Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA – Cultural diferences between Brazil and English-speaking countries ( Diferenças culturais entre o Brasil e países falantes de língua inglesa)

 

09/06/2011

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar o Present Simple.
  • Escrever sobre a rotina.
  • Usar Frequency Adverbs ( Advérbios de frequência)
  • Produzir videocasts.
  • Contrastar a realidade de um aluno brasileiro com a de um aluno americano.
Duração das atividades
4 horas-aulas ( de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Present Simple
  • Frequency Adverbs

 

Alguns recursos do laptop Classmate

  • WxCam [Metasys -> Aplicativos -> Multimídia > Wxcam]
  • Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord ]Navegador Mozilla Firefox [Metasys-> Aplicativos -> Internet ]
  •  Visualizador de Imagens
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

1º Momento:

Como introdução ao assunto, o professor deverá apresentar um vídeo sobre  Daily Activities.  

  • Professor, nesse primeiro momento é para ser usado apenas o seu laptop conectado a um data show.  Isso irá garantir maior atenção dos alunos. Para tanto, prepare todo o material antes da sua aula começar.

 

O vídeo a ser apresentado pode ser acessado pelo link http://www.youtube.com/watch?v=yWccPqg1DbI&feature=related

Daily Activities

 

 

 2º Momento

  • Professor, como exercício de prática oral, pause o vídeo em cada atividade, fale o nome dela e peça para que os alunos repitam. 

A fim de conferir o entendimento dos alunos e maior prática oral, o professor deverá fazer perguntas, tais como:

  • Does he dry his hair? No, he doesn't. (Ele seca o cabelo? - Não, ele não seca.)
  • What does he have for breakfast? He has some toasts for breakfast. (O que ele come no café da manhã? - Ele come algumas torradas no café da manhã.)
  • What does he read? He reads the newspaper. (O que ele lê? - Ele lê o jornal.)
  • What does he have for lunch? He has a sandwich for lunch. (O que ele come no almoço?  - Ele come um sanduíche no almoço.)
  • What sport does he practice? He goes for a jog. (Qual esporte ele pratica? - Ele faz uma corrida leve.)
  • Does he do his homework? Yes, he does. (Ele faz a tarefa de casa? - Sim, ele faz.)

 

Atividade 2

1º Momento

O professor deverá relatar aos alunos a sua rotina, usando as palavras apresentadas no vídeo.

A seguir, um exemplo de como um relato pode ser.

A day in the life a Braziian teacher

                          I always wake up at 5:30. First, I wash my face and brush my teeth. After that, I take a shower and brush my hair. I never wash my hair in the morning. Next, I get dressed and have breakfast. Sometimes I have some fruit for breakfast. Then, I brush my teeth again and go to school. I usually go to school by bus. I arrive at school at 6:50 and my classes start at 7:00. My classes finish at 11:30. After that, I  have lunch. I  harldy ever have lunch at home. I usually have lunch in a restaurant near my school.  After lunch, I go back to school for extra classes or meetings with parents or other teachers. I go home at 5:30 p.m. When I get home, I take a shower and relax for a while. Sometimes, I go for a walk in the park. I usually go to bed at 11 p.m. 

  • Professor, uma vez  feito o seu relato, faça perguntas aos alunos para conferir o entendimento. Em seguida, apresente esse texto no data show. Faça uma apresentação no K Presenter.

2º Momento

 Advérbios de frequência e marcadores de sequência estão presentes nesse relato. Nesse momento, o professor deverá esclarecer os usos dos mesmos.

DAILY ACTIVITIES FREQUENCY ADVERBS SEQUENCE WORDS
wake up always first
wash face usually then
brush teeth sometimes next
go to school harldy ever after that
wash hair never  
get dressed    
have breakfast    
have lunch    
go home    

 

 

Atividade 3

1º Momento

O professor deverá perguntar aos alunos como eles imaginam que seja uma rotina de um adolescente americano. Será que é muito diferente da de um adolescente brasileiro?

Professor, tome cuidado para que os comentários não sejam do tipo " a vida deles é melhor do que a nossa', ou 'a nossa é melhor'. Esclareça que as culturas são diferentes, portanto, os hábitos também os são.

