09/06/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Alguns recursos do laptop Classmate
Atividade 1
1º Momento:
Como introdução ao assunto, o professor deverá apresentar um vídeo sobre Daily Activities.
O vídeo a ser apresentado pode ser acessado pelo link http://www.youtube.com/watch?v=yWccPqg1DbI&feature=related.
2º Momento
A fim de conferir o entendimento dos alunos e maior prática oral, o professor deverá fazer perguntas, tais como:
Atividade 2
1º Momento
O professor deverá relatar aos alunos a sua rotina, usando as palavras apresentadas no vídeo.
A seguir, um exemplo de como um relato pode ser.
I always wake up at 5:30. First, I wash my face and brush my teeth. After that, I take a shower and brush my hair. I never wash my hair in the morning. Next, I get dressed and have breakfast. Sometimes I have some fruit for breakfast. Then, I brush my teeth again and go to school. I usually go to school by bus. I arrive at school at 6:50 and my classes start at 7:00. My classes finish at 11:30. After that, I have lunch. I harldy ever have lunch at home. I usually have lunch in a restaurant near my school. After lunch, I go back to school for extra classes or meetings with parents or other teachers. I go home at 5:30 p.m. When I get home, I take a shower and relax for a while. Sometimes, I go for a walk in the park. I usually go to bed at 11 p.m.
2º Momento
Advérbios de frequência e marcadores de sequência estão presentes nesse relato. Nesse momento, o professor deverá esclarecer os usos dos mesmos.
DAILY ACTIVITIES | FREQUENCY ADVERBS | SEQUENCE WORDS |
wake up | always | first |
wash face | usually | then |
brush teeth | sometimes | next |
go to school | harldy ever | after that |
wash hair | never | |
get dressed | ||
have breakfast | ||
have lunch | ||
go home |
Atividade 3
1º Momento
O professor deverá perguntar aos alunos como eles imaginam que seja uma rotina de um adolescente americano. Será que é muito diferente da de um adolescente brasileiro?
Professor, tome cuidado para que os comentários não sejam do tipo " a vida deles é melhor do que a nossa', ou 'a nossa é melhor'. Esclareça que as culturas são diferentes, portanto, os hábitos também os são.
O professor deverá apresentar um vídeo feito por um adolescente americano.
O link para esse vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=Y1b9B_TB-qo&feature=related
2º Momento
O professor deverá fazer perguntas para conferir o entendimento dos alunos. Essas perguntas deverão ser apresentadas no data show.
Professor, esclareça aos alunos alguns aspectos apresentados no vídeo:
Em seguida, o professor deverá fazer perguntas para os alunos:
SUGESTÕES:
3º Momento
Professor, promova um debate sobre as diferentes rotinas de um aluno brasileiro e um americano. Explore aspectos, tais como: a alimentação, o clima, o fato do adolescente no vídeo ir para a escola no próprio carro, as dependências da escola, a presença da bandeira americana na escola, o fato de os alunos não usarem uniformes.
Professor, ao conduzir a discussão, sempre enfatize as diferenças culturais como sendo naturais e não supervalorize nem a nossa cultura nem a dos americanos.
Atividade 4
O professor deverá solicitar aos alunos que façam um vídeo falando de suas rotinas. Nesse vídeo deverá constar imagens e áudio.
O título dessa atividade será A day in the life of a Brazilian Teenager.
O vídeo deverá ter a duração mínima de 3 minutos e cobrir as atividades do aluno desde o horário que acorda até o horário que dorme. E deverá falar de um dia da semana, quando o aluno vai à escola.
Professor, leia o artigo abaixo. Ele poderá ajudá-la na condução das discussões acerca de cultura.
A avaliação deverá levar em consideração os seguintes critérios:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula. Uma maneira interativa de tratar de cultura e estrutura (simple present, frequency adverbs) usando a tecnologia.