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Pantanal: conhecendo suas belezas - UCA

 

20/06/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar a fauna do Pantanal
  • Caracterizar a flora do Pantanal
  • Discutir estratégias para a preservação da biodiversidade do Pantanal
Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a região pantaneira e suas características.

Estratégias e recursos da aula

Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: conhecendo a região pantaneira

UCA 1

Cabe o/a professor/a deverá dividir a sala em grupos de 4 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre a região Centro-Oeste do Brasil e o Pantanal.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o tema.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u377.jhtm acesso feito dia 04/05/2011

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm acesso feito dia 04/05/2011

Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso feito dia 04/05/2011

Fonte:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/pantanal_-_localizacao_e_caracterizacao.html acesso feito dia 04/05/2011

Concluindo este primeiro momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo. A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Relatório (Modelo)

 Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

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Série:___________Classe:_____________Data:____________

Dados Gerais sobre a Região Centro-Oeste

1. Qual a população da região Centro-Oeste?

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2. Quais Estados fazem parte da região Centro-Oeste?

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3. Quais as principais cidades da região Centro-Oeste?

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4. Qual é a vegetação predominante da região Centro-Oeste?

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5. Quais são os principais rios da região Centro-Oeste?

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6. Quais são as principais usinas hidrelétricas da região Centro-Oeste?

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Dados gerais sobre o Pantanal

1. Como é a geografia do Pantanal?

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2. Como é a bacia hidrográfica do Pantanal?

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3. Como é o clima no Pantanal?

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4. Como é a fauna no Pantanal?

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5. Como é a flora no Pantanal?

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2º momento: desvendando a fauna e a flora do Pantanal

UCA 1

Cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas de alunos/as e orientá-los a, usando o software  Kword, abrir o texto “Pantanal: flora e fauna”. O texto deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

O/a professor/a deverá solicitar que os/as alunos/as façam a leitura do texto e destaquem as palavras desconhecidas por eles/as. A seguir, eles/as serão orientados pelo/a professor/a a procurar o significado dessas palavras em um dicionário on line. Para tanto, deverão acessar a internet por meio do software  Mozilla Firefox e consultar um dos dicionários on line que se encontram disponíveis nos links abaixo:

http://michaelis.uol.com.br/ acesso feito dia 04/05/2011

http://www.bussolaescolar.com.br/dicionarios.htm acesso feito dia 04/05/2011

Os/as alunos/as devem registrar, em um novo documento do software  Kword, o significado das palavras consultadas. Cada dupla irá, então, apresentar aos demais o significado de uma ou mais palavras, promovendo, dessa forma, uma socialização das informações.  

TEXTO – Pantanal: Flora e Fauna

Flora            
A vegetação do Pantanal é um mosaico de matas, cerradões, savanas – com espécies como cambará-lixeira, canjiqueira, carandá – campos inundáveis de diversos tipos, brejos e lagoas com plantas típicas como camalotes. No Pantanal, é comum a ocorrência de formações vegetais, entre elas estão os carandazais, nos quais o elemento predominante é a palmeira carandá, os buritizais, onde domina a palmeira buriti e os paratudais, formados por um tipo de ipê, o paratudo. A flora pantaneira tem alto potencial econômico: pastagens nativas, plantas apícolas, comestíveis, taníferas e medicinais.

Nas beiras dos rios há uma mata-de-galeria ou mata ciliar, com espécies vegetais como o tucum, o jenipapo, o cambará e o pau-de-novato.

Fauna            

Este patrimônio ecológico, habitado por inúmeras espécies de mamíferos, répteis, e aves e peixes, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento de formas, cores e sons, mostrando-se um belo espetáculo. A fauna é bastante rica e diversificada. Porém, há muitas espécies ameaçadas de extinção: capivara, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, lobinho, veado-mateiro, entre outros.

