Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema Digestório: como funciona? - UCA

 

24/05/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as funções do sistema digestório

Apresentar os segmentos do sistema digestório

Explicar os principais distúrbios do sistema digestório

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

 

Cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1º momento: aprendendo sobre o sistema digestório

UCA 3

Nesse primeiro momento da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks 3 vídeos sobre o sistema digestório humano. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.

           

Vídeo 1: O corpo humano - 08 – Sistema digestório – Parte 1

sistema digestorio 5

 

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=7k_99M5jRXY&playnext=1&list=PL480AB79D80CEBE5B  acesso feito dia 04/05/2011

Vídeo 2: O corpo humano - 08 – Sistema digestório – Parte 2

sistema digestorio 6

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=gcWmDduJBZg&feature=BFa&list=PL480AB79D80CEBE5B&index=5  acesso feito dia 04/05/2011

Vídeo 3: O corpo humano - 08 – Sistema digestório – Parte 3

sistema digestorio 7

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=zvlThLEnnOQ&feature=BFa&list=PL480AB79D80CEBE5B&index=6  acesso feito dia 04/05/2011

Cabe ao/a professor/a executar previamente o download dos vídeos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição dos vídeos, cabe ao/a professor/a iniciar um diálogo com os/as alunos/as sobre os temas abordados. Esse diálogo pode ser norteado pelas seguintes questões:

1 – O que mais chamou a sua atenção nos vídeos que você assistiu?

2 – Qual a função do suco gástrico?

3 – Qual a diferença entre o intestino delgado e o intestino grosso?

4 – Qual é a função da digestão?

5 – Por que o cozimento os alimentos é importante?

6 – Por que é importante comermos comidas saborosas?

7 – Como é feita a medição da energia dos alimentos?

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em relação às questões em pauta.

 

2º momento: descobrindo o sistema digestório

UCA 1

Nesse segundoo momento da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem as partes do sistema digestório humano destacadas na figura. O desenho deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Os/as alunos/as devem realizar a atividade em um documento do software Kolourpaint, recortando os quadradinhos com o nome de cada uma das partes do sistema digestório e colando no local correto.

sistema digestorio 1

 

sistema digestorio 2

 

Respostas:

sistema digestorio 3

Fonte:http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm acesso feito dia 04/05/2011

3º momento: trabalhando em grupo

UCA 1

Nesse terceiro momento da aula, cabe ao/a professor/a dividir a sala em grupos de 3 alunos/as e propor aos/as mesmos/as que, utilizando o software  Mozilla Firefox, acessem a internet e façam uma pesquisa sobre  o sistema digestório humano.

O/a professor/a poderá sugerir os sites abaixo, nos quais se encontram disponíveis informações sobre o assunto.

Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp acesso feito dia 04/05/2011

Fonte:http://www.mundovestibular.com.br/articles/395/1/SISTEMA-DIGESTORIO-DO-CORPO-HUMANO/Paacutegina1.html acesso feito dia 04/05/2011

Fonte:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_digestivo acesso feito dia 04/05/2011

Concluindo esse segundo momento da aula, cada um dos grupos deverá elaborar um relatório seguindo o modelo abaixo.

Cabe ao/a professor/a previamente acessar os sites mencionados acima, selecionar as informações necessárias para a elaboração do relatório, organizá-las em um documento do KWord, imprimir esse documento e disponibilizá-lo para que cada grupo possa trabalhar em sala de aula. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

A seguir, os relatórios devem ser apresentados pelos grupos aos demais a partir de uma exposição dialogada.

Cabe ao/a professor/a ser o mediador da exposição, observando a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.

Relatório (Modelo)

Nome da Escola:________________________________________________________

Nome dos Alunos:_______________________________________________________

_____________________________________________________________________

Série:___________Classe:_____________Data:____________

 

1 - Quais são os órgãos que fazem parte do sistema digestório humano?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

2 – Quais são as funções do estômago? Explique.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

3 – Cite 3 doenças que afetam o sistema digestório humano e explique cada uma delas.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

4 – Qual a importância das glândulas salivares para o sistema digestório? Explique

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

5 – Como ocorre a transformação dos alimentos?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

6 – Qual a função dos órgãos anexos no sistema digestório?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

 

4º momento: aprendendo com as experiências

UCA 1

Nesse quarto momento da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em duplas para a realização de dois experimentos simples no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, as orientações pertinentes a cada um dos experimentos devem ser apresentadas pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos. Tal discussão pode ser norteada pelas questões abaixo, cujas respostas devem ser apresentadas pelo/a professor/a para os devidos esclarecimentos.

 

Material – Experimento 1

Detergente líquido

Bacia com água morna

Óleo de cozinha

 

Procedimento – Experimento 1

Coloque uma colher de óleo na água

Coloque uma gota de detergente na água

Misture rapidamente tudo

Observe o que acontece

 

Material – Experimento 2

2 copos plásticos transparentes de 200 ml

Água

1 colher de sopa

2 comprimidos efervescentes (pode ser antiácido ou vitamina C)

 

Procedimento – Experimento 2

Coloque cada comprimido em um copo

Com o auxilio da colher, amasse um dos comprimidos. O outro comprimido deverá ser mantido inteiro.

Adicione água em ambos os copos.

Observe o que acontece.

 

Questões – Experimento 1

1 – O que aconteceu quando o óleo e o detergente foram misturados rapidamente na água?
R: O óleo, o detergente e a água se misturam, formando milhões de bolinhas.

2 – Como esse fenômeno pode ser comparado com o processo digestivo?