O professor deverá apresentar um vídeo feito por um adolescente americano.

 O link para esse vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=Y1b9B_TB-qo&feature=related

  • Professor, ratifique que esse é um vídeo de um adolescente e que não representa o que todos os adolescentes americanos fazem. 

A day in the life of a teen

 

 

 2º Momento

O professor deverá fazer perguntas para conferir o entendimento dos alunos. Essas perguntas deverão ser apresentadas no data show.

  • What time does he wake up? He wakes up at 6:25 (Que horas ele acorda? - Ele acorda às 6:25)
  • What does he have for breakfast?  He has cereal for breakfast . (O que ele come no café da manhã? - Ele come cereal no café da manhã.)
  • Does he wear a school uniform? No, he doesn't. (Ele usa uniforme escolar? - Não, ele não usa.)
  • Who helps him to get ready for school? Nobody helps him.  (Quem o ajuda a se arrumar para a escola?  - Ninguém o ajuda.)
  • How does he go to school? He goes to school by car. (Como ele vai para a escola? - Ele vai para a escola de carro.)
  • What time does he leave school? He leaves school at 2:50 p.m.  (Que horas ele sai da escola? - Ele sai da escola às 2:50 da tarde)

 

Professor, esclareça aos alunos alguns aspectos apresentados no vídeo:

  • em alguns estados americanos, os adolescentes podem tirar carteira de motorista aos 16 anos. Por isso, o adolescente no vídeo está dirigindo. 
  • as escolas americanas não exigem o uniforme escolar.
  • os alunos estudam o dia todo.

 

Em seguida, o professor deverá fazer perguntas para os alunos:

SUGESTÕES:

  • What time do you usually wake up? (Que horas você geralmente acorda?)
  • Do you take a shower in the morning every day? (Você toma banho todo dia de manhã?)
  • How do you come to school? (Como você vem para a escola?)
  • Is there a Brazilian flag outside your school? (Tem uma bandeira brasileira do lado de fora da sua escola?)

 

3º Momento

Professor, promova um debate sobre as diferentes rotinas de um aluno brasileiro e um americano. Explore aspectos, tais como: a alimentação, o clima, o fato do adolescente no vídeo ir para a escola no próprio carro, as dependências da escola, a presença da bandeira americana na escola, o fato de os alunos não usarem uniformes.

Professor, ao conduzir a discussão, sempre enfatize as diferenças culturais como sendo naturais e não supervalorize nem a nossa cultura nem a dos americanos.

 

Atividade 4

O professor deverá solicitar aos alunos que façam um vídeo falando de suas rotinas. Nesse vídeo deverá constar imagens e áudio. 

O título dessa atividade será A day in the life of a Brazilian Teenager.

O vídeo deverá ter a duração mínima de 3 minutos e cobrir as atividades do aluno desde o horário que acorda até o horário que dorme.  E deverá falar de um dia da semana, quando o aluno vai à escola. 

  • Professor, oriente seus alunos quanto ao uso do vocabulário. As atividades diárias,  assim como os advérbios de frequência e os marcadores de sequência devem ser usados no vídeo. 
Recursos Complementares

Professor, leia o artigo abaixo. Ele poderá ajudá-la na condução das discussões acerca de cultura. 

  • Moita Lopes, Luiz Paulo da. Oficina de Linguística Aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas - Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.   "Yes, nós temos bananas ou Paraíba não é Chicago não" Um estudo sobre a alienação e o ensino de inglês no Brasil. (p.37).
Avaliação

A avaliação deverá levar em consideração os seguintes critérios:

  • a duração mínima de 3 minutos do vídeo.
  • o uso do vocabulário estudado.
  • a pronúncia das palavras.
  • a criatividade na elaboração do vídeo.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ana Lúcia F. de Morais, CIL DE BRAZLANDIA , Distrito Federal - dijo:
    aluciafm@gmail.com

    16/06/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Uma maneira interativa de tratar de cultura e estrutura (simple present, frequency adverbs) usando a tecnologia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.