São cerca de 230 espécies de peixes, destacando-se a piranha, o pintado, o pacu, o curimbatá e o dourado. O maior peixe do Pantanal é o jaú, um bagre gigante, pesa até 120 Kg, e chega a 1,5 metros de comprimento, e o maior peixe do mundo, está na Amazônia - o pirarucu que atinge 3 metros do comprimento e 200 Kg.

O jacaré-do-pantanal, é quase inofensivo ao ser humano, atinge 2,5 metros de comprimento e alimenta-se de peixes. O jacaré-açu atinge 6 metros de comprimento. Pode mudar de cor para se camuflar e só ataca quando ameaçado.

A sucuri-amarela-do-pantanal mede até 4,5 metros, alimenta-se de peixes, aves e pequenos mamíferos. Raramente ataca pessoas. A sucuri amazônica mede até 10 metros e é capaz de engolir uma capivara adulta.

Cerca de 650 espécies de aves povoam a região, entre eles, o tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, com as asas abertas ultrapassa os 2 metros de envergadura.

Fonte:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/pantanal_-_flora_e_fauna.htmlacesso feito dia 04/05/2011

Concluindo este segundo momento da aula, o/a professor/a deve promover uma discussão a partir da apresentação das seguintes pergunta aos/as alunos/as:

1. Quais animais dentre aqueles citados no texto vocês já viram ou já ouviram falar?

2. Quais plantas dentre aquelas citados no texto vocês já viram ou já ouviram falar?

Por meio dessa discussão, o/a professor/a poderá colocar em relevo a riqueza da fauna e da flora do Pantanal, esclarecendo que algumas espécies, como o jacaré-do-pantanal e a  sucuri-amarela-do-pantanal, são típicas da região.

3º momento: trabalhando a percepção e sensibilização

UCA 3

Nesse terceiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o Pantanal. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

Vídeo 1: Pantanal

pantanal 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lJn5mOelZr0&feature=fvst acesso feito dia 04/05/2011

Vídeo 2: Pantanal - Brasil

pantanal 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5Z-op_BvL5Q&feature=fvwrel  acesso feito dia 04/05/2011

Vídeo 3: Pantanal - Brazil

pantanal 4

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=aXECzvdkNws&feature=related acesso feito dia 04/05/2011

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

1 – Quais são os perigos que ameaçam o pantanal?

2 – Qual a importância dos rios do pantanal para o nosso país?

3 – Quais atitudes podem ser tomadas para se preservar o pantanal?

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

4º momento: trabalhando os conhecimentos

UCA 1

Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software Kolourpaint para visualizar uma imagem de satélite do Pantanl e o software KWord do netbook para responder à seguinte questão:

Cabe ao/a professor/a pedir para que os/as alunos/as observem bem as imagens da região pantaneira e em seguida peça para que os/as mesmos/as façam uma reflexão sobre a questão abaixo:

- Qual o impacto da degradação das matas ciliares (formações vegetais associadas a cursos d’água) para a preservação da fauna e da flora no Pantanal?

O professor deve esclarecer que a degradação das matas ciliares, na imagem em pauta, é evidenciada pela presença das áreas brancas (as quais correspondem a areais) entre a as áreas verdes (as quais representam a vegetação).

Vale destacar que as imagens e a questão deverão ter sido previamente enviadas pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Por meio dessa discussão, o/a professor/a poderá esclarecer que as matas ciliares evitam a erosão nas margens de rios, córregos, lagos e nascentes, o que previne o estreitamento de seus leitos e favorece a estabilização da temperatura da água. Nesse sentido, a preservação das matas ciliares contribui para a manutenção da fauna e da flora aquática. Além disso, as matas ciliares, por serem bastante úmidas, são ricas em animais e plantas silvestres. O/a professor/a poderá ainda ressaltar que as áreas brancas na imagem correspondem a areais formados em função da degradação das matas ciliares.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-mata-ciliar/mata-ciliar-4.php acesso feito dia 04/05/2011

Imagem 1 – Região pantaneira degradada

pantanal 5

Fontehttp://maps.google.com.br/maps?hl=pt-br&tab=il  acesso feito dia 04/05/2011

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

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