R: O óleo na água se parece com a gordura nos intestinos. O detergente representa a bile. O detergente divide as moléculas do óleo, de modo que elas se misturam facilmente com a água. De maneira semelhante, a bile facilita a mistura dos lipídeos com os líquidos digestivos dos intestinos. Dessa forma é muito mais fácil para as paredes dos intestinos absorverem-nas e depois fazerem com que entrem na circulação sanguínea.

Questões – Experimento 2

1 – Os 2 comprimidos tiveram o mesmo comportamento em contato com a água?
R: Sim, ambos apresentaram efervescência

2 – Qual dos 2 comprimidos se dissolveu mais rápido?

R: O comprimido amassado

3 – Como o comportamento do comprimido inteiro e do comprimido amassado pode ser comparado com o processo digestivo, quando o alimento é ingerido inteiro e mastigado?
R: O processo digestivo é mais rápido e eficiente quando o alimento já foi mastigado e encontra-se em partículas menores.

Fonte: Arnold, N. Digestão nojenta. São Paulo: Melhoramentos, 2002. p.121-122.     

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita também a partir do emprego de um teste de conhecimentos sobre o aparelho digestório. Os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para responder ao teste. Vale destacar que o teste deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail (obviamente sem a indicação das respostas).

Para cada pergunta apenas uma resposta deverá ser assinalada.

Feita essa observação aos/as alunos/as, os/as mesmos/as deverão responder todas as perguntas e descobrir o resultado. 

TESTE: Sistema Digestório

1 - O esôfago está situado:

a) Entre o estômago e o intestino delgado

b) Entre o pâncreas e o estômago

c) Entre a boca e o estômago

d) Entre o intestino grosso e o delgado

 

2 – O tubo digestório começa:

a) No nariz

b) Na boca

c) Na traquéia

d) No esôfago

 

3 – A saliva e o suco pancreático contêm:

a) Açúcares que auxiliam na digestão

b) Água e gordura que ajuda a quebrar os alimentos

c) Apenas água

d) Enzimas que ajudam a quebrar os alimentos

 

4 – O estômago é responsável pela:

a) Digestão mecânica e química dos alimentos

b) Apenas pela digestão de gorduras

c) Apenas pela digestão mecânica dos alimentos

d) Pela absorção de águas e sais minerais

 

5 – A bile é produzida:

a) Na vesícula biliar e armazenada no fígado

b) No fígado e armazenada na vesícula biliar

c) No duodeno

d) No fígado e é lançada ao estômago

 

6 – É no intestino delgado que ocorre:

a) Absorção de água e sais minerais graças a vilosidades

b) Absorção dos nutrientes, como aminoácidos e açúcares, graças a vilosidades

c) Absorção de gordura

d) Eliminação de fezes

 

7 – O principal papel do intestino grosso na digestão são:

a) Absorção de nutrientes, como proteínas, a formação das fezes

b) Absorção de água e sais mineiras e a formação das fezes

c) A formação de gases e a eliminação de água

d) A produção de enzimas e a absorção de fezes

 

8 – O bolo alimentar caminha pelo tubo digestório graças aos:

a) Movimentos Peristálticos

b) Movimentos Voluntários

c) Músculos abdominais

d) Músculos mastigatórios

 

9 – São glândulas anexas ao tubo digestório:

a) Fígado e hipófise

b) A faringe e a vesícula biliar

c) A hipófise a tireóide

d) As glândulas salivares, fígado e pâncreas

 

10 – O esfíncter é o nome que recebe:

a) A superfície interna do intestino delgado

b) Cada um dos vasos sanguíneos presente nos estômago

c) A estrutura que permite controlar a eliminação das fezes pelo ânus

d) A parte final do tubo digestório

 

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Nilce Fioravante Melo, E.E. Profª Nelly Bahdur Cano , São Paulo - disse:
    marianilce_melo@hotmail.com

    07/03/2013

    Quatro estrelas

    achei ótima essa aula do sistema digestivo.Apliquei nas minhas 7ªsérie. Parabéns.


  • Orotide Maria da Silva, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina , Rondônia - disse:
    orotide@hotmail.com

    14/11/2012

    Cinco estrelas

    Achei excelente essa aula. Parabéns ao professor , muito enriquecedor e interessante.


  • juliana, what? , Rio de Janeiro - disse:
    jujusempre1@hotmail.com

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    eu gostei desta aula só queria saber umas coisas a + sobre tubo digestório na alimentação. pq tá assim a pergunta: indique onde ocorre a digestão dos alimentos nos tubos abaixo: ae tem os desenhos dos 4 tubos e tá escrito em cada um assim: 1;h2o+carne+saliva 2;h2o+carne+suco gastrico 3;h2o+pão+saliva 4; h2o+pão+suco gastrico me ajuda? pfpfpfp é pra hj dia 4 pf agradeço desde já


  • julia, ju , Minas Gerais - disse:
    juliasantanamiranda@gmail.com

    30/11/2011

    Cinco estrelas

    legal


  • Shara Shami, Carneiro Mendonca, Horto , Ceará - disse:
    shara.alves@gmail.com

    17/10/2011

    Cinco estrelas

    Nossa adorei sua aula. Muito interessante ligar a teoria a prática facilitando o aprendizado do aluno. Este tipo de abordagem real / prática é que falta nas disciplinas deficientes na escola, na área de exatas. Repassarei esta atividade aos professores da disciplina. Parabéns.


  • Rosilene Moraes Pereira, ESC EST ANTONIO NASCIMENTO FILHO , Roraima - disse:
    rosilenemoraesrr@gmail.com

    26/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei essa experiência muito interessante e é sempre bom associar a teoria com a prática, pois facilitar a compreensão dos alunos. Quando esse conteúdo vem junto com uma aula já pronta é melhor ainda.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.