.
Devido à riqueza de matéria orgânica disponível, uma grande variedade de seres vegetais e animais irão utilizá-la: centenas de diferentes tipos de minúsculos seres, denominados plâncton. A fração vegetal do plâncton, denominada fitoplâncton, retira os sais nutrientes da água e, através da fotossíntese, cresce e se multiplica. Agora, a porção animal do plâncton, o zoo-plâncton, alimenta-se das microalgas do fitoplâncton e de matéria orgânica em suspensão. Larvas de camarões, caranguejos e siris filtram a água e retiram microalgas e matéria orgânica. Pequenos peixes filtradores, como a manjuba, também se alimentam desse rico caldo orgânico. A partir das microalgas, se estabelece uma complexa teia alimentar.
Quanto à fauna, destacam-se as várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos. Nos troncos submersos, vários animais filtradores, tais como as ostras, alimentam-se de partículas suspensas na água. Os caranguejos em sua maioria são ativos na maré baixa, enquanto os moluscos alimentam-se durante a maré alta. Uma grande variedade de peixes penetra nos manguezais na maré alta. Muitos dos peixes que constituem o estoque pesqueiro das águas costeiras dependem das fontes alimentares do manguezal, pelo menos na fase jovem. Diversas espécies de aves comedoras de peixes e de invertebrados marinhos nidificam nas árvores do manguezal. Alimentam-se especialmente na maré baixa, quando os fundos lodosos estão expostos.
Flora
Possui vegetação típica, que apresenta uma série de adaptações às condições existentes nos manguezais. Esta vegetação é tão especializada que se pode verificar a ocorrência de determinadas espécies de plantas nos manguezais de todo o mundo, como é o caso da Rizhophora mangle, conhecida vulgarmente no Brasil como mangue vermelho. Associadas ao mangue vermelho, destacam-se a presença da Laguncularia racemosa e Avicennia schaueriana.
Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/ecossitema_costeiro/mangue_-_fauna_e_flora.html acesso feito dia 04/05/2011
Concluindo esse segundo momento da aula, cada um dos trios deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Mozilla Firefox, acessar a internet e fazer uma busca de imagens dos animais e das plantas citados no texto.
O/a professor/a poderá sugerir que os/as alunos/as acessem o site Google Imagens (www.google.com.br/imghp). Uma vez acessado o site, os/as alunos/as devem digitar no campo de busca o nome de um animal ou de uma planta citados no texto e clicar no ícone “Pesquisar imagens”. Serão localizadas, dessa forma, inúmeras imagens. Cabe ao/a professor orientá-los/as então a “copiar” a imagem da qual eles/as mais gostaram e, em seguida, “colar” a mesma no software Kolourpaint. O procedimento para tanto é o seguinte: posicionar o cursor do mouse sobre a imagem selecionada no site, pressionar o botão esquerdo do mouse pad para a abertura de uma janela de opções e pressionar o botão direito do mouse pad na opção “copiar”. Feito isso, já no software Kolourpaint, deve-se pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “editar” e “colar”. Após “colada”, a imagem deve ter seu tamanho editado em 20 cm de largura por 15 cm de comprimento. Basta pressionar o botão direito do mouse pad nas opções “imagem” e “atributos” e inserir as referidas medidas. Feito isso, as imagens selecionadas devem ser impressas para que cada um dos trios de alunos/as possa mostrá-las aos demais, esclarecendo porque gostaram delas.
Fonte: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/ecossitema_costeiro/mangue_-_localizacao_e_caracterizacao.html acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/manguezais acesso feito dia 04/05/2011
Fonte: http://mangroveactionproject.org/files/map-la/Guia_Didatico_Os_Maravilhosos_Manguezais_do_Brasil.pdf acesso feito dia 04/05/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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